quarta-feira, 20 de maio de 2015

O Problema Evidente [ACTUALIZADO]



Interrompo por um dia as meditações sobre os aspectos deste campeonato, para manifestar publicamente o seguinte:

Ontem, a nossa grande claque, os Super Dragões, fez um protesto ordeiro e pacífico dando conta aos jogadores, treinador e direcção daquilo que é, no fundo, o pensamento transversal que todos temos pela bluegosfera também - que o trabalho apresentado, principalmente desde Munique, não dignifica ou honra os pergaminhos do Futebol Clube do Porto, aquela que é a sua Tradição de Raça, Luta, Querer e Vontade.

Para meu espanto - sim, devo ser crente, confesso que me espantei - nem um só segundo deste foi noticiado no Porto Canal. Nada. É como se não tivesse existido. Em vez da assunção de culpas, que as há, verticalmente, do Presidente aos jogadores, passando por toda a equipa técnica e estrutura, há a resposta no Dragões Diário, que é uma que me choca.

"A época está no fim, não correu como desejávamos e os adeptos têm direito a manifestar o seu descontentamento. Já não têm, porém, o direito de interferir com a planificação da equipa, mesmo numa altura em que se joga para cumprir calendário. Até o bloqueio a Cuba está no fim, há coisas que já não se usam."

Esta frase é um horror. E não a pessoalizo. Não me interessa quem assina o Dragões Diário, esta é uma resposta concertada pelo Clube e aprovada. E que mostra, infelizmente, o que mais temia. O nosso grande Clube está aburguesado de uma forma para lá dos limites do aceitável. O que já não se usa, exactamente, caros dirigentes? A vossa claque principal - não esqueço o Colectivo 95! -, que vai convosco até ao fim do mundo, manifestar-vos a mais clara evidência? É isso que não se usa? Ou será que é sentir a dor da Paixão Azul e Branca para lá da vossa apatia e amorfismo? Ou será, porventura, o "incómodo" de ter que lidar com essa "peste" que são os adeptos? Não estamos aqui para pagar quotas e ser um número no Dragão, meus caros! Sem nós, vocês cessam de existir! E, principalmente, sem a vossa Claque a puxar por vós nos mais inóspitos sítios, a força dos vossos jogadores será muito menor!

Quantos Super Dragões e Dragonas fazem um sacrifício pessoal e financeiro para lá do, por vezes, razoável, só para que saibam que nunca estão sozinhos? E é assim que vocês retribuem? Como diz a sugestão músical, dizendo, "Bate palmas e acena que sim com a cabeça"?! Nem pensar, caríssimos!

Contais muito como certo aquilo que tendes de cultivar para ter! Por isso, solidarizo-me com a resposta dos Super Dragões, agradecendo sempre a sua fundamental contribuição essencial para as vitórias do Futebol Clube do Porto.

E não confundam as coisas, meus senhores, se porventura lerem este post. Não confundam eu estar com o meu treinador e os meus jogadores, eu ter paciência para ver um projecto crescer e florescer, e por ficar feliz de ver que a cabeça está no sítio e não há tempo a perder, com o seguidismo de "bater palmas e dizer que sim com a cabeça"! Muita coisa está errada, alguma vai ser descrita nos meus próximos posts, e essa tem que ser mudada. Começo já com uma, a mais importante de todas:

O respeito pelos adeptos e pela sua enorme voz. Sem eles, nada sois. Não se convençam quem sim. Será o vosso fim.

Off-topic: Gosto desta notícia, sinceramente. E gostei mais das capas da imprensa sobre ela. Como é? 6 ou 8? Não interessa. Interessa é que se acabaram as desculpas para não olhar a Europa de uma forma séria. E assim, a coisa pia mais fininho, verdade? Pois. Coitado do senhor que se segue...

41 comentários:

  1. WTF is happening??? Tirem-me deste filme, já!

    Imbicto abraço

    http://imbictopoema.wordpress.com

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente, os sinais dados pela estrutura não São nada positivos. O protesto, inclusive, foi muito original e sutil, Preferia a estrutura que incendiassem os carros de jogadores e equipa técnica?

