segunda-feira, 8 de agosto de 2016

O Pinheiro Saca-Rolhas E A Faca De Mato

Bem-vindo Laurent Depoitre!
Não há muito a dizer sobre Laurent Depoitre. Forte, possante, bom posicionalmente, dizem que rápido com e sem bola para o seu 1.91m e 91kg de peso. Não é, claramente, titular indiscutível, mas antes o saca-rolhas de jogos complicados e uma solução alternativa em hipotéticos tempos de seca de André Silva.

André Silva é a grande aposta do FC Porto este ano. Tem marcado sempre, mas todos sabemos que é uma média a roçar o impossível e não pode, muito menos, ser exigível a um miúdo que chegou agora, praticamente, à primeira liga e à titularidade constante. 

Laurent Depoitre é uma escolha inteligente que não antagoniza o sentimento de realização Portista de ter o nosso menino a liderar a lança do ataque, não o melindra nem desmotiva, mas também não o deixa à sombra da bananeira a achar que é tudo dele.

Estou bastante pasmo com o que vou lendo por aí. Propositado ou não, o desinvestimento claro que fizemos este ano era bem necessário. Nota-se na cara de Depoitre que raça não lhe falta, e o seu discurso já o traduz. 

Está na hora de voltar a ter um FC Porto de faca nos dentes, lutador, agressivo e solidário - algo que já se viu no sábado - com uma identidade forte e uma comunhão intensa entre os seus. Esse é o traço do FC Porto. O colectivo sobre o individual. Chega de estrelinhas que se querem valorizar para se pôr a andar! Ou de egos larger than life. Esta contratação não tem, seguramente, nada disso.

Feios, porcos e maus. este é o meu FC Porto. Bamos a eles, carago!

Ah, e já agora: FM é na segunda circular. Não gostam, vão assobiar o falo.

42 comentários:

  1. Boas...

    Não conheço o jogador, portanto quanto a isso não há opinião.

    O que me agradou foi que o negócio foi feito e só saiu na CS ontem à noite e hoje foi oficializado. Portanto, agrada-me as políticas de contratação mais secretistas, espero que o resto esteja assim a ser trabalhado.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. É jogador de futebol? Tem ar de jogar ao domingo com os amigos...

    ResponderEliminar
  3. Parece que pelo que dizem dele, é um jogador parecido com Hulk, corpo entroncado, velocidade e também parece ter um pontapé potente. Caso venha a demonstrar isso, é muito bem-vindo.

    Off-topic, Indi já nem no Porto deve estar, quanto será que ele valerá aos cofres da SAD?

    Abraços.

    ResponderEliminar
  4. Não conheço, nunca o vi jogar, nunca o comprei no FM. Mas posso dizer que não presta. Sou um adepto gurmé. Saúde. João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso tudo, João.

      Não conheço por isso é mau.

      Abraço

      Eliminar
    2. e viva a inteligência, Sr. João!...

      Eliminar
    3. Parece-me que o João estava apenas a ser sarcástico com a reação de alguns adeptos...

      Abraço

      Eliminar
    4. Sim André, naturalmente. Não se percebe esta fixação de alguns em criticar por criticar. Não se conhece o jogador, ou viu-se um ou dois jogos e já se dão certezas absolutas e definitivas. Quem conhecia o Jardel, Hulk, Jackson, Falcao ou outros mais velhotes, um Pena, por exemplo. Tudo bem que enfiámos alguns barretes ultimamente, mas todos enfiam. E nós não enfiámos apenas hoje. Mogrovejo, Walter Paz, N'Tsunda, Ibarra, ou jogadores medianos, Lula, João Manuel Pinto, Sokota, Rubens Júnior... simplesmente esses barretes não foram muito notados porque íamos ganhando. Agora, com três anos de jejum tudo é mau e só os treinadores de FM é que nunca falham. Saúde. João.

