domingo, 24 de maio de 2015

O Dragão Amestrado [ACTUALIZADO]


É sempre um dia triste quando percebemos que a marcha do tempo tornou fraca a gente forte. Eu não posso, em boa consciência, nunca diminuir a importância do Nosso Grande Presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa. No entanto, tempos recentes sugerem que está na hora de se tornar uma figura mais abrangente, um Chairman ao invés de um CEO. No meu entender, seria muito injusto estar a exigir que Pinto da Costa estivesse com a mesma garra e determinação nas lutas diárias que tinha nos anos 80 e 90.

No entanto, a sombra que ele projecta é muito grande sobre qualquer alternativa que exista, deixando esta de poder existir, realisticamente. Mas se o Presidente deixar que os diversos departamentos cuidem das suas atribuições específicas, não vejo como pode ficar alguém a perder. O FC Porto tem uma estrutura (quiça demasiado) grande, que não necessita propriamente que seja o Presidente a falar sobre todos os assuntos. 

À margem da tomada de posse de Lourenço Pinto na liderança da Associação de Futebol do Porto, Pinto da Costa falou daquilo que são as suas prioridades neste momento e as do Futebol Clube do Porto, bem como assuntos correntes. E confesso que senti arrepios na espinha ao ler o que foi dito. Demonstra mesmo um dos meus piores receios.

Pinto da Costa parece fundamentalmente preocupado com a Federação, a Liga e todas as questões das candidaturas de Luís Figo à FIFA e por aí em diante. Nota-se nas suas declarações uma acomodação muito grande aos assuntos correntes!

Aproveitou Pinto da Costa para explicar a ausência da Championship Cup, com uma razão que eu entendo e concordo. Diz o Presidente que "Tínhamos dado o acordo para fazer jogos em Nova Iorque. Unicamente, havia um quarto jogo no México que o treinador e nós, departamento de futebol, entendemos que uma coisa é jogar no raio de 100 ou 200 quilómetros. Outra era fazer cinco horas e meia de viagem de avião e jogar a dois mil metros de altitude com 40 graus. Entendemos que era prejudicial e que não iríamos", assim como adiantando que a pré-época será Europeia. Esqueceu-se foi de explicar porque não avisou os sócios a tempo, deixando que fosse um pasquim a dar a notícia de uma forma enviesada. 


Se por um lado fico naturalmente feliz com a sua vontade em renovar mais uma vez com Jackson Martinez - na qual não acredito, sinceramente, dada a idade e vontade expressa do jogador - e em saber que vai ser feita uma detalhada análise à época e a tudo o que é necessário para a próxima antes de Lopetegui ir de férias, não fiquei nada feliz, mas mesmo nada, na demarcação feita pelo Presidente à atitude de Julen Lopetegui ao longo do ano. Se o Presidente acha que "talvez por não conhecer bem o futebol português e a Imprensa portuguesa, talvez [Lopetegui] tenha dado conversa a mais a alguns figurões", se calhar teria sido melhor avisar o treinador sobre o que iria ter pela frente, não?

Esta demarcação e este laxismo são incompreensíveis, mas demonstram-se bem vivos quando, só agora, no fim do campeonato, vem o Presidente comentar diversas incidências arbitrais, como o caso de Guimarães e outras questões avulsas, mas mesmo assim muito ao de leve e rematando com um "Quem disse, nas contas que fez, que o FC Porto foi prejudicado em 5 ou 7 pontos não fui eu. Foram os analistas.".Ou seja, vieram tarde e mal, e nem por estas declarações o Presidente se atravessa, deixando Lopetegui ainda mais isolado

E ainda mais séria é a desvalorização da questão das faixas de sexta feira. "As claques são autónomas. Elas é que decidem como actuar. Compreendo o desagrado de toda a gente, desde treinadores, jogadores, dirigentes e adeptos. Cada um escolhe a forma de o mostrar. Por isso não reprovo nem aprovo".

Eis então o Pinto da Costa, e por inerência a SAD, de 2015. Sem opiniões, sem tomada de posição, políticamente correctas, sem causar ondas, de bem com tudo e todos, para que ninguém os chateie e demarcando-se dr quem toma uma posição de força dentro do Clube. 

Está assinada a extrema unção do Futebol Clube do Porto, prosseguindo neste sentido. Somos, de novo, bons rapazes. E seremos bem comidos.

Antes eramos o Futebol Clube do Porto. Agora somos o Futebol Clube do Eu-Não-Tenho-Nada-a-Ver-Com-Isso. Triste dia. Já me estragou o fim de semana. Para cúmulo, tristemente, o Presidente ainda acabou por corroborar a minha teoria sobre quais tinham sido as prioridades da SAD para 14/15, dizendo "As pessoas acham que esta época foi uma tragédia, mas, comparando com anterior, foi bem melhor. Garantimos a ida à Liga dos Campeões e fomos a úncia equipa portuguesa que passou a fase de grupos. No ano anterior nem isso conseguimos.". Portanto, o FC Porto passa a ser FC Porto Import-Export. 

Triste, muito triste, sangra o meu coração Azul e Branco. Estamos sem Chama e sem Alma. E sem nenhum vislumbre que isto mude, porque parece que está bem para quem o comanda, assim esvaindo-se como a areia numa ampulheta.



ADENDA: O FC Porto sagrou-se Hep7a campeão de Andebol, num jogo épico de superação de si mesmos. Esperei - sentadinho - que fosse referenciado nos telejornais. Nada. Nem uma nota de rodapé. Mas nada temam! A nossa direcção vai responder em força com um comunicado ou um blackout contra estes med....ah, espera, pois....

14 comentários:

  1. Caro Jorge Vassalo

    Como bem sabes és livre para emitires as tuas opiniões mas estas têm pouco impacto na vida do dia a dia do FCPORTO.

    Eu proponho uma implementação duma estratégia de modo a que os jogadores renunciem às selecções e se concentrem no FCPORTO, de modo a melhorar as performances desportivas e financeiras.

    ResponderEliminar
  2. assino por baixo...
    Terrível, o que nos espera. Falta garra ... e quem a tem, leia-se treinador, ainda é repereendido
    Carlos

    ResponderEliminar
  3. Não seja tão pessimista assim, Jorge!!!!
    Eu acredito, eu aposto, eu juro, que para o ano seremos campeões... prometo-lhe!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não duvido. Eu acredito em Lopetegui. Uma pessoa que consegue, aparentemente sozinha, levar um barco para ganhar da forma que ganha e chegar a quartos de final da Champions, mesmo sem apoio dos adeptos das vitórias ganhará o campeonato. Agora, pelos vistos, se falasse menos um bocadinho se calhar não chateava o Presidente...

      Que tristeza.

      Eliminar
    2. Obviamente Lopetegui nunca esteve sozinho.

      De qualquer maneira, não foram dadas ao treinador (como a outros treinadores no passado) as melhores condições para que pudesse desenvolver o seu trabalho nomeadamente o plantel ter ficado várias vezes sem muitos jogadores que estavam a brincar nas respectivas selecções.

      Eliminar
  4. " Não perguntes o que o teu País pode fazer por ti, mas sim o que tu podes fazer pelo teu Pais"? Dizia John F. Kennedy. Não se pode esperar que o nosso Jorge Nuno esteja a combater em todas as frentes. Os empresários, jornalistas e todos portistas devem carregar o seu próprio peso e lutar pelo seu clube.

    Luís (O do Sérgio Conceição ou Ruí Vitória)

    ResponderEliminar
  5. Caro Jorge Vassalo,

    Assino por baixo e acrescento: qual a coerência de falar para o JN depois de ainda há bem pouco tempo terem noticiados falsas notícias que inclusivamente levaram a que PC deixasse de assinar um artigo semanal? Achei muito preocupante esta intervenção de PC. Pelos vistos o nosso presidente acha que o problema foi ter dado ouvidos a uns fanfarrões. Todos temos o nosso tempo. Só o andebol puxa por nós.

    Aguardo para ver quem fica e quem vem. Uma coisa sei, tivemos muitas vezes bola sem qualquer progresso. Fomos das melhores defesas da Europa porque fazemos posse no nosso meio campo com 5,6,7 jogadores que depois não aparecem na área. Não temos médios que rompem as defesas adversarias e os que tem essas características ou jogaram pouco (Evandro) ou vão para os extremos (caso de Quintero). O Porto lateraliza muito jogo a procura de espaço mas fá-lo de forma lenta e denunciada o que permite que as defesas joguem de forma posicional e quase sempre de frente para a bola. Temos posse mas não progredimos e não sabemos jogar em transições rápidas. Tudo isto para dizer que precisamos de jogadores com características diferentes para este tipo de jogo. E comigo Quaresma não vestia mais a camisola do FCP. Não precisamos de egocêntricos. Pode ir abraçar o JJ para o ano. Espero que Lopetegui tenha aprendido isto, caso contrário não há Jackson que o salve. Sim o FCP teve este ano um ponta de lança que está no top 5 europeu e isso é uma vantagem que vai deixar de ter.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Raoc,

      Sejamos sérios, Pinto da Costa falou aos jornalistas todos. Eu, por exemplo, lí as declarações n'O Jogo.

      Quanto ao resto não subscrevo a sua visão da equipa, acho que falta mais miolo, que o teremos, e eu tenho uma opinião muito particular sobre Jackson.

      Acho que Jackson é um excelente atleta, certo, mas que faz demasiado o papel de médio, assim não estando muitas vezes onde deveria e habituando os médios a não fazerem o trabalho de transição deles, e marcando golos "impossíveis", falha - muitos! - golos cantados!

      Abraço

      Eliminar
    2. Jorge Vassalo,

      Só vi reproduzidas as declarações no Jogo e no JN. Mantenho que não me parece coerente e hoje parece que repete a dose. Quanto á equipa não percebi o nosso desacordo. Se por miolo quere dizer ainda mais posse de bola e jogadores iguais, então não concordamos. Se pelo contrário defende mais miolo mas com progressão, como médios a romper, então estamos totalmente de acordo. Um bom sinal é a permanencia de Carlos Eduardo para a proxima epoca. Espero que não seja por troca com Evandro. Dou um exemplo: Quantas vezes foram os medios do Porto obrigados a recuar quando ganham vantagem? Muitas. O melhor exemplo é Oliver. excelente médio de posse mas..... pouca progressão. O ataque é entre aos extremos quase de sempre de costas para o defesa. Por isso Tello é tão importante. O jogo com o Sporting em casa para o campeonato é demosntrativo.O que diz em relação ao Jackson para mim é muito claro: trabalho de treinador. é ele quem tem de corrigir.Mais nada.

      p.s. - isto é que é bom de discutir, ou seja o jogo em si.

      Raoc

      Eliminar
    3. Sim, estamos de acordo. Estava a dizer precisamente que o aspecto da progressão no meio campo era o que faltava, acho que Carlos Eduardo dará mais presença na área - estou a escrever sobre isso. Tello está 100% aqui, o que é excelente de ver. E Jackson... bem, tentar que mude é tirar-lhe um bocado do seu encanto. Ele poderia fazer o seu jogo, desde que com alternativa na área. Vide o caso com Aboubakar, no Penafiel. Bueno e Carlos Eduardo darão isso.

      Também gosto muito de discutir o jogo mais do que os fait divers .

      Abraço

      Eliminar
  6. Desta vez discordamos Jorge. Acho a posta profundamente exagerada. Sabes que defendo a criação do espaço necessário para que outros protagonistas, mas respetivas áreas, se afirmem, como tu também aqui expressas. Mas logo a seguir das uma extrema-unção ao nosso FCP... Nada disso caramba! Seremos mais fortes. Até porque o Porto somos nós!
    Abraco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escrevo a quente, mas a ideia subjacente é que, se o NGP - que o foi - não defende instransigentemente o dele, olha, como ele disse sobre Lopetegui por exemplo, e diz "foi ele não fui eu", estamos bem lixados!

      Nunca gostei de gente que põe o corpo fora. Defeito de formação, quiçá. E foi isso que eu senti com as declarações do Presidente. Deixou, no meu entender, parecer que Lopetegui falou de mais. Eu não acho. Acho é que falou aquilo que a SAD devia ter falado. Esta atitude consensual não lhes fica bem.

      Abraço Azul e Branco,

      Jorge Vassalo | Porto Universal

      Eliminar
    2. " Deixou, no meu entender, parecer que Lopetegui falou de mais. Eu não acho. Acho é que falou aquilo que a SAD devia ter falado."


      Não há nada a falar, se uma fotografia vale por mil palavras, muitas transmissões de jogos valem por muitos milhões de palavras e estão lá expostos os roubos de igreja.


      "Nunca gostei de gente que põe o corpo fora. Defeito de formação, quiçá."

      Rafa, Tomás Podstawski, Francisco Ramos, Ivo Rodrigues e André Silva puseram o corpo fora nas duas última jornadas da época e estão a pôr o corpo fora no princípio da próxima temporada, de facto é um defeito de formação, pois não lhes é dito nem explicado que devem renunciar às selecções e se concentrar em ascender ao plantel principal do FCPORTO.

      Eliminar
  7. Muito de acordo, caro Jorge, muito de acordo.

    Como normalmente acontece em longos reinados de figuras carismáticas, o fim nunca é simples e raramente é pacífico. Creio que JNPdC jamais conseguirá abdicar de ser presidente enquanto as faculdades, por mínimas que sejam, lhe assistirem. E a "estrutura" já está suficientemente automatizada para, se necessário, continuar a funcionar apenas com a sua sombra, ao estilo fidelcastriano, se assim posso dizer. Apenas as derrotas, pesadas e consecutivas, poderão alterar tal desfecho. Neste momento, ninguém que tenha reais pretensões a ser presidente do clube, terá a coragem para o assumir.
    Resumindo, "por favor voltem para os seus lugares e apertem os cintos de segurança, vamos atravessar um período de maior turbulência".

    Um abraço,

    http://doportocomamor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar