domingo, 3 de maio de 2015

Pelo Orgulho e Pela Champions


Tecnicamente, nada está em discussão neste jogo, senão manter aceso um fogo cada vez mais fátuo de chegar ao título, que a esta altura seria - outra vez! - mais perdido por um que ganho por outro. Está em causa, sim, o Orgulho e Raça de um Dragão que tem que dizer, no fim do campeonato que a liga colinho acabou a 3 pontos - ou menos! - e que, não fosse o roubo de catedral que aconteceu, te-la-íamos vencido. A esta altura, joga-se, sim, aquilo que devia ser sempre o futebol, a vitória pela vitória em si e nada mais. Talvez repôr a distância de 6 com o zbordem e aproximar-se de assegurar a Champions, já na próxima jornada. Mas, se estamos a lutar pelo título...

Recordo-me perfeitamente da primeira volta, do frio e da indignação que senti por estar a ver um jogo soporífero no congelador, à altura, uma dormência só desatada por Brahimi ao entrar no minuto 82, ao dar um golo e tirar um penalty. 4-0, mas um jogo onde se podia - e devia - ter feito muito mais, por respeito aos adeptos. Mas não sei o que vamos encontrar. Já se viu o Facebook de Quaresma e  Óliver cheio de sorrisos. Não gosto, mas pelo menos que se traduza num jogo de futebol corrido e profissional, onde a supremacia natural se traduza no resultado.

A grande novidade é que Fabiano Freitas parece arredado do Futebol Clube do Porto. Acho que Fabiano é bom rapaz e esforçado, mas os últimos meses têm demonstrado que Helton está, aos 37 anos, muito mais ágil, seguro, determinado e forte para defender as redes. Fabiano merece ser feliz num clube e eu desejo-lhe mesmo felicidades. Em Munique vi medo no olhar do guarda-redes, coisa que, definitivamente, não pode acontecer. Andrés Fernandez foi convocado, mas deve ser para ver o jogo no banco. Estou feliz pelo Bom Capitão, merece. Isto apesar da troca de camisolas - que eu não esqueço - com Júlio César e dos sorrisos no fim do jogo. Mas pelo menos não foi dar um beijo ao treinador adversário, que tinha quezilado com o seu momentos antes.

Estou curioso para ver se Quaresma joga. Por mim, não jogaria mais.

Convocados: Helton, Andrés Fernández, Indi, Maicon, Marcano, Casemiro, Quaresma, Brahimi, Jackson, Quintero, Evandro, Herrera, Hernâni, Ricardo, Alex Sandro, Óliver, Rúben Neves e Aboubakar.

O Meu Onze Provável (4x3x3): Helton; Ricardo, Maicon, Marcano, Alex Sandro; Casemiro, Herrera, Óliver; Hernâni, Jackson, Brahimi.



13 comentários:

  1. Bom dia!Eu gostaria que o Quaresma continuasse a jogar pelo FCP mas infelizmente as atitudes dele sao incompativeis com os interesses do clube onde se encontra.
    Se o treinador,que e o general teve problemas com o JJ e estava a vista de todos,porque Quaresma foi destruir a imagem de coesao da equipa ao abracar JJ e passar uma imagem que nao deveria?
    A SAD deveria lembrar ao Quaresma quem lhe paga o salario e espero que na proxima epoca,o mesmo Quaresma nao esteja no FCP e sim no Besiktas,Galatasaray,Kuban krasnodar ou num clube desse tipo.
    No FCP esse individuo ja gastou todas as fichas,ta na hora de sair antes que nos enxovalhe outra vez..
    Abraco a todos.Forca FCP.
    LUCAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso mesmo estou curioso para ver se ele joga.

      Abraço

      Eliminar
  2. Jorge,

    Hoje é um daqueles dias "meh...";
    Que saudades do Zé do Boné...

    Grande abraço!


    http://imbictopoema.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer! A ver se pelo menos a noite inverte a tendência...

      Abraço

      Eliminar
  3. Jorge, não foi "roubo de catedral", foram roubos sistemáticos. Os gajos podem ganhar por cinco em Barcelos, o labrego-mor pode dizer que estão em primeiro porque são melhores, que não apagam a roubalheira sistemática que foi este campeonato. Com as ajudas que tiveram, se fossem de facto melhores, eram campeões há cinco ou seis jornadas. Quanto ao Quaresma, nem convocado devia ter sido, mas pronto. Se não fosse ainda tínhamos aí os jornalistas e o sos racismo a dizerem que o Lopetegui era racista e que a Liga devia puni-lo. O Fabiano, coitado, tenho pena. Gostava de o ver jogar quando estava em Olhão, pensava que se faria um grande GR, mas pelos vistos não chega para o nosso Porto. É um bom GR, mas grande... vamos ver o que nos reserva a próxima época. Saúde- João.

    ResponderEliminar
  4. Não sei se seria cedo mas gostaria de ver já na próxima época o Gudino na equipa principal. Tb me parece que o cigano já não devia mais vestir o manto sagrado.
    Em relação à próxima época, o Jorge acha que um jogador como o Josué seria útil?
    Um forte abraço a si e a todos os portistas.
    Mestre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Mestre,

      O Kaysenpor quer o Josué. 2,5M dão sempre jeito.

      Vamos ter gente de linhagem, acho.

      Abraço

      Eliminar
    2. Caro Jorge.

      Por falar em Josué, o que feito do menino Mikel? Continua lesionado?

      Cumprimentos.

      Eliminar
  5. Eu não entro em peditorios contra ou a favor do RQ. Td a gente sabe do feitio dele desde a sua 1°passagem pelo clube. Agora o que não entendo é que os adeptos que hoje estão contra ele logo se ele por acaso marcar o golo da vitoria já é o melhor. Mas lá está voltamos ao bipolarismo.

    Atenção que eu não estou nem a favor nem contra o jogador, o que eu quero é que todos os jogadores deem o seu melhor em campo.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já escrevi e insisto, o Quaresma fez parte da secção "Golos" das minhas análises pos-match mais do que qualquer outro.

      Nunca fui pró ou contra Quaresma, mas a atitude dele, depois de tudo o que passou, é uma afronta ao treinador, e reiterada merece um tratamento condigno.

      Abraço

      Eliminar
  6. Caro Jorge

    Eu entendi perfeitamente o que disse no seu post e eu não me estava a referi a si, eu venho quase todos os dias a este cantinho e leio a suas cronicas, sei perfeitamente que se tiver de elogiar o RQ elogia, agora o que me irrita é ler muitos comentários a dizer que hoje o RQ nunca mais deve jogar no nosso clube para amanha mudarem de opinião se ele fizer um bom jogo e marcar um grande golo.

    Eu também não sou nem a favor nem contra o RQ e quando falo dele falo de qualquer jogador, tal como disse quero é que eles honrem a camisola e deem tudo em campo. Agora se o treinador também não vê qualquer problema quem sou eu para criticar o jogador.


    Também temos de entender que os tempos mudam e os jogadores de hoje não são os mesmos de há 10/15 anos, agora após os jogos acabarem são todos amiguinhos e o uma coisa é certa só nós é que nos chateamos e ficamos f***os.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
  7. "Estou curioso para ver se Quaresma joga. Por mim, não jogaria mais."

    Lopetegui é muito fraco, mas não é da Lourinhã.

    R. Carvalho

    ResponderEliminar