domingo, 3 de maio de 2015

Ganhar, Mas Com Algum Suspense


Tudo o que há de bom e mau no FC Porto foi exposto neste jogo. Parecia uma espécie de sinopse de toda a época prestes a findar: o bom, o mau e o vilão. O bom foi a entrada em jogo - magnífica. Nada de FC Porto derrotado ou ansioso. Passes curtos, saída a jogar, pressão sufocante e uma coisa que gostei muito que foi uma constante rotação posicional. Brahimi no meio, na ala, atrás, à frente. Quaresma a vir buscar jogo atrás, no meio, na ala, assim como Herrera, Casemiro e Óliver. O bom também na defesa sólida, a melhor dos últimos 20 anos, aquele superior jogador que é Marcano - infelizmente, acho possível que a época tenha acabado para ele, daquela mão assassina de Suk - a segurança e a saída de bola, o acompanhamento da mesma. O bom, Lopetegui constantemente insatisfeito, estratega, a não fazer trocas pelas trocas e a dar ao jogo o que o jogo pedia. 

O mau. Não acertar no último passe. Um ou outro passe à queima. Não matar o jogo na fase ascendente. A excessiva lateralização.E depois uma lenta displicência. E uma ansiedade que era escusada. Quaresma no seu lado lunar. Falta de sentido posicional e de adaptação quando a energia baixa.

O vilão. Marco Ferreira. O apito sempre presente para um lado, sempre ausente para o outro. A compensação do inequívoco empurrão a Brahimi na entrada da área com o muito discutível penalty de Alex Sandro. E os campos inclinados que fizeram esta liga colinho.

GOLOS

Helton - Impressionante a forma com que o Bom Capitão se apresenta. A segurança que demonstra, a sabedoria, a capacidade de decisão, o libero, tudo, tudo, tudo. Espero que seja o nosso guardião para o próximo ano. Com ele a baliza está segura.

Casemiro - Independentemente de se está cá para o ano ou não, deixa tudo em campo. Verdadeira Raça "100% Dragão" como ele diz, providencial em cada corte, em cada dobra, em cada apoio, dinamizando o jogo quando necessário, 

Primeira parte como deve ser o ano todo - Está aqui o modelo de jogo para o FC Porto do próximo ano. Intenso, sufocante, com trocas de posição de todos, solidez, movimento em bloco. Há que saber permanecer neste registo e finalizar melhor. Mas de resto está tudo ali.

FALTAS

Quaresma - Totalmente ao lado do jogo, errático, eucalipto, cheio de más decisões, maus passes e egocentrismo em larga escala. Quando sai, ainda faz a ceninha habitual. Enfim, um caso a meditar seriamente.

Sofrer por não matar - Se não se mata quando se tem o jogo na mão, vai-se sofrer desnecessariamente. Houve ocasiões para matar o jogo na primeira parte, mais do que suficientes. Há que ter isso presente. Com eficácia vamos ser imparáveis, continuando neste rumo.

José Mourinho, no ano passado, quando chegou disse: " Este ano não seremos campeões, mas para o ano sim.". Frase a reter.

E Rodolfo Reis, desculpe lá, vá passear. Vá elogiar o chiclas para o lado da sua mãezinha. Vá criticar o seu treinador dessa forma nesse lugar também. 

36 comentários:

  1. Caro Jorge Vassalo,

    Belo post. Para o ano já nem peço tantas primeiras partes como a de hoje apenas zero segundas partes. Esta bipolariadade é verdadeiramente preocupante numa equipa que têm talento mas precisa de saber ter killer instinct. Sem isto torna-se difícil conquistar troféus. Depois também acho que nós falta uma voz dentro de campo que " morda a língua " e obrigue os outros a fazer o mesmo.
    Raoc

    ResponderEliminar
  2. Jorge,

    Apita aqui,
    Apita acolá,
    Apita à gente,
    Só a alguns dá...

    Abraço

    http://imbictopoema.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, olha quem já analisa jogos e o carago. Tu vê lá, que isto dá trabalho!

      Estas arbitragens do apito fácil fariam corar de vergonha a arbitragem da La Liga ou da Premier League!

