sábado, 9 de maio de 2015

Uma Lógica Reactiva Muito Própria e o Portismo Universal


Muito estranha esta política de reacções da SAD. Se, por um lado, a notícia sobre Fabiano, totalmente falsa, ao fazer capa de um jornal dito sério, faz com que esta reacção seja legítima e eu a subscreva, por outro lado não deixo de estranhar a lógica das mesmas.

Ora bem. O Nosso Grande Presidente reagiu a uma crónica da Fofa com U®, o site oficial vai reagindo a coisas tão importantes como Delgado não dar um Ás a Tello na Travessa da Queimada e coisas desse género. Acerca das arbitragens, nada. Acerca dos abusos ao treinador, nada. Acerca do jornal i ter chamado, em notícia também de capa, em tempos, Flopetegui ao nosso treinador, nada. Mas em relação a essa história da carochinha sobre o Fabiano, sim. Deve ser conforme soprar o vento, só pode. Apesar de uma historia falsa, na capa de um jornal nacional e generalista, ser uma coisa grave e a reacção ser adequada, eu pergunto: Quem toma a decisão sobre o que merece reacção ou não? Qual é a lógica das mesmas reacções? Desconheço.


Mas a verdade é que Fabiano Freitas, não sendo bode expiatório, não está isento de ser chamado às suas responsabilidades e exigências enquanto jogador. Não vejo este escândalo feito pelo facto de Adrián ter entrado na convocatória do jogo contra a Académica, ter chegado a aquecer e depois não ter entrado. E ter desaparecido das convocatórias futuras.  Nem do estranho caso do desaparecimento de José Campaña. São tudo decisões do treinador. 

Não acredito que haja uma pessoa que, em consciência, possa dizer que prefere Fabiano a Hélton. Não acredito que depois dos disparates no jogo com o Arouca, na sua enorme responsabilidade na derrota contra o benfas em casa e nas suas saídas extemporâneas infinitas que quase causavam danos irreparáveis a Danilo e também poderiam ter prejudicado Marcano. Além disso, a segurança do Bom Capitão e a maturidade que ele transmite à defesa não me parece grandemente questionável. O problema parece-me estar mais na convocatória de Andrés Fernandez. Ou só de ser do contra. Helton, depois do jogo para a Taça da Liga com o Braga, nunca mais deveria ter saído da baliza. O Bom Capitão é infinitamente melhor que Fabiano. E está numa grande forma.


Há dois jogadores que muitos achariam que estavam na porta de saída este ano e que estão a demonstrar, quer no discurso quer no jogo, que tem raça e querer de Portistas. Este foi muito criticado por "tirar o pé" em Penafiel, "por não acertar uma", por "ser pior que o Adrián". Mas a verdade é que o empresário diz que ele gosta do FC Porto, que quer ser do FC Porto e o Facebook dele está cheio de imagens dele com a filha no relvado, vestida de dragãozinha, no meio do Dragão. E o último post dele vale o que vale. Mas eu já sei, é espanhol.

Este, por seu turno, fala em "ser Guerreiro", em ser "100% Dragão", no calor dos adeptos, e que será "sempre Portista, aconteça o que acontecer". E o clube de origem quer vendê-lo. Estou certo que está a ser bem negociado. Para mim, tem sido dos melhores. Mas também já foi vaiado indecentemente ao ser substituído no Dragão, já o chamaram de "gordo" e de "caceteiro". Mas também já sei, que percebem estes tipos de Mística.




12 comentários:

  1. ´tOMA LÁ MORANGOS!
    Grande Post, meu caro!

    E o Ruiz, que já beija e bate no brasão abençoado com uma naturalidade invejável.

    Casemiro será muuuuito caro. Francamente, se é para ficar com emprestados, valorizar para outros venderem e desequilibrar a equipa no ano seguinte, mais vale repensar essa parte das contrapartidas, uma vez que os clubes-"mãe" parecem não respeitar as cláusulas negociadas.
    Tello deverá ficar... Óliver, já foi. Campaña, não entendo, porque devo ser a única pessoa do universo portista a gostar dele.
    O resto das respostas adivinha-se a médio prazo. Basta perceber o que anda ali, entre a B e os sub-15.

    Imbicto abraço!

    http://imbictopoema.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem é que falou nesses valores? Foi o FC Porto? Era como outros tantos valores de outras tantas contratações que depois custam menos 4 ou 5 do que o que foi dito. Isso para mim está como o Tello ganhar 5M por ano e o caraças. Disparates patetas.

      O FC Porto está a pôr o Casemiro na capa da Dragões, a aguçar-lhe o Portismo e faz muito bem. Eu acho que vamos ter alegrias neste defeso.

      O Tello também me parece que é para ficar.

      Ah, e eu também gosto muito do Campaña.

      Abraço

      Eliminar
    2. Perdão, o Tello ganha mesmo 2,4M limpos isto é, líquidos. Não vale a pena estarmos a tentar esconder o Sol com uma peneira. Não é melhor enfrentar a realidade como ela é? Senão dizem que vivemos em negação.

      Eliminar
    3. Sinceramente essa noticia do Real estar a pedir 18 M pelo Casemiro parece-me uma grande treta. A noticia até refere que o Real quer fazer dinheiro (precisa muito realmente) para contratar o Alaba, ou seja quer contratar o 1º/2º melhor defesa esquerdo do mundo quando já tem o 1º/2º melhor defesa esquerdo do mundo, dependendo da opinião. E se o FC Porto tem opção para alguma coisa servirá. Pelo que se dizia a opção é de 10M, que é bastante, mas valeria a pena na minha opinião. Não se pode é contratar jogadores para substituir um jogador que ainda não se tem a certeza se vai sair ou não (Sergio Oliveira - Casemiro) a não ser que o Sérgio venha para 8. Seria uma estupidez é se viesse para o lugar do campana, que é 3º opção, quando isso nem deveria existir.

      Eliminar
  2. Mais uma vez estou de acordo com o seu post. Tb acho que o Helton é melhor que o Fabiano.

    Que quer o Casemiro quer o Tello são grandes jogadores e seriam para manter caso haja €.

    Só um aparte vou deixar de ver os jogos quer da equipa B quer dos jovens, cada vez que vejo eles perdem, acho que dou azar

    Abraço

    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse caso somos dois. Andamos a dar azar aos miudos. Não vejo mais, quero que ganhem o campeonato.

      Abraço

      Eliminar
  3. Jorge, é a tal falta de coerência que não se percebe. Mas também surgem estas notícias, porque como não há reacção, ou quando há são murchas, qualquer um agora diz o que quer, brilha às nossas custas. É como a sarbitragens, nos Iniciados fomos comidos em casa, um golo limpo invalidado, hoje novamente, outro golo limpo invalidado. Perderam-nos o respeito.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como respeitar um clube que reage... pela net?! Ainda sou do tempo que se fazia blackouts!

      Abraço

      Eliminar
  4. Alguem viu o especial fcp que acabou de dar, não sei se foi repetição, mas acho que se tivessemos o exemplo destes 4 ex jogadores outra água correria de baixo da ponte.

    Miguel S.

    ResponderEliminar
  5. Este jornalista devia retratar-se ou levar com um processo por falsas notícias. Mas o Sr Lopetegui abriu o flanco, quando colocou o Fabiano no banco no jogo com os f@lidos. É por estas e por outras que eu insisto que Rui Vitória, Sérgio Conceição ou Pedro Martins são opções válidas para treinar este GIGANTE chamado FCPORTO.

    ResponderEliminar
  6. Assinem os comentários senão não os publico. Obrigado.

    ResponderEliminar