sexta-feira, 22 de maio de 2015

Um Jogo Para Redenção E Uma Baixaria Corrigida [ACTUALIZADO II]


No Oriente antigo, os Samaurai tinham a antiga tradição do "Harakiri", Quando a sua Honra era manchada, voluntariamente viravam a sua afiadíssima lâmina para dentro e perfuravam o estômago e intestino, em meditação pelo seu falhado acto. Enquanto a força vital se esvaía, o Samurai meditava, em purificação e sublimação da mancha que o afectava.

O jogo de hoje tem um misto de emoções. Se, por um lado, é um de despedida de Jackson e Danilo (quiça outros, mas estes já sabemos), por outro lado é um que o Tribunal do Dragão (não o obrigatório blogue, mas os adeptos) irá aproveitar, certamente, usar para demonstrar o seu descontentamento, o qual os jogadores e equipa técnica terão de aguentar como homenzinhos.

Quem quer que seja que fique para o ano, vai ter este "baptismo de fogo", para que saiba que o FC Porto não se coaduna com jogos displicentes e desinteressados, muito menos em alturas decisivas e cruciais. Estou certo que sairão dali jogadores diferentes. Só através do amargo da derrota poderão sentir o doce néctar vitorioso.

Pela convocatória, consegue perceber-se o caminho limitado de Fabiano e Adrián López no FC Porto, e também que não teremos oportunidade de despedir-nos de Óliver em campo, com muita pena minha.

Hoje será um jogo para recordar uma verdade simples: Para ser jogador do FC Porto, há que suar a camisola, deixar a pele em campo. Em princípio, trará a vitória. Não trazendo, será sempre Honrada.

Convocados: Helton,Andrés Fernández; Danilo, Martins Indi, Casemiro, Quaresma, Brahimi, Jackson Martínez, Quintero, Reyes, José Ángel, Evandro, Herrera, Hernâni, Ricardo, Alex Sandro, Rúben Neves e Aboubakar.

O meu onze provável (4x3x3): Helton; Danilo, Reyes, Indi, Alex Sandro; Casemiro, Herrera, Quintero; Quaresma, Jackson, Brahimi.

ADENDAEntretanto, mostrou-se uma vez mais o calibre dos media portugueses. O benfas não roubou a Championship Cup ao FC Porto. O FC Porto recusou participar, portanto a Championship Cup foi para uma segunda escolha!.

Na nota oficial de resposta, aqui, pode ler-se;

"O RECORD ERROU E QUIS ERRAR


​O FC Porto prescindiu do convite para participar na International Champions Cup, devido a um desacordo com a organização. Em causa estava uma deslocação à cidade do México, viagem que o FC Porto não quis efectuar, por considerar prejudicial à preparação da equipa.

É falsa, por isso, a notícia do jornal Record de hoje, quando diz que a organização prescindiu do FC Porto, optando por um clube rival. E bastaria um contacto com a organização da competição para o comprovar, mas confirmar uma informação não faz parte dos hábitos de certa imprensa, que não quer que a verdade dos factos destrua um guião previamente concebido. Como diz Julen Lopetegui, eis o manto protector em todo o seu esplendor."

COMENTÁRIO: Diga-se o que se disser, este é o género de coisas que desprestigia um Clube. Se está decidido que é prejudicial para a pré-época, porque se aceita? Se se cancela, porquê esperar que seja um jornal cujo fito maior é ridicularizar o FC Porto a dar a informação? E os adeptos além fronteiras? É assim que se fazem as coisas hoje em dia?

Por isso, insisto: mais do que treinador, o problema é que a SAD parece ter divorciado dos sócios e adeptos. Está na hora de pôr os pés no chão. Este género de tiro nos pés, constante, de certeza que bem não faz.

13 comentários:

  1. Mesmo assim não deixa de ser vergonhoso então os bilhetes para o Porto vs PSG já estão à venda tenho familiares que até já compraram e lembram-se de desistir já com a grelha de jogos feita, o que se passa neste Porto é mais grave do que o que eu temia é vergonhosa esta decisão se não queriam participar diziam quando foram convidados, apesar de achar que participar neste torneio não se rejeita, é bastante prestigiaste ....vergonha é o que sinto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só tenho uma pergunta. Desistiram depois de 2 semanas ou é apenas uma desculpa? Se já não acreditava no que vinha na cs também já começo a duvidar no que vem de dentro do clube.

      Eliminar
    2. Não foi bem conduzido o processo, mas se é pelo bem da equipa...

      Eliminar
  2. É o grande prestígio que o F. C. Porto granjeou esta época. Tão grande que os organizadores do torneio decidiram substituir o clube, por um sem prestígio nenhum. Isto de levar à meia dúzia na europa é prestigiante, mas só para quem anda de venda nos olhos.
    Luis Santos

    ResponderEliminar
  3. Boas tardes

    Eu sei que não tenho comentado, mas ainda tou com azia do que se passou no fim de semana.

    Para hoje so espero que honrem a camisola e espero ver o Jackson como melhor marcador.

    No que diz respeito a essa cup a mim não me diz nada e se o clube acha que é prejudicial á equipa por mim tudo bem.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
  4. Um processo muitíssimo mal gerido que só nos fica mal. Ponto.

    ResponderEliminar
  5. Nao sei se é melhor uma preparaçao na Europa, trabalhar duro, do que estar um mes na America, jogadores cansados de viagem nao é o melhor, ainda bem que nao foram.

    mas devem pagar os Portistas que ja compraram bilhetes.

    eu fui a Basileia e houve Portistas que nao entraram por causa de otros (falsos bilhetes) triste.

    enfim, que toda a gente apoia a equipa de hoje, e que aprendam com os erros e que o futuro ainda pode ser risonho

    LOPETEGUI 15/16, estamos contigo, eles vao perder meia equipa, nao podemos falhar, mete putos e experientes e pratica futebol bonito e com vitorias no fim. treina muito, exigencia tem que ser sempre ALTA.

    Abraço. M. Pinto

    ResponderEliminar
  6. Caro Jorge Vassalo,

    Esta desistência está a meu ver muito mal contada. Ou quando analisaram o calendário não o fizeram correctamente ou é uma reacção aos resultados mais recentes e história final desta epoca. O que reparo é que a SAD vive unicamente preocupada em não ser ridicularizada pela comunicação social e pelos clubes rivais. O resto interessa pouco. O Porto está a léguas do que já foi e o preocupante é que o timoneiro mor é o mesmo, por isso algo vai mal, muito mal no reino do dragão. Curioso é que quase todos os adeptos, pelo menos os que vou ouvindo e lendo percebem isto. Percebem que nos falta humildade, garra, ambição e demonstração clara dos valores do FCP. Todos eles percebem que o problema do FCP vai para além do treinador (embora também não esteja isento de enormes culpas). Quando na segunda feira li que o presidente PC esteve reunido uma maratona de horas com o mister confesso que fiquei intrigado. A proxima epoca já não estava a ser planeada? Será que o planeamento não era o mais correcto e obrigou a uma intervenção do presidente?
    Estou aguardar com alguma curiosidade quais as novidades do plantel para a proxima epoca. Já vamos ter uma noção mais clara do que se pretende.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O próximo ano tem de ser muito mais do que este.

      Abraço

      Eliminar
  7. Não quero ser malcriado, nem tão pouco ingrato, aliás já o disse em vários blogs que se Pinto da Costa se recandidatar, será um curso natural de um homem vitorioso. Contudo...
    Desde que existe o museu, o FC PORTO ainda não foi campeão e PC passa lá muito tempo, considerando até o dito cujo, como a menina dos seus olhos...
    Temo bem que PC se tenha tornado peça do museu e esta SAD num somatório de individualidades que á volta de PC formigam, mas não labutam!
    Não quero acreditar que depois de PC se diga: aprés moi, le déluge!

    ResponderEliminar