segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Enfim, a Reacção.... Mas Não De Todo O Lado


Finalmente, chega a reacção a este estado de coisas. As páginas sobre o FC Porto da edição d'O Jogo de hoje, exemplarmente recolhidas pelo FCP Para Sempre aqui, demonstram bem o estado de coisas, mostram as evidências num compêndio negro que tem de terminar. 

É bom que se reclame e se reaja (mesmo que essa reacção possa não ser exactamente evidente ou visível à grande maioria) para que este estado de coisas não se mantenha. Dizem-me que existe, no entanto. Mas não custava nada dar a conhecê-la, nem que por indirectas ou enigmáticas mensagens...

Porque ninguém reclama favorecimento, ninguém reclama outra coisa senão o fim do acentuado desnível contra nós. Não vamos bramir feitos loucos, mas não nos podemos ficar. Não há mal nenhum em mostrar que não nos podem comer por lorpas e em reclamar tratamento idêntico. 

É do direito de qualquer equipa ter acesso igual a condições justas e equidistantes.

E que alguém reaja porque este aqui em baixo não o vai fazer! Algum dia teria de ser, o dia em que o FC Porto iria ter um treinador que não quisesse arder e imolar-se pelo Clube, como todos os anteriores à excepção de Peseiro. Nuno Espírito Santo não está para o fazer. Tem amigos em todos os quadrantes, tem boa imprensa, boa imagem e sabe que ela é importante para o que se seguirá ao FC Porto.

Este é o corolário, meus queridos assobiativos, às críticas a quem vos rendeu 15M por um treinador, a um treinador que era comparado a um qualquer macaco mas que vos rendeu os vossos últimos títulos de campeão, a um rapaz que não tinha estofo para vos aguentar e à vossa "exigência", e finalmente a alguém a quem vocês, mãos dadas com aqueles que vos desprezam, faziam trocadilhos com o nome, embora este tivesse sido vítima do mais escandaloso roubo que há memória! Não importa! 


Queriam mais, e mais e mais, não é? Como uma criança gulosa, gorda, farta, não querem só títulos, querem "futebol espectáculo", querem tudo e um cento.

Veja-se o caso que O Jogo aborda hoje de Casillas. Casillas está a ser o guarda-redes que menos golos sofre este ano em toda a Europa. Não chega, verdade? É caro e não sei quê! Mesmo apesar do inegável rendimento desportivo - por exemplo, contra o Roma na segunda mão - mesmo que seja um grande instrumento de prestígio e marketing, mesmo que seja - ou devesse ser - uma honra vê-lo a correr de bola na mão e a levar jogares do Setúbal na frente para mandar uma bola para o André Silva em contra-ataque. 

O que é bom é o flavour of the month, neste caso o Marega, que marca que se farta mas com um pequenino detalhe, o do Guimarães jogar sempre contra equipas de "futebol positivo" e nunca fechadas lá atrás, nos últimos metros. Mau é sempre quem temos por cá e neste caso o cepo é Depoitre. Quem é que o antecedeu nessa querida designação, mesmo? Ah, é verdade, foi o Marega!  Depoitre jogou bem contra o Guimarães, jogou bem contra o Tondela, embora à procura do seu espaço,  e marcou um golo contra o Gafanha! Não jogou mais. Culpa sua? Não creio.

Está na hora, sim, de estar com a equipa contra este estado de coisas. E esperar que quem tem de fazer mais, o faça, em prol de futebol a sério!

Sim, futebol a sério, porque cá estaremos para ver se o Paços de Ferreira, a quem, incidentemente, emprestamos os mui promissores Gleison, Leandro Silva e Ivo Rodrigues, vai fazer contra nós o "futebol positivo" que fez contra o fifica. Sim, porque, extraordinariamente, deve ser da "humildade " do treinador, contra o fifica toda a gente resolve abrir linhas, dar espaço, jogar olhos nos olhos e em toda a largura do campo! É uma alegria! Deve ser da cor, ou o carago! Ou então é só mais uma inclinação.

30 comentários:

  1. Caro Jorge
    Uma reacção que vem por vias travessas como se fosse preciso ir com cuidado para não melindrar aquela gente. safa que isto já mete nojo.
    O nosso treinador, até pelo passado que tem (lembrar episódios transferências, ,,,)não se vai queimar e portanto não passa de um pseudo intelectual da treta e do desenho que vai gerir a sua carreira como sempre fez.
    Os assobiativos das pipocas vão continuar a proliferar. Ainda se tolerava se eles se virassem para a tribuna, mas...
    Os verdadeiros dragões têm de acordar e tê-los no sítio.
    Abraço
    Manuel magalhães

    ResponderEliminar
  2. Para mim tem sido um mistério o não aproveitamento, da parte do FCPORTO, de jogadores como, Raúl Gudiño, D. Reyes, Ricardo Pereira, Rafa Soares, Ivo Rodrigues, Hernâni, Mauro Caballero e Ghilas.
    Quanto a Depoitre tem de jogar.

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o caballero nunca mereceu ser aposta, nem mesmo para titular da B serviu.
      O Ghilas foi um erro terrivel, desde o seu historial ao seu custo de transferência, passando pela questão de mesmo nos empréstimos nunca ter marcado mais que meia duzia de golos nos 2/3 anos em que teve emprestado. Nem o pior dos nossos avançados a jogar a titular conseguiria ter um registo tão fraco.
      O reyes é para vender o mais rápido possivel, é outro herrera. não evoluiu nada em 4 anos de europa, nem em termos fisicos o rapaz cresceu. continua o mesmo nabo a jogar e o mesmo espeto de virar frangos, nunca será um defesa de referência (e não me venham falar do "reyes melhor defesa da europa" que isso durou tanto como vai durar o "marega melhor marcador da europa"
      O resto, com maior ou menor crédito, já merecia ter sido uma aposta.

      Eliminar
  3. É curioso que a questão da atitude das equipas que defrontam o Benfica raramente é abordada pelos portistas. Mas é algo que só os olhos mais treinados conseguem ver.
    É raro o jogo em que o Benfica não ganhe por 2 (ou mais) ao intervalo. É raro o lance em que o benfica tem que fazer mais que 10 passes para entrar na área adversária.
    Agora, os comentadores dos gajos, inventaram que quem joga contra o benfica o faz com positividade porque o benfica é o melhor. Foda-se. Só de ouvir aquele joão alves a dizer patetices destas, e ainda a receber cachet, me dá urticária.
    Caralho, jogam abertos porque têm ordem para isso. E já não é só deste ano. O ano passado os vermelhos marcaram 125 golos em todas as competições. Só pode ser talento!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais! Quem não se lembra do Petit (pois claro...) a abrir as perninhas todas no Boavista? É uma alegria! Contra o fifica nunca há autocarros!

      Abraço

      Eliminar
  4. Infelizmente enquanto PdC mandar no FC Porto nunca mais vamos ganhar nada neste país. A liderança de agora já não tem a ver com a liderança que nos levou a conquistar tudo.
    Somos um clube de gente que não se sente. NES é um gajo que já mostrou ao que vem. Ordenado no fim do mês e poucas chatices. Para ser assim podia ao menos ter jeito para o desenho.
    Sobre o jogo, azar e falta de ousadia do treinador.

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. A responsabilidade é do Pinto da Costa que contrata Marega para as comissões.

    Ups Marega marca que se farta.

    A culpa é do Pinto da Costa de qualquer forma que não aproveita o melhor marcador do campeonato, para ficar com cachopos no ataque.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahaha agora são cachopos??!

      E é isto..

      Eliminar
    2. É a cegueira pinto costista no seu esplendor... Bora lá que o homem é que sabe...Marega ??? Faz-me rir...

      Eliminar
  6. Por acaso é certo que contra o Benfica a rapaziada não gosta de autocarros, mas o Setubal fez o mesmo jogo contra eles que fez contra nós, só que a eles não lhes roubaram um penalty, ofereceram um penalty.

    ResponderEliminar
  7. Optimo post, Jorge Vassalo.
    Além do "jogo positivo" que recebe dos seus adversários, o Benfica joga em casa com transmissão do seu canal de televisão o que é uma poderosa ajuda em cinquenta por cento do campeonato e um poderoso meio de promoção dos seus jogadores. Isso não pode ser dado de barato!... Os jogos na Luz são festas de comunhão de papoilas saltitantes com maciça propaganda dentro e fora do estádio [BTV] que afecta fatalmente e negativamente a prestação dos seus adversários. Creio que se trata de coisa inédita nas ligas europeias e um claro sinal de que as regras não são iguais para todos no futebol português. Se juntarmos essa vantagem [em meio campeonato] ao controlo total da APAF, da Liga de Clubes e da FPF teremos o Benfica fatalmente campeão nos próximos anos e o nosso Porto a ver a banda passar com uma direcção que presa ou não presa pelo rabo já não tem força para inverter a situação. Abraço

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde JV

    A nossa mansidão dos últimos, a juntar a inercia, levou a que paulatinamente, Vitor Pereira colonizasse a arbitragem. Qualquer pessoa que seja seria, reconhece o domínio completo da arbitragem por parte do Benfica. Sim eu sei que ja tivemos também esse domínio. Mas nesse tempo, o Benfica fez sempre uma guerra feroz. Nos agora apenas mandamos umas larachas no Dragões Diário.

    Preocupa=me o futuro do FCP,com as contas desequilibradas, com um plantel muito jovem, sem liderança forte e com um Presidente em fim de ciclo. A isto junta se um treinador filosofo, sem tomates,sem experiencia e espero com alguma qualidade.
    E o nosso rival Benfica esta muito forte, com uma estrutura comparável a nossa de tempos idos.
    Sera que JNPC se dignara na quinta, dar algumas explicações sobre o estado na Nossa Nacao.
    Resta continuar a ler os seus comentários pertinentes.
    Abraco
    Jorge Fonseca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim esperamos, estarei lá para ver.

      Abraço

      Eliminar
    2. Essa coisa de a certa altura também termos dominado as arbitragens [Jorge Fonseca] é outra mentira que de tantas vezes repetida acaba como se fosse verdade. Como é que se sustenta a tese de domínio quando recordamos, nesse tempo de suposto domínio, prestações como as de Lucílio Batista, Duarte Gomes, Bruno Paixão, João Ferreira ou Carlos Valente, só para mencionar alguns?... Dominamos, sim, o futebol português com jogadores, treinadores e estrutura do melhor que teve Portugal como Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Deco, Mc Carthy, Hulk, Mourinho, Artur Jorge, AVB, Falcão, James e por aí adiante. As coisas estiveram sempre mais ou menos equilibradas em relação ao Benfica, até com vantagem para eles, que não o souberam aproveitar. O Ponto é que outrora tínhamos voz e existia contraditório enquanto agora, infelizmente, a Media segue a voz do dono e nós comemos e calamos. Essa é que é essa.

      Eliminar
  9. Marega, Ghilas, Bueno, Adrian, Suk, Gonçalo, Depoitre e outros...

    o que tem esses nomes em comum? são avançados.

    se são avançados porque não tem a mesma sorte no FCPorto que Jardel, Falcão, Derlei, Artur, Kostadinoy, Lisandro e Domingos?

    é simples a resposta, ou seja todos eles precisam de um treinador que confie neles e lhes dê confiança para jogar, mesmo que nos primeiros tempos as coisas possam não funcionar.

    numa equipa como FcPorto pressionada para vencer todos os jogos não existe tolerância e paciência para aceitar que um jogador não marque logo golos e critica-se e afasta-se logo o jogador para fazer a vontade aos adeptos contestatários. Mas quem é o treinador afinal? são os adeptos? não creio e por isso é que Pedro Martins no VSC Guimarães está a tirar o rendimento que quer do Marega. Ou seja dá a confiança necessária que este tipo de jogadores precisa. Não vou dizer que este treinador do Vitória é melhor que Lopetegui ou Peseiro, mas tem uma coisa que os outros não tiveram que foi entender o jogador e coloca-lo onde mais rende.

    dirão alguns que o VSC joga contra equipas do seu campeonato em que jogam olhos nos olhos e que isso não acontece quando se joga no FcPorto pois todos metem autocarros e fazem anti-jogo. Ok aceito essa versão, mas Marega nunca jogou na sua posição que é em 4-4-2. Tanto Marega e Suk podiam ter jogado juntos nesse sistema e quantas vezes o fizeram? não me lembro de algum jogo.

    hoje jogamos com André Silva e Diogo jota na frente porquê? porque deram confiança aos jogadores.

    todos os treinadores tem os seus jogadores fetiches e eles sabem com quem podem render.

    nunca deveria-mos desperdiçar jogadores e quando se contrata tem de haver a certeza de que serão mais valias e que vão jogar nos seus lugares. Depois se tivermos de vender é só substituir esse jogador por outro que tenha potencial e ao mesmo tempo seja mais barato que permita ter lucro no deve e no haver com o jogador que vendemos. Neste momento isso está a falhar.

    sobre a roubaria a favor dos do costume, a CSocial de serviço já anda aí em defesa do Pinheiro a dizer que é alvo de ameaças e coisa e tal. Ou seja a melhor forma de defender o senhor que presta maus serviços é protege-lo fazendo-os de vitima e atacando quem tem o direito tal como outros clube se queixam quando se sentem prejudicados. Ou seja esperam que o FcPorto coma e cale e se espirra é coação, chantagem ou ameaça. Assim vale a pena prejudicar o FcPorto está visto

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me importo que pensem que somos selvagens - mesmo não sendo. Boa opinião, nunca terão. De que importa sermos bons meninos? Assim somos gozados!

      A nossa força é sempre uma: a nossa virilidade. Que eles confundem com violência. Problema deles.

      Abraço

      Eliminar
    2. Havia uma mítica estrutura do FCP que contratava jogadores para a equipa em função de um modelo e sistema de jogo que os treinadores com o seu cunho pessoal tinham que treinar.
      Agora é cada um a remar para o seu lado, ninguém percebe o modelo, a estratégia se existe é fraca, o treinador anda a rever as coisas e a fazer desenhos, os empresários e afins enchem os bolsos, os assobiativos impacientam-se e o chefe ri-se e goza de alto porque não tem que dar ouvidos ao povo associativo ignorante e ingrato. A culpa é do clima, jogamos sempre contra o Bento...
      Cumps
      Manuel Magalhães

      Eliminar
    3. Ó Manuel Magalhães, ontem foi ontem; o futebol e o mercado e a condição social desses jogadores era outra. Nada disso existe hoje. Hoje exsitem as comissões, e não é só para os agentes, os jogadores também exigem a parte que lhes toca!
      A questão está que temos de perceber qual é o momento e qual é o modelo que devemos por a funcionar, e forçosamente vamos andar às cabeçadas até acertar... Demasiadas forças para domar ....

      Eliminar
    4. De acordo, mas os outros também vivem neste "mundo" e parecem mais à vontade. Nós estamos a demorar um bocado a acertar em tudo e cada vez parece pior. E pelo andar da carruagem não vai ser este ano.
      Abraço Portista

      Eliminar
  10. Uma coisa todos nós sabemos:Neste campeonato não há verdade desportiva!!! A arbitragem deste país faz o campeão. Todos nós vemos todas as jornadas lances iguais serem julgados de maneira diferente em função da cor da camisola. Tal como a arbitragem também a comunicação social não existe pois os "jornaleiros " não conseguem despir a camisola (Vermelha de preferência ou verde). Como os jornais são privados não podemos reclamar pois não são feitos com o nosso dinheiro, embora lamentemos a desonestidade intelectual da maioria dos seus escribas. Não poderíamos dizer nada se assumissem aquilo que de facto são, ou seja, adeptos dos clubes do regime,assim não passam de uma cambada de hipócritas que não dignificam a sua profissão. São tal qual os árbitros as suas análises a casos iguais diferem com a cor da camisola.Perante tudo isto que podemos nós fazer? Podíamos fazer muito se não fossemos uns acomodados que só falamos mas não passamos à acção. Politicamente não fazemos valer a força do Norte e deixamos o centralismo dominar,veja-se que instituições tem a sua sede na cidade!!! Temos um meio poderoso que podia servir para desmascarar toda esta podridão que é o Porto Canal,mas que infelizmente e não sei porque razão não faz uso desse poder e por isso para mim não passa de um Patético Canal, com um enorme Betinho que se vende aos interesses da Capital à sua frente. Além de tudo isto temos neste momento uma Sad completamente incompetente com um Presidente ultrapassado e uma política de comunicação digna do tempo das cavernas. Para piorar tudo isto temos um treinador escolhido por compadrio e não por competência, que tem um discurso redondo ,só diz banalidades e tal como o Presidente vive uma realidade virtual. Meus amigos preparemo-nos para uma longa travessia do deserto em títulos pois é o que nos vai deixar aquele que tudo nos deu e esse sim terá para sempre a nossa admiração e respeito. Esta cópia desbotada que se arrasta e que quando fala cai no ridículo se compararmos o seu discurso com os tempos antigos, infelizmente caminha a passos largos para ser lembrado por aquele que tudo nos deu e tudo nos tirou. Sobre a composição do plantel também haveria muito a dizer mas o texto já vai longo. Mas como em muitas coisas na vida também no nosso clube às barbaridades atualmente cometidas ficarão sem responsáveis.

    ResponderEliminar
  11. Ando há muito a dizer que isto começará a mudar, em todos os sentidos, a partir do momento em que a democracia musculada, com senso, seja implementada.
    Uns porque abandonarão o conforto dos gabinetes a cheirar a alfazema, outros porque começarão a duvidar da segurança dos seus corruptos escletos com o vislumbre dumas caras mal dispostas..
    P.S.
    Segundo sei, NES costuma dar uns berros bem intimidatorios aos jogadores que não derem o máximo. Por isso custa-me a crer, embora não ponha de parte essa tese, que ele não se atravesse pelo Clube.

    ResponderEliminar
  12. Temos um presidente que se está a lixar para tudo.
    Um treinador com voz mansa.
    Um plantel de trabalhadores mas sem a defesa.
    Alguns adeptos que estão "perdidos" e não sabem em quem confiar.

    Temos um presidente da liga em que quer o "melhor para o futebol português" mas este mesmo está cada vez mais inclinado.
    Um presidente da FPF que só quer saber do capital.
    Um presidente da APAF que está a continuar o trabalho que o antecessor deixou.

    Os media estão cada vez mais doentes, e nem informar sabem.

    Ou seja o FC Porto que é o único elemento que consegue combater esta doença capitalista esta amorfo. E isso diz tudo.

    PS: Rui Cerqueira diz que o FC Porto está a ser prejudicado pela arbitragem à 3 anos no Porto Canal, mas não sabe dizer isso ao Presidente... ou parece não dizer.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  13. Caro Jorge Vassalo,

    Percebo o incomodo com os assobios. De facto também alguns adeptos se aburguesaram e queriam opera todos os dias mas também é verdade que isso foi claramente alimentado pela SAD. Pouco importa neste momento. O que é evidente e salta à vista é a incapacidade da SAD, principalmente do presidente em dar a volta a isto. A solução NES em tempos de Pinto da Costa e não de Jorge Nuno, nunca se sentaria no banco do Porto.
    É o que temos.
    Percebo a menção a qualidade de Casillas e ela nunca esteve em causa. O que está em causa é o factor financeiro. Quem não tem dinheiro não tem vícios. Aliás isso salta à vista nas contratações falhadas e que nem sequer tem tempo para se habituarem ao ambiente do Dragão.
    Infelizmente acho que o final de ciclo de PC não vai ser nada tranquilo para o próprio.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quais vícios? Casillas paga-se a sí próprio - veja-se a receita que o seu nome só traz.

      Casillas é um não assunto. No ano passado estava nervoso, este ano é uma referência.

      Só a falar do Brugge e do fifica, há umas horas, teve 3,8 milhões!!! em directo!

      Abraço

      Eliminar
  14. realmente o arbitro ajudou, mas nos na primeira parte nao jogamos, fomos (somos ) lentos, nao fomos ( somos ) intensos, nao quisemos ganhar e o setubal proporcionou nos hipoteses para isso, jogou ate aos ultimos 15 a 20 minutos de forma a levar 3 ou 4. Layun e uma anedota disfarçada por alguns lampejos nunca pode ser def lateral, mexicanos nao sao jogadores intensos, sao passivos tem muito de racico, nuno nao percebe muito do assunto e ainda nao arranjou complicaçoes com este e aquele jogador. Falhamos como com lopetegui e pfonseca e couceiro quando nao podiamos falhar, mas nao quisemos, medrosos, lentos, passivos, desconcentrados. Temos medo de ser rapidos , de nos cansar depressa, o porto nao aprende, nao quer aprender.

    ResponderEliminar
  15. luis goncalves em destaque no JN
    sera um (bom) sinal?

    ResponderEliminar
  16. http://www.maisfutebol.iol.pt/liga/relatorio-e-contas/benfica-markovic-de-25-para-6-8-milhoes-oblak-de-16-para-9-4
    E eu que achava que só o Porto é que pagava comissões a agentes e a filhos!
    Estava a espera das capas a falar das comissões mas não vi nada continuo a achar que só o Porto é que tem esse hábito de pagar comissões.
    Pedro Santos

    ResponderEliminar
  17. Parece que já temos alguém a falar sobre os roubos que temos tido. Eng Luís Gonçalves a ser entrevistado no jn e falar dos roubos.

    Para domingo, e mesmo que digam o que quiserem, temos de receber a outra equipa como antigamente para criar logo aí pressão, temos de ser feios porcos e maus.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar