sexta-feira, 1 de maio de 2015

Mística, Transcendência e a Ordem Evolutiva


Hoje n' O Jogo fala-se de Mística. Que ela já não existe, que se deve à falta da liderança, de identificação ou de Nacionalidade, consoante a opinião. Curiosamente, Mística vem de Myst, nevoeiro, algo indelével, intangível, mas que ao mesmo tempo penetra ao âmago e nos preenche, envolve, invade e transforma.

Essa foi sempre a Mística do Futebol Clube do Porto, que preencheu os jogadores, independentemente das nacionalidades. Mas sim, dizer que Jorge Costa tem razão, falta liderança ao FC Porto. Mas um líder não se fabrica - é-se. E é aí que eu difiro da opinião generalizada do artigo. Nem Helton nem Quaresma tem essa Mística de Liderança Portista. O último que a teve, no meu entender, foi Lucho. Hélton tem anos de casa, identificação com o clube, é motivador, mas não ordena, não comanda, não transcende. Falta-lhe uma certa agressividade, no caso preenchida com uma ética a toda a prova, que o faz ser respeitado por todos, incluindo adversários. No caso de Quaresma, o seu profundo egocentrismo faz com que ele não possa ser referência de ninguém, ao ser evidente que, no final, os seus interesses pessoais se sobreporão sempre ao colectivo, e isso não é um líder.


Quanto à falta de valores portugueses, apontada pela enésima vez pelo inefável Baía, eles estão a ser incluídos novamente no plantel, mas este enraizamento, que deverá começar para o ano, com um Rúben Neves mais regular nas opções, com Sérgio Oliveira de volta e com Gonçalo Paciência e, previsivelmente, André André, estes dois últimos já "de linhagem draconiana".  No meu entender, quer Rúben, quer Gonçalo, quer André André têm qualidade para serem futuros líderes. E aí, sim, o benfas tem uma vantagem. Luisão tem 12 anos de casa, não lhes falta voz de líder. E isso tem sido preponderante. Para além de todas as outras "ajudas" extra, claro.

Mas um dos princípios do Misticismo, do Oriente ao Ocidente, é o respeito pela Ordem Natural das Coisas, pelos Princípios Naturais e o Ritmo Natural do Crescimento. E este é um que também se tem de verificar no entrosamento da Formação no Plantel Principal. Gradualmente verificar-se-á de novo esta ligação Mística e essa sua indelévelidade. Aqueles que nasceram e cresceram com o Futebol Clube do Porto, deverão ser preservados, dentro de uma proporção exequível à competitividade internacional, no plantel e blindados de interesses externos. Se for possível esse equilíbrio, não haverá falta de Raça no plantel do Futebol Clube do Porto. A formação tem tido um misto interessante entre valores nacionais e internacionais, e basta ver alguns jogos, desde os sub 15 aos Bs, para ver que não falta por ali Portismo e suar de camisola. E estas têm sido acompanhadas e controladas de muito perto por Julen Lopetegui. 


Por último, a corroborar o meu post de ontem, nada mais belo do que esta notícia aqui. E não é a primeira vez que se ouve falar de "redução salarial" quando se fala dos nossos amigos de um lado e de outro da Segunda Circular. Quem não consegue garantir o dinheirito de outra forma.... E é claro que todos, desde treinador até guarda-redes, vão aceitar isso felizes e contentes. Mas eu, como Bernardino Barros, já deixei de acreditar no Pai Natal. Muitas notícias interessantes virão, sem dúvida alguma, desse lado nos próximos tempos.

19 comentários:

  1. Com a chegada da Troika a Portugal, vieram também os tertulianos Portistas. A mensagem é a mesma. Ou nós (eles, Lopeteguianos) ou a desgraça. Teremos uma década de mingua de resultados, mas no fim, prometem que seremos mais fortes que nunca. É a cultura do medo dos neo liberais e o mesmo método das mesquitas na lavagem ao cérebro das 70 virgens dos bombistas suicidas.
    Difícil é perceber em 2015 como há gente que embarque nisto.
    Mascarar com a falta de mística uma incompetência gritante é no mínimo ofensivo para aqueles que sempre estiveram com o F. C. do Porto.
    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Incompetência gritante foi a do ano passado. E o meu caro Miguel é um exemplo provado da lavagem cerebral da "perda de hegemonia" ao pensar que se se perder 2 campeonatos se perderá uma década dali em diante.

      Vou-lhe dar uma notícia: já aconteceu. Não para o benfas, mas já aconteceu.

      Abraço

      Eliminar
  2. Miguel,

    Desculpe lá, mas quando dissipar essa confusão de ideias e conceitos talvez seja possível debater o situacionismo azul-e-branco com outra produtividade...
    Não me leve a mal, mas misturar azeite com água não funciona...
    A sua condição de cidadão português -presumo- está a interferir em demasia com a condição de adepto portista. Para além do mais, tendêncialismo político é sempre um mau princípio...
    E espero que saiba o significado de portismo com maior acuidade do que o de "neoliberalismo"...

    Abraço portista

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. BOA TARDE BOM POST MAS O "AJUDAS EXTRAS" ERA ESCUSADO O PORTO TBM AS TEM.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Habemus infiltratum? Claro que era escusado, então não. É que nem existiu nem nada!

      Eliminar
    2. CARO Jorge Vassalo NAO E INFILTRADO E APENAS COERENCIA. TODOS OS GRANDES TEM AS SUAS AJUDAS OU E MENTIRA?

      Eliminar
    3. Este ano, sim. Sobretudo quando não é sequer remotamente comparável. Assine os comentários, por favor. Obrigado.

      Eliminar
  4. Relativamente à Mistica, o futebol mudou, mas mudou para todos. Eu entendo que os jogadores não sintam tanto o manto sagrado, o que eu não compreendo é que não lhes doa perder... isso é que não me entra na cabeça... A alegre cavaqueira (que mais parecia de um jogo casados vs solteiros da santa terrinha em que depois vão malhar umas jolas) que foi o final daquele Benfica - Porto ainda me revolta mais do que a cena do beijinho. Não me lembro dos jogadores do Benfica terem cumprimentado os jogadores do Porto a seguir ao minuto Kelvin... porque lhes doeu... Aos nossos não doeu nada,.. ganham o mesmo...

    Agora sobre as "Ajudas extras" aqui do amigo anónimo, basta contabilizar as dificuldades extras criadas durante este campeonato para ficar tudo claro como a água...

    Abraços a todos os portistas!

    ResponderEliminar

  5. a argumentação desse "Miguel" é muito parecida com a do "João", duas postas atrás... é que nem faltou a referência à troiKa...

    a sério, Jorge: não dou para este "peditório". já tenho chatices qb para ter que lidar com gente desta estirpe: miudinha, pequenina, mesquinha, mal-dizente.

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Jorge é um poço de paciência...são todos grandes gestores e magníficos treinadores. Ainda não tiveram foi a sorte de serem descobertos. Quando isso acontecer teremos Guardiolas a preço de Paulos Sérgios e Messis a preços de saldo. Seremos imparáveis. Ou então não.Abraço.

      Eliminar

  6. @ Jorge

    uma adivinha:

    » qual foi o clube que, à data, por treze vezes, jogou contra um adversário reduzido a (pelo menos) dez elementos?
    é um número que constitui recorde nacional absoluto, e também europeu.

    para já, é só :)

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  7. Ia permitir um extenso comentário de um benfas anónimo, mas não o fiz em nome da coerência.

    Acho linda a forma como esta cambada vive de lavagem cerebral! Então o Capela é zbordenguista?! HA HA HA! O homem que roubou quatro-penalties-quatro ao zbordem num célebre benfas-zbordem no ano passado?!

    Homem atire-se ao mar! Desesperados estão vocês que fazem de tudo para ganhar um campeonato, nem que para isso seja necessário desistir de todas as competições sérias, ter o campo inclinado em 80% dos jogos e impedir jogadores e pseudo-comprar outros!

    Santa paciência! Ides ganhar um - se calhar! - porque estamos rotos de estar em multiplas competições, incluindo a mais importante de todas, porque Lopetegui só agora viu a caca em que está metido e perdeu pontos a pensar que isto era um campeonato a sério.

    Agora, pro ano nos vamos todos vender jogadores, mas o vosso treinador deitou fora 25 MILHÕES DE EUROS e por isso, o vosso presidente já está a oferecer contratos fantásticos de redução de salário, todo um chamariz upa upa!

    Pró ano há mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E mais, acho fantástico como dizeis que temos medo, mas quem anda a percorrer os nossos blogues são vocês, carago!

      Eliminar
  8. Jorge tens mesmo muita paciência. Saiam daqui moscas!!!

    ResponderEliminar

  9. @ Jorge

    essa tua observação de quem percorre os blogues de quem, é bastante pertinente.
    e, olha, como estou cheio de medo, amanhã vou comprar um cão :)

    já tem nome e tudo: mitra

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  10. A fama do benfas é tal que hoje, estava aqui a jogar FM, deparo-me com uma vitória deles sobre o belenenses por 5-2, estando os azuis a jogar com nove. Eu vou jogar contra o Rio Ave, Capela a apitar, empato a um e roubam-me um pénálte. Porra, não me digam que quem faz o FM sabe como anda o nosso campeonato! (devem ser gajos neoliberais!)- Saúde. João.

    ResponderEliminar
  11. Para portista de consola roubarem-lhe um pénálte até nem é grave. A gravidade é descobrir que quem fez o jogo foi p'raí o Jorge Jesus. Não sei é como joga, pois as instruções devem estar numa linguagem indecifrável.
    Miguel

    ResponderEliminar