domingo, 4 de setembro de 2016

A Maravilha Invisivel E A Comunicação Inexistente


O nosso André Silva foi - e ainda é - destaque desta semana no site oficial da UEFA, como miúdo-maravilha - ou wonderkid - e talento da semana. Nas palavras do site da UEFA para o caracterizar, "Ponta-de-lança típico, com veia goleadora, André Silva possui uma compleição física considerável mas um estilo de jogo refinado, com bom toque de bola e qualidade técnica."

Estas palavras valerão, sem sombra de dúvida, muitos olhares de olheiros e muitos milhões no futuro. Não valem, curiosamente, é as parangonas nos jornais, o endeusamento dos media, as reportagens especiais na terra onde nasceu ou epítetos de "menino de ouro". O único destaque, e mesmo assim com uma mera colunita, foi n'O Jogo.

É verdade que, a nós, Portistas, não interessa nada, e a AS também não deve interessar. É garantia de que cresce com tempo e sustentadamente, não será disparado como bala de canhão para um gigante europeu sem ter tempo de estar em ponto de caramelo nas suas qualidades.

Absurdo é, no entanto, que o FC Porto não faça qualquer referência sobre isso, ou sequer uma mera alusão, no seu site ou em qualquer outro lado! É um activo que deve ser valorizado e, se lhe dão um destaque tão importante, deveria pelo menos ser um motivo de orgulho para o seu Clube, não? Estanha forma de vida, esta da comunicação Portista! Sempre "acima" quando se trata de destacar as suas qualidades contemporâneas, sempre lesto em responder ao nível "rixa de rua" a chouriços ou filhos de poetisa. Ou então, se André Silva tivesse acabado a carreira há 20 anos e tivesse um lugar no Museu, talvez fosse imagem de capa do site do FC Porto. Quem sabe. Enfim.

Aproveito para dizer que, a respeito do problema comunicacional do FC Porto, subscrevo inteiramente a crónica de José Manuel Ribeiro n'O Jogo de hoje. 

E, já agora, como o FC Porto trata tão bem os seus e os defende tão bem, atentem por favor à foto de cima, da Taça de Portugal, onde se nota, ao lado do invisível miúdo-maravilha, aquele jogador tão pouco comprometido com o FC Porto, tão individualista e invejoso, de seu nome Yacine Brahimi e a forma tão pouco comprometida como festeja o golo.  

É uma pena que o FC Porto não saiba matar as polémicas á nascença e as deixe a marinar. Será que não quer saber? Ou, para se preocupar com uma pessoa, esta tem de ter herança avultada ou cargos governamentais no currículo?

Contaram-me que o sportem, no meio de VMOCs, Doyens e salários de jogadores que não deveriam ter tido nos quadros, dos 40+5 de João Mário e 30+5 de Slimani, concorre a ficar com 6,26M. Não tenho link directo para esta informação, - mas este talvez ajude - mas contas por alto - uma vez que o sportem tem quase tanto de VMOCs como de passivo - não fazem essa informação nada disparatada. É bastante triste que o FC Porto nunca faça pressão a concorrentes directos, não faça nada para estourar a bolha de gigante do mercado e da falsa saúde financeira do sportem e com isso deixe que os programas de comentários estejam a especular sobre... o FC Porto!

Mas eu entendo. A TVI e a SIC não se chamam Adresen Sousa Tavares ou Gomes da Silva. Assim sendo, tem sempre honras de VIP no Estádio do Dragão. 

E querem eles que os jogadores sejam à Porto e os adeptos também. Vão tirar o exemplo de onde, exactamente?  

6 comentários:

  1. 100% de acordo

    e sobre Brahimi exigimos algumas respostas.

    precisamos saber quem decidiu afastar Brahimi dos jogos até ao fecho de mercado. Se foi NES que decidiu isso pessoalmente ou se foi a SAD que disse a NES para não contar com o jogador porque ia sair do clube?

    agora acho muito estranho e duvido que a melhor forma de promover um jogador para o vender seja o de afastar completamente o jogador dos jogos.Será que tinham medo que ele continuasse a mostrar aquele compromisso de vencer como atesta foto acima desta noticia? Vejam o Sportem que espremeu os jogadores que iam sair até à última para não colocar em perigo os seus resultados desportivos.

    por acaso passamos a Roma, mas todos nós achava-mos necessário a presença de Brahimi nesse playoff e isso não aconteceu.Podia ter sido importante ele ter jogador se o queriam vender...

    sobre Aboubakar acho que devia ter ficado mais uma ano no Dragão mesmo com a chegada de Depoitre. Digo isso porque não quiseram ficar com Gonçalo Paciência. Despacharam o camaronês para não fazer sombra ao miúdo ASilva.

    agora que o mercado fechou iremos ver quem decide o quê e se Brahimi ficou no plantel logo logo ficaremos a saber se joga ou não e qual a desculpa se não o fizer.

    seria pertinente JNPC falar aos sócios e adeptos do FcPorto sobre estas questões e sobre a saída do Antero e sobre as arbitragens como a que tivemos em Alvalade e par ao facto de tanto o presidente do CA e APAF terem lá os filhos a jogar no Sportem.

    quando o silêncio existe, este pode transformar uma pequena brisa numa grande tempestade. Nãos e percebe nem se entende essa política comunicação quando se tem um canal de TV próprio para falar. Não é o dragões diário que vai fazer isso seguramente e veja-se a importância que nos dão nesses canais de TV centralistas que quase nos votam ao esquecimento sobre as coisas boas e só nos carregam em cima quando à coisas más.

    aguardo explicações

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  2. Caro Jorge não acha que estar a destacar já prematuramente o irá desconcentrar-se um pouco? Como você diz e eu também, é preciso que ele vá evoluindo e nas calmas.
    Quanto ao sportem, também acho que era de forma oportuna expor-los desse caso... Quem sabe, se eles já não começavam a tremer (e muito).
    É um wishful thinking, mas até como o Corona está com problemas fisicos, o Nuno por Brahimi a titular e este fazer um jogão e daí mostrar-se ser "o reforço" desta época. Mas primeiro é mentaliza-lo e bem.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. O FC PORTO infelizmente está a caminhar para o abismo,porque a maior parte dos portistas ainda acreditam no seu presidente,mas nestes ultimos anos esse homem que tantas alegrias nos deu transformou se num fantasma que só aparece quando ganha algum jogo importante (coisa rara).E não me venham dizer que è por causa da idade porque então não se candidatava.

    ResponderEliminar
  4. Não vale a pena PdC vir explicar seja o que for. A culpa de tudo é de Lopetegui e de Antero Henrique. Por isso mais vale ele estar calado e pode ser que faça alguma coisa de jeito.

    É óbvio que os processos de Brahimi, Aboubakar e Indy foram muito mal conduzidos, mas parece-me que foram opções de NES.

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. "filho de poetisa."Gostei.
    Quanto ao resto,calma,eu acredito.
    Rocha

    ResponderEliminar