terça-feira, 5 de maio de 2015

Saudosismo? Não, obrigado!


" O Passado já desapareceu, não existe mais. O Futuro ainda não aconteceu, não existe. Tudo o que existe é a dádiva do Agora. Por isso se chama Presente" - autor desconhecido

Ando perplexo com o meu FC Porto nos últimos tempos. Ainda mais perplexo com o que o rodeia. Estaremos já como os outros clubes, a viver das Glórias do Passado? Agora já só se fala de Viena e de Gelsenkiershen? Agora é o tempo do "dantes é que era bom"? Desde quando é que morremos para o Presente e fomos tirar as cassetes de vídeo à arca e ficamos a ver?

Desculpem, não consigo partilhar da vontade de existir para um Museu. Aliás, fico deveras chateado que a principal publicidade e entidade dinamizada no Futebol Clube do Porto seja justamente essa. É lá que há promoções e eventos constantes. Não me entendam mal, estou muito agradecido a todas as referências dos últimos 30 anos, que fizeram de mim o Portista que sou. Mas o que é demais é moléstia. 

Agora, os "Arautos da Mística" são paineleiros, vão para as televisões criticar os jogadores presentes do Clube que os fez e que dizem amar. E os treinadores também. O que é isto, o Alto Conselho dos Sábios?  O que tenho visto recentemente é de bradar aos céus. As figuras que num dia dizem "entravam em campo e eu castigava-os", "comigo não havia sorrisos", são os mesmos que apelidam o treinador adversário de "muito bom" e "pragmático" e que apreciam o seu "futebol directo". São também aqueles que acham "corretíssimo" e "exemplar" o comportamento de árbitros e que "não é por aí que se perdem campeonatos".

Eles eram o últimos bastiões da Moral Azul e Branca. Eles são os que se outorgam ao direito de dizer que a culpa não é do Fabiano, mesmo sabendo da sua expulsão infantil e da sua intranquilidade total. Esses, os que acham que "o Futebol Clube do Porto não se pode desculpar com as arbitragens". Eles são os Abençoados da Mística, como se tratasse de um super-poder. "Dantes eu tinha vergonha", dizem, ao mesmo tempo que dizem que "os outros estiveram bem" e que o benfas "joga melhor que o Futebol Clube do Porto", mesmo que o Futebol Clube do Porto esteja este ano a bater o recorde de defesa menos batida dos últimos 20 anos, ou que tenha uma das melhores séries de sempre. Não interessa.

"No meu tempo é que era bom", porque "no meu tempo sabíamos sempre que íamos ser titulares", dizem os Sábios Azuis e Brancos. Mas eu tenho novidades. Mutatis mutandis. Hoje há muito mais atleticismo, as posições são polivalentes, os jogadores lutam por exposição. Há exigência de envolvimento no ataque, na defesa, corre-se mais, há mais desgaste. A sociedade globalizou-se, os milhares tornaram-se milhões. Os scouters batem o mundo à procura de talentos. Os nossos também.

Mas fico confuso. Quando é que acabou a Mística? Foi com Mourinho? Jesualdo? Villas-Boas? Vítor Pereira? Quando é que deixou de haver jogadores à Porto? É que, que eu saiba, ainda se vai perguntar ao Hulk volta e meia o que pensa do FC Porto. Onde é que nasceu o Hulk? Na Afurada? E o Lucho? E o Fernando?


Eu preocupo-me com o Presente. Este é o que cria o Futuro do meu Clube. Mas temos ou não um treinador de Raça? E o Rúben, que desde miúdo de fraldas que só vê Porto à frente, é ou não uma espécie de André? E o filho deste, que presumivelmente vem jogar connosco, é ou não é Portista, carago? E o Gonçalo, que antes de ser já o era? E o Leandro Silva, que fala que realizou o sonho de sempre, com um brilhozinho nos olhos, ao marcar pelo seu Futebol Clube do Porto? Que veio de lá longe para jogar no seu Clube do Coração? Sabem que o Gonçalo Paciência vem ver os jogos todos? Não serão estes os Joões Pintos de amanhã? Os Jorges Costas?

Porquê? Hoje só há mercenários? Que foram os outros tantos que na década de 90 trocaram o seu Clube que os fez por lugares obscuros de carreira duvidosa? E o Hulk, por ir para o Zénit, é menos Portista?

Bardamerda para as Glórias do Passado e a sua sobranceria! Por muito que lhes reconheça, não lhes deleguei nenhuma autoridade para julgar quem carrega o testemunho nos tempos que correm! Não quero pensar nos 5 violinos do Futebol Clube do Porto. Não vivo voltado para trás. O melhor Futebol Clube do Porto, para mim, ainda está para vir. Só com visionários e estrategas se constrói um Futuro hoje. E esse não se faz a olhar para trás. Faz-se a construir no Presente. Como Antero Henrique, ao fazer um lobby para passar uma norma que exige 6 formados localmente nas equipas. Para haver referência nacional. Boa para a carteira, excelente para o balneário.

Invista-se e blinde-se quem tem o Coração Azul e Branco. Isso não é um exclusivo do tempo do antigamente. Está a ser formado perpetuamente. Como o Futebol Clube do Porto!



48 comentários:

  1. Bem falado.

    Custa muito ouvir muitas das glórias do passado nas nossas tv's, inveja por nunca terem sido chamados a ocupar lugares na estrutura do clube após o fim de carreira? Discurso ''correcto'' para garantir o lugar de paineleiros? O único nos últimos tempos que chamou os bois pelos nomes foi Costinha.

    Abraço, P.Torres

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Costinha, esse que é do zbordem!

      Abraço!

      Eliminar
    2. Jorge, "ELES" tem que dizer o que interessa à maioria, para levarem os 1000 euros por programa e não perderem o pão, pois a maior parte desses paineleiros ex jogadores, não sei de que vivem!
      Abraço, Berto!

      Eliminar
    3. A mais pura das verdades, Berto, sem duvida.

      Abraço

      Eliminar
  2. É curioso, mas desde que temos Museu ainda não metemos a mão ao prato no futebol sénior... Não confundas o portismo de ex-profissionais, nesses há muito poucas excepções que se aproveitam, com o portismo do adepto que sofre e de que maneira com os inêxitos. Já contei, mas repito: quando perdemos o Tri, no tempo de Pedroto, fiquei podre, pior do que estragado, como trabalhava no EFI, a caminho de casa, passei pela Petúlia e estavam lá alguns dos chamados símbolos do F.C.Porto. Para meu espanto, pareciam que tinham cabado de ganhar a lotaria, riam-se, estavam felizes, parecia que não tinham perdido no dia anterior, o, na altura, histórico Tri. A partir daí sempre soube distinguir as duas coisas. Referências, até concordo, símbolos só a bandeira, o emblema e até os adeptos, principalmente aqueles que fazem das tripas coração para esatrem sempre com o clube, em todas as modalidades e em todos os momentos. Quero apenas bons profissionais, daqueles que respeitem e honrem o manto sagrado.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, afinal esta coisa dos sorrisos não é de agora! Ah, bom! Pois, bem prega Frei Tomáz!

      Obrigado pela partilha.

      Abraço

      Eliminar
    2. O Museu, o Dragão Caixa, o Estádio ficam e os Lopeteguis desta vida nem nos lembramos que eles existiram.
      Guifões

      Eliminar
  3. Caro Jorge,
    Concordo plenamente, subscrevo. E por isso nada mais tenho a acrescentar.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Jorge muito bem falado..Os meus sinceros parabéns. .Abraço

    ResponderEliminar
  5. Boas jorge cada vez mais me identifico com as tuas palavras...
    Eu também fico um pouco triste ver ex jogadores/treinadores a comentar o nosso clube não pela crítica mas sim pela crítica fácil e nada construtiva nós adeptos conseguimos ter mais bom senso chego mesmo a pensar que são pagos para falar mal do fc porto e da sua estrutura eu até acho que isto é tudo combinado... Como escrevi ontem acho que o nosso Porto tem um grande projecto e eles sabem disso e sabem que o julen é peça fundamental na estrutura desta nova equipa por isso estes ataques constantes que para mim vão ser a gasolina para as próximas épocas... Já temos as bases e penso que o que vem a seguir será sempre melhor...
    Estive sempre com este treinador como estive com o Vítor Pereira e cada dia estou mais só espero que consigamos ter um grupo unido porque o que vem de fora não nos atinge...

    Um abraço Poveiro


    Hucher

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que tenhas razão e isto sirva de gasolina. Para Lopetegui, sem dúvida que sim.

      Para o ano não haverá bonomia nem pacifismio, e o modelo estará implementado.

      Abraço poveiro.

      Eliminar
  6. Muito bom Jorge. Muito bom.Continua ;)

    ResponderEliminar
  7. Até te digo mais companheiro, BIbardamerda para eles. Referências de quem? Olha, para a Antena 1, o Octávio (vómitos) é uma referência do FCP. Como se a mística tivesse dono! Pois não tem! A mística somos nós! Juntos. Um, per si, não é mística nenhuma. É como a voz: somos NÓS! A eles, deixa-os a falar sozinhos. Pa, já dizia o gajo na Tasca, the best is yet to come :)
    Abraços.

    ResponderEliminar
  8. Caro Jorge,

    Por momentos assustei-me! As primeiras palavras pareciam uma crítica aos artigo ue hoje relembram o jogo com o Depor...

    Mas tens razão, a coisa aqui tá preta, para quem só vê memórias.

    Abraço!

    Http://imbictopoema.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada disso, o teu artigo e do Jorge são exemplares. Estava a falar de saudosismos mesmo!

      Abraço

      Eliminar
  9. A ideia do museu é continuar a encher aquilo até que não se consiga lá andar dentro, mas parece-me que já existem muitos que não pensam assim...

    Sobre esses supostos transportadores de mistica, relembro alguns casos:
    - Baia tinha tanta mistica que foi treinar com a equipa B devido á sua boca grande;
    - Jorge Costa achou que era mais que o clube foi jogar para Inglaterra para o colosso Charlton;
    - Domingos foi espalhar a mística por Espanha e quando voltou já não tinha nada para mostrar;

    Todos eles tiveram momentos em que lhes podia ser atirado na cara que não tinham mística do clube e que só pensavam neles próprios. Mas o clube não os abandonou, mas é assim que eles retribuem o que o clube e a massa adepta lhes deu e aturou.

    Como o Mourinho diz, os cães ladram e a caravana passa, o que me deixa triste é que estes cães ladram a quem lhes deu de comer...

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pyrokokus,

      Creio que a saída de J. Costa se deveu a uma braçadeira no chão, prontamente castigado pelo indivíduo do último parágrafo.

      Abraço

      Eliminar
    2. Exactamente e depois vêm dar lições de moral?! O Domingos não, mas o moralismo não se aguenta!

      Abraço aos dois

      Eliminar

  10. @ Jorge

    como referi no blogue do caríssimo Vila Pouca:
    «
    peço desculpa pelo que vou afirmar, mas, à Segunda-feira, o único programa de debate futebolístico que me interessa é o "90 minutos à Porto". o resto, é palha. nem quero saber.
    sinceramente e para quem ainda não viu, recomendo. numa perspectiva salutar, informo que as chatices diminuem de forma drástica. e é bom estar entre os nossos.

    »

    ps:
    já sei que vou ser acusado de promoção gratuita e não sei mais o quê pelo(s) mesmo(s) do costume... é para o lado que durmo melhor, pois estou de consciência tranquila e sei que oque recomendo é bom. e é nosso: "made by FC Porto" :D

    pps:
    andas cá com uma léria, 'bou-te contar... :D


    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já te disse, já não vejo. Mas mesmo quando estou a fazer zapping depois do 90 minutos à Porto, dou com esta coisa..

      Abraçom

      Eliminar
    2. Quem acredita vai a Fátima ou a Meca. Essa não é a cultura do nosso clube, como muito bem saberá. Fazer as coisas depender da fé não esta no nosso código genético. Nós fazemos o sucesso depender de coisas como o trabalho, esforço, competência, superação e a boa planificação. Essa foi a chave do nosso sucesso durante décadas. Ninguem no seu perfeito juízo poderá afirmar que a competência e boa gestão foram os signos desta temporada no Dragao. Houve muita incúria, incompetência (SAD, estrutura dirigente) e equívocos inadmissíveis a este nível (Lopetegui).
      Isso só se resolve duma forma, limpar rapidamente os incompetentes do clube.
      A. S.

      Eliminar
  11. So umas notas desta epoca 14/15:

    F.C.Porto : uns 3 ou 4 golos anulados, LIMPINHO !

    benfica : acho que no campeonato foi de 0 mesmo

    isto sao alguns pontos, mas mesmo colinho, ou nao, sempre ganhamos, com Mourinho, Co Adriaanse, VP, por isso digo que sao pequenas desculpas.

    ganhou a experiencia dos 6 anos (mais ajudas) contra a inexperiencia,

    mas que praticamos futebol bonito, uma coisa é 4-0 ao basileia e 3-1 ao bayern aos olhos de todos, otra é goleadas contra equipas portuguesas que ninguem quer saber (porque é o normal diga-se)

    que o Lopetegui fez erros no primeiro ano isso perdoa-se uma vez, nao duas, sem nada

    devia contratar experientes (qualidade sempre) e nao tantos jovens (ele pensava fazer uma selecao sub21 ?

    Foi essa juventude, falta de conhecimento do clube que falhamos, e claro eles pensavam que a arbitragem era boa aqui e deviam ter feito mais, agora ja sabem o que é para os que vao ficar.

    M. Pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se esqueça que o Ronaldo era para ficar e o Varela também...

      Os golos que fala eram suficientes para ganhar os jogos em questão. Davam 10-12 pontos... Faça as contas.

      Abraço

      Eliminar
  12. Caríssimo tribardamerda para todos os paineleiros,estou como o Miguel só vejo "90 minutos à Porto".
    PS-Quem só vê o futuro, esquece o presente.
    PS2-Se não fossemos tão roubados principalmente na 1º volta,já éramos campeões.
    PS3-O filho da virgem é bronco e filho da p..a,que continue muitos anos na agremiação.
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
  13. Uma das críticas, nesta altura, é o Porto, esta época não ter plano B. Curiosamente, a dada altura da época criticou-se o treinador por mudar a forma de jogar da equipa apenas para fazer ‘‘caber'' na equipa Adrien. Ou seja, o tal plano B. Também, por aqui, creio que as coisas não correram bem, primeiro a inadaptacao de Adrien e depois a sua lesão.

    P.Torres

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Adrian foi o único a jogar em 4x4x2 no Estoril. Teve 9 vezes na cara do golo mas não lhe chegou a bola.

      A assistência para o duplo penalty foi dele.

      Abraço

      Eliminar
  14. Boa tarde, eu passo sempre por aqui para ver o que se escreve do ser Porto, mas atrevo-me a dizer que este Post é dos que mais gostei de ler nestes últimos tempos, estou farto de ver e ouvir dantes é que era. Saudações Portistas.

    ResponderEliminar
  15. A famosa "mística" que agora todos reclamam como sendo do tempo deles...e no entanto por meia dúzia de patacos ou um tachozinho na FPF, a deixam à porta dos estúdios onde debitam as suas bacoradas. A mística é sem dúvida, aqueles que sofrem pelo clube, os adeptos como muito bem referiu o DVP. Existem algumas excepções no que diz respeito a ex jogadores, mas contam se pelos dedos as mesmas.Já deixei de ouvir muitas "referencias" do universo portista. Prefiro a opinião dos bloggers portistas, que são bem mais sentidas.Abraço.

    ResponderEliminar
  16. Eu preocupo-me com o Presente.

    Preocupa-se com o presente e defende o pior treinador da história do F. C. Porto?!??!!

    "Bardamerda para as Glórias do Passado e a sua sobranceria!"

    Homem vá-se tratar para o Magalhães Lemos. Não é portista coisa nenhuma.

    Reis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ha ha ha obligado pelo refinado sentido de humor.

      Abraço

      Eliminar
  17. Como se diz aqui pela minha zona "quem esta de fora racha canhotas"! :))
    O que esses "velhotes" dizem é tao importante como eu aqui a reclamar disto ou daquilo!
    "aí no meu tempo é que era" dizem eles!
    Eis o problema desses "velhos" é que o tempo avançou e clube não acabou com as vitorias "deles" e digo deles entre aspas porque as vitorias foram do clube e nao propriedade dos jogadores!
    A mistica destes ditos "velhotes" perde-se quando abrem a boca e prejudicam o clube!
    Bonito agora é Pinto da Costa também lhes chatear a mioleira e dizer lhes que no tempo deles não havia "velhos" de fora a mandar bitaites a troco de tachinhos!
    E assim se via a tal "mística" de certos "velhos" vendidos que ganharam muito á custa do clube, se tivessem calados faziam um favor enorme a quem vive no presente e olha para o futuro!
    Muito bem escrito este post, gostei muito de ler!

    ResponderEliminar
  18. Não sei se é verdade.
    Verdade sei eu que o FCP vai lançar um novo empréstimo obrigacionista de 40M, aumenta o seu passivo nessa quantia que irá custar mais 2M por ano. Troca um empréstimo que custa dinheiro para pagar empréstimos não remunerados, isto é, que não custam dinheiro.
    Lindo! Enquanto os concorrentes directos começam a baixar o seu passivo o FCP aumenta-o, aumentando os custos financeiros, em claro contra ciclo. O barco continua de vento em popa em águas cada vez mais alteradas!

    ResponderEliminar
  19. Bravo caro Jorge!! Discurso pra mim 100% adequado!! Quanto a mim hoje em dia é fácil "desancar" no nosso grande Porto, mesmo esses Paineleiros que supostamente deveriam defender as nossas cores. Mas na minha opinião e como já alguém também o referiu , esses senhores querem agradar aos patrões do sul.

    A nossa base de futuro está lá, temos Ruben, Gonçalo, Rui Pedro, temos Leandro , André Silva, podstawski, etc etc. Haja "coragem" pra apostar nos meninos, mas aí lopetegui certamente estará a trabalhar nesse sentido. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  20. Espero que não tenhas nada contra a Afurada, caro Jorge :-)

    Grande Abraço.

    Saudações Portistas.

    ResponderEliminar

  21. Não estou nada de acordo. Em primeiro lugar, esta observação insinua que Lopetegui não tem amplas responsabilidades no falhanço desportivo da época e que, portanto, o contrario seria transforma-lo em bode expiatório. Nada mais falso.
    Lopetegui teve todos os jogadores que pediu, o que também correspondeu ao maior investimento de sempre no nosso clube.
    No capitulo técnico, dificilmente se poderá defender o trabalho de
    Lopetegui. As suas opções, modelo de jogo, gestão do plantel, comportamento nos ditos "momentos cruciais", etc., tudo teve a marca da mediania e quase tudo falhou. Não me lembro de nada que me levasse a dizer: -"Este fulano é um excelente treinador, aquilo que precisamos..." Note-se que a coisa só lhe correu bem em desafios de maior dificuldade na única vez em que abdicou totalmente do seu modelo de jogo (Bayern no Dragao)... Lopetegui gastou meia-temporada as aranhas, não repetindo 11 ate Novembro, chegando ao cumulo de ser eliminado da Taça de Portugal, em casa pelo Sporting, depois de ter alinhado uma equipa B no relvado. Nunca esquecerei o paquiderme de Alvalade celebrando no nosso relvado - esse que tanto nos havia insultado na semana antecedente... A Champions disfarçou muita coisa, mas mal. Quem quiser ser honesto saberá ver onde esteve o mérito, a sorte e o falhanço. Se Lopetegui fosse treinador do Benfica e falhasse como falhou, com toda a panóplia de más decisões que tomou, com o investimento que teve por base de trabalho, estávamos aqui a gozar o pato....

    Para mim, relativamente ao treinador, e assumindo que não gosto do estilo de jogo de Lopetegui, nem lhe vejo capacidade para ser o nosso timoneiro, qual a situação em que estamos? Se for para repetir a sucessão de Vítor Pereira, prefiro manter Lopetegui!

    Isto é o melhor a que podemos aspirar, i.e. impor uma estabilidade perigosa, arriscando na evolução de um treinador que se revelou fraquinho na sua primeira temporada? Ou existem de facto alternativas que nos convém mais? E será intelectualmente honesto estarmos a invocar a manutenção de estabilidade nesta situação, quando mais de metade do 11 titular tem probabilidade elevada de sair? Que estabilidade adviria de se manter Lopetegui nessas circunstancias?

    Fala-se a boca pequena em Paulo Sousa, que tem feito excelente trabalho. Boca pequena, porque os 3 anos de contrato que Lopetegui assinou, têm uma clausula de rescisão altinha. Se aparecer outro clube que o queira e se Lopetegui estiver interessado, bacoreja-me que a nossa direccao não se fará esquisita...
    André

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha o anónimo voltou á carga! E, com a mesma ladainha!...
      Pelo que diz, deve ser um grande treinador.. ponha-se em bicos de pés para os olheiros o verem! temos futuro.. ou, espere lá, será que me enganei e é empregado de um clube vermelhusco?...

      (por estas e outras, é que o nosso presidente já nem liga, nem ouve, nem quer saber. Vamos é para a frente, que estar aqui a dar respostas aos toscos empata muito tempo! )

      Eliminar
  22. O 2º ps tem a ver com o colinho que o clube do regime teve na sua fase mais difícil da época, jogos com Boavista, Estoril, Rio Ave, Nacional ou Gil Vicente, sem falar na leiteira monumental que tiveram no Dragão.
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
  23. Já eu dizia algo parecido num destes dias: "das equipas mais recentes, não tínhamos um (UM) jogador formado na casa, um jogador que fosse sequer oriundo do norte do pais, quanto mais das nossas "escolas". As coisas são como são, o importante é que quem está em campo dê o litro e que entre os jogadores haja um forte espírito de união. Como disse o Vila Pouca mais acima, acima de tudo queremos bons profissionais que deixem tudo em campo. Venham eles de Bogotá ou de Almagro. Mas como hoje é bonito dizer mal de tudo, qualquer argumento é válido para cascar :)

    ResponderEliminar

  24. @ anónimo AS

    «
    Houve muita incúria, incompetência (SAD, estrutura dirigente) e equívocos inadmissíveis a este nível (Lopetegui). Isso só se resolve duma forma, limpar rapidamente os incompetentes do clube.
    »

    meu caro,
    tenho para mim, desde sempre, que quando se vence ou quando se perde, no nosso FC Porto, ganham ou perdem todos e não só alguns. assim sendo, aguardo pelos resultados finais para saber se haverá distribuição de prémios na SAD...

    quanto à sua citação, se está insatisfeito a esse nível, não necessita de ir a Fátima, sequer a Meca. no próximo ano haverá eleições. desafio-o a fazer algo, não só por si, mas pelo nosso clube: apresente uma lista e uma alternativa ao estado de desgraça que apresenta. vou ficar à espera desse projecto alternativo. sentado, claro.

    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar