domingo, 30 de outubro de 2016

Nada A Ver Connosco


A verdade nua e crua é esta: houve ineficácia mas não faltou atitude. Houve azar mas não faltaram tentativas. E houve reacção dos jogadores em campo.

Mas o que seria este jogo, esta dualidade de critérios, esta agressividade permitida, se estivéssemos a falar do fifica? Havia ou não penalti? Havia ou não cartões amarelos e vermelhos?

Nos últimos dois anos, muitos de nós queixamos-nos de Herrera, dizendo que não se ofendia, não se zangava, não partia para cima do árbitro. Mas não ontem. Mal acabou a primeira parte, todos em cima do árbitro. Mal acabou o jogo, todos em cima do árbitro.

Quem também esteve em cima do árbitro foram os treinadores adjuntos. Onde andava Nuno Espírito Santo? E onde andava a direcção? Que dizer da vergonhosa conferência de imprensa de NES? Que dizer do silêncio do Presidente? 

Há uma coisa a dizer: o único jogo que interessa é o de quarta feira. Esse, está orçamentado. Esse, permite mais do mesmo. Esse, permite os mesmos vícios, a mesma apatia, o mesmo desinteresse

O FC Porto sempre foi reacção. Mas a partir de Villas-Boas a "reacção" foi deixar o treinador falar sozinho. Villas-Boas, Vítor Pereira, honra lhe seja feita também Paulo Fonseca, e Lopetegui. Todos eles sozinhos. Todos eles a enfrentarem a máquina que os denegriu, os espezinhou e, no caso do último, o gozou indecentemente, sozinhos.

Agora é ainda pior. Vieram os treinadores de "boa imprensa". Peseiro e NES são treinadores de "boa imprensa". E porquê? São treinadores calados, abúlicos, que não são capazes - ou sequer interessados? - de dar um murro na mesa e denunciar toda esta trafulhice!

Ontem o Manchester United teve um jogo em tudo igual ao nosso. Domínio, ataque, remates e muita falta de eficácia, contra um Burnley encostado atrás. Teve também dois penaltis por assinalar a favor. A diferença? Mourinho foi expulso ao intervalo. Percebem? Numa das imagens vê-se claramente Mourinho dizer "vai pró caralho, pá!" enquanto se ria ironicamente da inclinação que o, também nosso querido, Mark Clattenburg, fazia contra ele. 


Do nosso lado? NES disse "o árbitro às vezes erra, e hoje errou". Assim! isto! E de Pinto da Costa? NADA! Nem uma palavra, como sempre, quando perde! Nem uma queixa, nem sequer uma piada irónica, nada! Apenas um silêncio imenso.

Não me interessa nada o porquê. Não me interessa se Pinto da Costa tem o rabo preso, se está enamorado, se ouve a corte do FC Porto a falar na puta da marca, se está cansado, whatever the fuck. Pergunto apenas: é este o exemplo que os jogadores devem seguir? É assim que os jogadores se vão sentir amparados e protegidos? Como querem que estes não desanimem? É esta a atitude a espelhar dentro de campo? De onde quem que eles tirem outra?

E, já agora, a nossa moral e crença tem de acabar coim um empate porquê? Isto é assim? Um resultado mau em que a grande maioria dos jogadores esvazia o tanque, em que são roubados indecentemente e já é tudo mau? Quantos empates teve o sportem? E quantas derrotas teve o fifica no ano passado?

Ah, mas há uma diferença! Aposto que hoje Inácio e Oliveira e Costa vão defender os seus até à morte enquanto que os nossos queridos paineleiros vão dar uma de "we are the world" e vão ser os primeiros a bater!

Uma coisa é ser "comido", como dizia o Mestre Pedroto. Outra coisa é gostar de o ser. Somos mansos. Somos autoflagelantes. Somos autofágicos. Somos o porto. Assim, com letras pequeninas, de uma dimensão minúscula.

Eu não sou do FC Porto pelas vitórias. Mas sou do FC Porto pela raça. Não me revejo neste estado de coisas. Nem pouco mais ou menos. Não vou desistir - nunca! - mas não me revejo neste estado de coisas! Enquanto formos bons rapazes seremos sempre comidos.

33 comentários:

  1. Muito bem Jorge Vassalo!... Não é vergonha nenhuma empatar em Setúbal mas chega de trafulhice e de mansidão da Direcção e do treinador face ao controlo da Liga e da arbitragem pelo Benfica. Exige-se respeito pelo Porto!... Quem não se sente não é filho de boa gente. A treta do "jogo a seguir é que vai ser" tem de acabar. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem não se faz respeitar... não deve esperar esse respeito..

      Abraço

      Eliminar
    2. ... o problema maior ( e que problema porra) é mesmo a MANSIDÃO,!

      Eliminar
  2. Jorge,

    A verdade nua e crua: o ciclo do FC Porto vencedor acabou. Tudo acaba e o presidente PdC, que levou o clube a alcançar várias glórias, também acabou profissionalmente. Não falo pelos maus resultados mas sim por ele falar apenas quando vence, dizer que os vouchers não têm influência, continuar a usar um treinador, que deu tudo pelo clube e sempre foi respeitoso, como bode expiatório e principalmente por deixar-se ser influenciado. Pouco resta daquele senhor que apaixonou todos os portistas. Será sempre um ídolo para mim mas precisa deixar que outra pessoa assuma o clube. Senão passará de herói à vilão, como o ditador lá do meu país.

    Aquela famosa estrutura que vencia com qualquer treinador e que era a marca do FC Porto neste momento não existe. Por muito que doa neste momento o Benfica e o Sporting têm melhor estrutura e por isso têm mais chances de vencer. Podemos falar em arbitragens e outros factores mas isso não altera a realidade das coisas.

    Pra mim, muito pessoalmente, embora pouco interesse lembrar o passado, o FCP cometeu um erro enorme ao despedir o Lopetegui. Tivesse a direcção do FCP apoiado o treinador como o LFV fez com o Rui Vitória quando surgiram os primeiros descontentamentos, tivessem os adeptos deixado-se influenciar menos pela comunicação social, acredito que o Lopetegui teria sido o treinador que o clube precisava. Um treinador frontal, defensor dos valores do clube, disciplinador e atento à formação do clube. O futebol apresentado era muitas vezes criticado mas eram muito poucas as equipas que não eram dominadas por nós. Já vamos no segundo treinador depois dele e nenhum provou ser melhor até agora.

    Abraço




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia haveria de chegar um treinador que não estivesse para queimar a sua imagem pública em nome do Clube. Parabéns a quem o escolheu. Este não vai fazer a batalha pelos outros.

      Abraço

      Eliminar
  3. Caro Jorge Vassalo

    Ontem enviei comentário via telemóvel mas não deve ter entrado.

    Concordo com o que escreveu ontem e já hoje. Não basta ter atitude é preciso competência na hora de marcar, treinar e gerir. Não temos. NES demonstra uma incapacidade gritante de mexer no banco e não tem perdão pela entrada é saída do jogo de ontem. Foram 30 minutos iniciais e finais indecentes. De treinador de equipa muito pequena. Depois há a onda do árbitro que devia ser cavalgada e nada. Nem NES nem PC correspondem hoje aos meus anseios enquanto portista. Merecíamos ter ganho mas falhamos. Há uma fatalidade que percorre o Porto há 4 anos. Somos mansos e até a imprensa lisboeta já tem pena de nós. PC, está na hora.

    Estou absolutamente lixado com tufo isto. Uma equipa que não ganha ao Tondela e ao Setúbal não pode ser campeã.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não entrou nada caríssimo. Sabe que a sua opinião, sempre respeitosa, seria naturalmente publicada.

      De resto, de acordo até à ultima frase. É normal uma equipa perder ou empatar com adversários. Não é normal que isso não aconteça NUNCA. Isto vai matar o futebol português.

      Abraço

      Eliminar
  4. Nem vale a pena dizer mais nada...ou antes, só isto: estou farto deste presidente, queria o outro, o Pinto da Costa.
    P.S.
    Desde Jesualdo - que enfrentou só e estoicamente o AD, ganhando - que o presidente se chama Jorge Nuno, o das gajas...

    ResponderEliminar
  5. JV
    Concordo inteiramente com o seu post.
    Ontem senti-me envergonhado e aziado:
    Mais do que nos termos atrasado, quiçá irremediavelmente.
    Mais do que termos retirado toda a pressão para o próximo jogo ao Benfica.
    Mais do que confirmar a falta de maturidade da equipa.´
    Foi a incompetência do treinador. Não soube contrariar a entrada da equipa, nem explicar que não podiam falhar. É um pateta que se julga intelectual. As conferencias de imprensa são confrangedoras. Não consegue explanar uma ideia. Não consegue defender a equipa. Não fala das arbitragens? Para ser elogiado pela imprensa? Deixa ficar a equipa sozinha no final? E se aquilo descamba? Não marca terreno junto do arbitro?
    Depois não entendo que o Depoitre não tenha entrado, num jogo que abusamos de lançamentos para a grande área. Já com o Brugge, não soube ler o jogo e estupidamente mexeu tardiamente na equipa. É-me penoso reconhecer que é um treinador de uma equipa pequena. Não serve para o FCP ,mais a mais neste momento.
    Ao abandonar o campo no final do jogo, fica na história cinzenta do nosso clube.
    Quanto ao nosso Presidente, teremos de esperar por uma nova vitoria significativa para ele voltar a falar. O percurso dele não merecia estes anos de chumbo.
    Finalmente os únicos que merecem esta agonia, são os membros do clube do assobio, que maltrataram, Vítor Pereira, Jesualdo, Artur Jorge e tantos outros. Têm agora um treinador à medida deles.
    Não posso deixar de destacar que nada contra os jogadores : não foi por falta de empenho.
    JV, resta continuar a ver a RTP Memoria.
    Abraço
    Jorge Fonseca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Jorge, toca aí num ponto essencial:

      Eu recuso-me a ver a RTP Memória!

      Desde que abriu o Museu, desde que há o "aconteceu" e não sei quê... não entrou mais um troféu de campeão!

      O passado passou-se e o acabado acabou-se, carago!

      Só existe o PRESENTE e só este cria o FUTURO!!!

      Ter um líder a falar do que foi e das suas grandes conquistas não nos garante um corno! Agora somos o sportem? Temos 5 violinos? Santa paciência!

      C-H-E-G-A!!!

      Abraço

      Eliminar
  6. uma coisa é certa, se o nosso presidente ou treinador fizessem um ataque cerrado ao árbitro de ontem, toda a comunicação social que trabalha ao serviço dos capitalistas, viria toda dizer que já estava-mos a pressionar o árbitro do clássico da próxima jornada contra os protegidos.

    a resposta deles é joguem mais à bola.Isso não disseram eles quando empataram em casa contra os de Couceiro e fizeram uma campanha matadora sobre o Manuel Oliveira.

    o Pinheiro de Braga, está-se nas tintas com o que podem dizer ou não dele, pois o que interessava fazer fez-se e aqueles que são responsáveis pela a sua promoção meteórica estão lhe agradecidos.Este Pinheiro sabia muito bem ao que ia.

    olhando para o nosso quadro de árbitros só vemos vermelho por todo lado e os de Braga não negam essa evidência.

    agora eu pergunto,se os árbitros são conhecidos pela a sua manifestação vermelha em que não escondem o quanto são adeptos desse clube da capital, então porque é que a nossa direcção não faz nada contra isso? é que com tantos árbitros adeptos do clube vermelho da capital como é que acham que na dúvida não cometem erros contra os clubes rivais daquele que no intimo deles merece tudo? As desculpas depois é fácil de dar pois para os outros errar é humano, mas o que é certo é que os resultados aconteceram e o prejudicado não foi o clube deles.

    falaram nos árbitros estrangeiros poderem vir apitar no nosso campeonato mas podem esperar sentados porque enquanto eles não conquistarem o tetra, penta não vai acontecer é nunca.

    Capela já anda em estágio para o próximo jogo no dragão segundo se diz por aí.

    isto é vergonhoso, pois perdemos o poder de falar e atacar toda essa gente que serve os mesmos.

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pouco importa o que dissessem de nós: bem nunca será. Importa é que ACABE este estado de coisas.

      Abraço

      Eliminar
    2. Creio que nos faz falta um provedor da arbitragem, a par do provedor do adepto.

      Eliminar
  7. Porque não fala / ou actua o Presidente na defesa do clube?

    Esta é a pergunta que fica desde há 3/4 épocas a esta parte...


    Não tenho explicação para o facto do Presidente se alhear da defesa do clube, de ver o nosso clube a ser roubado escandalosamente em momentos chaves e a ficar calado, ninguém da SAD reagir...

    A agravar isso, as contas do clube estão ao pior nível do amadorismo desde que existe SAD...


    Ou até de não falar da forma como o mesmo clube é sistematicamente beneficiado pelas arbitragens, no caso dos Vouchers, da porta18...


    O Jorge Vassalo diz e bem que se o FCPORTO reagir vão dizer mal de nós, e qual é o problema?
    Seremos sempre considerados pela C.S. os maus da fita, ao menos que tiremos proveito disso...
    Agora este estado de Espirito em que ficamos após mais um jogo onde o arbitro fez tudo para nos prejudicar, com um penaltie á mistura, com anti-jogo sistemático, com 6 substituições na 2ªparte e só 4 min. de desconto...

    Também NES está muito politicamente correcto, ele sabe como está o estado das coisas em Portugal e não está para se queimar, como Lopetegui estava (deu a cara pelo clube e saiu pela porta pequena).


    Como acabar com este estado de coisas, ouvi dizer que vai existir uma assembleia esta semana que vem, seria bom o Presidente ouvir dos Sócios e adeptos a indignação do actual estado das coisas, (isto se for permitido alguém do contra falar)...
    Podia ser que o Presidente acordasse...
    É que vir falar depois da vitórias não custa nada, custa é dar a cara pelo clube quando este perde pontos...

    Que saudades do verdadeiro, tenho a certeza que desancava este forte e feio...


    Abraço,
    Gil Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao presidente nao basta acordar. É necessario levantar-se ao terceiro dia.

      Eliminar
  8. JNPC está ultrapassado, cansado e tem o rabo trilhado pelo "Apito Dourado", logo não esperem nada dele.
    Temos um Departamento de Comunicação que tem a obrigação de agir contra os apitos que penalizam o "DRAGÃO" e que continuadamente se cala. O culpado disso é NES? PA LEASE.
    O FCPORTO teve boas oportunidades para marcar em Setúbal, mas como houve ineficácia e o egoísmo natural da juventude acabamos empatados.
    A "porta 18" tem um Mitroglou que complementa o Jonas. No "AZUL E BRANCO" estamos totalmente dependentes de um avançado. NÓS "OS PORTISTAS" temos de saber se Depoitre é ou não uma boa alternativa ao André Silva. Mas para o saber é preciso que ele jogue (ENTENDES NES). Com isto não estou a dizer que o Belga seja o salvador da pátria.

    FORÇA NES

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  9. A partir de agora só faço comentários politicamente correctos. Numa análise superficial e escorreita ao jogo diria que as circunstâncias advenientes da perda de pontos pelo Sporting e o triunfo esmagador dos Lampiões a uma semana da sua deslocação ao Estádio de todos os Pesadelos, impunham que os decisores do futebol indígena acautelassem possíveis devaneios Portistas, na luta pelo título.
    Síntese do arrazoado : ao Zporten toca o Jesus, ao FCPorto o Espírito Santo e aos Lampiões o Pinheiro do Natal.
    Notável esta oferta da Comissão de Arbitragem antes mesmo dos 3 Campeonatos anteriores serem homologados pelas instituições policiais.

    Cumprimentos

    Parabéns pela qualidade e assertividade do seu post.

    ResponderEliminar
  10. Será que ninguém vê que o traficante dos pneus tem tudo comprado? Quando digo tudo incluo também a nossa direção. Por isso é que o nosso presidente não diz nada.
    Dragão Algarvio

    ResponderEliminar
  11. O problema disto é o nosso Presidente vir com o discurso de mudar o futebol português para melhor, e depois se junta a Pedro Proença.

    Ou seja o que é que acontece é que por muito que nos roubem o Presidente não irá dizer nada para que não acabe esta ligação com o Pedro Proença.

    Deixou-se de se defender o FC Porto para defender o fut português.

    O que pergunto é: por que é que o Presidente não vira as costas a esse "projecto" e recomece a defender o Clube?
    Depois não se surpreende que Fernando Gomes (FPF) um vira-casacas, apareça nos Dragões de Ouro.

    O Presidente com a experiência que tem já deveria saber o que esta gente gasta, mas agora dá a entender que é uma pessoa que vê o mundo ao arco-íris, quando a realidade é cinzenta.

    Outra questão que nos leva a cabeça é o caso do apito-dourado. Mas afinal não saiu ilibado o FC Porto e Presidente? Então qual é o motivo de não se continuar a carregar na arbitragem?

    Se é por causa da idade? A defesa de algo não tem idade.
    Se é por causa da saúde? Ele afirma estar vivamente bem dela.
    Se é por questões familiares? O FC Porto veio antes do que a família.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  12. Nem a pagar a 3 treinadores em simultâneo conseguimos ganhar coisa nenhuma. Três treinadores Lopetegui, Peseiro e NES escolhidos pelo sr. Pinto da Costa que se diz presidente do FC Porto mas que agora não passa de porteiro do Museu.
    Sobre o resto (arbitragens, vouchers, porta 18, dividas ao Novo Banco) já não falo nem recomendo que se fale... o PC não quer que se fale.
    Cumprimentos portistas
    A. Martins

    ResponderEliminar
  13. bora deixá-los ganhar no Dragão para o campeonato ficar já entregue. tentamos so conquistar a tacinha da liga, pode ser que o vieira nos dispense uns arbitros para nos pagar o favor.

    ResponderEliminar
  14. Uma roubalheira arbitral é bem verdade! Mas esta equipa é uma lesma autentica. Não tem contundencia no ataque e o meio campo é incapaz de jogar em pressão, antecipar a posse, dominar, e passar a contento.
    Oliver só veio emperrar mais a equipa e é claramente um jogador a menos.
    É claro que Corona e Brahimi têm que jogar sempre. Otávio deveria ir para o meio. Oliver de volta para o AM rapidamente já que não acrescenta absolutamente nada.
    Meter um homem a sério no meio campo, seria bom. Talvez Layum quem sabe..
    Andre Silva por vezes agarra-se à bola e tem que fazer trabalho de musculação ao nível cervical, já que os seu remates de cabeça são manteiga autentica.
    Roque

    ResponderEliminar
  15. o setubal jogou para ganharmos avontade ate aos ultimos 15, 20 minutos onde se meteram todos atras. Os nossos craquesinhos pareciam mais bailarinas que jogadores de bola ( tanta suplesse, tanta tecnica, tanta cerimonia ). Demos meia parte ao setubal nao quisemos ganjhar desde o inicio a jogar assim temos de ser 100% eficazes e falhamos. Falhamos como em epocas anteriores recentes um jogo decisivo. O treinador e limitado, substituiçoes anarquicas para que o balneario se de todo bem, quando saiu oliver intensificou se o xutao e o depoitre estava no banco entrara os inoperantes brahimi e corona por nao terem espaço, era obvio. Jogador mexicano que se prese nao faz 2 jogos intensos seguidos e talvez nao consiga fazer por jogo mais de 30 a 40 m inutos nao tenhamos ilusao, e racico. Layun e confrangedor a lat direito, a marcar cantos, enfim,,,talvez no lugar do herrera. Nao xutamos de longe, oliver joga bonsinho mas percebe se que com simeone nao tem chances nem no banco. Uma desilusao que nos pos os pes na terra, essa do so os porto entrava antigamente com jogadores nossos e que ca se aguentavam alguns anos. MELHOR EM CAMPO PELA VONTADE DE GANHAR CASILLAS MUITO LONGE DE QUALQUER UM E NAO FEZ UMA DEFESA. O arbitro sera sempre assim por isso devemos começar de inicio a jogar, a arriscar, a tentar ganhar. O presidente tem demasiados fait divers para se entreter e ja nao tem idade para isso, o museu começou a ser a sua unica preocupaçao uns 5 anos a esta parte.

    ResponderEliminar
  16. Jorge, tudo começou no Jesualdo, não no AVB, que no caso das toupeiras e dos túneis ficou sozinho a dar o corpo às balas! Mas aí até se percebia mais ou menos, corria o apito dourado... Agora, depois de tantos anos de moita calada também se percebe, o veredicto do apito foi "comprado" pelo silêncio !
    Enfim, aguenta coração!
    O "engraçado" é que até o Pedro Henriques comentou que foi uma arbitragem fraca !!!

    Mas, cá se fazem cá se pagam!
    Como diz a música brasileira: "Mais alto o coqueiro, maior é o tombo do côco! "
    (... e, isto vale para nós também...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabemos todos que, em Portugal, Jorge Nuno Pinto da Costa pronunciar-se a favor ou contra alguma coisa, é logo um passo decisivo para que o assunto se resolva a contento. Dos outros.

      Eliminar
  17. Temos de regressar à moda antiga ... com uma boa dose de violência ! Eles roubam e gozam conosco !! Onde estão os super dragões ???! Antigamente partiam isto tudo !! Mas agora o que conta é o dinheiro e prontos ... apertar o colarinho a essa gente filha da p... BASTA!!! Isto é demais evidente ! Andamos a permitir tudo ... depois não podemos nos queixar ... algum dia nos anos 90 nos faziam isto a descarada ?? Isto é demais !! Temos de ir a luta ... se tiver de ser a moda antiga ... suja , porca ... pouca importa ! Agora ser comido de cebolada e ficar com o rótulo de boms rapazes ... NÃO ! Dia 3 de novembro na AG é preciso por o pontos nos i !! Tudo o que foi construído em 30 anos vai ruir porque a teia é cada vez maior ! Eles fazem isso por outro lado e com toda impunidade ! Delfim 66106

    ResponderEliminar
  18. Bem... eu sou uma pessoa um bocadinho supersticiosa.. e vou dizer isto só ao de leve... sempre que jogamos no horário na casa das 18h... não ganhámos... e domingo jogamos outra vez nesse horário... e mais não digo!!! Tou demasiado fud... com isto.

    ResponderEliminar
  19. Caro Jorge
    A minha total solidariedade. Não desista, pois só assim lá vamos..
    Estou céptico que consigamos mudar algo, mas vamos acreditar. Isto já é traumatizante.
    O nosso grande FCP não merece esta agonia (até quando ?) para a qual o "querido líder", qual ditador da republica das bananas, nos arrasta há anos.
    Não há homens lá dentro...
    Abraço
    Manuel Magalhães

    ResponderEliminar
  20. nada a apontar, tudo o que o Jorge diz e' verdade.NES e' manso, macio, num campeonato de arruaceiros.
    porem, como ja disse alguma vez, ja tamos fartos de saber que isto esta (muito) inclinado, e que PdC e comandita tao nem ai pra defenderem o FCP, e como tal e' q digo e repito, nao nos podemos por a jeito. e qdo digo isto falo de termos de despachar os jogos cedo e bem. por mt penalti q tenha sido aos 80 e tal minutos e q a ele tivessemos direito, so nos pusemos nessa posicao pq nos pusemos a jeito! ja sabemos que se nao despacharmos o assunto cedo os artistas de proveta estao ali sedentos de nos prejudicar, mas mais uma vez com tanto dominio parece que e' preciso pedir licensa pra fuzilar caramba!
    tivessemos enfiado 1 ou duas batatas logo na 1a parte e tavamos aqui a falar deoutra maneira!
    e nao vale a pena, por favor, pensar q PdC ainda e' o q era e vem defender e nao sei mais que!
    imperial ganhar domingo, se nao vai ser um passeio para os de la de baixo
    manu365

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me de um FC Porto - Famalicão há muitas anos, em que o FCP era uma equipa da velha guarda, rija e raçuda, em que fizemos uns 50 remates no jogo, tentamos e tivemos hipóteses de marcar por 1 dúzia de vezes. Os tipos num canto - golo. 0-1.
      Talvez não seja necessário ir tão longe. A meia final para a taça da liga com o slb em 2014/15 foi um massacre autêntico aos vermelhos. E os gajos venceram nos penalties.
      No futebol não basta querer, e jogar para isso. Há dias que por muito que se faça, a bola não quer entrar.

      Noutros dias, com um pontapé benzido por deus e pelo diabo, faz-se história. Lembra-se de uma vitória por 1-0 em Alvalade com golo do Domingos no único remate que fizemos? Ou a supertaça que ganhamos aos mouros com aquele golo do Quaresma?

      Se o futebol fosse tão linear assim, não eram necessárias 34 jornadas. Sem jogar brilhantemente, no sábado jogamos q.b. para trazermos 3 pontos, que nos foram roubados. O resto da argumentação que vejo nos portistas é masoquista.

      Eliminar
  21. Muito bem escrito Jorge.

    Estou a começar a ficar pelos cabelos com tantos portistas frágeis de espírito que se vêm por aí. Parecem que esperam o alibi do contratempo para atirarem os braços ao chão. Derrotados!

    Carago, isto não é ser PORTO!

    No sábado não fizemos a melhor exibição do século. Verdade. Mas lutamos, quisemos vencer, sentimos e protestamos contra as injustiças que se passavam em campo. Fico triste por não termos conseguido a vitória, acho que poderíamos (e deveríamos) ter feito mais, mas mesmo assim não vou ter ataques de histerismos a culpar todos desde o avançado ao roupeiro, por um dia efectivamente menos bom. Aliás, se fossemos um clube que equipa de vermelho, com o mesmíssimo jogo que jogamos, tinha vencido por 2 ou 3. Porquê? Porque quando os avançados falham, quando a sorte falha, quando os golos não entram, há sempre o homem do apito a salvar o dia.

    Estas são armas desiguais entre os 2 clubes. Os portistas que há 30, 25, 20, 15, 10, 5 anos se revoltavam com isto, agora tiraram cursos de terapias de relaxação oriental tibetanas. É tudo paz e amor. É tudo nossa culpa.

    Se o fiscal de linha não tivesse um assomo de honestidade em invalidar correctamente o golo do Setúbal, a culpa também era da nossa defesa, por o Sr. do Apito marcar faltas a toda e qualquer queda dos sadinos, de preferência as quedas em zonas de cruzamentos para a área. Coincidências inocentes!

    Mas sim, os nossos adeptos ZEN têm toda a razão. A culpa também é do NES, ou dos jogadores, por não treinarem suficientemente as técnicas de levitação de adversários, bem como as técnicas de hipnotismo de árbitros para marcarem faltas quantos os nossos são agarrados e levam cacetadas.

    A culpa é toda nossa!

    ResponderEliminar