sábado, 20 de agosto de 2016

Antevisão FC Porto - GD Estoril Praia (2ª Jornada)


É tempo de jogar a sempre difícil jornada entre eliminatórias da Champions. O complicado não é, por vezes, a formação adversária, mas antes a cabeça estar no lugar e não a ouvir o hino da Champions. 

Há uma real possibilidade do FC Porto não se apurar e ir parar à Liga Europa, e este jogo contra o Estoril é de vital importância para chegar em hipotética igualdade de circunstâncias com o directo rival sportem a sua casa ou, até, por ventura, chegar na sua frente, naquela que é a mais importante competição de todas, o campeonato nacional.

Há, contudo, um bicudo problema: só temos um ponta de lança de raiz disponível. Laurent Depoitre lesionou-se. A Lei de Murphy impera no FC Porto e não parece haver nada a fazer, senão jogar com André Silva na frente, numa altura em que a rotação seria tão importante. Mas que fazer? 

O Estoril, apesar de vir com menos "peito" do que o ano passado para o Dragão, de certeza que vai querer aproveitar a indefinição e esta estranha neblina de incerteza que pelas hostes Azuis e Brancas grassa.

NOTA:  Tive vários amigos que me enviaram sms a queixar-se do infortúnio de Joel Campbell estar a caminho do reino de Alvaláxia, e nós sermos incapazes de garantir um ponta de lança. 

O sportem tem duas vantagens: pode acenar com a cenourinha da Champions, como nós antes deles, e  não andou a correr atrás de miragens meses a fio, não ouviu o canto da sereia e preparou-se. É, indubitavelmente, uma vantagem, sobretudo quando se parece conseguir avançados de qualidade por todo o lado menos por aqui. 

A nossa única opção goleadora - pelo menos a que o nosso treinador considera - é um miúdo de 20 anos, com tudo o que isso tem de bom e mau. Recuso-me a depositar nas costas de André Silva a responsabilidade do sucesso da instituição.

Quando aqui falei - juntamente com muitos amigos da bluegosfera - sobre a preparação amadora desta época de mercado, muitos criticaram. Eis aqui o resultado: uma carência pavorosa no lugar daquilo que é, no fundo, a essência do futebol - a marcação de golos. Esperemos que André Silva continue de pé quente. Tudo em contrário é responsabilidade de quem não quis ser responsável.

Lá estarei, no sítio do costume. Aos meus companheiros de pré-match, também lá estarei uma hora antes do jogo, no lugar habitual.


Este separador, com Nuno Espírito Santo, parece fazer pouco sentido. Depoitre e Evandro estão lesionados. Como não sei a convocatória, vou apresentar o onze que eu poria. Acho que Otávio deve estar no meio, Corona à esquerda. André André não me parece com grande pedalada para jogar de início, a esta altura. E Alex Telles está, incrivelmente, castigado à segunda jornada. Adrián, quanto a mim, merece esta titularidade depois de quarta feira.


14 comentários:

  1. Jorge, logo também lá estarei... para falarmos do nosso FC PORTO por dentro e por fora e, desejar as melhoras aos amigos ausentes.

    Quanto ao onze, seria exactamente esse que eu poria em campo!

    ResponderEliminar
  2. Jorge Vassalo,

    Sem duvida, as grandes surpresas na Europa, surgem justamente nas ressacas Europeias, e neste caso concreto, 3 dias depois da partida de hoje, o FC Porto jogará em Roma um jogo de uma enorme intensidade e desgaste fisico/mental!

    1 Seria ajustado refrescar hoje, porque o jogo na 4ª Feira com a Roma deixou sequelas fisicas!

    2 O jogo de 3ª Feira, poderá ser decidido nesse "pormaior" fisico, daí refrescar hoje, mas também poupar para Roma.

    E o Murphy é verdade, voltou a atacar quando a rotatividade com o Estoril seria preciosa. Depoitre, e Evandro teriam lugar no onze inicial para hoje.

    Vi o Estoril 0 Feirense 2 na passada 2ª feira, e este Estoril está muito longe do ultimo Estoril, tem um conjunto de Futebolistas, mas ainda não é uma equipa, revelou sobretudo carencias em termos defensivos, nomeadamente no eixo central da defesa. Solução ideal, resolver a coisa cedo, se tal for possivel!

    Eu "Treinador de bancada", corria o risco de poupar 6 unidades para Roma, e também motivar, e dar oportunidade aos habituais suplentes, assim, perspectivando Roma, e as sequelas que o jogo de 4ª Feira deixou :

    Casillas, Varela, Felipe/Marcano e Layun; Ruben, Herrera e João Teixeira; Corona, Bueno e Adrian Lopez.

    Creio que seria um risco calculado, sobretudo pelo que eu vi do Estoril esta semana. Para Roma, seriam poupados o Telles (este de certeza), o Maxi, o Danilo (começou mais tarde), o André A, e finalmente os desgastados André Silva e Otavio. Tenho noção também, que o NES, não irá correr este risco!

    1 abraço,

    PT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O campeonato tem de ser a prioridade. Por mim, rotacao so depois do dois a zero. Com andre silva, maxi e otavio a sairem.

      Eliminar
  3. O Aboubakar já não conta? Podia dar jeito hoje...
    Do 11 inicial aqui proposto, só deixaria Maxi jogar 45 minutos.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde Portistas.

    Eu não consigo perceber como é que uma equipa como o FcPorto tem de jogar com 3 médios ao centro? Danilo Pereira, Hector Herrera e André André.

    A maior parte das equipas grandes que eu conheço não jogam assim e basta ver o Manchester United de Mourinho e até o Venfique que à 3 anos que vence a jogar no sistema 4-4-2 puro onde só utiliza Fejsa como trinco e outro médio à frente e que neste caso agora é André Horta.Nas faixas jogam Pizzi e Cervi se bem que este pode deixar o lugar para o Pesetero Rafa.Na frente joga Jonas e Mitroglou.Jonas faz de segundo avançado e médio ofensivo.Se eles tem sucesso a jogar assim então porque é que nós não testamos o mesmo sistema e se temos jogadores para o efeito? Ao menos em casa deviam fazê-lo.

    Eis o meu onze para o jogo contra o Estoril num 4-4-2 puro. Se tivesse Brahimi ou Oliver Torres, Herrera saía da equipa.

    Iker Casillas
    Maxi Pereira
    Felipe Augusto
    Ivan Marcano
    Miguel Layun
    Danilo Pereira
    Hector Herrera(André André)
    Jesus Corona
    Otávio Monteiro
    Adrian Lopez
    André Silva

    custa muito jogar ao ataque no dragão? É que ao jogar com Danilo, Herrera e AAndré ao centro acabam por andar a encurtar o raio de acção dos colegas de equipa nessa zona e ao mesmo tempo o adversário monta a sua equipa povoando o meio campo com mais jogadores do que iriam fazê-lo se apenas tivesse-mos ali menos um jogador.Se temos de marcar golos então porque não entramos forte no jogo logo de início? vamos fazer como na época passada e andar sempre atrás do resultado e só metendo mais carne na frente quando já estiver-mos em desespero? Ou temos treinador ambicioso que não se preocupa com os adversários ou então os golos no dragão serão sempre muito difícil de os obter.

    os outros de carnide jogam à 3 épocas assim e não os vejo a perder o quer que seja por jogar dessa forma.Mas nós é que somos os inteligentes pois claro...

    logo mais FcPorto 3-1 Estoril( Casillas ou a defesa vão facilitar um golo como é costume...)

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  5. aosmpontos que isto esta a chegar ate tem medo do estoril, comigo a ponta de lança ganhavamos na mesma, paciencia esta livre, temos adrian e bueno avanmçdos goleadores, nao entendo se tem pedo e jogar com o estoril no dragao para que jogar o campeonato ou seja que prova for?? A equipa esta bem, o grupo esta bem, falta despachar os cancros herrera, evandro, layun, brahimi, abou e mais um ou dois, faltam dois medios mesmo bons e um def central, o resto com o esopirito com que a equipa esta e limpar o cu a meninos. MEDO DO ESTORIL NO DRAGAO? ANDRE SILVA JA CANSADO AOS 20 ANOS? va la um pouco mais de crença. Rafa e paciencia tem lugar de caras nos 24.

    ResponderEliminar
  6. Rotatividade nesta altura da epoca é a maior asneira de sempre e um verdadeiro mito do ponto de vista fisico, alias, nao deve haver rotatividade nenhuma até novembro pelo menos, perguntem isso a qualquer preparador fisico minimamente conceituado.

    Bora Porto caralho!!!

    ResponderEliminar
  7. o Campbell é 2º avançado...coisa que nós raramente usamos e até já temos 2 no plantel.


    mas a galinha do vizinho...É CRAQUE! sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caso nao saibas a posiçao natural de Campbell é extremo direito e foi adaptado para jogar numa especie de segundo avançado numa equipa que jogava da forma que nuno queria jogar num dos primeiros jogos de pre epoca quando meteu andre silva a partir da ala direita. Campbell apoia muito e faz muitas vezes de segundo avançado a aparecer na area mas parte sempre da linha. Ou muito me engano ou ainda vai ter de dizer que afinal a galinha do vizinho é um galo!!! Quanto a dizer que temos dois nao sei se temos dois ou nenhum

      Eliminar
  8. Eu acho que Bueno como 2º avançado apoiaria melhor André Silva.

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  9. Ja alguem sabe se o contrato ja chegou a braga, lololol, ontem um pasquim dizia que o contrato tinha sido enviado, (juro que foi a 1ª vez que li tal coisa).

    Quanto a equipa para hoje nao concordo com a rotaçao, mas concordo em poupar o maxi.

    Cumprimentos

    Manuel Moura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o vale tudo, no trio mendes vieira salvador tivemos muita sorte na noticia nao ser "Benfica liga para rafa para ele assinar contrato por telemovel mas atendeu a irma e assinou por ele"

      Eliminar
  10. JV

    1.Não tendo sido um jogo espectacular, gostei francamente do jogo. Desde há três anos que não via uma equipa, e os jogadores tão empenhados. E, não menos importante, TODO o banco comemorar o golo e a vitoria.

    2.Ontem ouviram-se de novo assobios. Não sendo psiquiatria a minha especialidade, poderei ainda assim, proporcionar algumas consultas de diagnóstico.

    3.Grande noticia a renovação do menino de ouro ( ou era apenas o Renato Sanches que luze(ia)?

    4.Finalmente, consegue-me tirar uma duvida existencial, que é a seguinte: na próxima semana temos dois jogos cruciais/definitivos ( se ontem temos empatado, uma decorra em Alvaladade-que é normal- podia ter complicado em muito o campeonato). Faz algum sentido, os putativos reforços só entrarem depois desses jogos? Não consigo compreender, mesmo que já me tenham dito que existem várias soluções, com ou sem CL. Se o calendário fosse outro ainda podia compreender, assim....

    4. Ontem viu-se, se ainda fosse necessário, que o plantel é muito curto.

    5.Que a sorte não nos vire a cara em Roma.

    Abraço

    Manuel Vaz

    ResponderEliminar