terça-feira, 1 de novembro de 2016

O Regresso do Sentir Tripeiro, Sem Apontadores

Via We Are All FC Porto
Mutatis, mutandis. Eis que tudo começa a abrir. Ás vezes é necessário um certo "choque" como toque de alarme para que a reacção aconteça, para que a letargia se abandone.

Hoje, o director para o futebol, Luis Gonçalves, expulso após o jogo com o Setúbal, falou em exclusivo ao JN sobre aquilo que nos preocupa a todos nós Portistas. Como se pode ver, Luís Gonçalves não pede favorecimentos, mas antes "que o árbitro passe despercebido no Dragão ”. 

Aprecio muito este passo dado por LG. Creio que dá força e ânimo à equipa, demonstra que a direcção está com eles e que aprova o seu rumo. Tal como em baixo, assim será no cimo, parafraseando Sir Isaac Newton. Era isto que vinha reclamando há vários meses. Ninguém quer histerias nem cenas ridículas como se vê por outras bandas, mas antes que deixe de haver a noção de que somos brandos e que, contra o FC Porto, tudo se possa fazer.

Cumprimento também os Super Dragões, na pessoa do seu líder, Fernando Madureira, por deixar claro que também os SD estão disponíveis para a recuperação do velho espírito das Antas, em que se sente a pressão - não violenta, sempre positiva, mas que se faz sentir - para que volte a ser um lugar temido e respeitado pelos adversários. Não há nada a fazer senão ter orgulho da nossa identidade guerreira e tripeira. Nada que façamos para ser "cordatos", "consensuais" ou "cavalheiros" vai ajudar a que nos vejam de outra forma. Terão sempre a sobranceria de se pensar superiores a nós. Somos os "andrades" e os "bimbos" , não é verdade? Pois seja! Se temos a fama, tenhamos o proveito da mesma!


E porque tudo é agrado, destaco também a forma desabrida como Iker Casillas tem chamado a sí a responsabilidade de comunicar aos adeptos o pulsar e o sentir do plantel. Continuo a dizer que não sei porque raio não é ele o Capitão mas, juntamente aqui com Danilo Pereira, é bom saber que sabem com o que (não) contam e que estão contra tudo e contra todos.

Para terminar, não posso deixar de sublinhar a forma clara como Rui Cerqueira tem falado e exposto bem tudo o que se passa de bom e de mau com o FC Porto, muito bem ladeado por Bernardino Barros e Cândido Costa. Aqui, na emissão de ontem do Universo Porto, está tudo. Rui Cerqueira não deixou de frisar que já acontecia antes tudo isto, mas que é necessário reagir como antes, e deu brilhantes exemplos da mesma.

Estou a começar a sentir o retorno do sentir tripeiro e isso agrada-me. Até porque "#" é só um apontador de pesquisa. Quero sentir o vibrar do Dragão amanhã e Domingo. Quero sentir o adversário sufocado e a tremer. Este é o FC Porto com que me identifico. Bem-vindo de volta! 

E muito importante: Fica provado que não tem de ser sempre o mesmo a falar!

18 comentários:

  1. Falemos desassombradamente.
    Parece que o FdP do Luciano-que-tem-os-filhos-no-Sporting-e-lhes-vendia-o-Herba Life, foi entrevistado na Sport TV e disse que o Porto está a condicionar os árbitros, "o normal" disse o biltre.
    Bom, a ser assim, parece estarmos no caminho certo por começarmos a estar na "agenda do dia pelas piores razões".
    Como sabe, embora não defendendo a violencia, de maneira alguma, não desdenho um bom estalar de dedos junto ao focinho dos estupores, uma vez que a nossa mentalidade foi educada a submeter-se com doçura ao medo dos músculos. É cultural.
    Afinal de contas quem é que já deu uma cabeçada em árbitros no activo? E quem bateu em jornalistas (Rui "ratazana" Santos) á vista de todos?
    Quem partiu os vidros do talhante?
    O que lhes aconteceu, apesar das provas e cores identificativas? Nada. Mentira. Ganharam o medo do prostituto e os favores arbitrais.
    P.S.
    Espero que NES tenha visto e ouvido, ontem, BB quando disse, referindo-se ao final do jogo em Setubal quando a equipa rodeou o gatuno, "todos"

    ResponderEliminar
  2. Não haja dúvidas que eu também gosto da forma como pessoas ligadas ao Nosso Clube estejam a sentir na pele o que se tem passado e que falem das verdades.

    Mas mais uma vez pergunto: Se Rui Cerqueira diz que isto já acontece há 3 épocas porque é que no tempo exacto não chamou o Presidente a razão?
    Porque se o chama-se, na primeira época de Lopetegui seríamos campeões...

    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Tou a gostar da mudança de paradigma, até que enfim alguém vem falar que não o treinador.

    No que a mim me compete eu vou lá estar amanhã e domingo a cantar a apoiar e a criar pressão no adversário.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
  4. O Rui Cerqueira o Bernardino Barros e o Cândido Costa falaram para quem? Para os portistas? Se foi para os portistas estiveram a gastar tempo pois não há nenhum portista que não soubesse desde uns anos atrás como tudo isto está a funcionar a nível de arbitragens. Eu queria é que falassem para fora do clube, eu queria que o clube tomasse medidas para acabar com esta pouca vergonha. Eu vejo é comentadeiros que se dizem afectos ao FC Porto nos diversos programas de tvs serem autênticos cordeiros ao lado dos comentadeiros dos clubes rivais. Um ex.. Já repararam nas veias do pescoço do Pina comentadeiro afecto ao Sporting. Estou para ver em directo um dia destes as mesmas rebentarem tal é o empenho com que ele defende o seu clube, quer achemos que ele tem razão ou não. é coisa que ele pouco se importa. Não vamos falar do Guerra nem do Gobern e muito menos do sr Silva que conseguem irritar um santo ou se quiserem um altar inteiro a defender os seu clube... e os anjinhos dos do Porto a verem passar o tempo e a serem gozados pelos moderadores do programa. Do Rodolfo ou antes "Tens razão oh Rui", nem desejo emitir opinião pois já não consigo escutar as suas divagações.
    Cumprimentos portistas
    A. Martins

    ResponderEliminar
  5. espero é que isto nao seja como a esteria toda de quando porto ganha 3 ou 4 jogos seguidos e já se aparece em tudo quanto é sitio todos a dizer somos os maiores, que este ano é que é, que isto sim é uma equipa a porto... entulho... e isto nao ser tambem apenas reaçoes porque jogamos no domingo com os mouros mas que sim daqui para a frente haja sempre este tipo de reaçoes e muitas mais até porque isto ainda é pouco e tem é de ser logo no fim do jogo alguem a dar a cara, porque aposto que se domingo ganharmos aos mouros o presidente vai aparecer no fim do jogo a falar e nao devia porque nada esta ganho caso vençamos o jogo e continuaremos a 2 pontos deles... caso percamos, ficaremos a 8 pontos, pois...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos à DECIMA jornada. Faltam 24 depois dessa. são 72 pontos! Eles que pensem quem têm isto ganho! É que o calendário deles vai ser uma maravilha!

      Abraço

      Eliminar
  6. Caro Jorge Vassalo,

    Estou como S. Tomé e espero para ver. São sinais positivos mas que deixam muito clara a questão: porque raio só agora?

    Para já parece mais um espasmo e recordo que em vésperas de AG normalmente há sempre alguns espasmos mas que resultam em coisa nenhuma.

    A conferência de imprensa de NES é uma mão cheia de generalidades. Enfim.

    Raoc

    ResponderEliminar
  7. Algo vai mal quando um ainda projeto de avançado vem dizer que na LC tem outra postura.Quanto a mim ainda não provou nada,antes pelo contrário,é já se julga uma vedeta. Quanto aos árbitros claro que temos de fazer barulho mas os resultados não serão muitos pois no nosso campeonato não há verdade desportiva. O vendedor de pneus já começou a apelar ao sentimento para dedicarem o tetra ao moçambicano. Perante as vergonhas que se têm visto era compilar os lances vergonhosos que são analisados de forma diferente consoante a camisola e denuncia-Los à UEFA.Se no Domingo não ganharmos podemos dizer adeus ao campeonato, mas com um treinador cobardolas como o nosso,vamos entrar cheios de medo e á defesa e claro isso é meio caminho andado para a derrota. Temos de entrar a mandar e não mudar o nosso sistema de jogo pois só assim teremos hipóteses de ganhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, cai mal, não cai? Depende do que lhe digam...

      Abraço

      Eliminar
    2. Receio que estas declarações de Luís Gonçalves aconteçam por haver uma AG em breve. De qualquer modo são de assinalar. Quanto às generalidades de NES já não há paciência. Abraço

      Eliminar
  8. Bom dia Portistas.

    hoje é um dia de afirmação na Champions e não admitimos outro resultado que não uma vitória convincente cheia de raiva em forma de aviso aos mouros que nos vão visitar no domingo.

    sobre o nosso descontentamento e sobre a forma como estamos a dar um murro na mesa, acho muito bem e só peca por tardio. Essa gentalha toda tem de ser colocada em sentido, pois já chega de andarem por aí a fazer fretes aos mesmos do costume.

    pena é que os roubos ou erros de arbitragem como lhes queiram chamar aconteçam em jogos onde não podia-mos perder pontos como aconteceu em Setúbal.

    já agora porque não circula no facebook e DD portista imagens de lances em que o árbitro João Pinheiro nos prejudicou para ajudar a perceber que aquilo foi tudo menos engano quando decidiu não nos marcar o penalty?

    lembram-se do FcPorto B contra o Benfica B a época passada quando os do sul andavam desesperados para conseguir pontos? viram o penalty que esse João Pinheiro marcou contra nós, em que ninguem do FcPorto fez falta num canto e dois jogadores do benfica chocam entre si e caiem dentro da área? felizmente José Sá defendeu o penalty e ele perderam o jogo, mas é caso para perguntar se ele já foi ao oftalmologista ou então que explique aquilo quando se virem bem a repetição do jogo, antes do penalty parece haver uma conversa entre os dois jogadores que chocaram a combinar. Acham estranho isso? eu não acho nada quando se calhar já sabiam com o que contar por parte do árbitro.

    este João Pinheiro foi nomeado para o jogo de Setúbal propositadamente e quem o fez parece que já sabia o que esperar dali. Quando mandaram Rui costa para o jogo Sporting contra o Tondela, já sabiam como ele costuma apitar e nós que o digamos, pois na época passada bem nos lixou duas vezes. Vasco Santos na Choupana contra o Sporting quem sabe não anda a pagar juros e favores por não ter descido de divisão?

    então os relatórios doas árbitros não eram para ser públicos tal como as notas? está esquecido o assunto?

    é claro que temos de jogar mais e ser consistentes mas porra, parece que os árbitros tem uma tendência muito grande para ajudar a que o FcPorto marque o seu primeiro golo tardiamente e principalmente quando não o consegue fazer de bola corrida. Através de lances de bola parada bem podemos ficar à espera. Contra nós o adversário tem que se manter vivo quase até ao fim na esperança de haver um milagre e empatarem ou até vencerem com um golo ocasional.

    esses do sul não podem vir criticar a nossa postura quando batem em árbitros no colombo e metem na sua TV gajos a incentivar à violência e até a desejar a morte ao nosso presidente.É que não à paciência.

    Fábio Veríssimo não apita no dragão e muito bem.Estivemos bem em vetar ou mostrar desagrado por um árbitro antecipadamente anunciado. Até pensei que fosse o Capela, pois era o numero 2 da classificação passada e não sei o que se passa mas anda arredado da maior parte dos jogos da primeira liga. Desta vez safamos-nos dele mas estou em querer que podemos levar com ele na segunda volta na Luz, pois se nomearam o ASDias que eles dizem ser portista então vão dizer que se for o Capela benfiquista nada podemos dizer.Vamos esperar para ver depois.

    Força Porto

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  9. Hoje e Domingo é para ganhar e mais nada. Não andam sempre a encher a boca com o Somos Porto ? Nestes dois jogos provem-no!Claro que com um aprendiz de treinador e avançados do jardim infantil é mais difícil, mas quem (não ) construiu este plantel no final deve ser responsabilizado. Só espero que ganhemos os dois jogos e se isso acontecer peço desde já ao Presidente que se cale pois ultimamente quando abre a boca só diz asneiras e o seu discurso é oco e redundante.O que atualmente ele diz só engana quem se quer deixar enganar.

    ResponderEliminar