      Eliminar
  5. Isto faz me lembrar aqueles indivíduos que dizem de certos pratos "nunca provei mas não gosto". Ou seja, ninguém conhece o jogador e, tirando os vídeos do youtube, nunca o viram jogar, mas muitos apressam-se já a dizer que não serve, que não presta para o nosso Clube. De facto os adeptos do FC Porto tornaram se muito exigentes, muito caprichosos, muito... Bem, não me vou alongar mais senão ainda vou faltar ao respeito a alguém.

    Estou ansioso por ver este "touro" jogar com a nossa camisola e levar as defesas contrárias á frente.

    Um abraço para o Jorge e para todos aqueles que realmente querem o bem do nosso grande Clube.

    PL

    ResponderEliminar
  6. É isso Jorge. Boas características para ser suplente do André. Gosto disso.
    Abração

    ResponderEliminar
  7. Tal como todos, nunca ouvi falar em tal jogador, e como todos os Portistas também tenho uma dose grande de desconfiança. Mas também não esqueço que não conhecia o Hulk, não conhecia o Jardel, Deco e outros.

    É um jogador que tem a idade certa e que nos pode dar mt jeito.

    Vamos apoiar quem quer que envergue o nosso brasão.

    Seja bem vindo e que nos dê mtas alegrias.

    Abraços

    ResponderEliminar
  8. E já que ninguém quer o Boly, quero eu. E ficamos conversados.

    ResponderEliminar
  9. Meu caro Jorge,

    Eu não conheço o jogador, então por que carga de água vou estar aqui a tecer comentários pouco abonatórios ???!!! Tem o meu benefício da dúvida e lá mais para a frente poder-se-à ter então uma opinião mais abalizada.

    Por agora, bem vindo Laurent Depoitre e que sejas feliz no FC Porto.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é a única atitude de classe que se pode ter.

      E classe, não falta ao meu amigo.

      Abraço

      Eliminar
  10. Para já gostei do "vão assobiar o falo". Gostava de ter sido eu a ter essa ideia. Invejas criativas...
    Quanto ao Depoitre, viva o Depoitre. Segundo as minhas leituras o gajo marca golos de 3 em 3 jogos, ora isso não sendo fabuloso, a manter-se, não será mau e pelo menos parece não ter custado 23M. Agora se vai ser pinheiro, eucalipto ou faia não interessa nada. Desde que os adversários o considerem um car...valho será um bom sinal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que interessa é quantos golos vai marcar agora... :)

      Abraço

      Eliminar
  11. Devemos criticar tanto o pessimismo como a bazófia.
    Ambos são contraproducentes.
    Luis Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bazófia? Mas há algum Portista com basófia a esta altura??

      Eliminar
  12. o jornal "o minho desportivo" a cerca de 30 min (só vi agora) noticiou no facebook que o negocio de boly foi abortado devido a um desentendimento entre o agente do jogador e o fc porto...

    e eu que estava a espera que fosse ele a ser inscrito na vaga até 24 horas antes do jogo da proxima semana... eu por acaso até prefiro o andre pinto que até é ca formado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que gostava que o Boly viesse mas desde há uns jogos para cá comecei a ficar confiante na dupla Marcano-Felipe. Mesmo com todos os erros que cometeu no passado não nos esqueçamos que ele fez parte da nossa defesa quando esta chegou a ser a menos batida da Europa portanto a qualidade está lá.

      Acredito que o Nosso Nuno possa fazer alguns jogadores evoluírem e recuperarem a sua forma. Para os que não sabem o Marcano foi o sub-capitão no jogo com o Villarreal e isso quer dizer alguma coisa...

      PL

      Eliminar
  13. Jorge, por muito que queira, não consigo nem ficar entusiasmado nem ficar feliz com a contratação do Depoitre.
    Parece-me um reviver da contratação do Janko, mas por uma cópia mais rasca. Falaram de ser um negócio surpresa, talvez o tenha sido porque nem um clube de meio da tabela dos campeonatos top6 sequer o queira.
    Não vi muito do jogador, mas em termos de negócio não parece de longe o tipo de negócio que o FCP fazia e parece-me sim um claro sinal da incapacidade do FCP negociar neste momento com os outros clubes, o total desconhecimento e inoperância do scouting (será por isso que andamos a pagar uma fortuna à Doyen em scouting?) e há coisas que não fazem sentido.
    Vou tentar esclarecer para não ter uma opinião insustentada:
    1º Idade do jogador - não sou dos que acham que os jogadores se deviam reformar aos 30 anos, mas um jogador com quase 28 e que apenas tem 2 épocas na 1ª divisão belga, não augura nem um bom jogador nem um jogador de topo.

    2º Preço do jogador - falam de 6M. 6M por um gajo que marca 15 golos no campeonato belga? a sério? Talvez lá também sigam a lógica que o FCP teve quando comprou o Ghilas, um negócio que "não foi" claramente ruinoso.

    3º Historial do jogador - uma misera média de 1 golo a cada 3 jogos (criticam o aboubakar mas a média dele anda próxima de 1 golo a cada 2 jogos), pouca capacidade técnica e parece-me o típico jogador de desgaste e para o chuveirinho. Não me parece um jogador capaz de sequer ser um Teclas Farias, quanto mais o abre-latas que muitas vezes precisamos.

    4º Tipo de jogador - O nosso ex-Federic, caracterizou o Depoitre como um jogador físico, com pouca técnica, defensivo e de causar desgaste. Foi mais longe e ainda o considerou um André Silva, mas com menos técnica. É isto que queremos, um clone mais fraco do que já temos?

    5º Enquadramento do jogador - Pelas características, este jogador parece-me ser jogador para usar em desespero contra os autocarros do nosso campeonato. O meu problema é que a meu ver, as suas características funcionam melhor ou quando joga de inicio ou quando é para segurar o resultado. Mal irá o FCP se terá que recorrer a ambas as situações, porque numa era sinal que o André silva seria suplente (a não ser por lesão/suspensão/taças) ou porque o FCP iria ter que andar a defender resultados (o que tendo em conta ao historial dos últimos anos, já andamos mais longe de defender resultados de 1-0).

    6º Sistema de jogo - O Federic diz que ele é bom em termos de cabeceamento e no desgaste. O meu problema é que temos extremos que afunilam constantemente o jogo, logo em situações de desespero, ou se muda muito a forma de jogar ou vamos ficar muito dependentes dos cruzamentos dos laterais. Atenção, eu sou a favor do futebol mais directo (não confundir com chuveirinho), apenas não considero que tenhamos os melhores extremos para este tipo de alternativa.

    7º Sistema táctico - Acharia esta contratação uma boa alternativa, especialmente se deixássemos de vez o 433 e avançássemos para o 442, que mais do que domina o 433 e dá-mos numa maior versatilidade, mas não sei se isso acontecerá com o NES, até porque o 442 necessita de um rigor táctico muito forte e não sei se o NES tem bagagem para manter uma táctica coesa os 90min. De qualquer das formas, seria de esperar que em 442, o 2ª avançado fosse ocupado pela dupla bueno/adrián. Nunca fui fã do Adrián (já dos tempos do Deportivo) e se isso significasse a sua saída, ficava bastante contente, mas a verdade é que começo a ver o ataque ocupado por muita gente para 1 lugar (já nem conto com o Aboubakar que está completamente enconstado, tal como aconteceu com o Indi).

    tl;dr: não considero o jogador ideal pelo seu custo, historial e capacidade técnica. Espero que isso signifique mudanças tácticas ou saídas de jogadores mais onerosos ao FCP.
    Desejo-lhe sorte e golos, mas acho que por pouco mais dos 6M, tínhamos contratado um centralão ou um extremo/avançado a sério.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não são 6, são 4. Mas OK, cada um tem a sua opinião.

      Abraço

      Eliminar
  14. Jorge,

    Uns batem na tecla da Sad... eu bato na tecla deles proprios....

    Se é do campeonato portugues é pq é fraco... e vamos encher o cu aos amigos...

    Se é sul americano é pq sao comissoes e ninguem conhece ....e sao preguiçosos. ..

    Se é conhecido, nao fizemos bem prospecção e scouting e estamos a gastar acima das nossas possibilidades. .. ah e tal o fair play..

    Se nao é conhecido... nao fizemos bem prospecção e scouting e é uma solucao desesperada...

    Se è novo é pq é novo..

    Se tem 26/27 anos é pq é velho....

    Fodasse!!!! Pq que nao fazem/fizeram uma lsta e concorrem a presidencia??????

    Dassss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em casa onde não há pão, todos ralham, ninguém tem razão. Curioso que ontem um benfas me disse que tem medo de nós assim, realistas e sem querer comprar estrelinhas... curioso.

      Abraço

      Eliminar
  15. Olá Jorge,

    Não costumo comentar, mas sou um leitor assíduo do teu blog (e de muitos outros na Bluegosfera) e tenho de te congratular pela postura que vais mantendo ao longo destes tempos sombrios que espero que estejam a terminar!

    Postas as saudações de parte, o propósito do meu comentário prende-se com o tema Boly - será que não era mais eficiente irmos antes buscar o André Pinto ou o Ricardo Ferreira? Não sei se serão mais caros do que os 6/8M€ falados, são portugueses e ambos formados no Porto. Apesar de achar o Ricardo Ferreira o melhor dos dois, penso que qualquer um é melhor do que o francês.. No domingo aquilo até deu pena, o homem não tem pés, tem dois tijolos.

    E pronto, era isto.

    Um abraço e continuação do belo trabalho!

    ResponderEliminar
  16. Imbicto Jorge,

    Não vejo razão alguma para entender o contexto, seja de que perspectiva for, relativo à contratação deste jogador. É uma incoerência a toda a linha por parte do FC Porto.
    Terá, obviamente, apoio, sobrando, uma vez mais, à direcção, todo o ónus do sucesso ou insucesso do "rapaz".

    Isto, simplesmente, é um "Lost in Translation" descomunal para o meu entendimento.

    Imbicto abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Incoerência? Então?

      Era preferível alguém para encostar o André?

      Em que ficamos, carago?

      Abraçom

      Eliminar
    2. Imbicto Jorge,

      Percebeste perfeitamente onde quis chegar. Especialmente depois das palavras do presidente que, hoje, valem pouco mais que 0.

      Eliminar
  17. Quanto a Laurent Depoitre ou a qualquer outro jogador que venha para o DRAGÃO, o mais sensato que se pode dizer e fazer é Don't rock the Boat" e "Wait and See". Não seria a minha escolha, mas como disse JNPC, o NES é que sabe.

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sacudir a água do capote não fica bem ao Presidente...

      Abraço

      Eliminar
  18. Bem-vindo Laurent Depoitre, espero que seja a solução, por isso é que foi contratado, por acaso já vi alguns jogos dele, e acho-o um jogador bastante interessante.

    Agora opiniões à parte vamos apoiar o que é nosso e ele é dos nossos agora!

    Abraço, e Força FCP!

    ResponderEliminar
  19. Olá a todos.

    não conheço o jogador, mas acho que as suas características fazem todo sentido no nosso campeonato, pois temos campos complicados como o do Moreirense e outros onde nos faz falta esse tipo de jogador.

    vou dar o benefício da dúvida ao treinador e visto que o nosso presidente já sacudiu a água do capote e apoia-lo no que for preciso, embora ache que o Gonçalo Paciência deve integrar o plantel

    Boa sorte Depoitre

    Saudações Portistas

    11DruL0vic

    ResponderEliminar