    P. Torres

    ResponderEliminar
  3. Jorge Vassalo,

    Estamos em total sintonia nestas questões. O primeiro mail que hoje enviei foi para o Dragão Diario a repudiar exactamente o paragrafo que destacou no post. Uma vergonha, uma autentica vergonha porque se trata da voz oficial do clube. E mais: recebi resposta com a justificação que os adeptos permitiram que os nossos rivais nos ridicularizassem. Estão preocupados com a imagem, com o status e pouco, muito pouco com os adeptos. Acho sinceramente que isto chegou a um limite sem retorno. Os dirigentes não percebem, não entendem o que sentem os adeptos. Ou PC vem acalmar isto ou temo o pior. Estou absolutamente revoltado com esta questão.

    Isto de Porto é zero!

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "E mais: recebi resposta com a justificação que os adeptos permitiram que os nossos rivais nos ridicularizassem." - Quem "produz" o Dragão Diário e quem o autoriza deveria ter a capacidade de perceber que fomos ridicularizados, não ontem, mas sim quando acabou o jogo em Belém. Se calhar deveriam olhar para os adeptos, em vez de estarem entretidos com os telemóveis para perceber melhor o que significa ser Porto, e não, não sou daqueles que pedem a cabeça do Antero, do treinador, do Presidente, mas sou daqueles que esperam mais e melhor de quem nos dirige. O FCP não é a empresa privada de meia dúzia de senhores. O FCP é e sempre será dos sócios e adeptos, essa meia dúzia, apenas está mandatada por um certo período de tempo para conduzir os destinos do nosso grande clube e esse período está a chegar ao fim, por isso não convém esticar muito a corda que ela poderá partir de surpresa. Espero que tenha sido apenas uma crónica infeliz e nada mais. Abraço.

      Eliminar
    2. Se for insistida será complicado.

      Abraço

      Eliminar
  4. Bom tarde...
    Incrivel agora começo a perceber a falta de mística e garra dos nossos jogadores...se forem coisas como estas que transmitam a eles...Talvez isto tambem tenha sido culpa do lopetegui nao é srs anti lopetegui?
    Tristeza em vez de nos deixarem apertar os jogadores e treinador para haver mais paixão e garra na próxima época nao passam lhes a mão no pelo...quer dizer nao podemos a mínima coisa acender a fogueira mas tambem nao podemos so mimar o clube...que tempos deus me livre...

    Abraco Sr.jorge e continuação de um excelente trabalho

    ResponderEliminar
  5. Foi uma resposta que saiu ao poste por parte da Dragões Diário, é preciso gerir esta altura da época com pinças e às vezes mais vale não dizer nada em vez de pôr o pé em ramo verde...

    Noutro âmbito,e visto que vivo no país em questão, o patrocinio que o benfica conseguiu negociar com a Emirates é excelente, é das companhias mais reconhecidas aqui nos emirados e vai concerteza fazer com que muita gente se interesse pela equipa que enverga a camisola deles... o Porto mais uma vez ficou a dormir e agora só resta a Qatar Airways, não sei se eles estarão interessados em patrocínio mas seria uma maneira de conseguir alguma penetração no mercado local.
    Eu pago o equivalente a 10 dolares mensais para ter acesso a 16 canais online de desporto que cobrem toda a champions, a europa league e todas as ligas europeias (portuguesa incluída) e os jogos do porto costumam ter comentários em árabe e metade do jogo passam a elogiar o José Mourinho por já ter treinado o FCPorto e a outra metade é Brahimi Brahimi Brahimi... eles adoram-no e por ser muçulmano consegue um destaque enorme.
    Já estava na altura do Porto se tentar implantar nestes mercados à custa deste tipo de jogadores que atraem multidões deste lado do mundo.
    Por exemplo, no clássico Porto-Benfica esta mesma estação de TV fez um especial com o Madjer com pré jogo e comentários. Sendo o Madjer uma pessoa que tem o Porto perto do coração, fala árabe e é um símbolo tanto do clube como do futebol árabe, o Porto está a desperdiçar variadas oportunidades para expandir a marca e se lançar definitivamente aqui na região.
    As pessoas aqui adoram futebol, basta saber dar-lhes aquilo que elas querem.
    Ás vezes pergunto-me se realmente o clube não se quer expandir ou se as pessoas que tratam dessa área são limitadas...
    Um abraço a todos.

    António T.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro António, qual acha que vai ser o patrocinador do FC Porto? A Loja Das Meias? (sem desprimor para a dita, claro)

      Esperemos com calma, que não deve ser nada roskoff

      Abraço

      Eliminar
    2. Não foi minha intenção criticar o futuro patrocinador do Porto mas mais realçar a boa aposta feita pelos nosso rivais. Eu sou realista e pragmático e como já escrevi antes aqui na blogosfera sobre guerras estéreis, volto a dizer: apesar da nossa indignação e repúdio por tudo o que aconteceu esta época, tudo o que for escrito e dito sobre o campeonato do colinho vai ser completamente ignorado em Portugal, e passo a explicar: os adeptos em portugal não são adeptos de futebol, são na maioria antis.Logo, sempre que se perder tempo em acusações e apresentação de evidências claras sobre a corrupção que ofereceu este(s) campeonato(s) ao benfica vamos estar apenas em tertúlia entre nós pois os adeptos encarnados ignoram, escarneiam e estão "brainwashed" em relação a esse assunto.

      Por mim, esquecia-se um pouco a comunicação interna (talvez o que a sad esteja a fazer este ano, vamos ver) e apostava-se no exterior.
      O único caminho para o FCPorto é o mercado internacional, visto que em Portugal existe crescente ódio em relação ao clube (isto deriva também do facto de as pessoas qualificadas, inteligentes e capazes de ter opinião própria estarem a abandonar o país a um ritmo inacreditável).
      Espero ter uma agradável surpresa (samsung?) com o patrocinador mas eu vejo o patrocinador neste momento mais como um meio de expandir o nome do clube e não como mais um meio de obter liquidez, daí a minha pena por mais uma possível oportunidade perdida neste mercado...
      Um abraço novamente para si e para todos, continuação de bom trabalho, o blog já faz parte da minha leitura diária.

      António T.

      Eliminar
    3. Obrigado. Estou convicto que deverá vir alguma coisa interessante.

      Um abraço

      Eliminar
  6. Jorge,

    A Dragões Diário é das coisas mais vergonhosas que nos permitirmos criar, ou apoiar, ou o que quer que seja que o clube tem que ver com aquela publicação. Foleira, brejeira, mal redigida, sem um pingo de classe. Prefiro o silêncio a esta "coisa" ridícula. Adeptos tratados como lixo... Uma vergonha!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  7. Penso que houve uma inversão total desde o tempo em que se tinha orgulho 'broeiro' no Porto, nas Antas, em que chamávam ministros para virem arrancar retretes ao estádio, em que ser do Porto era um orgulho e um sinal de desafio ao "establishment".

    Agora parece que somos a versão "soft" da comunidade intelectual do Monte Da Virgem. Temos um Blog - Wow! - onde se chamam os bois pelos nomes, onde se dizem as verdades... Que pobreza!

    Quase que pedimos desculpa por ser do Porto. O tão apregoado "Somos Porto" não mais é que um slogan gasto que já não diz nada a ninguém. Aliás se perguntarem à maioria dos adeptos provavelmente nem se lembram como apareceu a frase agora corriqueira.

    O Porto não se aburguesou como muitos dizem para aí. O Porto foi possuido por um espírito de corporação e agora parece apenas uma entidade interessada em gerar lucros. O futebol-emoção está a ser trocado pelo futebol-dinheiro e os adeptos continuam a pensar que o clube está lá para eles...

    Onde está a voz do Clube nisto tudo? Não é o clube o maior accionista da SAD? Não são os sócios o verdadeiro FC Porto?

    ResponderEliminar
  8. Sangue novo é preciso meus caros portistas, sangue novo. Talvez quando começar a faltar o dinheiro e o apoio dos sócios dos adeptos e das claques as coisas mudem, para melhor.

    Luís (O do Sérgio Conceição e Ruí Vitória)

    ResponderEliminar
  9. Ora pois!! Cá esta o mal do nosso Porto, o mal dos últimos dois anos, este tipo de pessoas que anda pelo clube, ate já começam a por a cabeça de fora é só atentar na maneira parva como respondem ou deixaram responder á manifestação dos Super!
    Não sei quem é o desmiolado que escreve e quem são os idiotas que aceitam este tipo de respostas em nome do clube mas não é pelas redes sociais que se responde seja a quem for quando estamos a falar de uma instituição como o FCPorto!
    Mostram que têm medo de dar a cara e parece que querem "guerra" entre adeptos e dirigentes, mais valia estarem calados como fizeram a época toda!
    Eu não quero acreditar que se estão nas tintas mas isto demonstra uma falta de respeito com os adeptos mais dedicados ao clube!
    O que se calhar é preciso, é lembrar aos responsáveis do clube que o FCPorto não são eles, somos nos!
    Após dois anos sem ganhar quase nada, ainda tem a distinta lata de se sentirem incomodados com manifestações de adeptos então que se ponham a andar de la para fora, andor que se faz tarde ainda há quem faça melhor!!
    Nisto tudo so me admiro é com o nosso grande Presidente que nada diz nada fala permite estas coisas, nao sei o que se passa mas isto não é normal!

    ResponderEliminar
  10. Caro Jorge,

    Plenamente de acordo com o Rebelo (17:30) . Eu, que também estive no Restelo a assistir ao "jogo" , como Portista não só me senti ridicularizado mas também ofendido pela prestação indigente dos nossos jogadores.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente essa é que é a questão, caro amigo.

      Abraço

      Eliminar
  11. Não me agrada nada esta troca de galhardetes entre o Dragão Diário e os Super Dragões. Os problemas devem resolver-se em família, que era uma das grandes virtudes desta casa. Não é altura para conflitos entre irmãos, muito menos expô-los na praça pública. Disso andam os outros sedentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro. Mas "cala-te e bate palmas" não é resposta nenhuma, não acha?

      Abraço

      Eliminar
    2. Sim, acho. Das poucas coisas que no momento nos podemos orgulhar são as claques, que têm sido inexcedíveis no apoio à equipa, a qual não o retribui em atitude nem em brio. Têm todo o direito à indignação e em manifesta-la. O Dragões Diário não deveria ter reprovado publicamente o método, aludindo a uma comparação despropositada, ao que legitimamente os Super Dragões responderam. Espero é que este episódio não seja o mote para uma novela, quando o que o Futebol Clube do Porto precisa da união de todos. Agora, mais que nunca.

      Um abraço e parabéns pelo seu blogue, que se vai afirmando cada vez mais na bluegosfera Portista.

      Eliminar
    3. Não haverá novela, verá. Está dito, está dito.

      Abraço

      Eliminar
  12. Este é o estado do Porto, chegamos ao ponto em que já ninguém se entende,uma quase anarquia .
    Só quem for ingénuo pode pensar que o que é escrito pelo Dragões Diário parte apenas da cabecinha do autor e não tem o apoio dos responsáveis do Porto. Que não se cometa o erro de querer apenas matar o mensageiro. Este é o mesmo dragões diário que deu os parabéns ao Benfica,no mesmo dia em que o treinador se recusou a faze-lo de forma clara.
    É a coerência que existe,a mesma que se vê em alguns adeptos que ora dizem que devíamos ser como os ingleses e apoiar sempre sem protestos,e depois são a favor de protestos. Variam de opinião consoante o grau de empatia que tem para com quem recebe os protestos.
    Quanto ao off topic,eu confesso que não gosto de ver o nosso rival aumentar as sua receitas aliando-se a uma companhia de prestigio mundial. Iremos com certeza ter patrocinador(Huawei??),mas a verdade é que ainda não temos,por essa mesma razão não acho que tenhamos motivos para estarmos orgulhosos e nos rir mos dos rivais. O mesmo serve para as desculpas,com as dos outros posso eu bem,não quero é que volte a haver desculpas no meu clube ,pois seria sinal que tinhamos feito uma boa epoca
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, não estou a gozar com ninguém. Estou a constatar uma evidência, aliás descrita na capa do Sul d'O Jogo. Se o benfas desistiu da Europa e ganha o campeonato com 3 pontos de diferença - devia perder por, pelo menos, 7, mas isso são contas de outro rosário, imagine a ter de ir à Europa.

      Abraço

      Eliminar
    2. A prestação do Benfica na Europa só prova a qualidade deles,neste caso a falta de qualidade deles. Isso a mim ainda me faz ficar mais triste,pois perdemos o campeonato para uma equipa pior do que nós. Houve muitos erros e factores externos? Houve sem duvida,mas porra não me digam que não podíamos ter sido campeões na mesma e o jogo contra o Belenenses e Nacional são a imagem da nossa epoca. O facto de termos sido prejudicados não diminui em nada a minha tristeza por não ter sido campeão.
      Abraço

      Eliminar
    3. Isso são, sem dúvida, os aspectos a melhorar. Mas também advém da experiência.

      Abraço

      Eliminar
  13. Tudo isto mais não é que o vírus da derrota que se vai alastrando pelo nosso corpo (FC PORTO), que nos faz delirar, maldizer, renegar, contrariar e ofender. Se para o ano voltarmos á senda das vitórias, toda esta amargura mais não será que um pesadelo que rapidamente afastaremos da memória...
    Faz-me lembrar a gripe. Dá a impressão que vamos morrer e quando a curamos nem sequer nos lembramos dela...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há que fazer a catarse, meu amigo. Na próxima semana já ninguém fala nisto.

      Abraço

      Eliminar
  14. Carissímo
    Revejo-me no comentário e na resposta.
    "aro Jorge,

    Plenamente de acordo com o Rebelo (17:30) . Eu, que também estive no Restelo a assistir ao "jogo" , como Portista não só me senti ridicularizado mas também ofendido pela prestação indigente dos nossos jogadores.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE
    Responder
    Respostas

    Jorge Vassalo20 de maio de 2015 às 19:03

    Exactamente essa é que é a questão, caro amigo.

    Abraço"
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
  15. Gostaria que comentasse uma ideia maluca que tive:

    Lendo os vários blogues portistas e respectivos comentários sobressairam algumas ideias, estamos a procurar novo patrocinador, foi dada preferência à liga dos campeões em vez da liga nos.

    Não terá a sad definido, junto do treinador, pelo menos os quartos de final da liga dos campeões para, e pelos vistos, na ásia, conseguirem um patrocinador com muitos ''argumentos''? Comprometendo dessa forma a nossa liga? Podendo argumentar com o facto de sermos Uma das oito melhores equipas da Europa e assim conseguir um patrocínio robusto?

    Não sei, um pouco louco, mas gostaria de saber a sua opinião.

    Obrigado, abraço,

    P.Torres

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ter a certeza, Paulo, e é por isso que fico triste quando vejo adeptos a malhar no treinador, que as directrizes do ano que finda tinham a Champions como prioridade. Pelo patrocínio, pela venda de jogadores, por ser chamariz internacional.

      Sem a mais pequena sombra de dúvida.

      Abraço

      Eliminar
    2. A prioridade deve ser sempre o campeonato e a Champions League, sendo que as taças de Portugal e da Liga são irrelevantes desportiva e financeiramente.

      Outra coisa que é irrelevante são as selecções, mas muitos dos nossos jogadores passam lá muito tempo, desvalorizando-se (sim, leram bem, os jogadores desvalorizam-se nas selecções, aliás só estarem disponíveis para as representar desvaloriza-os) e prejudicando desportiva e financeiramente o FCPORTO. Ainda agora, Rafa, Podstawski, Francisco Ramos, Ivo Rodrigues e André Silva estão a brincar na selecção sub20 quando deveriam estar disponíveis para os seus clubes (Ivo está no Guimarães), depois deveriam acabar a época entrar de férias e voltar o mais rapidamente possível para a preparação da próxima época.

      Eliminar
    3. Esse é que é o busílis da questão. Para sócios e adeptos o Campeonato e a Taça jamais serão desvalorizados, pelo contrário são e serão as prioridades. Agora este ano é atípico. Terminando os apoios de BES e PT, e sabendo nós como se encontra a nossa economia, o objectivo da Sad foi conseguir muita visibilidade na Champions, e apesar dos pesares, a 1ª mão dos quartos de final foi ouro sobre azul para esse objectivo, ou seja, garantir, no exterior, um patrocínio "volumoso" para as próximas épocas. Ou seja para a Sad, a Champions, em ano de encontrar novo patrocínio, foi prioridade número 1.

      P. Torres.

      Eliminar
  16. Solidarizando-me com o meu caro Jorge Bertoccini, do estimado Porta 19, o que me abriu as portas à Bluegosfera, também a mim me preocupa tamanha fragmentação e certezas absolutas no discurso adepto. Mas, realisticamente, o rumo de Pinto da Costa não muda consoante a opinião adepta, e quanto mais fragmentada, mais ruidosa e, por isso, menos preponderante será.

    Também, desde a primeira hora, me parece que Lopetegui não fica muito melindrado com vozes críticas e assobios. Um homem com um projecto deve saber sempre que este não tem de ser popular a todas as horas. Tem de ser é de acordo com o rumo acertado com a Direcção do Clube e os seus objectivos, e dentro do prazo estabelecido para isso. Lopetegui tem essa qualidade, não exulta com as vitórias e não se desmorona nas derrotas. Com tudo o que isso terá de bom e mau. E nesse sentido, tenho a certeza que manterá o rumo. Que, a mim, se me afigura ser transversal a todas as áreas do Clube.
    Lembram-se?
    Aires

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que fofinho, a citar-me para mim mesmo! Vamos esclarecer-nos. Lopetegui é o que menos culpa tem dos últimos jogos. Era o unico a reagir, com raça e vontade. Ele não tem culpa que os jogadores desistam. Ele pode tentar e motivar mas, no fundo, toda a gente sabe que as faixas estavam encomendadas. Ou alguém acha que o Maritimo vá ganhar ao benfas? Juizo! Por isso, não mudo uma virgula do que escrevi ai.

      Eliminar
    2. Entrei na onda do ‘colinho’ até Março. Até ao jogo na Madeira com o Nacional. Depois desse jogo ficou mais que claro para mim que a minha equipa não merecia ganhar e pior que isso, não queria ganhar. O que aconteceu na Luz foi a confirmação disso mesmo. O jogo do Restelo foi apenas deboche e gozo com os associados.

      Justificar o 2º lugar neste campeonato com o ‘colinho’ é benfiquizar o nosso clube. Seria fazer como eles fazem ano após ano com a história da fruta e do apito dourado e dos 30 anos de corrupção. Recuso-me a desculpar a incompetência técnica com fenómenos paralelos.
      Tiago

      Eliminar
    3. Não merecia ganhar? Uma equipa que teve um ciclo terrível, foi a braga, basileia, recebeu o sporting, o basileia, jogou mais de 80 minutos com 10 contra o Arouca a meio da eliminatóriado basileia entre outros jogos complicados?! E ainda teve o azar das lesões baterem à porta nessa altura?! Foram as gayvotas que mereceram?,Deixa—me rir, volto já Tiago. ;)

      Eliminar