      Abraço

      Eliminar
    2. Jorge, desculpa lá, mas publiquei com a conta de outra pessoa que tinha aberta no Chrome. Republica isso assinado por mim!

      Desculpa lá!

      Abraço!

      Eliminar
    3. Dafuk? Tá assinado por ti, pá!

      Abraçom

      Eliminar
    4. Ui... twilight zone moment...

      Tinha comentado outra coisa, antes :S

      Aí, dizia que, de facto, vou fazendo o que posso com os parcos conhecimentos que tenho. É uma análise mais da perspectiva de adepto comum do que, propriamente, de especialista. Será sempre fácil, portanto, retiradas as devidas apreciações subjectivas, encontrar erros.

      Quanto à arbitragem, é tão surreal quanto o peso pluma dos jogadores da nossa liga.

      Abraço e desculpa lá a confusão!

      http://imbictopoema.wordpress.com

      Eliminar
  3. Que mal te deve ter feito o Quaresma.A antipatia deste blog a Quaresma é única em toda bluegosfera ,está quase ao nível do ódio e doença,que tristeza.
    Quem ler o "golo" em que elogia a 1ª parte e depois a " falta" em que casca no Quaresma e não tiver visto o jogo diria que o Quaresma entrou na 2ª parte.
    Foi o melhor jogo do Quaresma?Longe disso,nem foi dos melhores em campo,mas ainda assim pelo menos 2 grandes lances de perigo na 1ª parte é ele que os cria.
    Há que falar do Quaresma ,assim não se fala tanto da excelente 2ª parte e da bofetada de luva branca que levaram todos aqueles que pediam que Quaresma e Helton não jogassem mais devido aos sorrisos e abraços no jogos contra o Benfica,e que tinha sido uma ofensa a Lopetegui etc e levaram com os dois a titulares. Muito bem Lopetegui neste caso a não ceder a pressões , ser ponderado e justo na analise ao que se passou na Luz.
    Depois da Luz ,nunca se viu tanto textos sobre jogadores antigos ,Mística etc todos os males do mundo estavam na falta de mística,quando um desses jogadores que simboliza a Mística do Porto faz uma ciitica ao Lopetegui é logo chamada a sua mãe ao baralho.
    Enfim é coerência que existe. Defender o treinador é digno de admiração ,não lhe reconhecer um único erro e tentar "matar" tudo que ouse ou cometa a heresia de lhe apontar algum erro,já é fanatismo.
    Madureira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Madureira,

      Odiei o que o Quaresma fez. Para mim foi de propósito. Se o Lopetegui é o bigger man, quem sou eu para o desdizer. Mas, se contra o Gil, o Quaresma fizer o trabalho bem feito, vai parar à secção Golos, como 80% dos jogos onde jogou. Se não acredite veja. Vá lá, não é muito, este blogue nem 6 meses tem. E aplaudi-lo-ei de pé, se eles jogar como jogou contra o Bayern e marcar aqueles golos como em Paços de Ferreira. Ontem esteve quase. Mas quando ele é um eucalipto, não gosto. E di-lo-ei. Quaresma, para mim, não é mais nem menos que qualquer outro. ok?

      O Bom Capitão é outra história. 10 anos de casa. Uma Liga Europa, uma porradona de campeonatos. Se ele troca a camisola com Julio César é inconsequente e burrito. Afronta a Lopetegui? Zero. Se você conseguir dizer "O Helton causou problemas no balneário" sem se rir, leva uma medalha.

      Eliminar
    2. E porque haveria de dizer isso?!
      Ao Helton sempre o defendi ,e fui contra aos que o criticaram pela troca de camisola e sorrisos,tanto dele como Quaresma ou qualquer outro,era o que faltava criticar alguém por ter fair play,felizmente há gente com bom senso no Porto para ver as coisas da mesma forma que eu.
      No aspecto dos problemas de balneário estou tranquilo,ainda está para vir o jogador que cause problemas e que Pinto da Costa não o ponha na linha,nem Jorge Costa e Vitor Baia se safaram,logo se você conseguir dizer sem se rir " Há jogadores que causam problemas no balneário e mesmo assim são titulares e convocados sempre" ,leva o pódio todo.
      Eu nem quero imaginar como teria sido a 2ª parte se o eucalipto a tivesse jogado toda.

