quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Crónica De Um Descalabro Anunciado


E aqui está a rica prenda do dia de hoje. Já muitas vezes o disse, não sou TOC nem ROC, mas quem quiser analisar, aqui tem o documento. Vou-me concentrar, pois, nos discursos de pouca vergonha de quem parece que não tem responsabilidades. Aviso já que vai ser um post forte em links.
  • Disse, pois, o Dr Fernando Gomes aqui que "O resultado é mau e a SAD assume. A SAD, de forma assumida e deliberada, decidiu ser assim juntamente com a equipa técnica. Entendeu que não deveria enfraquecer a equipa. Sem que a Champions estivesse garantida a 30 de junho, a venda de alguns jogadores podia ser um rude golpe". Depreender-se-á então daí que as vendas tinham de estar feitas antes da pré-eliminatória da Champions? Se a razão era a não entrada na Champions, não se poderia negociar de forma a acautelar tal? E agora? Poderá inferir-se que haverá vendas a serem feitas no mercado de inverno?
  • Previsivelmente, não cumprimos o fair-play financeiro. Não se temem consequências. Há que reduzir custos e não depender da venda dos jogadores. Concordo! Podemos começar pela inchada SAD? Como se admitirá prémios ou qualquer outro tipo de bonificação numa época destas? E eu sei que pode ser, e é-o tecnicamente, venda de jogadores, mas que tal reduzir o emprestados a metade?
  • A SAD diz-se "preocupada com os salários". Que necessita um "novo rumo". Estamos todos tão de acordo! O FC Porto indica, como aumento do passivo, a aquisição do Porto Canal, não é? Quanto custa aquela frota de amiguinhos do clube amigos Disney? E quanto aos jogadores caros em plantel, serão mesmo todos imprescindíveis? E a Estrutura no seu todo quanto custa? Há que se deixar de viver com uma realidade que não se adequa minimamente ao Clube que se representa!
  • A notícia de que a SAD se terá recusado a vender Danilo, Herrera e André Silva é difícil de entender. Há quem ache que isto, e os valores em causa, absolutamente falsos. Se o são, é algo grave. Se não são, também o é. Como se explica esta tolaria? Se se fala em 95M, isso significaria um valor de mais de trinta milhões por cada um deles! Seriam excelentes negócios! Há que relembrar o que tínhamos perdido no ano anterior, por um retorno não muito superior a este?! Considero-os 3 excelentes jogadores mas o Céu está cheio de "insubstituíveis"! Ou isto é  pura e simplesmente um laissez-faire amador de deixar o treinador decidir, sem nenhum tipo de intervenção de quem paga? Se assim for é um crime de lesa-Clube!
   Seja como for, como é possível que ninguém caia sobre a espada neste descalabro? Qual seria a firma que apresentasse um resultado destes que não exigisse uma reestruturação profunda?! E será desta que o Presidente vem explicar-se aos sócios

Não é novidade. Mas dizer "Ooops!" NÃO CHEGA!! Há que haver consequências! Esta é uma gestão suicida! E tem de terminar JÁ!

32 comentários:

  1. Ainda pior do que esperava. Fico contente por não ter havido uma operação Antas escondida para limpar as contas, mas justificar quase 80M de prejuizo apenas pela falta de vendas e compra do PateticoCanal é muita falta de coragem.
    Engraçado que ao fim de 3(4?) época perceberam que temos que reduzir os salários da equipa A (Com Casillas e Maxi à cabeça?), no entanto continuamos a comprar jogadores desnecessários e a manter várias dezenas no carossel dos empréstimos.
    Gostaria que o plantel do proximo ano fosse equilibrado e com menos "milionários" e jogadores acomodados, mas cheira-me que vai continuar igual e que as mudanças se vão dar mais pelo fim do contrato/vendas do que propriamente por proactividade da SAD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não pode cheirar que "vai continuar igual" porque a SAD tem de dar lucro. Ponto.

      Abraço

      Eliminar
    2. Estes gajos da administração são suicidas há 30 anos e ainda não morreram.

      Eliminar
  2. Dizem que temos que vender e ir longe na champions para ter lucro... No ano em que fizemos 100milhões em vendas e fomos longe, qual foi o lucro apresentado?

    ResponderEliminar
  3. paciencia, vamos recuperar, agora nao vender herrera? brahimi, adrien, evandro, emrstados que ninguem quer? Manter danilo, andre ta bem merecem o sacrificio agora herrera? Bem pode ser que agora as coisas mudem , ja estao a mudar, a realidade nao pode ser escondida. A consolaçao e que os outros estao pior embora apresentem contas marteladas melhores.

    ResponderEliminar
  4. Sobre os custos operacionais, acrescentou que o aumento de 13 por cento (para 124,4 milhões de euros) se deve, na maior parte, e às indemnizações aos treinadores Julen Lopetegui e José Peseiro. O saldo das rubricas relacionadas com passes de jogadores foi de apenas 7,1 milhões de euros, enquanto a participação nas competições europeias rendeu somente 11,6 milhões, resultado de uma prestação abaixo das expetativas.
    Irónico é o causador disto tudo ainda receber indemnização.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O causador de quê? De ganhar um campeonato que só não ganhou porque ninguém o defendeu? De quartos de final da Champions? De vendas de 114M? Sim, de facto, o maior causador foram os adeptos que o correram quando ele estava... à menos distância do primeiro do que o FC Porto está hoje.

      Eliminar
    2. Isso é falacia, ninguém correu com o lopetegui, ele é que fez a "caminha" para se por a andar!
      O futebol de Lopetegui era assim tao genial que os broncos dos adeptos não entendiam ou nao percebiam que mais cedo ou mais tarde o campeonato ia fugir?!
      Sejamos honestos, Lopetegui é culpado sim desta gestão e destes anos sem ganhar nada tem muita culpa mas nao é o unico culpado!
      XicoFCP

      Eliminar
    3. lopetegui e' o culpado? o unico culapdo?
      epah e' pra rir... por isso e' q nao vamos a lado nenhum...de certeza que devem ser daqueles que assobiam por tudo e por nada.

      e os meninos da $AD pagos a peso de ouro? que ainda se dao a eles mesmos premios milionarios? premios de que e porque?

      e quanto desse resultado negativo nao sao comi$$oes de negocios completamente obscuros?
      e o frenesim de jogadores emprestados?
      tantos para que?
      dos 40 qts algum dia teem estofo pra entrar de caras?
      epah poupem me...imagine se se nao tivessemos ido a champions...

      e este senhor, FG, esta la mmo a fazer o que?
      Luis Pais

      Eliminar
    4. Continua a acreditar que foi o colinho que não deixou ganhar Lopetegui e depois diz que o arroz tem formigas. Já é uma cassete mais usada que a da Intersindical

      Eliminar
    5. Esse pessoal que até hoje critica o Lopetegui é realmente um caso de estudo. Não importa se o Lopetegui vencer na selecção e em outros clubes, na cabeça deles o Lopetegui será sempre o pior treinador da história do futebol e o causador dos males do mundo. E isto tudo por ter terminado em segundo lugar e ter sido despedido quando a equipa estava à 3 pontos do primeiro classificado, imagina se tivesse feito pior. Apenas um conselho: reparem onde a equipa estava antes e depois da sua estadia no clube.

      Abraço

      Eliminar
    6. Reparem no bem que a seleção espanhola joga, muito diferente do que jogava o FCP? E em Espanha estão encantadíssimos com a forma de jogar da seleção espanhola! Valha me Deus!
      Sao só os portitas que repararam que o espanhol tem um futebol fraqco e de bocejo!
      Dá para rir, é anedota, só pode!
      XicoFCP

      Eliminar
    7. Eu não gosto de Lopetegui como treinador mas dizer que ele foi culpado deste descalabro... acho que é abuso. Os grandes culpados são os dirigentes. Alguns adeptos só acordaram agora mas esta má gestão já perdura há bastantes anos sendo este desfecho totalmente previsível (infelizmente).

      Eliminar
  5. Este é o resultado da gestão de uma SAD caduca, maior prejuizo de sempre acompanhado de 3 epocas sem titulos sem esquecer os maiores orçamentos.
    Agora temos uma serie de jogadores que ninguém quer ao preço que precisamos vender e os que em mercado são os que nos fazem falta para o futuro (Danilo, Ruben, Andre Silva).
    Ainda vamos penar mais alguns anos. Teremos que vender os melhores para diminuir os prejuizos. Provavelmente, nas proximas epocas nem iremos à liga dos campeões, pois só os dois primeiros classificados terão acesso, as receitas ainda serão
    menores.
    Não se perspectiva grandes melhorias nos proximos tempos, pelo menos enquanto se mantiver esta adminstração.
    mirp

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou a favor de uma "Dragon Forcização" do FC Porto. Já o era este ano. Eu não tenho a fobia de ter medo dos tetra do fifica.

      Eliminar
  6. Caro Jorge Vassalo,

    É confrangedor. Ouvir estes doutos da SAD é um exercicio absolutamente ridiculo. Faço uma declaração de interesses: não sou fã do Dr. Fernando Gomes. Não tem nada haver com politica apenas o facto de sempre ter achado que a entrada na SAD se deveu algo que não tem haver com mérito. Feito este ponto, fico chocado com alguns dos argumentos que ouvi por parte da SAD. E ainda mais chocado por ter ouvido mais uma vez que "agora é que é" e um genero de "já percebemos e vamos resolver" em conjunto com um argumento á fifica de "até podiamos ter feito 95k em 3 jogadores". Dr. Fernando Gomes, engane quem queira com o seu discurso mas tenha a ombridade de se demitir e dar exemplo a outros doutos da dita sociedade! Isso sim, seria um discurso interessante. Tudo o resto é patético, demasiado patético, até insultuoso da inteligencia dos adeptos.

    Sr. Presidente da SAD do FCP: já batemos no fundo? é que em termos de discurso e comportamento triste e até ridiculo, continuamos em alta velocidade......mas a descer.

    e fico-me por aqui perante uma SAD que teve 95k na mão (treta) por 3 jogadores (um deles o Herrera), não vendeu e tem camionetas de emprestados que não sabe o que fazer.

    RAOC

    ResponderEliminar
  7. Nós sabíamos no que isto iria dar, e que em muitos sítios se discutiu acerca de soluções para que isto não tivesse tanto impacto.
    Os valores estão apresentados e é só saber se irá mesmo haver uma mudança definitiva nisto ou se vai continuar a assobiar para o lado.
    Ainda dizia Pinto da Costa que o o contrato com a MEO iria amortizar estas contas...

    Abraços.

    ResponderEliminar
  8. Bem era mais que esperado este descalabro.

    Contudo fiquei pasmo com os custos com os salários do pessoal... mesmo muito pasmo!

    De salientar que uma SAD que apresenta estes custos de pessoal foi buscar para esta época/ou continuam da época passada Moussa Mbaye, Rodrigo, Inácio, Palmer-Brown, Fede Varela, Chikaoui, Tony Djim, Musa Yahaya, Galeno, Mário Évora, Abou, James Arthur, Yan Dinghao, Claúdio Ramos, Areias e Moses John (fora os que me esqueço ou nem conheço)... Portanto haja incompetência...

    Aliás entram jogadores para os sub-19/B que nem jogam(!!!!) ou que o fazem meia duzia de vezes numa época... inacreditável!

    O Caminho a seguir é mesmo, como já defendi várias vexes...

    1) Despachar os emprestados maiores de 24 anos que já não vão servir para nada (nem que seja com rescisão e dar aos outros clubes ficando com metade do passe).

    2) Reduzir os gastos com o pessoas mantendo um plantel de 23 jogadores máximo + equipa B.

    3) Contratar para a equipa B e sub-19 estrangeiros que sejam titulares de caras! Caso contrário é deixa-los estar quietos no pais de origem...

    4) Que o treinador tenha estabilidade a nível de anos que fique no clube e que tenha tomates para apostar na prata da casa pois é inadmissível que nem um campeão da 2ª liga do ano passado esteja ativamente no plantel principal.

    5) Fazer um 11 de jogadores "caros" e um banco de jogadores que se estão a fazer. Tem de ser assim pois olhar para o banco e ver Brahimi, Corona, Depoitre, Maxi Pereira, Adrian Lopez, Boly é um crime que lesa o património do clube!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensavas que Casillas, Maxi, Tello e Adrian ganhavam 500 paus?

      Eliminar
    2. E o que é que isso tem a haver seja com o que for?

      Como disse acima podem até ganhar 505paus ou 510 árvores desde que sejam titulares! Para virem para cá a ganharem mais de 2M€/ano e para ver se dá, então é melhor estar quieto... e relembro que o "ver se dá" tem sido a politica de aquisições ultimamente... Bora lá ver se o Tello dá, se o Adrian dá, se o Depoitre dá, se tantos outros que cá passaram ou ainda andam por cá dão... o pormenor é que nenhum deles custou o preço "do ver se dá" e foram todos pagos acima dos 5M€.

      Um exemplo claro do desnorte completo desta SAD foi a vinda do Alex Telles quando Layun era o titular com Maxi do outro lado... Até deu jeito mas para isso é que tínhamos o Vitor Garcia e o Rafa como opções... Imagine-se que o Maxi se lesionava como como aconteceu e o NES colocava o Layun na direita e entregava a titularidade a Rafa na esquerda... secalhar agora estariamos a falar do André Silva II, porque só quem não quer ver é que não repara que o Rafa está protissimo para o Porto o Porto é que não está pronto para ele e é por isso que as nossas finanças estão como estão...

      Eliminar
  9. Contabilista de Vão-de-Escada12 de outubro de 2016 às 17:11

    Vou lendo pela bluegosfera apelos à demissão do Administrador do pelouro financeiro, Dr Fernando Gomes, mas devo dizer que, mesmo sem simpatizar com o senhor, acho isso injusto. Um administrador financeiro não tem o poder de fazer crescer dinheiro nos cofres. Quem pode fazer isso são - falando de uma empresa industrial, por exemplo - os responsáveis pela produção e pelas área comercial e, claro o CEO, como agora gostam de dizer.

    Fala-se muito que isto já era esperado, mas eu acho que pouca gente esperava um prejuízo de perto de € 60 M! Entre os 40 e 50 era o meu vaticínio, sem fazer grandes contas, mas depois de ter visto o relatório do 3º trimestre, como penso ter chegado a escrever aqui, perante algum cepticismo do responsável do blogue, que disse que só quando o relatório saísse se saberia. Pois, aí está ele.

    Acho muitos comentadores da bluegosfera demasiado modestos na abordagem do tema das contas da SAD, sempre dizendo que não são TOCs ou ROCs ou não têm mestrado no tema. Meus caros: não é preciso nada disso para se perceber o buraco em que estamos metidos. Também não precisamos de curso de treinador para mandarmos umas postas de pescada acerca da maneira como a equipa joga.

    Ainda não vi as contas ao pormenor, mas estou curioso com a rubrica "Passivo Corrente", que é a parte do passivo que vence no prazo de um ano. Penso que vencerá um empréstimo obrigacionista e, não tendo a sociedade meios para o liquidar, lá terá ela de recorrer a mais um desses empréstimos, muito possivelmente a um juro ainda mais alto que o que já paga pelos empréstimos em curso (penso que há mais que um), e isto num tempo de juros baixíssimos. O juro,meus caros, é também função do risco para o emprestador. Para bom entendedor...

    Finalmente, a história das possíveis vendas de A. Silva, Herrera e Danilo até será verdadeira - não temos elementos que nos permitam disso duvidar - mas é uma desculpa mesmo muito fraquinha.

    ResponderEliminar
  10. Grande gestão de PC e dos seus apaniguados, merecem bem as comissões. Fazem-me lembrar o fabuloso gestor Ricardo Salgado e Zeinal Bava o melhor CEO da galáxia, seja ela qual for.
    Por outro lado dispensam-se jogadores como Ricardo, Rafa Soares, Gonçalo Paciência, Raúl Gudiño, Hernâni, Ivo Rodrigues, Ghilas, Mauro Caballero e fica-se com jogadores como Evandro, Varela e Adrian Lopez.

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luis, quem dispensa jogadores é o Lito Vidigal. Ainda náo entendeste?

      Eliminar
  11. Contabilista de Vão-de-Escada12 de outubro de 2016 às 18:30

    Aqui está o Passivo Corrente (coluna da esquerda valores a 30/6/2016, coluna da direita valores a 30/6/2015). Os Activos Correntes são de € 114.809.

    Passivo Corrente 202.057 151.461
    Empréstimos Bancários 78.530 61.455
    Empréstimo Obrigacionista 19.654 0
    Outros Credores 6.841 11.089
    Fornecedores 49.368 46.133
    Outros Passivos Correntes 47.664 32.784

    Significa isto quem nos doze meses que se iniciaram a 1 de Julho, vencem cerca de € 79 M de empréstimos bancários e de € 20 M de um empréstimo obrigacionista.

    Entretanto, claro, já estamos a gastar por conta do novo contrato de direitos televisivos, ao abrigo do qual obteve um empréstimo bancário de € 10 M.

    ResponderEliminar
  12. Meus senhores calma... vamos ter calma porque a solução mais viável é reduzir custos com o pessoal. Que fazem as grandes empresas quando tem prejuízos? Contratam uns bons assessores a preço de ouro e logo vem a solução.. despede-se 50% do pessoal... a saber.. motoristas, tratadores do relvado, porteiros, empregadas de limpeza, da lavandaria,etc, etc, e se trabalhavam 10 horas diárias passam a trabalhar 12 sem direito a feriados. Aumentar a quotização dos sócios também é uma ótima solução. Vender tempos de antena do Porto canal aos nossos estimados "inimigos" e quem quiser fazer programas de quintas de vinhanha paguem a queda de audiências nesse horário.. e o pagamento de cotas por todos os programas repetidos. Como sempre o pequenino é que vai pagar o "patau".
    Cumprimentos portistas
    A. Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom! É mesmo assim.
      ( Mas, lá está, no avião também se diz que primeiro colocamos as máscaras de oxigénio e depois ajudamos as crianças...)

      já vejo esses super-assessores a afiar as unhas! ... amigos do Alex ou do Nandinho ? Gente da galp ou da pt ?

      Eliminar
  13. Quando diz ser a favor da "Dragon Forcização", estará, certamente, a falar do aproveitamento dos "B" campeões e de alguns sub-19 talentosos, certo? A ser assim, o responsável tinha de ter a coragem de falar á Nação e explicar, como se tivéssemos todos 4 anos, o porquê de termos chegado ao resultado de um assalto de colarinho branco.
    Igualmente, a acontecer a mudança, seria mais uma espécie de "sportinguisação" porque, saberá, a Dragon Force tem como filosofia base o começar de tudo e de novo.
    Ora a solução desta situação, creio, terá de passar por várias fases de reconstrução: a resolução contratual dos vencimentos altos sem recurso a indeminizações, o que dependeria sempre da duração dos vincúlos; a integração paulatina dos miúdos talentosos; a decorrência do trabalho meticuloso e competente do scouting - não poderemos deixar as aquisições de lado - a contratação dum treinador muito, muito especial e, fundamental, a agregação maciça do verdadeiro Portismo em torno de tal projecto.
    É muita coisa a fazer, agora se será assim ou não, o senhor presidente teria de ter a palavra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há que saber esperar, o FC Porto não vai acabar este ano.

      Não me importava de não ganhar nada uns anos e ter uma equipa sustentável e competitiva.

      Abraço

      Eliminar
  14. Quem é leitor deste blog e costuma ler a caixa de comentários já leu várias vezes esta frase que várias vezes escrevi:
    "Desde que o filho fez as pazes com a pai e começou a frequentar assiduamente e diariamente as dependencias do clube que as coisas começaram a descambar".

    Mera coincidencia? Eu acho que não e vejo a coisa deste jeito: sendo filho de quem é, e feitas as pazes, deve se achar no direito de ser o herdeiro, ou no mínimo, ter uma fatia bem jeitosa no bolo... e para isso poder acontecer, o pai obviamente tomou partido pela família... e quem esteve junto com o pai nestas últimas 3 décadas de luta contra os nossos inimigos, não gostou e aos poucos foi saindo... um por um... até mesmo quem nós nunca esperávamos que saísse, saiu pelos próprios pés, que foi o caso de Antero Henrique...

    Na minha ótica, a razão deste descalabro dentro do clube só pode ser a guerra pelo poder... deve ser muito chato ver um playboyzinho só por ser filho de quem é, surgir de repente e começar a querer opinar naquilo tudo... não esquecendo que o filho quando era brigado com o pai, foi sócio do zé veiga, que está no xilindró... não estou dizendo que o único culpado é o filho, mas é uma grande coincidencia desde que "chegou" ao clube que as coisas começaram a dar pro torto...

    Talvez nada disto que escrevo tenha ponta por onde pegar, mas que é uma enorme coincidencia, ninguém pode negar...

    Acho que o nosso grande presidente deve uma explicação convincente, séria, sem sarcasmos e piadinhas, em palavras simples que todos compreendam... porque a nação portista tem memória e tem eterna gratidão, mas a nação portista não é estúpida... e nesta época de vacas magras, nenhum portista gostou de saber que conseguimos fazer ainda pior que ... Godinho Lopes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoalmente, ressalvo que é apenas a minha opinião, acho que o FCP serviu/serve os interesses pessoais de muita gente e não só o Alexandre Pinto da Costa e já há muito tempo. Os bons resultados desportivos é que iam camuflando a situação. Se antigamente havia um grupinho que aproveitava para encher os bolsos com o passar dos anos esse grupinho tornou-se muito maior. O lema "primeiro nós depois o clube era/é" uma realidade.

      Eliminar