quinta-feira, 20 de outubro de 2016

O Ego e o Serviço

Via Tertúlia Portista

O Presidente falou após a vitória - como sempre, só depois de vencer - sobre o Brugge, dizendo o que se vê em cima. Se isto é uma atitude à Porto, fico preocupado. Sim, nunca desistir é uma atitude à Porto. Entrar daquela maneira não pode ser. Depois entrou numa deambulação sobre as contas que, confesso, me deixou agastado.

Sabe, senhor Presidente, a nós interessa muito mais o assunto dos vouchers - que o Presidente se recusa a comentar - do que as opiniões de MST e Oliveira e Costa sobre as nossas contas. Interessa muito mais que se prove a aldrabice dos últimos campeonatos, em especial o de 14/15. É que, sabe, teríamos sido campeões, não sabe? E não haveria um tetra no horizonte de possibilidades do nosso rival nem a treta de "fim de hegemonia". E isto, só analisado de uma forma simplificada, porque muito mais haveria a falar.

Agasta-me o exercício de ego da SAD, que só responde quando tocam na gestão desta ou em resposta a ataques aos membros da dita. Sousa Tavares, por exemplo, pode insultar o treinador e jogadores, de uma forma gratuita e avulsa, o quanto entender, que não há reacções. Mas se falar da SAD, aqui d'El Rei! também Oliveira e Costa pode dizer, preto no branco, que o FC Porto vai ser prejudicado pela arbitragem durante anos, que ninguém diz nada. Pode, inclusivé, dar a entender que o fifica e o sportem partilham o controle da arbitragem que nada acontece

O que peço ao senhor Presidente é que entenda que a generalidade dos adeptos valoriza o que o senhor parece não valorizar e desvaloriza aquilo que o senhor parece levar tão a peito. Os adeptos querem ver garra e agressividade na defesa daquilo que é a descriminação sobre o FC Porto da arbitragem e dos media em geral. Tudo o resto é fait divers. Tudo o resto é um exercício de ego. O senhor Presidente foi sempre conhecido por tudo fazer em prol da defesa dos superiores interesses do FC Porto. Era - e ainda é - idolatrado pela sua abnegação e serviço ao FC Porto. Espero que perceba que as prioridades parecem estar, neste momento, trocadas. Invertam-se a bem do FC Porto.


Ontem o FC Porto venceu o ABC em Andebol por 24-22, num jogo pleno de raça, luta e num fim à Porto. Venceu-se, contra tudo, contra todos e contra os tolos e contra uma arbitragem muito caseirinha! Ainda bem que o Porto Canal estava lá para o denunciar! 

Estava? Não! Ana Filipa Gomes, com quem simpatizo, estava com um absurdo discurso de "união" e "fraternidade", completamente antagónico ao que as imagens demonstravam!

E porquê? Por causa do wet dream de Juca Magalhães, de uma televisão para todo o Norte, porque o Porto Canal também transmite os jogos do ABC e porque, toda a gente sabe, o corporativismo impera! Foi constrangedor ouvir, no meio daquela vergonha, Ana Filipa num discurso de "vamos todos dar as mãos e mostrar como somos amiguinhos". 

Caríssima, não tens culpa nenhuma, fazes o que te mandam. Juca Magalhães é que pôs, uma vez mais, o seu ego à frente dos interesses do Clube que (parece que não) comanda a estação, dando as mãozinhas aos lampiões do Norte que não perdem uma oportunidade de nos apunhalar sempre que podem!

Este é o FC Porto directivo de hoje em dia. Manso, permissivo, conivente na sua autodestruição. 

Esta NÃO É uma direcção À PORTO! 

QUE EXEMPLO PODEM SEGUIR, ENTÃO, OS NOSSOS ATLETAS?

42 comentários:

  1. Jorge,
    Apesar de eu saber que tu sabes que eu sou um pintista assumido (cruzes, credo canhoto), tenho que concordar que PdC só fala quando o FC PORTO vence. Quando perde, é porque se calhar não estava cá, como não esteve quando Helton rescindiu, e com em 2/3 anos dá um discurso completamente antagónoico ao de 30 anos de carreira: o desejo de ver os encornados, perdão, encarnados vencer!!!
    Como também não lhe interessa os vouchers, que são mais caros que a fruta de que foi acusado.
    Neste momento PdC ofende-se a torto e a direito com os da casa, mesmo que alguns sejam uns grandes imbecis (Sousa Tavares), e está-se a cag@r para o esterco que os outros fazem.
    Olha, nisto tiro o meu chapéu ao Bruninho. Quer ver o 5LB julgado pela UEFA (eh pá, então isto não dá manchestes????).
    Continuo pintista, não por convicção, mas por carinho! Sou forçado a dizer: tens toda a razão!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não queria nada ter de escrever o que acabei de escrever...

      Abraçom

      Eliminar
    2. Os gajos do Sporting e do Benfica é que são bons. Campeões europeus, Mundiais, Ligas Europas e nós sempre a mesma merde. Nunca ganhamos nada. Se este Porto não é o vosso porque falam com o logotipo do clube?

      Eliminar
    3. Vírus, ainda bem que para ti o problema está sempre nos jogadores que não gostas e nos treinadores que não queres! Para ti tudo o que o Presidente diz e maravilhoso. Ok, já entendemos.

      Eliminar
    4. Tenho muita honra que o melhor Presidente de todos os tempos do futebol mundial, seja do F. C. do Porto.

      Eliminar
    5. E quem não tem? Que doença, carago! Não estamos a tratar do que FOI, estamos a tratar do que É!

      Eliminar
    6. Foi substituído e não nos avisaram?

      Eliminar
    7. O velhote deu-te o curso, o Porsche, pagou-te as bebedeiras, os vicios e agora que não vende a vivenda para ires para a casa dos segredos, chamas-lhe tolinho e queres interná-lo num lar.

      Eliminar
    8. lolol esses delírios são excelentes!

      Abraço

      Eliminar
  2. Tem razão meu caro... Só falam do que não interessa, quando é preciso por o dedo na ferida não vejo nada... Afinal o que se passa????????????

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Boas. Mas ainda há quem tenha esperança? O nosso, melhor, o presidente do nosso clube... não existe. E a prova disso são estas últimas aparições. Só quando ganhamos e para dizer baboseiras. Mas a culpa não é dele: é dos sócios que ficaram em casa ou na praia... nas últimas eleições. Este FCP não é o meu FCP. Mas talvez daqui a uns anitos os sócios acordem. Até lá... vamos continuar a ver os outros a festejar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, alguns de nós, tolos certamente, acreditaram num homem que, em mais de 30 anos, tudo fez em prol do FC Porto e, se calhar, custa-nos a ver isso desaparecer...

      Abraço

      Eliminar
  4. Não sei o que deu em PC.
    Não era assim, quer dizer, era, mas não tanto. Foi sempre o mensageiro das coisas boas para a Nação - já o mau, bom, o mau acontecia simplesmente e se fosse "obrigado" a abordá-lo não lhe dava grande importância, como nesta altura - mas agora, o preocupante, é fazer duma simples vitoria um motivo para aparecer.
    Talvês você tenha razão, o ego tolda-lhe a cachimónia e em vez de caminhar, levite.
    A Ana Filipa é um doce, não poderia fazer outra coisa senão ainda passava por maus bocados. Aquilo são bêbados vermelhudos disfarçados de adeptos do ABC, aliás o SC Braga e o ABC se tiverem em conjunto 5 mil adeptos será motivo pata admiração, sei do que falo. José Fernando Rio, um gentleman, tem mais mensagens dos meus protestos do que as da esposa. E não tem culpa nenhuma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atente que disse que a Ana Filipa diz o que lhe mandam. E quanto ao resto, não duvido mesmo nada.

      Abraço

      Eliminar
  5. Caro Jorge Vassalo,

    Custa e de que maneira para um portista doente e muitas vezes irracional (admito) como eu ver e ouvir o presidente do clube a dizer coisas que jamais pensei ouvir. Para já e mais uma vez fala quando ganha, o que é um pessimo sinal e mais do que isso um desrespeito (sim leu bem) pelos adeptos do FCP. Uma enorme falta de respeito para os que sofrem, vibram e se sacrificam pelo FCP. Acresce que diz coisas como da equipa á Porto ou das contas, ou da azia, ou dos comentadores que são (não digo patéticas porque respeito a figura) mas no minimo absurdas e a roçar a falta de inteligência. O FCP é hoje uma enorme baderna!!! Liderada pelo Presidente Pinto da Costa, certamente distraido com assuntos pessoais e que confunde a instituição que serve com os seus delitos particulares. Eu sou sócio e accionista e gostava que me jsutificassem contas e custos e não quero saber se o comentador A falha previsões ou se o Presidente tem animosidade por MST. Olhe Presidente PC: dentro de muita baboseira escrita e dita por MST, há muitos e bons exemplos de defesa do FCP perante o assalto e roubalheira que vem da segunda circular. Talvez decesse prestar mais atenção a este aspecto e deixar-se de comentários infelizes...quando ganha. A história do Helton é mais uma pérola a juntar á contratação do belga que nem sequer conhecia. Ficamos todos (sócios e accionistas) muito descansados com a liderança profissional e rigorosa que a SAD e o Clube possuem numa altura de grande fulgor desportivo e financeiro.

    Cada portista que tire as suas conclusões. Eu, com imensa pena, já não dou mais para este peditório.

    RAOC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje em dia,o futebol, movimenta milhões, logo a exigência cresce, ano a ano. A alegria pela vitória permanece, mas é um contentamento desbotado e descolorido. Insosso, como cataloga o povo. Um exemplo: o primeiro triunfo alcançado pelo FCPorto em Bruges, onde mora uma equipa absolutamente vulgar e que perde com todos na Champions.
      Mais uma vez, o sofrimento foi o habitual para o adepto e que só acabou no último minuto.

      Era importante uma exibição conseguida, depois da prestação positiva no Funchal, ante o Nacional? Lógico que sim. Importava saber se a componente resultado/exibição era fortuita e ocasional ou se era uma rampa de lançamento para uma época “à Porto”.

      Deu-se a primeira hipótese. Nuno Espírito Santo julgava que tinha, finalmente, encontrado o modelo de jogo ideal, quando este ruiu como um baralho de cartas, agora na Bélgica.

      O seu jogo defensivo (4-4-2) afinal não serve os interesses da equipa e só quando mudou, ainda que tarde, para um mais ofensivo – mais em consonância com o perfil e prestígio dos portistas – é que pôde operar a reviravolta.

      Nuno é mais técnico ( isto é: pensador) do que treinador. A não ser assim, como entender tanto passe falhado, tanto atabalhoamento, tanto individualismo, tanto desnorte e tanta falta de pundonor?

      Para que servem os treinos? Para passar o tempo ou para serem criados automatismos, coletivismos e intensidade de jogo?

      Nada disso Nuno tem conseguido, pelo que arrisco adaptar a genialidade de Camões para admitir que ” um medíocre treinador faz fraca a forte equipa ” enquanto um ” bom treinador faz forte a fraca equipa “.

      Vamos ter de aguardar, pois pelos próximos jogos, para ver que dragão vamos ter: se o famélico e apagado ou se o opulento e afogueado que foi pentacampeão.

      Porque, se não for assim, como entender que o técnico esteja satisfeito com o seu plantel, como afirmou, se este não dá conta dos seus objetivos? Neste quadro a responsabilidade só pode ser de quem o comanda. Ou não?

      Eliminar
    2. Concordo com o anónimo, teremos de dar, pelo menos, uma volta do campeonato para perceber a real consistência do FC Porto..

      Abraços

      Eliminar
    3. Bons eram os velhos tempos como li noutro blogue.
      Era o tempo em que os adversários tremiam só de pensar em vir a nossa casa. Bastava olhar para a cara deles, o olhar amedrontado dentro das camionetas a chegar à Torre das Antas, para perceber que já estavam derrotados. Já subiam ao relvado a perder 1x0. Como se diz na gíria, os tipos já entravam borrados.

      Eram abanões às camionetas, petardos, isqueiros. Voava tudo o que aparecesse. Quem sabia assobiar, assobiava. Quem só sabia urrar, como eu, urrava. Berros por todo o lado, confusão a rodos, gritos, cânticos, o nosso papel estava feito. Lá dentro, o ambiente não era melhor. Os balneários dos visitantes não eram limpos de forma propositada, era proibido ao adversário colar cartazes e autocolantes de motivação no seu balneário, não havia cumprimentos nem palavras amigas a quem chegava. O ambiente era, por assim dizer, de guerra. No túnel circulavam miúdos e graúdos a arreliar os rivais, a intimidá-los, a amedrontá-los. Aos jogadores do FC Porto só lhes restava cumprir o seu papel: suar a camisola.

      Eliminar
  6. Assuntos Vouchers????

    o nosso presidente ou não pode ou não quer entrar nessa luta junto com o seu homologo presidente do Sporting porque ás tantas à tantos telhados de vidro que é melhor estar calado.É que não vejo outra explicação.Em outras alturas já tinha partido a loiça toda.

    ontem houve mais um "Aurélio" a dar aquele empurrãozinho necessário para se poder vencer um jogo. Estou a falar de um jogador que em tempos quando defrontou pela a sua actual equipa o FcPorto, disse ser adepto do seu adversário de ontem na Champions. Um penalty desnecessário pois claro. Acho que o estágio na selecção nacional uns dias antes fez-lhe muito bem.

    é claro que não quero acreditar em cenas dessas, mas já estou por tudo.

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos vistos... não tem nada a ver connosco...

      Abraço

      Eliminar
    2. A verdade é que la foi molhar a sopa duas ou tres vezes ate o guedes cair. Sai da frente guedes!

      Eliminar
  7. já tenho dito muita vezes, que o pateticocarnaval e "AZUL E BRANCO" precisam de se divorciar o quanto antes. Mas como ninguém se candidatou à Presidência do FCPORTO, isso só acontecerá quando acabar o reinado de JNPC e entrar "SANGUE NOVO" no clube.
    Estamos na fase, "Ama seus inimigos, faz o bem para aqueles que te odeiam, abençoa aqueles que te amaldiçoam, reza por aqueles que te maltratam. Se alguém te bater no rosto, oferece a outra face".(Jesus Cristo)
    Por falar em frase bíblicas aqui vai mais uma, "And I will strike down upon thee with great vengeance and furious anger those who attempt to poison and destroy my brothers. And you will know my name is the Lord when I lay my vengeance upon thee!". (Pulp Fiction)

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  8. Enfim Pinto da Costa deva agora pensar no seu interior (suponho) que ao falar em algo que "tem dado" polémica, pensa que está a defender o FC Porto no seu total...
    O curioso é que o Rui Oliveira e Costa foi abordado no DD e Pinto da Costa foi tocar outra vez na mesma tecla.
    Outra coisa que o Jorge bem diz, é que quando se fala da SAD, parece que fica como um gato assanhado, mas estamos nós Portistas num "motim" à procura de respostas e o que ele faz? Continua a falar da SAD, como se fosse a fazer confusão entre o Clube e a Sociedade.
    Ao que vi aqui na bluegosfera, irá haver Assembleia Geral brevemente, o que leva pensar que tipo de postura irá PC apresentar mais uma vez aos sócios.

    Sei que as AS's são organizadas de forma a que todos possam falar, mas não sei que efeito teria se alguém entrasse de tocha na mão e gritasse: "Queremos o FC Porto de volta!", com os outros a acompanha-lo.

    O Juca anda mesmo a meter nojo no Porto Canal, fazendo deste canal, um qualquer outro tipo de media nacional e internacional, tudo politicamente correto, tudo "Ai queres que eu faça isto, bem, irei ver o que posso ajudar", tudo bonzinho, tudo sorrisinhos para aqui e para acolá....
    Tudo sem identidade, sem defesa de algo, NADA!!

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Juca é, claramente, o reflexo do discurso oficial do FC Porto de 2016.

      Lá estarei na AG. E digo-te, Filipe, a julgar pela última não vai ser para bater palmas que a maioria lá estará.

      Abraço

      Eliminar
  9. Caro Jorge, custa-me cada vez mais ver esta postura do Nosso Presidente.
    Não reconheco mais aquele presidente que tão bem defendia os interesses do clube, e que tanto eu admirava...
    Agora, infelizmente não estou a vê-lo a mudar de postura.
    Quanto ao jogo de andebol ontem à noite, tão saborosa que foi aquela vitória depois da roubalheira a que presenciamos. Eu estava uma pilha de nervos, principalmente naqueles últimos minutos que nem lhe digo nada...
    Lamento igualmente os comentários da jornalista do Porto canal.

    Abraço
    Ana Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Ana Filipa Gomes tem o discurso oficial do canal. Não é de livre recreação que o faz. De resto, estava a Ana nervosa e eu também!

      Abraço

      Eliminar
  10. A cena no andebol foi mesmo por encomenda, ou não houvesse já de seguida jogo com o Zbording ! Então a anormalidade de considerar a falta sobre o Miguel Martins como conduta anti-desportiva deste último, parece saída dos tribunais sul-africanos no tempo do apartheid !!!
    Mas o andebol este ano está muito bem...
    Quanto à transmissão: é pá, mesmo não sendo o ideal, prefiro de longe isto àquela pirosada bacoca de teor nacional fascista das tvs dos outros clubes...
    Já que se fala de tvs, o que é de assinalar e achei espetacular é como ontem os comentadores da sportv já achavam o Dortmund um grande, grande clube e o Tuchel se calhar melhor que o Klopp! ... isso é que é um feito ! bastou ganhar ao clube do catedrático para ser um grande maior melhor mais grande !... no ano passado ? era uma merda de um clubezeco em desgraça depois do Klopp se ter ido ...

    ResponderEliminar
  11. Não! Assim, não. Linchamentos dos nossos, do Nosso, em praça pública, também não é Porto.
    Abração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Linchamento??? LOL! Oh Silva, ele faz declarações daquela gravidade e é suposto estar a quê? A bater palmas? Ou caladinho?! E eu sou do FC Porto, não do FC Pinto da Costa!

      Abraçom

      Eliminar
    2. Cada um manifesta o seu Portismo da forma que julgar mais conveniente. Nada contra. Só não tenho que achar bem. Nada mais.
      Abração

      Eliminar
  12. Tranquilo, Silva, o senhor presidente não quer saber de blogs...
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas olhe que A Bolha e o resto do esgoto querem. Role a bola. Um abraço, grande VP.

      Eliminar
  13. E o ressabiamento que isso causa aos conspiradores dos blogs, looool

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois só que, uma vez mais, para quem nada quer saber de blogs, andam muito informados, como usando uma imagem do Dragão Até à Morte no Dragões Diário...

      Eliminar
  14. Boa noite caro Jorge,

    Peço desde já desculpas pela comparação que vou fazer ao PdC mas tendo em conta o comportamento dele nos anos 80,90 e depois neste novo milénio é a seguinte: Fulano A tem a sua mulher Y. P é grande amigo deles e quando A lhe fala que o X se tentou meter com a sua mulher, partem para a batalha para defender a honra da Y, mesmo sem perceber se a Y também arrastou a asa. Durante anos faz isto, sempre solidário com o amigo até que um dia P dorme com Y... A partir daí já não bate contra tudo e contra todos, já tenta é desviar as atenções porque a última coisa que quer é que recaiam sobre si... E assim anda o mundo!

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  15. Caro Jorge
    Os sinais são por demais evidentes que para aqueles lados (Presidente, SAD,..) não há no mínimo bom senso, vergonha e não digo mais o que penso.
    Vamos ter muito que trabalhar para dar a volta a isto pois ainda há fundamentalistas que não aceitam a realidade e o evidente.
    A comentadora do Torto Canal é benfiquista assumida... Está tudo explicado porque assim até não é difícil cumprir aquele papel.
    Abraço
    Manuel Magalhães

    ResponderEliminar
  16. Silva, meu caro amigo, o problema não é eles aproveitarem o que se diz nos tascos para usarem como arma de arremesso. Não, o drama é eles olharem para nós agora, quase como olhavam no tempo que não contavamos para nada.

    Abraço e até amanhã

    ResponderEliminar
  17. É correr com a direcção nas próximas eleições e apresentar alternativas viáveis e credíveis, porque isto está a atingir um nivel que qualquer día aparece um Bruno de Carvalho ou um Vale e Azevedo e a massa vai toda atrás em desespero.

    ResponderEliminar
  18. Esta entrevista explica mta coisa.
    Explica por exemplo a razão de Lopetegui nunca ter sido apoiado pela SAD.
    Explica que o "Juca" não é culpado de nada, tal como o departamento de comunicação do clube.

    As coisas estão como o presidente quer. Não há nada a fazer... agora resta aguentar...

    Abraços

    ResponderEliminar
  19. Caro vassalo, tb eu ja fui pintista. Ja nao sou desde ha 3 anos. Tudo o que tem acontecido neste intervalo é mau demais para ser verdade. Sao tantos e tantos os tiros nos pes, tantos e tantos os alheamentos que é confragedor para mim assistir a isto. Ja lhe tenho dito que sinto vergonha alheia.

    Honestamente, ja pensei em mil e uma causas para que o pdc de hoje haja desta forma, mas agora so acho que é a idade. Acabou-se.

    O pdc de ha 30 anos se visse isto, era o primeiro a dar o murro na mesa.

    ResponderEliminar