      Eliminar
    3. O problema da ironia misturada com o discurso sério e que não se sabe onde acaba um para começar o outro.

      Abraço.

      Eliminar
    4. Pinto da Costa que o diga.
      Abraço.
      PS-O 1ª comentário é meu,mas feito noutro computador e sem a conta google aberta dai ir como anónimo,peço desculpa.

      Eliminar
    5. Claro que teve de elogiar Quaresma em 80% dos jogos, porque foram os jogos que ele jogou. Você é um admirador daquela 2ª parte de Setúbal, é essa a bitola que quer para o F. C. Lopetegui. Mas aquele futebol está ao nível do Penafiel, não do F. C. Porto. O seu ódio a Quaresma, cega-o e até nem consegue ver que Quaresma salvou mais do que uma vez Lopetegui das miseráveis tácticas de que é o único visionário.
      J. Lopes

      Eliminar
    6. Oh Lopes, tenha juízo homem!

      Em primeiro lugar leia.

      Depois, para vocês, do FC Quaresma, tudo o que não seja endeusar cada toque deste na bola é uma ofensa. Evidente que quando falo em 80% é dos jogos que o Quaresma jogou. E depois, meu caro, não sou anti ninguém. À excepção do Bom Capitão, não creio ter deixado um jogador, dos 18 usuais, fora das duas colunas. Porque eu sou Portista. Não Quaresmista. Nem Anti-Quaresmista. Este hoje joga cá, daqui a um mês não sei. O FC Porto será eterno.

      Abraço

      Eliminar
  4. Bom dia!Ganhamos e foi importante,quanto ao Quaresma e necessario que jogue ate ao final da epoca e depois tambem e muito importante que saia do FCP no final da epoca tambem.
    Nada contra ele,gosto dele como jogador ,ja desperdicou muitas oportunidades devido ao seu egocentrismo e infantilidade.
    Vezes sem conta leva amarelos ridiculos e se esta a ser bem marcado e nao tem espaco para evoluir no terreno logo arranjara picardia com o oponente.
    Ja seria terrivel se fosse um jogador que marcasse 1 golo por jogo e tivesse essas atitudes mas ha que aceitar que Quaresma ja entrou em curva descendente ha muito tempo e as atitudes dele nao ajudam em nada.
    Sou do FCP e nao do FCQuaresma!
    Deixo aqui uma pergunta a todos;
    Fair-play quando se perdeu o campeonato na Luz?Lamento mas nao consigo compreender isso..
    Abraco a todos,Lucas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lux2008,Fair Play não se compreende,ou se tem ou não se tem,é como a humildade ou arrogância, faz parte da pessoa ..
      Ter Fair Play quando se ganha é fácil,isto é um desporto nao é uma guerra.
      Não critico quem não tenha Fair Paly,critico quem não o tendo, critica quem o tem.
      Quanto ao que disse de Quaresma em termos técnicos concordo consigo já entrou na sua curva descendente,em condições normais é suplente do Porto,Tello e Brahimi são melhores e mais jovens,mas ainda assim pode ser bastante útil.
      Sou igualmente do FC Porto,e poderei ser até ser do FC "Qualquer jogador ou treinador do Porto" o que nunca serei é do Anti FC "Qualquer jogador ou treinador do Porto" ,muito menos do FC Anti Quaresma,o 2ª clube clube mais popular de Portugal seguido pelo FC Anti Lopetegui.
      Abraço

      Eliminar
    2. Não pode haver "fair play" com uma equipa que há décadas que não tem outro fito senão minar a nossa credibilidade e conquistas!

      E quanto ao Quaresma, insisto: fosse outro jogador e ninguém se insurgia com críticas objectivas. Quando o Adrián foi gozado indecentemente pelos próprios não vi cá virgens ofendidas!

      Lopetegui tinha dado ao Quaresma o melhor dos mundos - ser o golpe de misericórdia. Não quer, quer disputar minutos com miúdos com menos 10 anos, problema dele!

      Não gostamos é da atitude. Regras são para todos!

      Abraço!

      Eliminar
    3. Se eles não tem Fair Play é problemas deles,desde quando temos que ser iguais a eles naquilo que eles fazem de mal, a mim interessa me o Porto estou me nas tintas para o Benfica ou Sporting..
      Ha demasiado anti Portismo e anti Benfiquismo,não contem comigo para ter mais ódio ao rival do que amor ao meu clube.
      É como eu disse Fair Play ou se tem ou não se tem,não vale a pena eu debater mais esse assunto,pois não chegaremos a lado nenhum.
      Nisso concordo consigo ,só há criticas porque o jogador é o Quaresma,fosse outro qualquer e ninguém falaria nada,a questão é mesmo essa, o que é injusto é isso mesmo.
      Não se julga os actos, julga se a pessoa.
      Eu por exemplo nunca gozei o Adrian, e nunca vi ninguém a fazer isso,ele até tem estado lesionado, não sei como alguém pode gozar com ele. É como eu digo, acho normal ser se fã de um determinado jogador ou treinador ou do que for,agora ser anti,gozar dizer mal para denegrir,perseguir é algo que me ultrapassa,não entendo.
      Não vejo problema nenhum em um jogador do plantel querer ser titular e disputar a posição,era o que mais faltava ter jogadores que não quisessem jogar,no dia que isso for motivo de critica, então é o cumulo.
      Regras são mesmo para todos,tem sido sempre assim no Porto desde que me lembre. Ninguem é mais do que ninguém,tal como ninguém é menos do que ninguém. Se representam o Poro merecem respeito,o que não significa que não se possa criticar como é óbvio.
      Abraço

      Eliminar
    4. Posso-lhe garantir - e já o fiz até com o Hulk! - que qualquer jogador que faça birra ao sair, vai merecer a minha critica. Qualquer um.

      Posso-lhe garantir que, qualquer que seja o jogador, se der beijos e abraços em público a um treinador que - ele admitiu! - provoca o treinador do meu clube, vai merecer a minha critica. Porque está a desrespeitar a hierarquia de quem lhe paga.

      E finalmente, e isso não diz nada da valência do jogador - que até acho que vai embora -, se você nunca viu ninguém a gozar com o Adrian, posso-lhe garantir que muitos milhares o fizeram, que eu vi e ouvi.

      Tudo em nome de um preço que, ver-se-á em breve, nem chegou a custar.

      Abraço

      Eliminar
  5. Caro Jorge,
    O FC Porto saiu de Setúbal com os três pontos no bolso, ou seja, objetivo cumprido. Não se esperavam facilidades e não as houve. Brahimi e Jackson fizeram
    os golos desta vitória portista no sul, pondo fim a uma suposta crise de resultados negativos nesta zona do país, que muitos já apregoavam. Em suma, não
    foi um bom jogo de futebol – uma primeira parte muito melhor que a segunda - mas o mais importante foi alcançado.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi jogos piores, cara amiga. E na sua ilha, mais ainda.

      Abraço

      Eliminar
  6. Caro Jorge, com os zuns zuns sobre JJ. Marco Silva na calha no Benfica, assusta-me.
    Primeiro porque está a habituado a apostar na prata da casa ( SCP), fez uma excelente época, para o plantel que tinha e contra o grande GURU Jorge Jesus em Alvaldade, não ganhou porque sofreu um golo no último minuto.
    Lopetegui, mostra muito pouco em termos de evolução como treinador, bolas paradas o FCP é SOFRÌVEL, jogar contra equipas do Tugão, vulgo autocarros mostra pouca capacidade....
    Sem a matéria prima, que teve este ano...
    Sem Jackson, sem Danilo e sem os emprestados Oliver e Casemiro... não auguro nada de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não percebo como é que veem uma época assim tão boa do Marco Silva/Sporting...A boa imprensa realmente faz milagres, tal como a má, como se verifica com o Lopetegui.

      Eliminar
    2. Com menos ovos...não passou na Lc porque foi roubado contra o Schalke 04...
      E deu maior luta ao Jj...guru maravilha/s

      Eliminar
    3. Ok que medo. Vamos lá ver. Então Rui Patrício, William Carvalho, Adrien, Carrillo, Jefferson, Slimani e Nani são jogadores maus? Não. Sabe o que são? São jogadores que vão embora. E sabe, com 20M de orçamento, qual deles pode o zbordem comprar? Nenhum.

      Venha o Marco Silva pro benfas - não vai - que eu adorei o olhar vago dele quando o Tello lhe espetou 3 sempre da mesma maneira. Ou os 9 empates do zbordem que também são espectaculares. Você é zbordenguista, está visto.

      Eliminar
    4. Claudio,

      Não podemos deixar que a propaga(n)da dos do costume nos influencie, ao fazer da conquista de um lugar no play-off da Champions um evento comparável à conquista de um campeonato...
      Se tiver dúvidas, reveja o programa do Marcelo em que se ouve toda a redacção da TVI a bradar de loucura com o golo do Zbordem ao Braga, no último minuto...

      A mim, preocupa-me mais manter o Lope...

      Abraço!

      http://imbictopoema.wordpress.com

      Eliminar
  7. RUI VITÓRIA OU SÉRGIO CONCEIÇÃO PARA TREINADOR DO NOSSO PORTO, QUE ACHAM?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julen Lopetegui tem um contrato de 3 anos. Perceberam ou é preciso fazer um desenho?

      Eliminar
    2. PARA BEM DO NOSSO FCPORTO, OXALÁ TENHA RAZÃO, EXMO SR JORGE VASSALO.

      Eliminar
    3. Só se toda a SAD estiver senil ou completamente penhorada a Jorge Mendes é que o bipolar Lopetegui fica até Julho de 2015.

      Madureira

      Eliminar
  8. Boas Jorge eu só espero que Julen Lopetegui continue pois para mim é o treinador ideal então vejam fazendo uma comparação entre 5lb e porto ou melhor jj e julen o jj ficou sem alguns jogadores mas em contra partida ficou com jogadores que conheciam o campeonato os métodos de treino e todas as manhas no nosso campeonato desde arbitragem até ao jogo de bastidores como comunicação social etc o nosso mister julen começou uma equipa nova e ainda esteve se a adaptar a um campeonato em que 80% das equipas jogam pro ponto mais vês-se uma evolução em termos de comunicação com os midia ... para mim o nosso porto tem melhor equipa enquanto que eles tem mais experiência e eles só se preocuparam com o campeonato... sobre o marco silva esse pegou numa equipa feita com muitas boas bases e mesmo assim não fez para mim nada de especial ... fazendo um pouco de futurismo este ano a raiva com que julen tem dos midia e das pessoas do futebol acredito que para o ano ele não vai perdoar e vai entrar a matar.. repara neste pro-maior o André André o Rúben neves o Hernâni o miúdo que esta no passos o porto vai sendo cada vez mais aportuguesado com mais experiência do campeonato português ... para mim este ano foram feitas as bases dos próximos anos Deus me ouça.. e quartos de final da liga dos campeões não é para qualquer um ...


    Um abraço poveiro
    Hucher

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que percebes, porque a propaganda é forte! Abraço

      Eliminar

  9. @ hucher

    com permissão do Jorge, quero retribuir esse abraço poveiro.
    nos tempos que correm, é muito raro encontrar um comentário lúcido.
    parabéns! por tal

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar

  10. @ Jorge

    eu sei que tu sabes que eu sei que não precisas que te defendam.
    e que "isto" não passa tudo de futebol - como um dia disse Miguel Sousa Tavares, «a coisa mais importante das coisas mais insignificantes desta Vida». de facto, o realmente importa, ou deverá importar, são os nossos, a nossa Família e os nossos Amigos; o resto «são 'pianers'».

    mesmo assim, acho muito interessante criticarem a visão do proprietário deste blogue acerca de um jogo e de um jogador, quando ele afirma e por mais do que uma vez, que o seu clube do coração é o Futebol Clube do Porto. ele há coisas que realmente me transcendem. e que não consigo compreender, sequer aceitar.

    meu caro, sei que sabes que eu sei que sabes que não estás sozinho :)

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar