domingo, 14 de agosto de 2016

Não Estamos Assim Tão Mal

Apesar das parangonas que se escreveram e disseram ontem e hoje, após a jornada de sábado dos nossos amigos segundo-circulareiros, o que vi deixou-me mais confiante.

Os verdes estão bem melhor que os vermelhos, mas não deixaram de beneficiar da total incapacidade maritimista de marcar golos de baliza aberta e de aproveitar falhas defensivas de palmatória em tempo útil, sofrendo eles próprios numa bola parada pateta. Mas falta muito ao sportem em termos de organização e fio de jogo que não passe por aquele que vai partiiiiir, naquela istraaaadeeee. Não havendo europeus, lá se vai o sportem. E sim, o jasus tem razão: na segunda parte o Marítimo evaporou - vá-se lá saber porquê. Quando uma equipa desiste, vá-se lá saber porquê (contra nós, nunca!) fica tudo fácil!

E à noite, o que foi aquilo em Tondela?! Fio de jogo, posicionamentos, organização? Esquece lá isso! Um golo de origem bem duvidosa e depois um corre-corre tolo ao nível das distritais! 

Mas apareceu isso nos jornais? Não! Foi um "grande jogo" cheio de "intensidade e paixão" com um "grande golo de André Horta" que "celebrou à Renato"! Sim, evidentemente, Le Roi est mort, vive le Roi! Há que elevar André Horta a superstar, mais uma venda milionária a caminho! Não interessa nada de se esse "grande golo" - sim, isto são tudo citações de paineleiros, pós jogo - foi marcado aos 92', numa altura em que o Tondela procurava o chuveirinho para empatar - e quase conseguiu - e estava descompensadíssimo, isto depois de terem expulso o Petit vá-se lá saber porquê! É que o golo de Herrera, muito mais decisivo - foi o da reviravolta - e muito mais bem marcado, não mereceu nada destas loas! Desde coisas como "golo à Messi" até "obra de arte", o golo, de frente para a baliza, e com uma oposição em esforço, foi muito melhor... NOT!

Mas atenção, largartos e galinhas, não me encham a caixa de comentários que eu não quero saber disto para nada! Se para vocês está bem assim, fixe! Não tenho nada a ver com isso, falo para Portistas

E aos Portistas digo: deixem de emprenhar pelos ouvidos! Jogamos muito melhor do que os outros dois, organizados, equilibrados e intensos, contra uma equipa que já tinha disputado o Play-Off da Europa League e com um ritmo competitivo e uma intensidade que foi bem visível! Deixemo-nos, pois, de críticas instantâneas e de desejos de ópera, apoiemos, pois, os nossos, que estão com uma união, querer, vontade e raça que nos fazem merecer esse apoio.

Deixemos a ópera para o seu devido lugar e percebamos que talvez não estejamos propriamente de igual para igual com a Roma, mas temos tudo para poder dar cartas neste campeonato. 

Como diziam os Public Enemy, "Don't Believe The Hype". Mas ainda bem que parecemos não contar para o Totobola. Assim, poderemos fazer um melhor campeonato. Afinal, nunca precisamos da bajulação dos decadentes média para fazer coisa nenhuma! Basta que os adeptos não emprenhem pelos ouvidos e que estejam atentos!

26 comentários:

  1. Oi Jorge,

    Tive fora do país e não me foi possível ver o nosso jogo (e os outros não me interessam) mas pelo que deu para ver temos um 11 jeitoso e com uma reacção ao prejuizo bastante interessante.

    Estou confiante que se/quando André André melhorar a rotação e posicionamento que o NES pretende, o nosso meio campo vai carborar muito melhor, senão é para isso que lá está o João Carlos Teixeira, Ruben Neves e Evandro (e quicá Oliver... sonhando...).

    A minha única preocupação é a profundidade do plantel... No eixo defensivo precisamos de mais uma opção válida, caso o Reyes não seja uma opção a sério mas não tenho a certeza se o Marcano tem qualidade suficiente para ser titular indiscutível (pelo ano passado claramente não)...

    Nas alas é onde a situação é mais preocupante mas também somente porque Brahimi parece não contar porque de resto parece-me bem.

    Precisar, precisar não precisamos de ninguém, agora com Brahimi e Indi fora temos que contratar substitutos para eles e já cá deveriam estar para enfrentar o Roma...

    Os 3 nomes que mais se falam seriam excelentes reforços (Oliver, Mangala, Rafa) como é óbvio mas o que mais me preocupa é a nossa ausência de vendas mesmo tendo Josué, Indi, Brahimi e Aboubakar como ativos para saírem (para além de outros).

    Outra coisa que é urgente também é o empréstimo de Quintero a uma equipa Portuguesa (Guimarães ?) para ver se ele evolui no nosso futebol e não o mandem brincar para outro lado qualquer por favor...

    Em relação ao Gonçalo, o que se tem falado da Udinese seria uma opção muito interessante desde que pagassem o empréstimo e os ordenados e nada de opções de compra.

    Quarta temos festa... vamos lá ver o que isto dá

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Gonçalo deveria saber que não é com vinagre que se apanham moscas...

      Abraço

      Eliminar
  2. Boa tarde Senhor Vassalo. Meu amigo, vosse está cada vez melhor e até me rio sozinho no café a ler os seus escritos.
    Os largatos gatos verdes de Marrocos parecem os elefantes nas lojas de prusselana a baterem nos jogadores das outras equipas. E os árbitros de olhos tapados como os da alcaeida nao veem nada.
    E os papagaios vermelhos paressiam os famosos no tapete vermelho os do tondela pareciam que só queriam abrir os corredores para as madames vermelhas passaram no corredor e ate à baliza para darem-les os golos.
    Nós Portistas só temos de ganhar e ganhar e estamos em primeiro e em primeiro ate ao fim para me dar uma alegria agora que vou ter de ir trabalhar para a capital de Marrocos 3meses. O meu azar e tristeza de ir para terra onde nao conhesso ninguém e nao sei onde vou poder ver os nossos jogos e ler os seus escritos. Estou muito triste com isso.
    Pedro do Bonfim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A net está aí para 99% do mundo, meu caro... e o kodi é teu amigo... investiga.

      Abraço

      Eliminar
    2. Pedro,

      Há Muitos portistas em Lisboa. Nao tenha essa postura e discurso. Juntos somos mais fortes!

      Boa sorte na sua jornada.

      Rui Ribeiro

      Eliminar
  3. Só quero dizer que continuem a substimarem-nos, o NES explora isso e quando derem por ela se calhar vão ter uma surpresa.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
  4. Importante é sublinhar a mensagem do post: os Portistas devem estar atentos e não empenharem pelos ouvidos, ou seja, quase sempre a galinha da vizinha é pior que a nossa. Quanto á Roma, se calhar os italianos vamos ser nós, o que a acontecer não será mau.

    ResponderEliminar
  5. Como no ano passado e há 2 anos, nós até podíamos fazer um jogo paupérrimo, mas era melhor do que o praticado pelos outros dois.
    Claro que eles foram "campeões" graças a jogos em que tiveram a mão mágica dos homens do apito. E não, não é bazófia, porque é sempre assim.
    E até nem me lembro de um campeonato ganho por eles que tenham sido merecedores.

    Enfim irá ser sempre assim até que alguns seres estiverem vivos neste planeta.

    PS: Se este blog fosse visto pelo plantel do FC Porto, era cada quantidade de combustível para os nossos jogadores.

    Continue assim Jorge, desmascarando uns e apoiando os que verdadeiramente merecem.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  6. Amigo Jorge Vassalo não costumo comentar os nossos jogos no blogue onde colaboro, mas gostava de dizer que fiquei muito bem impressionado com a movimentação da equipa em relação ao que tinha visto nos jogos-treino.
    Vamos todos acreditar que podemos eliminar o Roma. Se o conseguirmos é sinal que temos treinador. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atenção que os ovos na omelete não dependem do treinador...

      Abraço

      Eliminar
  7. Em Roma sê romano!!!!
    E que tal jogarmos fechadinhos todos juntinhos lá atrás, em catenaccio, em ferrolho, em autocarro, ou tanque de guerra, fazendo lembrar um célebre jogo em Aberdeen onde marcamos um... golão, que nos abriu as portas para o mundo do futebol?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Felisberto há-de descortinar-me como conseguiu ver que jogamos fechadinhos!!! e viu o grande golo do Vermelhinho!!! Eu só via bola entrar lá dentro e a tromba do Ferguson. E depois em Basileia não sei quem é que jogou com 2 autocarros à Mourinho e 2 camiões à Fernando Santos.

      Eliminar
  8. Este post é na mouche! È essa a mensagem a passar a todos os portistas!
    Não emprenhar pelos ouvidos, vamos focar o nosso apoio á equipa e confiar em quem a dirige!
    SDF

    ResponderEliminar
  9. Mas já no ano passado e há dois os benfas não jogavam nada mas foram lá com a roubalheira. E este ano está igual. Ontem, por exemplo, o telejornal da uma na rtp deu o resumo(?) do Porto. Limitou-se aos golos. Hoje o benfas já teve direito e resumo completo e declarações do treinador, que só não entraram por problema técnico. Tudo igual, fora das linhas. Saúde. João.

    ResponderEliminar
  10. Eu acho um pouco temerário ir a jogo com o AS Roma apenas com o André Silva.
    Lamento que o Gonçalo Paciência não conte para o DRAGÃO.

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  11. "Vira o disco e toca o mesmo". Só passo pelas capas dos jornais desportivos porque não suporto a parcialidade dos seus profissionais. Evito ver jogos do Benfica e do Sporting para não "levar" com comentários que insistem na promoção desses clubes e dos seus atletas como se nada mais existisse em Portugal. Agora é Horta que tal como Sanches esteve está em promoção. Na arbitragem, na FPF e na Liga só mudam as moscas e "levamos" com "gente brilhante" como João Pinto, Humberto, João Pode Ser, Lucílio e Capela, enquanto, Manuel José, Gaspar Ramos, Rui Gomes da Silva ou Serrão comentam o presente e o futuro da modalidade. O sensato seria mandar o futebol à fava [como já muitos fazem] mas o que nos aguenta por cá é o amor pelo FC Porto. Mas é como Jorge Vassalo aqui escreve: "Se quem de direito cala"... Abraço

    ResponderEliminar
  12. Dos Andrés o Silva manda as batatas, mas só falam na Orta!!!
    Pqp esta comunicação social obsoleta, deprimida e intelectualmente corrompida por um centralismo único na Europa!

    ResponderEliminar
  13. Caro Jorge,

    Mais uma vez um excelente artigo.

    Espera-nos uma época muito dificil os clubes de lisboa contam com apoios de peso ( arbitragem, comunicação social, etc..) e do nosso lado ajudas nem vê-las, mas é por isso que continuamos a ganhar contra tudo e contra todos.

    Vamos à luta!

    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  14. Nuno E Santo disse que o Porto vai ter um país a apoiá-lo no jogo contra a Roma. É essa treta politicamente correcta que pode matar o nosso Clube. Nuno não sabe onde está?... Não sabe da metralha que cai sobre nós neste "país" de Serpas e de Rui Santos, de Carlinhos de Paredes e de fedorentos?... Peseiro era um gajo porreiro quando treinador do Porto e agora este também vem engraxar os Sinhores. Porra para a conversa!... Abraço

    ResponderEliminar