domingo, 2 de outubro de 2016

Análise Nacional 0-4 FC Porto - A Peça Que Faltava Acaba Em J

Quatrazero. Que belo jogo, que felicidade, afinal o FC Porto à Porto não morreu. O FC Porto estudou bem a lição, entrou pressionante, tentou, tentou e marcou, por insistência de Diogo J. E depois outra vez com Diogo J. E depois mais uma vez com Diogo J. Tudo na primeira parte. Mas pelo meio o Nacional tentou reagir. E fê-lo. E bem. E empurrou o FC Porto para trás. Mas não muito. E estes golos aconteceram. O FC Porto ia para o intervalo com um sorriso no rosto.

O objectivo da segunda parte era anular a reacção. E assim foi. O FC Porto pressionou (ainda) mais a saída de bola e assim fez Herrera aos 56' que recupera a bola e passa a Óliver - que corre toda a área contrária - e entrega para Otávio cruzar para André Silva dar o golpe de misericórdia. Estava feito o 4-0. Um golo lindo que ficará na história deste campeonato. Mas nem por isso o FC Porto desistiu. Se há uma coisa que caracterizou este FC Porto foi a palavra remate. Muitas e boas ocasiões e uma dinâmica de jogo que pulverizou um Nacional que esteve muito, muito longe de ser uma equipa fraca. Foi então um FC Porto à Porto. Que seja para manter.

Vamos então às notas.

Diogo J - Um hat-trick é sempre um hat-trick, mas  a marca de Jota não foram só os belos golos. Foi, mais do que isso, a rotação que imprimiu à equipa, a mudança de velocidade, a alegria de jogo. Aqui está então a peça que faltava no 4x4x2 de Nuno. As dinâmicas criadas com André Silva - e que grande jogo fez o nosso AS - são ouro absoluto, estão envoltas em seda e rematadas a classe. Muito bom. A manter.

Layún - Pedra absolutamente essencial na defesa e no ataque, é neste momento o "centro de gravidade" do FC Porto. Por ele passa a grande maioria do jogo Portista. Absolutamente titular! Onde? Onde quer que seja!

Os Ós da quÓlidade- Otávio e Óliver. Classe, raça, magia e organização. Uma felicidade vê-los a jogar. Um mais 8 outro mais 10. Os dois talento puro. E complementares. A marca de água do FC Porto é escrita em Ó. 

Danilão - Caramba, o nosso tanque não deixa passar nada, carago! Genial a limpar tudo pelo ar, terra e mar, conseguiu também ser durinho sem ser estúpido e ainda sair umas quantas vezes a jogar. Melhor, só na farmácia. Dá para ser Capitão, por favor? 

Herrera - E, por falar no Hector Miguel, volta, tas (a)perdoado, carago! Muito seguro, muito raçudo, não entregou sempre bem a bola - mas o André André também não entrega - mas a sua classe foi decisiva e sentiu-se.

Plantel curto?? - E pronto, NES tem um "problema". Layún é titular indiscutível mas o regressado Maxi também pode ser titular na defesa sem problemas, Rúben entrou numa forma e numa intensidade estonteantes, Brahimi e Corona têm demasiada qualidade para estar no banco.... Há muitas e boas soluções, cada vez mais entrosadas com o plantel e sistema de jogo, que fazem com que essa coisa de "plantel curto" seja um mito estranho.... Uma vez mais, uma mentira dita várias vezes não se torna verdade.

Os erros sempre presentes - Cinco foras de jogo mal tirados é lindo! As desmarcações no FC Porto não podem acontecer, verdade? Mas, está bem, hoje nem conseguiram tentar parar. Não tinham muito para parar. Mas eu bem vi o Ruizinho a hesitar em correr com o Rúben!

