sábado, 17 de setembro de 2016

Antevisão Tondela - FC Porto (5ª Jornada) - Nivelar Por Cima


Após o desaire europeu - foi um empate, não uma derrota, como vi por aí escrito - é tempo de fazer aquilo que foi sempre apanágio do FC Porto: fazer o próximo adversário pagar a factura.

O Tondela não é uma brincadeira. É uma equipa intensa e pressionante, que defende bem e e tende a ser bem complicada para com os grandes. Há que haver humildade e compromisso para aquilo que é veradeiramente importa - o campeonato. 

Só uma equipa sufocante e com elevado sentido de baliza, sempre à procura de mais e mais golos, poderá levar de vencida o Tondela da forma categórica necessária para que o adepto Portista possa, finalmente, sentir que há um rumo e uma vontade à Porto no FC Porto.

Chega de brincadeiras e oscilações! Chega de "relaxamentos"! Não há nada para "relaxar"! Estamos atrás, partimos de trás e temos muito a provar!

Não importa contra quem joguem os nossos adversários ou o seu desempenho, se fizermos o nosso trabalho sempre, seremos campeões! Compromisso, união, garra, luta e intensidade são as ferramentas para conseguir esse objectivo!

Até à vitória, por um FC Porto à Porto!


13 comentários:

  1. Jorge,
    Não é do teu tempo, mas eu apanhei (e de que maneira) essa fase.
    Quando os velhotes se juntavam em excursão, o primeiro (aliás o único) problema, era quem levava a Canon de 5 rolos (vulgo garrafão de 5 litros!). A pinga tinha que ser da boa, a comida caseira, e a merenda num relvado qualquer em cima de uma manta nem que fosse de linho, para mostrar ao vizinho.
    A Circunvalação ao domingo, era um regalo de autocarros e gente bem bebida!
    Hoje, o pessoal adquiriu niveis "europeus", começou a almoçar fora, a deixar as excursões e a passear em familia, em suma progrediu intelectual e paisagísticamente!

    Isto para dizer o quê?
    Que os Tondelas desta vida, tem jogadores profissionais, que treinam intensamente como os nossos, com as mesmas metodologias de treino que os grandes, que deixaram o amadorismo e a carolice para trás para se dedicarem de alma e coração ao futebol! Ou seja os pequenos evoluiram, mesmo que uma UEFA qualquer esteja sempre pronta para impedir esse crescimento!
    O tempo das CUF's já lá vai e das goleadas sem nexo a equipas que só treinavam á noite umas 2 ou 3 vezes por semana, quando os seus jogadores saíam dos respectivos empregos!
    Mas há quem pense que com o Tondela tem que ser cincazero (peço desculpa ao Silva por lhe roubar a expressão)...
    Desde que sejam honestos, profissionais competentes, que dêem o suor pela camisola, acredito que a vitória surgirá, seja com Tondela ou com a... Roma!
    E eu acredito que vamos ganhar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por categórica quero dizer avassaladora e sufocante, sempre em alta rotação e entrega!

      Ópera é no S João!

      Abraçom

      Eliminar
    2. Felisberto, a CUF era dos clubes mais organizados e que já fazia estágios antes de todos os jogos. Está aí o presidente do Setubal, o Conhé, o Capitão-Mor, o Manuel Fernandes para o confirmar. Os Tondelas desta vida ao pé da CUF dessa altura são....amadores.

      Eliminar
  2. Se calha de jogar o Herrera de início (o que eu acho que vai acontecer, embora eu não queira dada a sua aparente má forma) vai ser motim...

    Esperemos para ver.

    Saudações,
    Fábio Pinto da Costa

    ResponderEliminar
  3. É para ganhar e mais nada. O Tondela é último. Respeito pelos adversários, sim, mas não exageremos. Nesses aspecto já o Lopetegui abusava. Jogássemos fosse contra quem fosse era sempre uma excelente equipa isto, uma excelente equipa aquilo... se por um lado a sobranceria dá mau resultado, como se viu com os dinamarqueses, o fazer dos outros aquilo que não são também não dá. Ao Tondela só se admite ganhar, mais nada. Nós vemos um desequilíbrio cada vez maior na maioria dos campeonatos europeus, com o Atlético de Madrid, hoje, a espetar cinco, o Dortmund seis, o Arsenal cinco, e em todas as jornadas isso se nota. Connosco tem sido ao contrário e não pode ser. Nos barreiros é o que se vê, na Choupana idem. No Dragão, qualquer visitante levanta a voz. Não pode ser. Tondela? ganhar. Que haja um resultado menos bom de vez em quando, tudo bem, mas o que se tem visto é que não. Saúde. João.

    ResponderEliminar
  4. Também se não ganhamos ao Tondela como podemos dizer que queremos ser campeões? Com maior ou menor dificuldade o resultado só pode ser a Vitória. Não comecem já alguns a arranjar argumentos e desculpas para uma possível escorregadia. Uma equipa como a nossa tem de ganhar e o resto é conversa fiada.

    ResponderEliminar
  5. Contabilista de Vão-de-Escada17 de setembro de 2016 às 23:28

    "Compromisso, união, garra, luta e intensidade são as ferramentas para conseguir esse objectivo!"

    Também convinha jogar-se algum futebol. Estes apelos de estilo "alma salgueirista", nos quais o Jorge está a esmerar-se, são sinal de que as coisas não andam lá muito bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contabilista de Vão-de-Escada18 de setembro de 2016 às 12:01

      Porque diz isso? Está iminente a publicação das contas de 2015/16?

      Eliminar
  6. JV
    Face ao teor dos comentários,coloque um link para a - excelente - cronica do Carlos Tê no jornal o Jogo. De leitura obrigatória.
    Jorge Vaz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ia pô-la na crónica do jogo - suspeito que o apoio será melhor - mas você adiantou-se , que se ha-de fazer.... :)

      O grande Tê na sua habitual excelente forma!

      Abraço

      Eliminar
  7. Estou de acordo com o 11 de Jorge Vassalo, mas gostava que Rúben Neves e Sérgio Oliveira se afirmassem no DRAGÃO, "It's Now Or Never", "Tomorrow will be too late", como dizia o amigo Elvis.
    O "Piñata Man" (Herrera) que vá de frosques em Janeiro.
    Força NES.

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  8. Sinceramente não me parece um problema de plantel. Temos algumas carências, é verdade, mas sobretudo por termos alguma diversidade é que a equipa tem piorado. Na fase inicial da época, embora não jogando muito bom, o Nuno tinha um núcleo de jogadores que a espaços iam dando boas indicações. Quem foi destruindo isto, foi o próprio Nuno, a exemplo daquela substituição do Oliver em alvalade. Isso mexe com os jogadores!! O mister está perdido. Preocupam-me as constantes mas leituras que faz do jogo, acima de tudo, no decorrer do mesmo. A equipa, tem médios de qualidade e faz um jogo interior intragável. Não tem zonas de pressão definidas, não faz combinação entre lateral e extremo, quando joga com 2 avançados os 2 atacam a mesma zona na area!! Apoio o Nuno, porque é o nosso treinador, mas comete imensos erros numa fase destas. É preciso assentar, definir um núcleo e rotinas.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar