domingo, 17 de maio de 2015

Merecer Perder [ACTUALIZADO]


Não me vou alongar nas análises. Pior do que perder um campeonato é entrega-lo. Não há a mais pequena desculpa para o jogo absolutamente deplorável que foi feito hoje. Quem não sabe ganhar nunca nas alturas importantes não merece ser campeão. Defender o 1-0 é perder o campeonato. Não dou os parabéns ao adversário, por causa da primeira metade. Mas nós não merecemos ganhar. 


Perder por falta de comparência, não.


ADENDA: Há momentos para tudo, mister. Quando a sua equipa desiste, perde-se uma certa legitimidade para ter um certo discurso. Falar assim é ignorar os seus próprios problemas. Com esta atitude, nunca seremos campeões.

63 comentários:

  1. Hoje tive vergonha desta equipa. Não sei o que dizer. Alguma coisa tem de ser feita e urgentemente. Esta displicência tem de acabar e já. Estou revoltado com esta vergonhosa exibição e com esta falta de tudo (raça, ambição, vergonha). Não consigo falar mais. Sinto me triste pelo que acabei de ver. Mas isto sou eu, que sou apenas um adepto. Outros vão chegar a casa, pegar nos seus carros de centenas de milhar de euros e marcarem as férias numa ilha paradisíaca e meter fotos no instagram a dizer #somosporto. O que interessa é saber se o empresário já tem melhores propostas para o defeso. Agora vou ali hibernar durante uns tempos. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem duvida meu caro. Completamente indefensável. Uma vergonha.

      Abraço

      Eliminar
    2. Vergonha de ser portista nunca. Vergonha de ter a representar o F. C. Porto Lopetegui e alguns mercenários que por acaso são espanhóis, ai isso tenho.
      Reis

      Eliminar
    3. Ah, os espanhois! A vergonha é que o Quaresma, o Hernâni, o Danilo e o Alex jogaram espectacularmente! Acordem porra! Foram TODOS maus.

      Eliminar
    4. Ninguém disse que tinha vergonha de ser portista, se não sabe ler o problema não é meu. Em relação aos espanhóis é a lenga lenga de sempre. Já não dou para esse peditório. O problema é bem mais profundo. Espero que as pessoas responsáveis se sentem e analisem as coisas como deve ser. Abraço.

      Eliminar
  2. Hoje foi uma vergonha...
    Estou mt desiludido com a equipa. Já ninguém estava com a cabeça no jogo...
    Perder assim é... não sei explicar...

    ResponderEliminar
  3. Não entendo essa revolta Jorge Vassalo. A equipa de Lopetegui não foi sempre assim ao longo do ano? Boavista, Guimarães, Estoril, Sporting, U. Madeira, Shakhtar, Benfica, Bayern, Maritimo, Nacional, Belenenses não é sempre o mesmo registo? Não é a táctica de um treinador que defendeu energicamente, mesmo sabendo no íntimo que ele é isto e...conferências de imprensa musculadas? É com este que você acha que ainda vamos ser muito felizes. Deus o ouça, mas eu também tenho esperanças no Euromilhões só não sei como acertar, mas que tenho esperança, tenho.
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você acha que isto é um problema táctico? Uau! Nem que fosse chuveirinho 90'! Assim, não dá. E Lopetegui tem culpa sim! Culpa de não saber exigir, não saber motivar! Agora, os principais culpados são TODOS!

      Eliminar
    2. Tocou no fulcral da questão. Lopetegui não sabe exigir, não sabe motivar. Renho duvidas que saiba planear, mas se não é capaz de motivar e exigir, então para que servirá Lopetegui?
      Pedro

      Eliminar
    3. Não há jogador que resista à ideia de jogo de Lopetegui. Até poderíamos ter Messi, Falcão, James, Hulk, Deco que o resultado era o mesmo. Tinham que passar 90 minutos a jogar para trás e para o lado para que o treinador ficasse satisfeito. Não compreendo como é que a jogar assim possamos ser candidatos a ganhar o que quer que seja.
      Pedro

      Eliminar
  4. Má tarde...acompanhei a época toda o porto e este blog... Desde já grato por este magnifico blog que ao menos me deixa a alguma almofada de conforto em momentos como este...

    Apoiei o Porto sempre apesar de estar constantemente rodeado de portistas que só sabem criticar tudo do nosso clube...

    Mas hoje senti que levei uma facada enorme como é possível tanta calma...Kelvin? Kelvin marcou e deu nos um campeonato mas não só graças a ele mas a todo um querer da equipa...eu já estava mentalizado que o benfica era campeão mas desta maneira foi horroroso...
    Já não sei o que criticar ou elogiar...
    Somente vim escrever o meu desabafo e agradecer este blog e blogs como dragão até a morte pelo excelente trabalho e paixão que tiveram em defender o nosso clube...

    Em relação ao resto sem palavras somente sentimento de tristeza...

    Abraço todos os portistas....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podemos ter mais paixão que quem tem de ganhar.

      Abraço e obrigado.

      Eliminar
    2. É bem verdade...eu fui jogador de andebol desde iniciados até serios pelo SCE (espinho)...Fui chamado para varias equipas e rejeitei sempre devido a minha paixão pelo clube so trocava pelo Porto mesmo mas isso nunca tive hipotece...Nunca tive por só tive um treinador que apostou verdadeiramente em mim que foi talvez conheça e jogador de porto de andebol Ricardo Tavares...Senti a me muitas vezes revoltado porque merecia jogar mas os treinador iam mais pela cara de alguns...Mas mesmo assim quando entrava dava o triplo ou quadruplo no jogo não por mim mas pela equipa se tivesse que partir uma perna mas dar o golo da vitoria partia sem problemas ( E não recebia um tostão)...não ver ninguem a roer os dentes e receberem melhares doi me tanto mas tanto...Mas é a vida hoje em dia sorte de uns azar de outros e pior é que cada vez mais vejos os sortudos a serem displicentes...Minha namorada é benfiquista discutimos n vezes de futebol as vezes discuções graves pai e irmão portistas mas não querem saber de nada só querem ver vitorias senão a culpa é do treinador, deus me livre as discusões que tive a defender o clube com a minha própria familia...Acho que o adepto portista não merece isto porque decerteza que não sou o unico adepto nesta situação...Não incomodo mais e mais uma vez peço desculpa pelo desabafo...Abraço

      Eliminar
  5. Caro Jorge Vassalo,

    Só 3 pessoas queriam ganhar: Danilo, Jackson e Lopetegui. Os restantes confundem contornar o jogo com adormecer o jogo. Fizemos o primeiro remate aos 25 minutos num jogo em que apenas um resultado interessava. Não vou fazer mais comentários porque podia ser injusto mas quando uma equipa tem uma atitude competitiva completamente diferente do que o treinador promete, algo não vai bem.
    Hoje havia pouco a fazer mas manter o Herrera em jogo durante 90 minutos, deve ser um caso de estudo. Deplorável exibição. Espero que Lopetegui saiba o que está a fazer e acima de tudo com quem pode contar.

    Perdemos o campeonato por colinho mas entregamos o título por demérito total e inequívoco nosso. Nacional, Luz e Belém retiram e de que maneira argumentos aos adeptos portistas.

    Raoc

    ResponderEliminar
  6. O palanque do Marquês foi feito por... nós!

    ResponderEliminar
  7. Um TRISte fim,para uma epoca amorfa,mas que se puseram a jeito puseram

    ResponderEliminar
  8. Caro Jorge,
    Não percebo como é possível estar a vencer e a poucos minutos do final deixar fugir a vitória, sabendo que o Benfica estava empatado em Guimarães. Hoje, por incompetência o FC Porto entregou o título de bandeja ao adversário. O FC Porto foi derrotado, porque desistiu de lutar.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Não merecíamos, Jorge... Não merecíamos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não acredito nestes adeptos. Como é possível o FC Porto mercecer perder, depois de quase 2 dezenas de pontos de pontos oferecidos ao 1º classificado. Ponham-se na pele dos jogadores e do treinador. Apoiem mas é a equipa, que fez mais que todos para ser campeão. Adeptos com palas e memória, não
      são precisos...

      Eliminar
    2. Obrigado, José!
      Agradeço a etiqueta. Tem toda a razão... talvez pessoas como eu não sejam mesmo necessárias - nem sua sua concepção de portismo (sem ironias), nem na Blugosfera, onde tenho sido um dos que nunca está com a equipa, nem com o treinador.

      Abraço

      Eliminar
  10. Boa tarde.
    Como é que podemos continuar a acreditar nesta equipa, que, quando nos mostra um pouco de luz, logo a seguir mergulha na penumbra? Como é que se chega ao ponto em que não se luta com todas as forças enquanto temos hipóteses de alcançar os nossos objectivos?
    Foi sempre assim durante a época, a equipa falhou nos momentos onde não podia falhar! Quando devíamos dar mostras de vida mostramos a nossa pior face!
    Defendi sempre o nosso treinador, embora não tenha concordado sempre com ele tacticamente. Agora, neste momento, não posso apoiá-lo quando se desculpa com as arbitragens pelo nosso falhanço. Para isso, teríamos que fazer a nossa parte, e mais uma vez, NÃO FIZEMOS O NOSSO TRABALHO!!
    Para o ano há mais, com ou sem Lopetegui.
    Será que teremos jogadores à PORTO?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma excelente pergunta. Acho que é A pergunta.

      Abraço

      Eliminar
    2. De que adiantará termos jogadores à Porto se não tivermos dirigentes à Porto?

      Abraço

      Eliminar
    3. A pergunta, Jorge Vassalo respondeu-a ao longo da época. Foi dizendo que Jackson, Adrian, Casemiro, Oliver, Tello, Marcano, Campaña, eram dos melhores do Mundo. Brahimi, Evandro, Herrera, Ricardo, Alex Sandro, Aboubakar, Ruben Neves, Fabiano e Gonçalo Paciência para lá caminhavam. Os mais fraquitos eram Quaresma, Helton e Quintero, que eram melhor a dar beijos que a jogar futebol, mas de quando em vez lá davam uns toques e que Lopetegui era Homem para os potenciar. Indi e Maicon seriam os seus elos mais fracos, muito inferiores a jardel e aquelas duplas de centrais do Sporting, mas o orçamento não dava para mais. De qualquer forma havia matéria-prima para se passear no campeonato, mas...há Lopetegui.
      Silva

      Eliminar
    4. Oiça lá, mas você está doido? Quando é que eu critiquei o Bom Capitão?? E sabe qual foi o jogador que eu mais coloquei no positivo? O Quaresma! E quanto ao Quintero, continuo a dizer o que disse! Indi é inferior a Marcano no meu entender sim. E o Maicon tem muitas paragens cerebrais.

      Homem vá ler as coisas tortas para a outra banda!

      Eliminar
  11. Pedro, não existe ninguém portista que não esteja irritado com "F", que o treinador é o principal responsável porque não ganhou, é, mas e os jogadores? Na maioria dos exemplos que você deu, não esqueça que começamos sempre a ganhar, logo a responsabilidade dos jogadores é maior porque são eles que jogam, são eles que devem controlar os ritmos e, na altura própria, saber matar o jogo. Nunca vi Lopetegui, no banco, descançado, vi-o sempre a reclamar com os jogadores , ora corrigindo-lhes as posições, ora mandando-os adiantar no terreno ou então incentivando-os. Você quer voltar ao antigamente, mudando todos os anos de treinador? Você não acha que se fizeram coisas boas? Ou você é portista só de vitórias ? Concordo que teremos de mudar a postura em campo, sendo fundamentalmente mais agressiva, não posso admitir que uma equipa que quer ser campeã chegue ao fim de um jogo com menos de 10 faltas, temos de saber jogar, quando é preciso, á Gervide. Fuck!

    ResponderEliminar
  12. Finalmente Jorge
    A sua adenda,esta correta,porque falar so,e de concreto apresentar resteos de jogo e pouco

    ResponderEliminar
  13. Hoje estou realmente abalado.
    Desde o 1º dia que fui um dos maiores apoiantes de Lopetegui e do actual plantel, tal como fui de Paulo Fonseca.
    Sei que quem lá está e manda, nunca, mas nuca na vida iria fazer alguma coisa para que o nosso Porto perca, ou melhor, não ganhe.
    Não querendo fazer um balanço, deixo isso para quem sabe melhor, sinto que o Porto teve uma fase crucial onde, ou tudo conseguia, ou tudo perdia. Aconteceu em Munique. Curiosamente corresponde aquele que eu penso que foi o maior erro de Julen, não ter posto Ricardo no lugar dele. Desde aí foi um desenrolar de pouco boas (medianas/más) exibições. Culminou na tarde de hoje. Este jogo resume na perfeição uma época. Porto começa claudicante, sofre alguns sustos, consegue a glória, vai gerindo, e no ultimo sprint deita tudo a perder. Faltou a estocada final, aquela a que estávamos tão habituados. Faltou a garra, a ambição, bolas faltou até profissionalismo neste último jogo. As culpas, de todos é certo, mas atribuo-as principalmente aos jogadores. Não que não tenham talento, mas não têm garra, vontade, querer. Alguns parece que se esquecem de jogar à bola. Não atribuo a maior fatia das culpas a Lopetegui. Este homem, SOZINHO, conseguiu mais que qualquer treinador no pós-Mourinho (não considerando AVB). Teve erros, bateu em teclas que não devia ter batido, mas não teve o apoio que era preciso, nem de direcção nem de jogadores. Por fim, duas notas. Hoje mais que nunca preciso do conforto de adeptos Portistas apaixonados, que sejam visionários e não catastrofistas. Perdemos (empatámos) hoje, mas alguns já querem Lopetegui na rua, aqueles que desde o início sabiam o desfeixe do campeonato mas que não avisaram ninguem, só para no fim dizer eu bem avisei, tristes que se contentam com tão pouco, a razão de perder. A última nota, provavelmente não o melhor blog para a dica, mas em Lisboa também há Portistas que não querem o centralismo. Estou ansioso por ir para cima.
    Um abraço, neste momento precisamos de união, para vaias e gozos já bastam os outros. Se a direcção nada faz, os adeptos, não só os Abençoados SD e Col95, deviam-se insurgir e criar a emoção que falta. Eu apoiaria e estaria lá, nestes momentos, é que deveríamos mostrar o que é ser Porto. Eles assim saberiam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com tudo o que disse, mas há que haver Porto no FC Porto.

      Abraço

      Eliminar
  14. Quant as vezes,ja Fui trabalhar de Rastos ,mas Fui e nao deixei os outros serem melhores que o faço normalmente

    ResponderEliminar
  15. Badameco, claro que os jogadores têm culpa. Principalmente os jogadores que Lopetegui troxe para o F. C. Porto e que estava comprometido com eles. Veja bem o escândalo que é Adrian jogar hoje. Isto é dum treinador? Isto é ser honesto e leal com Aboubakar? Oliver, Marcano, Adrian com Lopetegui jogariam sempre se estivessem em condições fisícas. Diga-me que mais valias têm para a equipa esses elementos?Não estamos a falar do Arouca, Gil Vicente ou Penafiel, estamos a falar do F. C. Porto.
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ?! Adrián jogou hoje? Não o vi no campo! Terei sido eu?

      E Óliver e Marcano são piores do que qual outro jogador?

      Juizo! Marcano fez muita falta!

      Eliminar
    2. Não viu o Adrián? Eu não o vi o ano todo, mas que esteve em campo, esteve.
      Pedro

      Eliminar
    3. Ah Pedro, tem você inteira razão. Sabe que quem tem filhos pequenos.... não vi a entrada de Adrián. Obrigado por me fazer ver que foi esse palerma do Adrián que tirou um excdelente cruzamento que o Jackson não conseguiu aproveitar, esse Adrián.

      Tanta xenofobia, pá.

      Eliminar
    4. Não se trata de xenofobia, Jorge Vassalo. Você até é dos que gosta de Aboubakar. O rapaz esteve na prateleira sempre, mas veio da CAN, era preciso e jogou logo, dando o melhor. Agora, está um jogador parado 4 meses, treina há uma semana, estão ambos no banco...e quem é que entra? Que tipo de mensagem está este treinador a passar para o resto do plantel? O Jorge falou em lealdade dos jogadores para com o treinador a propósito dos abraços na Luz. A lealdade é recíproca.Esta entrada do Adrian não é uma deslealdade? Não acha que este tipo de comportamento do treinador, mina completamente o plantel?
      Pedro

      Eliminar
  16. Eu hoje não acho que se deva ser muito duro para com os jogadores. O campeão não estava já encomendado? quando os jogadores vêem palanques montados no Marquês, festas antecipadas a serem preparadas, sentem-se como? no máximo iriam adiar o inevitável. A mim, o que me mete nojo é a festa benfiquistas. É ver festejos de gente que só quer ganhar, seja a que preço for. Porque ganharam de forma desonesta, essa é que é a verdade. Hoje, dou graças a Deus por ser portista, por não ser benfas. Quem festeja um título ganho assim merece ser espoliado pelo estado, merece ter impostos pesados e por aí adiante. Porque gente que festeja um título ganho assim pactua com a pouca vergonha e a imoralidade que foi este campeonato. Não se esqueçam que fizemos pontos mais do que suficientes para sermos campeões. Que começamos a ser roubados na quarta jornada, em Guimarães. Por isso, quando o Luisão vem dizer que enquanto uns falavam eles trabalhavam, ele que vá para o c******. Saúde. João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se pode ajudar e dar o campeonato de bandeja.

      Abraço

      Eliminar
  17. Já agora, eu gostava de ter um Porsche daqueles todos artilhados. Por isso jogo no euromilhões. Mas não vou ao stand sem antes me sair o prémio. Portanto, quando há um clube que faz a festa, que monta a logística antes de ser campeão, isso quer dizer o quê? que há certezas de que se vai ganhar. Como? como é que isso é possível? só conheço uma maneira. Saúde. João.

    ResponderEliminar
  18. No final do jogo, pensei para mim "só faltava isto...entregar o titulo e nao ter garra para lutar ate ao fim!"
    Fico triste porque pelo menos queria ver esta equipa lutar ate ao ultimo minuto, mas não estou triste com o que a equipa fez durante a época, sei bem porque não fomos campeões e disso não me esqueço!
    Não me esqueço das arbitragens nojentas desta época, nem da forma como andam a empurrar o FCPorto para baixo!
    Não me esqueço dos erros do treinador, das birras do quaresma dos falhanços da equipa da falta de garra de muito jogador!
    Nao me esqueco de muita coisa má, mas tambem me lembro bem das coisas boas, do plantel que se construiu da equipa jovem que temos, do pouco tempo que o treinador teve para fazer uma "equipa" a boa liga dos campeões!
    Mas ha algo que não esqueço, da porra do silencio dos dirigentes do clube e da sua passividade, da falta de "tesao" na língua para defenderem o treinador e a equipa, não é a mandar bitaite pelo facebook que se responde seja a quem for, fomos comidos pelas arbitragens e a não ser o treinador a defender o clube não vi mais ninguém, todos calados como ratos!
    Estao velhos?? Estao fartos?? Nao se querem chatear?? O amor ao dinheiro é maior que o amor ao clube??
    Entao deixem o lugar para quem queira fazer mais e melhor ou entao que não se calem como ratos e assumam culpas por esta época nao ganhar mos nada, deixar o treinador a levar com tudo em cima é de cobardes e eu nao me revejo neste FCPorto,!
    Se assim continuarmos ainda vamos passar muito tempo sem ganhar nada, para o ano ha mais e espero sinceramente que seja bem melhor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muita reflexão a fazer, e não só do treinador e jogadores.

      Abraço

      Eliminar
  19. Caro Jorge Vassalo,

    Preocupa-me que uma equipa não consiga fazer ou demonstrar vontade de fazer o que o mister promete nas conferências de antecedência aos jogos. Perdemos o campeonato por colinho mas entregamos o campeonato por claro demérito nosso. Entendo mal que uma equipa jovem com muitos jogadores novos faça uma excelente CL e isso se transforme num problema no campeonato. Entendo mal que a comparação seja feita com a época anterior que foi a pior em 30 anos sendo a actual provavelmente a segunda pior. Entendo mal que a equipa tenha falhado em quase todos os jogos em que tinha efectivamente de ganhar. Aumentou e muito a pressão para a próxima época. Estas exibições descredibilizam Lopetegui. Nao basta ser trabalhador, sério e frontal. É preciso passar a prática, caso contrário o Paulo Bento também seria um grande treinador e não é. Querer ganhar não basta para consegui-lo.
    Uma palavra para Jackson. Foi o único jogador em campo hoje. Ele e Danilo os únicos que quiseram ganhar. Bem sei que Lopetegui não podia mexer em toda a equipa mas o caso de Herrera não tem justificação. Exibição deplorável, miserável, vergonhosa do pior jogador em campo.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa assintonia entre treinador e jogadores é um claro problema.

      Mas é um do treinador também.

      Abraço

      Eliminar
  20. Acho que hoje, como no resto da época, faltou muita ratice. Tal como no nacional, a equipa a oito minutos do fim, está a ganhar, porra. Não ha ninguém que solicite assistência medica? (ainda que falsa?). Não se vê nenhum jogador a gritar, a berrar com o colega do lado, para despachar a bola, para não falhar o passe, para correr? Esta equipa é e sempre foi muito polida. Não há ninguém que de sarrafada. Tudo muito soft quando era preciso mais raiva, mais sul-americanice, no sentido de ser mais esperto, mais rato.

    P. Torres

    ResponderEliminar
  21. Caro RAOC, o maior problema do nosso amado Porto, é andarmos todos a tapar o sol com a peneira. Enquanto andarmos com meias verdades e a socorrernos do cólinho para justificar a incompetência é meio caminho andado para o desastre. Mesmo hoje, há gente que diz: Ha e tal, o treinador não tem culpa... a SAD deixou-o desprotegido. Foio unico que defendeu...".... Ele tem que defender o Porto é a jogar futebol, a estudar os adversários, utilizar os melhores e mais capazes para os derrotar. Enquanto não entendermos isso, é meio caminho andado para nos tornarmos Calimeros ou "Foi o apito Dourado".... precisamos é de competência a todos os niveis mas principalmente no capitulo técnico e este Lopetegui é tudo menos treinador de futebol.
    João

    ResponderEliminar
  22. Não entendo que esperassem mais intervenção da sad. Sabendo nós que este naipe de jogadores foi escolhido pelo treinador, e sabendo que muita gente na sad se calhar deixou de ganhar com negócios de transferências, seria ingénuo esperar mais da sad. Provavelmente, na próxima época, parte dos jogadores já não serão escolhidos pelo treinador. E provavelmente, veremos um treinador menos isolado.

    P. Torres

    ResponderEliminar
  23. Acrescento, ao meu ultimo comentário, que provavelmente na próxima época veremos uma sad mais empenhada em ser campeã, lamento dizer isto, mas não encontro outras razoes para tal apatia.

    P. Torres

    ResponderEliminar
  24. Só para concluir, da minha parte: é verdade que falhámos em momentos decisivos, mas uma coisa é certa: se tivéssemos ganho ao Nacional havia de se arranjar maneira de eles ganharem na Luz contra nós, ou de nós empatarmos em Setúbal ou coisa que o valha. Como é que se justifica, já agora, que eles lá fora tivessem feito a triste figura que fizeram na Champes, e que tivessem mais expulsões lá do que por cá, em todo o campeonato? Saúde. João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais! O campeonato foi decidido com arbitragens "azaradas"! Pelo que se diz por aqui e por outros blogues parece que Lopetegui é culpado de tudo!
      Ate aprece que isto foi um campeonato "limpinho limpinho" e que nos somos uma porcaria!
      Lopetegui fez o que deu para fazer de uma equipa nova e com restos e agora tudo lhe cai em cima!
      Tamos bem tamos!

      Eliminar
    2. Oh meu caro, aqui nunca se fez outra coisa senão defender Lopetegui. Agora, ele tem de pensar como fazer um discurso claro nos momentos decisivos, não acha? Uma equipa que entra a tremer num jogo destes.... e isso não é culpa de mais ninguém.

      Ele próprio o assumiu.

      Abraço

      Eliminar
    3. Não me referia a si Jorge, não o podia fazer uma vez que leio o que escreve, falo de quem escreve nas caixas de comentários dos blogues, onde vejo muito portista a culpar o treinador pela época má que fizemos! Abraco

      Eliminar
  25. Boa noite,
    estamos a pagar a arrogância, estamos a pagar um estado das coisas, vamos ser sinceros e olhar para trás:
    Senhor Presidente com todo o respeito e que é muito acredite, desde o momento em que o Senhor deixou existir uma carolina e onde confundiu o NOSSO GRANDE CLUBE com a sua "família", temos o exemplo do seu cão estar dentro de um troféu onde milhares de PORTISTAS queriam no mínimo colocar o dedo mindinho, esta tudo dito. Este ano foi um abre olhos para a NAÇÃO PORTISTA, espero que tirem as ilações devidas e que não arranjem mais esquemas de vendas como a do Danilo ao dia "31 de Março", Presidente Pinto da Costa, com todo o respeito que lhe é devido, sabe melhor que eu que a ULTIMA imagem é a que fica e não tenho duvidas que quer o melhor para o nosso GRANDE FCP, por isso lhe peço vamos voltar ao que éramos e por de lá outros interesses.

    Sr. Jorge Vassalo, serve o seu espaço desde que "nasceu" como minha referência, todo o que leio sigo os links que o Senhor disponibiliza, nunca tinha escrito pois só fazia sentido faze-lo no final da época.
    Cumprimentos e parabéns pelo excelente trabalho
    MMoura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado MMoura, mas neste momento, não me sinto feliz com nada do que escrevi.

      E permita-me dizer, não foi desde o apito dourado, mas sim desde que se começou a olhar para trás. A área do FC Porto com maior actividade, é o museu.

      Abraço

      Eliminar
  26. Este animal do Rui Gomes da Silva nem devia ser citado, mas por outro lado todos os verdadeiros portistas deveriam ler o que este reptil escreveu.
    Mas que terão um "carinho especial", não pela derrota no Marítimo, nem pelo empate no Nacional, e muito menos pelo empate em Belém, mas pelo resultado da tua equipa em Munique e que, pela vida fora, não se esquecerão de o relembrar, sempre que isso for preciso!

    E, como se não bastassem os 6 a 1 que levaste, conseguiste-o com o requinte de malvadez de fazeres com que todos os teus adeptos (todos, mesmo, sabes, ... o que ainda dá mais gozo) julgassem que iam eliminar o Bayern (em vez de serem "despachados" com os tais 3 golos de diferença que eu, ex-Ministro, a não perceber nada de futebol, anunciei, antes da eliminatória."

    Espero que a estrutura do F. C. Porto deve ter bem presente as palavras deste camelo, reflita e pondere bem a escolha de quem deve treinar a principal equipa do F. C. Porto, pondere muito bem quem deve treinar a equipa B do F. C. Porto e que os critérios sejam acima de tudo de competência.
    Jorge Barbosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito terá de ser reflectido, mas principalmente, uma atitude à Porto precisa-se.

      Abraço

      Eliminar
  27. O Toma III ainda não veio aqui saudar Lopetegui porque deve estar no Marquês. O Silva, ainda deve estar no tasco, mas com uma tosga daquelas que se comemoram de 32 em 32 anos. O Lipor está a pensar num texto daqueles de feira para tentar desbancar Pinto da Costa da SAD. O poeta do Cerco está mais interessado no Festival da Eurovisão. Mas amanhã, ambos os 4 irão ter textos maravilhosos das qualidades de Lopetegui. Enfim, são os portistas Modernos.
    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuem a desculpar os jogadores que vamos ter mais 10 anos sem titulo nenhum.

      Eliminar
    2. Presente! Com uma ressaca daquelas que só aparecem, felizmente, de 32 em 32 anos. Fica bem com o melão que trago. Já o suposto Miguel, ressaca do festejo e tem um sorriso rasgado. Que inveja destes orgulhosos Portistas modernos...
      PS. Grande, grande Lopetegui.

      Eliminar
  28. Não é coincidência que o Benfica só tenha conseguido triunfar quando abandonou as teses desculpabilizadoras e resolveu ser melhor do que os outros. A dois jogos do fim deste campeonato, o Benfica foi a equipa mais competente, mais bem treinada e que falhou menos nos momentos chave – sobretudo nos jogos contra o Porto. Nós tivemos os melhores jogadores mas nunca fomos a melhor equipa. Lopetegui falhou clamorosamente do ponto de vista tático nos jogos decisivos. Usou e abusou do experimentalismo. Nunca soube transmitir segurança aos jogadores – pelo contrário, estes estavam em campo à imagem e semelhança do seu treinador: nervosos, inseguros, desconcentrados e sem capacidade de superarem adversidades imprevistas. O que não quero é que os adeptos do meu clube reajam à provável vitória do Benfica com a mesma fragilidade e estado de negação com que eles suportaram as nossas inúmeras vitórias – se assim acontecesse, esse seria, talvez, o seu maior triunfo.
    Cólinho, houve sem dúvida, mas o maior cólinho foi o que Lopetegui escandalosamente proporcionou a Jesus.
    C. Abreu

    ResponderEliminar
  29. A absoluta falta de empenho, atitude e capacidade competitiva da esmagadora maioria desta equipa continua a ser assustadora. Foi-o na Madeira, nos jogos decisivos da época. E foi de novo hoje. Em momentos de máxima tensão, Lopetegui quebra. Desfaz-se como manteiga. Não tem um golpe de asa, não tem um grito de ordem. Deixa-se levar. Foi assim na Luz, no Dragão com o Benfica (convém dizer a Lopetegui que antes dos mantos, bastava ter feito o seu trabalho e pontuar nos dois jogos contra o rival para ser campeão). Foi assim na VERGONHA de Munique quando começou o diluvio e foi assim na Madeira e com o Estoril. Sempre que a equipa se desconectou do jogo o treinador foi incapaz de compor as peças, de mudar o esquema de jogo, de meter algo diferente para dar a volta. Lopetegui é um treinador incapaz de orquestrar reviravoltas no marcador desde o banco. E isso diz claramente que nunca será um grande treinador. Musculado, intimidador, util para distrair pacóvios, seguramente. Grande? Esqueçam isso.
    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem duvida. Há que o saber reconhecer. Ou ele muda isso ou vamos ter três anos bem penosos.

      Abraço

      Eliminar
  30. Jamais quero desculpabilizar jogadores mas são eles que andam lá dentro e eles sentem que jamais ganhariam o titulo, acham que o marítimo ia roubar pontos ao SLB? (Agora e precisando se calhar ate ganham, os coisinhos já não precisam). Mas, temos que exigir outra atitude, é a profissão deles, se não se sentem motivados que mudem de profissão!

    P. Torres

    ResponderEliminar