Azia Notícias e ressabiamento 24, juntamente com a doContraTV - Aqui se assistiu a um velório tão triste e deprimente de análise, após o jogo com o Nacional! Custa a engolir o sapinho, verdade? É que depois do menos, muito menos, futebol estar a malhar no FC Porto... as notícias da nossa morte eram, afinal, exageradas... Temos pena! E, já agora, senhores comentadores de jogos na doCoisoTV, isto de estar claramente inclinado para o lado dos da casa, a dizer o que eles deveriam fazer para derrotar o FC Porto, não é só estúpido. É Rude! Desejo muita azia amanhã.

NOTA: E se fosse VP, Lopetegui, Palminhas, Jesualdo, Peseiro ou NES a empatar depois de estar a ganhar 3-0? Que fim do mundo seria?! Mas shhhh... não se vá incomodar o menino! É deixar ir assim que vai muito bem!

Via Tertúlia Portista

48 comentários:

  1. Pensei que no post do jogo ia meter a foto da faixa que os lagartos meteram em alvalade contra o porto a dizer "Metam o Marega"!!! Mali power ahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já diz o ditado "Não cuspas para o ar que te pode cair em cima!" Sem o Adrien falta-lhes ali muita coisinha! Mas não, NÓS é que estamos mal!

      Abraço

      Eliminar
  2. Jorge,

    1º Jogo inteiro da época feito a sério... A palavra chave for mobilidade de AS e DJ.

    Hoje sim... fizemos um bom jogo sem espinhas apesar das tentativas da arbitragem para impedirem a festa.

    Só uma nota especial para um jogador que muito aprecio... Ruben Neves... parece-me que está mais musculado, mais capaz de impôr o físico e com menos receio do choque ou foi impressão minha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que grande jogo que fez o Rúben! As recuperações de bola dele logo na saída de bola do Nacional foram fantásticas! Até do amarelo eu gostei, carago! Para mim, a dupla Fernando/Fernandinho do FC Porto jogava sempre. Ele dá muita velocidade no ataque e critério na saída a jogar!

      Abraço

      Eliminar
  3. Caro Jorge Vassalo

    Grande jogatana. Mas porque raio não temos esta atitude competitiva em todos os jogos?

    Hoje entramos para ganhar e para convencer e quando assim é temos muito mais hipóteses de rapidamente fechar os jogos.
    Grande destaque para Jota, obviamente mas a verdade é que estiveram todos os jogadores num plano muito, muito aceitável.
    Há muito tempo que não ficava triste por ter uma interrupção no campeonato!
    Sem euforias mas agora é só manter, ok?

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque não "euforias"? Está bem, não está tudo pronto, mas a persistir no caminho, mostramos a muito boa gente que estamos aí na luta!

      Abraço

      Eliminar
  4. Foi o jogo mais completo do FCP esta temporada. Diogo Jota está motivado e com a sua classe joga e faz jogar. Sempre objectivo e a partir para cima dos defesas sem medo e com critério. Jogou e fez jogar.
    Equipa mais subida e com pressão alta, com apoios, explorando muito bem os espaços em todo o campo. Atitude e objectividade hoje não faltaram.
    Estão todos de parabéns por este jogo!

    Assim dá gosto!!

    ResponderEliminar
  5. finalmente!!! finalmente!! jota e muito bom pequeno mas forte , raçudo, rapido e xutador vale 20M mas este o atl nao o vai largar. Oliver vale 10M e nao tem hipoteses com simeone, pode ser lopetegui ate gosta dele.Bom jogo nao nos ficamos e uma nota os nossos jogadores quando apanhavam ficavam no chao a contorcer se com dores finalmente alguma ratice. Layun pode jogar no meio o lugar de herrera e dele, Maxi em forma da muito mais profundidade a equipa. Bem agora uma pausa quando parecia estarmos a subir, veremos. Os juniores tem uma excelente equipa e exelentes jogadores, muitos jogarao de caras na AA proximamente, dalot o melhor def direito tuga ja mesta altura. Vou parar nao quero cair no erro de ser tudo bom hoje.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os 4 remates à baliza, as 9 desmarcações, os 6 passes em profundidade e a velocidade vertical do segundo golo, foram do Vidente, não é? Já se sabe, é por ser espanhol! Vamos tirar o Tsubasa do jogo e vamos ver como fica! Que implicância, pá!

      Marcano e Óliver. Curiosamente, são os dois espanhóis. Nada a ver, verdade?

      E já agora, Layún até pode jogar a ponta de lança e guarda-redes!

      Abraço

      Eliminar
  6. Ganhamos bem!... Nada de negativo a dizer. Pelo contrário. A ver se é desta vez que encarreiramos. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queremos todos que passe a ser a regra!

      Abraço

      Eliminar
    2. A jogar assim chegaria e sobraria para ganharmos a Liga mas temos de continuar levar com as jornadas de masturbação nacional encarnada no Estádio da Luz que representam meio campeonato de trabalho facilitado às papoilas saltitantes. Desta vez prevê-se a assistência 60 mil bons chefes de família e respectivas descendências às quatro da tarde de Domingo para jogar com o Feirense, com a imparcialidade dos comentários e da transmissão da Benfica TV garantida. Um jogo difícil diz o Vitória. Uma coisa que só poderia acontecer numa república de bananas onde as regras não são iguais para todos mas o facto é que aqui se come, se cala e o Nosso Porto engole. Abraço. Bom Domingo

      Eliminar
    3. Poder, pode. Pode porque os assinantes da NOS são duplamente comidos, porque a NOS decidiu que os jogos do fifica continuam na bostaTV, apesar de terem PAGO pela mesma. Negócios à tuga!

      Nós, que sempre tratamos mal a Olivedesportos, ficamos sempre com os jogos o mais tarde possível, em detrimento das equipas patrocinadas pela NOS. É assim. É mais um campo em que funcionamos maravilhosamente.

      Abraço

      Eliminar
    4. A NOS como empresa privada e faz o que lhe interessa e faz o que a deixam fazer a Liga e a Federação que deveriam agir de forma a que as regras fossem iguais para todos. Não são!... É sempre o mesmo a beneficiar como ontem [Domingo] se viu e depois se fez o filme, tudo calado não se passa nada. Abraço

      Eliminar
  7. Irrepreensível, Jorge! Este FCP jogou tanto ontem que nem dava para areditar no que estava a ver. Se jogarmos quase sempre assim serei o primeiro a restabelecer a minha fé no treinador. É impossível destacar individualidades, todos estiveram inacreditavelmente a um nível altíssimo. O futebol apresentado foi tão dinâmico, agressivo e eficiente, que a questão do esquema táctico passa a ser secundária.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Se o exterminador implacável, mestre da táctica, doutor do povo, estivesse no banco o sporting não sofreria 3 golos depois de estar a ganhar 3-0.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É por essas e outras que não gostaria mesmo nada que alguma vez viesse treinar o meu FC Porto, querido amigo!

      Grande abraço

      Eliminar
  9. Muito bom jogo o de ontem, tivemos uma equipa mais vertical, continua procura do golo, criamos mais oportunidades. A equipa pressionou mais subida o que leva a recuperar a bola mais á frente. Mas o que mais quero salientar é a dupla de ataque, André e Diogo, que entendimento que eles tiveram, a continuarem assim vão ser um caso serio, como li algures têm parecenças com uma grande dupla Domingos Kostadinov.

    Espero que o jogo de ontem não seja exceção á regra, para mim é inadmissível o campeonato parar 3 semanas, veio na pior altura para mim.

    Uma ultima palavra para as declarações de Manuel Machado, porque é que quando perdeste com os orcs não vieste falar de jogadores emprestados? A mim nunca me enganaste és um cretino que arranja sempre alguma desculpa quando perdes contra nos.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já eu não levo Manuel Machado assim tão a mal. Como querias que ele justificasse a derrota? É que o Nacional não jogou assim tão mal.

      E, deixemos-nos de tretas, Victor Garcia tem sido fundamental na recuperação do Nacional. É como o Guimarães sem Marega. Mas não se leva a mal. Ele também falou da clara superioridade do FC Porto.

      Abraço

      Eliminar
    2. Eu não disse que os jogadores não eram fundamentais, mas ele sabe as regras e só vem reclamar contra nós? Justificar a derrota? Simples o adversário foi melhor. Se ele está contra esta regra dos empréstimos tb é simples não queira jogadores emprestados.

      Miguel S

      Eliminar
  10. Ganhamos estupidamente bem. Chatice. Os submarinos vão ter que vir á superfície para Limpezas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, meu amigo, gostam mais de malhar do que dizer bem, que fazer?

      Abraço

      Eliminar
  11. Eu acho que o plantel é curto para Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Liga dos Campeões. Gostava que Sema Velázquez (Arouca), Hugo Vieira (Estrela Vermelha), Rafa Soares (Rio Ave) e Ricardo (Nice) fizessem parte deste plantel.
    O "DRAGÃO" jogou bem mas ATENÇÃO, nada de embandeirar em arco, o plantel "AZUL E BRANCO" é muito jovem (Rúben Neves, Diogo Jota, Oliver, Otávio, André Silva) e o Nacional teve 7 ausências.
    Diogo Jota, GRANDE JOGADOR que o Atlético de Madrid descobriu em Portugal. Mas no final da época, vamos ficar com o fabuloso, maravilhoso, espantoso, Adrián López, que "nós" descobrimos em Espanha.
    O Layún até pode jogar a ponta de lança ou a guarda-redes, mas eu gostava de o ver no lugar de Otávio a centrar para a cabeça de Depoitre.
    JJ é um GRANDE TREINADOR, o problema é, quando lhe sobe à cabeça.

    FORÇA NES

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Luís,

      Você sabe que o Jota tem uma opção de compra, certo?

      E quanto ao Jasus... ganhou 2 campeonatos (ou 3) gamados. E mais nada. E vai pelo mesmo caminho. A Taça da Carica para mim conta BOLA.

      Abraço

      Eliminar
  12. Pois, o esperado aconteceu. Diogo jota jogou (14 golos no Paços!) e agora temos que arranjar mais 22 milhões no fim da época. Estamos a falar de um puto de 19! anos... Com uma margem de progressão brutal e que me parece valer esse dinheiro todo, até porque não custa imaginar que sairia pelo dobro. Adorava o rapaz no Paços, agora nem tenho palavras.
    Uma nota: Ninguém viu o estrondoso jogo do Felipe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vimos, pois! Quem também deve estar a adorar é o Casillas!

      Abraço

      Eliminar
  13. Isso é verdade Jorge Vassalo, simplesmente, cadé o pilim, o arame o guito para isso? Vamos vender ao Atlético Madrid o André Silva?

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Óliver só é para ser comprado daqui a ano e meio. E não é pago todo de uma vez. Há muito a fazer também para equilibrar contas. Calma.

      Abraço

      Eliminar
  14. Muito bom jogo. Assim, sim. O sol neste domingo ate brilha mais forte. Satisfacao.

    ResponderEliminar
  15. Que dizer quando tudo está dito e bem dito. Há muito que não tinha um pós match que me sossegasse a alma e acariciasse o ego. Belo jogo onde até Herrera deu o seu agradável contributo. Em tantos anos de F.C.P. nunca tinha visto jogar tão bem em 4x4x2. DIOGO JOTA/ANDRÉ SILVA notável! Lembrei-me de Tango & Cash
    Abraço

    ResponderEliminar
  16. bom domingo a todos.

    Diogo Jota tem 19 anos e já no Paços de Ferreira gostava muito de marcar golos na Choupana e ontem deliciou-se com isso.

    os Aziados vermelhos já devem a estar a lixar a cabeça ao JMendes por não ter impedido a vinda deste jogador para o FcPorto. Pois é não podia desviar todos da rota do dragão e o jogador sendo portista nada quis com agremiação vermelha do sul.Pena é que agora tenha-mos de pagar 22M€ para o ter em definitivo quando podia ter custado muito menos.

    ontem após o jogo e durante o jogo a cada golo que o FcPorto marcava eu só via azia no rosto daqueles comentadeiros de serviço pro-capitalismo.Eles esperavam ver o FcPorto sucumbir mais uma vez na Madeira e até estavam bem escoltados por um árbitro que nos custou pontos a época passada. No manhaTv o amigo do Melão que devia andar mais calado não conseguia disfarçar essa azia por ver o FcPorto cilindrar os da Choupana.Outros do maisTabaco como não gostam nada de dar muito tempo de antena ás vitórias azuis, tratam logo de mudar o disco e voltam logo à propaganda vermelha.

    quanto ao jogo de ontem gostei, pois se não fosse dada esta resposta o NES estava com a sua vida muito complicada no dragão.Pena que só agora tenha percebido que na frente junto do ASilva só pode jogar Diogo Jota ou Brahimi. Adrian Silva esgotou as suas chances e JMendes já não pode pedir mais ao NES que o coloque a jogar.Mandem-no para Guimarães que pode ser que renasça tal e qual Otavio e agora Marega

    visto que o Sporting não sabe segurar resultados praticamente feitos, estamos agora empatados e se não houver surpresa hoje no jogo do rival, vamos ficar a 3 pontos deles e ou muito me engano só na 10º Jornada ou empatamos com esses vermelhos em termos de pontuação ou ficamos a 3 ou 6 pontos atrás.Esse jogo no dragão com Capela apitar vai ser decisivo.

    Manuel Machado vir criticar a impossibilidade de poder meter em campo os jogadores emprestados do FcPorto é de muito mau gosto, pois quando os pediu já sabia das regras.Agora esqueceu-se que tinha lá dois centrais emprestados pelos os dois clubes da capital e que estavam ávidos de poder dificultar a vida ao FcPorto.Desculpas à Machado!!!

    outra palavra para o nosso mal amado no dragão Marega que ainda via calar muitos e permitir um bom encaixe financeiro ao FcPorto.Hernáni também esteve muito bem.Não concordando com a regra dos emprestados, os nossos tem ajudado o nosso clube ao fazer com que os nossos rivais percam pontos.

    aqueles que aplaudiram golos do Slimani e que andaram por aí a dizer que ainda bem que o Marega não foi para o clubes deles, ontem tiveram de engolir os seus golos.Karma Karma!!!

    vamos manter agora a fé e desfrutar desta grande vitória.

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  17. Já houve algum jogo nosso neste campeonato em que não houvesse roubalheira? Desta vez foram os foras de jogo a cortar várias jogadas de perigo do nosso ataque.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando não somos ostensivamente gamados até pensamos que é mentira, carago!

      Abraço

      Eliminar
  18. E porque é que não posso estar eufórico com a vitória do FC PORTO???
    Ó gente, fiquem eufóricos! Temos todo o direito á euforia... afinal somos adeptos, temos paixão e se ficamos deprimidos pelas derrotas, mais uma razão para euforizarmos (existe isto?) nas vitórias, carago!
    E sobretudo quando vemos que o mais melhor bom treinador de todos os tempos estar a ganhar até ao quarto de hora final e depois levar na pá 3 do marega, quer dizer do Guimarães!!!
    Se fosse o FC PORTO era NES prá rua, Pinto da Costa senil e o Alexandre a gamar!!!!

    P.S. Convém não esquecer que o sportém foi tetra nos anos 30 quando precisamente não... existia o campeonato nacional da 1ª divisão!!!

    ResponderEliminar
  19. visto que alguem falou aqui de Rafa Soares, gostava de perguntar o que se passa em relação ao jogador emprestado ao Rio Ave, pois desde que este não foi aos jogos do Rio, Rui Jorge nunca mais o convocou para a selecção.

    dizem que Rui Jorge não gostou da sua nega pois contava muito com ele.Se assim foi não tem de se vingar agora pois o Gonçalo Guedes também foi negado e agora é convocado por ele.

    se existe algo ou veto ao Rafa Soares a nossa SAD devia vir defender o jogador e mostrar o seu desagrado

    continuação de bom domingo

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  20. Bom dia Jorge Vassalo e restantes portistas,
    Que bom é acordar depois de uma exibição destas do nosso FCP com o corolário de ver Marega brilhar contra os viscondes depois de eles estarem a dar 0-3. A cereja no topo do bolo seria um deslize dos encornados mas acho que já seria pedir demais. Pena esta paragem para seleções. Espero que os rapazes voltem com o mesmo espírito e a dinâmica não se perca!

    Abraço a todos,
    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
  21. Grande joga do F.C.P, com um ataque muito irrequieto, Diogo j foi o MVP, mas também gostei de Ótavio, layun e André Silva, o meio campo também esteve bem e a defesa esteve segura, que seja pra continuar este nível exibicional, ou pelo menos próximo disto, quanto ao Machado vir queixar-se agora das regras dos emprestados é muito descaramento, ele já não sabia das regras quando emprestámos os jogadores? ou só foi ler o regulamento no fim do jogo? e já agora os desfalques da equipa de vários jogadores lesionados também deve ser culpa nossa, é sempre a mesma coisa, os treinadores quando perdem contra nós tem sempre de dizer algo, mas quando perdem contra os outros e até quando tem razão pra falar da arbitragem por ex, ficam caladinhos, é muita azia perder contra nós, e na 24 acabados de ganhar o jogo estavam eles a falar do sportem, mais um caso de azia cŕonica, não há kompensan que cure isto.
    abraço João Moreira

    ResponderEliminar
  22. Jogamos de amarelo, amarelo de electricidade e electricidade de alta voltagem.

    Assim jogamos na Madeira.

    Espero que os jogadores tirem ilações do jogo para que se possa repetir para o resto dos jogos.

    De facto a palavra de ordem do estilo de jogo do Nuno é intensidade, com ela penso que ninguém neste campeonato nos parará. Desde que os jogadores não tenham problemas físicos, mas são jovens e eles o que querem é correr, nem que seja como loucos.

    Estou feliz mas irei estar céptico, porque veremos como irão ser encarados os próximos jogos.
    Felicidades para Diogo Jota e o seu primeiro hat-trick da sua carreira.

    1 mês depois lá vem mais uma paragem de 2 semanas... que parecerá 1 mês.

    E já agora uns tantos foras-de-jogo "vistos" só por aqueles indivíduos das linhas.

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipe, se o futebol não vivido com paixão.... não vale a pena. Se te deprimes quando perdes ou empatas, tens direito de ficar feliz quando ganhas bem!

      Abraço

      Eliminar
  23. Contabilista de Vão-de-Escada2 de outubro de 2016 às 18:47

    Muito bom, mesmo muito bom! Assim sabe bem. J e AS formaram uma fantástica dupla.

    ResponderEliminar
  24. Como não ficar feliz? Um resultado e uma exibição destas... É para isto que qualquer adepto vive. Também é uma alegria para a alma portista ter uma novidade no 11 que marca 3 golos e deixa as melhores indicações sobre o relvado. Só tenho boas palavras para toda a equipa depois deste jogo. Tenho a certeza de que esta é a verdadeira cara do nosso FCP, que há potencial a desenvolver.

    Depois há duas ou três coisas:

    a) O Marega parece ser fixe a jogar no eixo do ataque. Um perigo voracíssimo de golos! Quem diria?!!!

    b) No rescaldo do nosso jogo, o primeiro comentadeiro que a Sic Notícias arranjou apressou-se a explicar que o Nacional esteve muito condicionado por ausências de titulares e pela má táctica de Manuel Machado. A azia esguichava em torrentes.

    c) O Benfica ganha 4-0. Houve lance para penalty ainda o jogo estava 0-0 (nas peças jornalísticas grosseiramente omitido) e um estranhíssimo autogolo de um jogador que se sabe ser benfiquista ferrenho. Como não podia deixar de ser sempre que há factos estranhos em campo contra o Benfica, os da casa vencem por goleada, desencorajando qualquer possibilidade de discussão sobre as merdas.

    ResponderEliminar