quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Culpa Nossa

Tal como seria de esperar, a bolha não perdeu tempo e encheu a capa com uma imagem que sacou do Google em 2 segundos e estampou todo o nosso descalabro, com direito a miniaturas e tudo. Nada a dizer. A culpa é nossa. Nossa, ponto e vírgula: deles. Seja qual for a razão, acreditemos ou não em Fernando Gomes, a verdade é que, calculado ou não, foi o nosso pior desempenho de sempre. E isso os nossos inimigos podem aproveitar. E vão. Mesmo que na realidade não estejam melhor. Mas esta não é altura de estar a olhar para o lado. É altura de se assumir e trabalhar.

Sim, de se assumir. Como é de esperar, o FC Porto não é feira dos 300 e não se vendem jogadores a preço de saldo. Até aí eu vou. Não tenho a bondade de acreditar nos 95M dito por Gomes, lamento. Não consigo acreditar que se houvesse bons valores na mesa se cometesse a insanidade de compreender que não há insubstituíveis.

Não vale a pena bater no ceguinho. Teremos uma Assembleia Geral sobre isto - lá estarei - e é preciso mostrar o nosso desacordo com esta insanidade a quem é responsável. Não é com um parágrafo na Dragões Diário que se resolve esta trapalhada

O meu caríssimo amigo José Lima já esmiuçou de uma forma clara aqui todas as áreas chave, sempre pensando no melhor do FC Porto - há muitos, muitos anos - e sublinho a frase "Contratações feitas sem nenhum critério de qualidade, subida nos Custos com salários, e falta de receitas nas competições europeias, conduziram a um resultado desastroso de imprevisíveis consequências."

Espero que o Dr. Fernando Gomes tenha sido sincero quando disse que a SAD não era "irresponsável" e que "sabia o que tinha de fazer para inverter esta tendência". É que todo este patético defeso teve consequências desastrosas. Espero que não fizesse já "parte do plano". Seria o fim da picada. Não há, claramente, mais latitude para nada. Ou demonstram que têm os superiores interesses do FC Porto em mente ou a linha acaba aqui. E não sou só eu que o digo. Vai começando a faltar quem defenda o que quer que seja.

28 comentários:

  1. Pelos piores motivos vamos ter finalmente 02.30 horas a falar do FC Porto nos programas desportivos da SIC, TVI, CMTV, SPORTV e outros semelhantes, capas de jornais desportivos etc, etc. Não era isso que os portistas pretendiam (eu incluído)? Pois bem a SAD que não vê programas desportivos, não lê jornais nem blogs fez o favor de animar e esfregar as mãos de contentes os nossos amáveis adversários que serão convenientemente municiados pelos moderadores das diversas tvs.
    Espero ansiosamente pela gala dos Dragões de Ouro e serão feito convites a certas "indidualidades"... que desta vez certamente não terão a facilidade de se esgueirarem por um qualquer buraco para entrar (visto que o presidente da SAD desconhecia das suas presenças no ano transacto).
    Cumprimentos portistas
    A. Martins

    ResponderEliminar
  2. aparte da equipa desportiva, que espero que passe a margem deste vendaval, e que continue o bom crescimento que tem demonstrado, e' preciso comecar a traduzir para portugues o que os nosso administradores dizem.
    por qeu PdC disse em Abril q era a pre epoca e q os erros tavam detectados (e apenas se revelou umas das pre epocas mais miseraveis de sempre) pq se diz que agora e' q e', pq este e' o ano zero e mais bla bla bla atras de bla bla bla de quem so fala por falar.
    hoje em dia spre q alguem da SAD fala, parece um conjunto de cliches e frases feitas que nao significam nada nem pra eles nem pra ninguem.
    esperar (sentado) pra ver como vao cortar nos custos com pessoal, mt curioso mmo.
    Manu365

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas incongruências discursivas dão azo a interpretações diferenciadas..

      Abraço

      Eliminar
  3. Caro Jorge,

    A Bolha faz hoje manchete de práticamente uma página, alusiva às contas, calamitosas, do FC Porto. Nada que nos surpreenda e nem sequer deve ser motivo de indignação por parte dos sócios e adeptos do FC Porto, por tão pevisível. Como muito bem escreve o Jorge no seu Post, a culpa é toda da Administração da SAD do nosso Clube, pelo desplante, para não chamar outra coisa, de apresentar prejuízos de tamanha dimensão, inédito em clubes portugueses, mais as justificações que não convencem. Isto sim, motivo de sobra para nos indignarmos. Histórico, dizem, e sê-lo-á certamente tal a amplitude do prejuízo, e precisamente por ser hístórico, se me permitem, deixo a sugestão do R&C deste exercício, ser emoldurado e colocado em local de destaque no Museu do Clube, para que esta Administração, se ainda tiver capacidade ou as vindouras, não esqueçam nunca, que os superiores interesses do FC Porto se sobrepõem, sempre, a todos os outros.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Fernando

      Fiquei verdadeiramente aliviado em encontrá-lo aqui, estava com receio que algo menos bom lhe tivesse acontecido, dada a falta de "notícias" suas.

      Fico realmente contente, bons Portistas fazem sempre muita falta!

      Um abraço ...

      Eliminar
    2. Meu caro LAeB

      Gostaria de ter a eloquência de um Prémio Nobel da literatura, para lhe fazer sentir através da frieza da palavra OBRIGADO o quanto me sinto lisonjeado pela sua estranheza da falta de "notícias" minhas e sobretudo a sua preocupação pelo meu bem estar. Começando pela última, nada de anormal se passa comigo e os meus, à excepção de problemas pontuais com a minha mulher que sofre de artrite reumatóide há cerca de 20 anos, com
      os quais nos habituámos a conviver, embora não negue, que em períodos de crise mais aguda, a disposição não seja a melhor.

      Creia que continuo a ser um visitante e leitor assíduo, tanto quanto as as publicações, do seu Blogue, mantendo o que disse desde a primeira hora, a consideração que me merece e de leitura obrigatória para mim. Simplesmente, acontece que o meu caro LAeB mudou as regras de introdução dos comentários e depois de 2 ou 3 comentários meus que não foram publicados, e como não sou um "expert" nestas coisas das novas tecnologias, não direi que desisti, mas fiquei sim em "stand by" . Já falei com o meu filho, esse sim, que até trabalha na área, para me orientar e fica a promessa que brevemente espero também eu, matar as saudades de poder participar no seu espaço de Portismo.

      Uma vez mais o meu muito obrigado pela consideração, que é recíproca, e até breve.

      Abraço Azul e Branco.

      Eliminar
    3. Se precisar de ajuda, envie-me pf um email clicando aqui

      (Jorge, desculpa o off-topic)

      Eliminar
    4. Fernando, bravo! Muito bem dito! Vem ver o benfas? Cá o esperamos entre a porta 3 e 4!

      Lápis, tudo bem.

      Abraço

      Eliminar
    5. Caro LAeB, muito obrigado pela disponibilidade. Quando o meu filho vier cá a casa, por certo que me ajudará a ultrapassar esta situação.

      Jorge, não tenho previsto deslocar-me ao Dragão nos tempos mais próximos, não por falta de vontade, como por certo não duvidará, mas porque não estão reunidas as condições para o fazer. Assim que for possível com certeza que informarei, como sempre.

      Abraço a ambos.

      Eliminar
  4. Que venha o Arouca, para pagar a factura!

    Jorge, o País deve, eu devo, tu deves, ele deve, nós devemos e pagamos sem bufar!
    E pelo que vejo no mundo azul-e-branco, pede-se austeridade forte, firme e severa! E vindo essa austeridade, clamar-se-á contra ela!

    Desde que me conheço sempre vi e ouvi dizer que o FC PORTO ( e os outros) vivem no risco, nas contas a vermelho. Tal como a enorme maioria do povo português.
    Não são estes 58 milhões que me tiram o sono. São realmente preocupantes, mas para quem já teve um PREC, uma tentativa de nos fazer desaparecer do mapa futebolístico, um 9º lugar no campeonato, e ser eliminado por um Werxham ou Artmédia qualquer, estou confiante que TODOS nós saberemos dar a volta por cima e trazer de novo á ribalta, trazer não, já que ele ainda anda lá!!!) o sagrado nome do FUTEBOL CLUBE do PORTO!

    A chuva de pedras transformou-se em catapultas de rochedos. Enqwuanto amar este meu FC PORTO, nem um seixinho atirarei! Tou vacinado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por amar o FC Porto é que considero gestões danosas deste calibre como punhais. E quem faz esta gestão grosseiramente incompetente tem de ser responsabilizado! O problema não é o FC Porto! É quem cuida MAL dele!

      Abraço

      Eliminar
  5. Boa tarde! De facto já se sabia que o dia de apresentar as contas não seria bom, nada bom mesmo.
    Outro facto é que o capital de confiança na direcção ( presidente principalmente) está a esgotar rapidamente. De forma constrangedora para as pessoas como eu que estão eternamente gratas a JNPC.
    Agora é mais que certo que ninguém se pode rir do vizinho (a nível de contas ninguém tem a situação para festejar, nem vou comparar com ninguém porque não me interessa).
    Já há muito que se sabia que não se poupa gastando, simultaneamente não se tem.equipas vencedoras sem investimento, e estará no equilíbrio entre estas duas filosofias que temos que nos alavancar para o futuro.
    Resta confiar que quem tem a "mão na massa" saiba o que fazer para o bolo não sair estragado.
    Abraço.
    Pedro Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gratidão todos temos. Não é é uma carta branca para se fazer o que se apeteça...

      Abraço

      Eliminar
  6. Ao que julgo saber o volume da dívida do Porto é ainda inferior ao dos seus principais rivais mas pelo andar da carruagem a gente que está agora na direcção do FC Porto [toda ela de nomeação e confiança do presidente] não conseguirá dar a volta ao problema em que o Clube caiu. Com o devido respeito, eles não são parvos e sabiam como estava a situação mas sendo assim porque razão, por exemplo, permitiram compras milionárias como as de Boly, Telles e Depoitre [chapa 6 milhões] quando se dispunha de boas alternativas para os lugares que vieram ocupar. Em tempo de crise [como eventualmente outros fazem mas com o mal deles podemos bem, gastam-se vinte milhões em jogadores que não eram prioritários quando temos sessenta espalhados por cá e pelo mundo. Segundo o DD não vendemos jogadores porque ficou combinado com mister Nuno. Pois sim!... Às tantas o prejuízo já será por conta do negócio com a PT. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contas (muito) complicadas e justificações... truncadas...

      Abraço

      Eliminar
  7. Ora bem, parece-me claro que a escolha dos jogadores para os 95 milhoes nao foi por acaso, vejamos, escolheram apenas jogadores que sao dos que mais dificeis de substituir seriam, não só pelo valor deles, mas porque tanto Andre como Danilo, sao muito queridos pelos socios, mas tambem por Herrera ser o nosso capitão.

    Não acredito e falo por mim obviamente que nao tenham surgido propostas interessantes pelo Brahimi por exemplo, tenho pena que continuem a nos tentar fazer passar por morcoes, apenas dizendo nomes que sabem que por um motivo ou outro nos fazem muita falta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falar verdade aos associados seria essencial. Histórias de "Pedro e o Lobo" só fariam mal ao FC Porto...

      Abraço

      Eliminar
  8. Boa tarde portistas.

    Eu nem vou falar muito de contas e deixo isso para um assembleia geral do clube onde os sócios podem questionar tudo e mais alguma coisa se for permitido e
    tiverem tempo de antena.

    depois do que ouvimos ontem para mim fica claro o seguinte:

    que foram já anunciadas as vendas de alguns destes jogadores em Janeiro ou no final da época e falo de André Silva, Danilo Pereira, Ruben Neves, Ricardo Pereira, Brahimi, Herrera.

    agora imaginem que não passamos à fase seguinte da Champions e que não vencemos o campeonato e até ficamos em terceiro e depois nem na Champions do outro ano entramos?

    pois é caros amigos, nem quero sequer pensar nisso pois seria o fim das nossas ambições, pois o desinvestimento em contratações e em salários nos iria colocar numa situação muito complicada em relação aos rivais.

    isto só se salva se vencermos o campeonato contra tudo e contra todos

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O modelo é (tem de ser) depender cada vez menos da entrada na Champions...

      Abraço

      Eliminar
  9. André Silva fez dez jogos na época passada e pelos vistos surgiu logo a ideia de o vender. Como é que sócios e adeptos podem conviver com isto?... O resultado será um Porto rapidamente desligado dos seus adeptos com consequências imprevisíveis. O futebol português está cativo de empreiteiros de import/export suportados por meia dúzia de programas que promoverem as suas negociatas em detrimento do jogo de estádios vazios. É significativo o título de um deles "Mais transferências". Desolador. Abraço

    ResponderEliminar
  10. as contas estao mal, mas eu nao leio a bola ha muitos anos, nao leio o record ha muitos anos, nem mesmo num cafe onde esses pasquins sao de borla, por isso nem quero saber do que diz ``a bola``. Em relaçao a programas de tv pseudo desportivos passo a frente ( agora procuro ver aquele onde esta o BB ), portanto a mim nao me intoxicam quando muito as capas que vejo podem revoltar me ainda mais mas contra elas. As contas estao mal so porque nao vendemos como de costume senao tudo estaria mal na mesma mas encoberto pelas vendas, 60M sao duas vendas de 30M ou uma de 60M coisa que ja fizemos ate com frequencia. Agora nao vendemos porque realmente nao temos ninguem interessante ou nao tinhamos, o descalabro nas aquisiçoes tem dois/tres anos e agora notou se. O que saiu (AH) tem muito culpa da falta de qualidade nos jogadores contratados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah tem? Porque saiu? Alguém sabe?

      Abraço

      Eliminar
    2. Contabilista de Vão-de-Escada14 de outubro de 2016 às 18:40

      Essa conversa de que só tivemos este arrasador prejuízo por não termos vendido os tais jogadores é desmentida pelo próprio R&C, o qual, a páginas 68, 97 e 98, diz que os proveitos com transações de passes de jogadores atingiram um total de 75.357.145 Euros e as mais-valias com alienações de passes de jogadores superaram os 40 milhões de euros (40.222.955 Euros). E, mesmo assim, houve um prejuízo de perto de € 60M!

      Relembro que já há dois anos, quando apresentámos um prejuízo de € 40M, ouvimos uma justificação semelhante, bem como o anúncio de remédios semelhantes aos que agora são anunciados.

      Resumindo, grosso modo, nos últimos 3 anos acumulámos € 80M de prejuízos (saldo dos prejuízos de 2013/14 e 2015/16 e do lucro de € 20 M em 2014/15).

      Eliminar
    3. Contabilista de Vão-de-Escada14 de outubro de 2016 às 21:49

      Vidente Mor, dê-me um só exemplo de uma venda de um jogador que tenhamos feito por € 60 M, já agora.

      Quanto a não termos vendido "como de costume", o meu comentário anterior desmente isso completamente.

      Eliminar
  11. Caros Portistas!
    Na minha opinião e como toda a gente sabe, os problemas do FC Porto devem-se principalmente a estes factores:
    "Contratações feitas sem um critério exigente de qualidade; subida nos Custos com salários (dirigentes incluídos); e falta de receitas nas competições europeias; conduziram a um resultado desastroso de imprevisíveis consequências."
    Acrescento: a contratação de 3 treinadores de risco (Paulo Fonseca, Lopetegui e Peseiro) Equipas Técnicas sem garantias; conduziram a 3 épocas frustrantes...
    E quer se queira, quer não, o grande responsável pela situação actual é Pinto da Costa.

    Abraço,
    Armando Monteiro sócio nº:2770 do FC Porto
    https://dragaoatentoiii.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  12. O melhor para contrariar isto é o desempenho desportivo, quer a nível nacional, quer a nível internacional.
    Teremos sempre olheiros de outros clubes no Dragão para ver os nossos jogos e jogadores, por isso é que é importante eles jogarem, evoluírem, e no fim da época e aí sim os da SAD fazerem as vendas e compras certas.

    Outra solução são os empréstimos, é preciso limpar a lista, ou pelo menos ficar com 3 ou 4.

    Algo que raparei é que de dois em dois anos temos sempre um grande resultado liquido negativo. Isto desde 2012.
    Será que irá ser uma sina para o futuro, visto que o futebol está mais caro?

    Abraços.

    ResponderEliminar
  13. Vassalo, ate eu ja estou cansado de criticar a sad. Esta culpa é absolutamente deles e de mais ninguem. So eles tem a faca e o queijo.

    ResponderEliminar