domingo, 18 de dezembro de 2016

Batota E A Resistência


Tenho andado deprimido com o estado do futebol português. No caso da mãozinha, bem descrito aqui pelo Vila Pouca e sobre o qual não vale a pena repetir o que tão bem por este foi escrito, tudo o que é abjecto está descrito no post, mas falta, quanto a mim, falar de mais uma coisa: a forma como a mão estendida dobra a espinha. Muitos de nós exultamos com a saída do tenente-coronel com a roupa arco-íris, como finalmente uma análise no Tribunal d'O Jogo mais condizente com a realidade e menos anti-FC Porto. Desenganem-se. Foi sim uma manobra de diversão, um clássico misdirection para mascarar a realidade mais abjecta: também O Jogo, último bastião contra o pensamento único dos media, vergou a espinha ao centralismo. Inventa-se a análise de um suposto penalti que mais ninguém viu para dizer que não houve Paixão no resultado. E pronto, siga para bingo.

E esta é a dificuldade do campeonato português. Jogamos futebol, muitas vezes de elevada qualidade. Temos uma equipa jovem, como bem Casillas explicou, temos de deixar de vender todos os nossos melhores, e deixar de ter ciclos de três épocas no Clube, como bem disse Deco hoje. Mas temos, e essa é a parte mais difícil de todas, de enfrentar com apuro técnico e aperfeiçoamento de jogo a mais pura e básica batotice.

Todos sabemos, é muito complicado combater esta realidade. Usando os dados de casino como analogia, por muita prática e destreza que se tenha no lançamento de dados, se alguém ao nosso lado tem os dados viciados e sai sempre o sete em qualquer lançamento, continuar a praticar, a insistir e a aperfeiçoar sabendo que o mais certo será ficar atrás do batoteiro, é muito complicado. Mas tem de ser feito.

É que um dia o dado erode, o mecanismo falha e fica apenas a destreza do lançador: nenhuma! E então, do outro lado, está um concorrente com técnica e experiência. Além do mais, um contará sempre consigo e com a sua sabedoria, o outro com o amparo de terceiros. E saberá, intimamente, a fraude que é.

Se se convencer do contrário, óptimo. Nada melhor do que a sombra da bananeira. E muita segurança no vazio. Serão apanhados na curva. E é com isso que podemos contar.

Mas é idiótico estar a pedir que se vençam dados viciados. Como também o é pensar que não estão.

11 comentários:

  1. Caro Jorge Vassalo

    Mas o nosso PC acha que é cedo para analisar o trabalho do CA.....

    Estamos assistir ao colinho em todo o seu esplendor....

    Raoc

    ResponderEliminar
  2. O penalty é como o Natal, sempre que o homem do apito quiser - mas só se aplica isto à "instituissão". E, vá lá, ao Zborde quando dá jeito. E nós, que perdemos dois campeonatos nos últimos dois anos por causa disso, caladinhos. Se é por causa da "indústria", não sei se resultará. Porque as pessoas acabam por se cansar e deixam de ir ao estádio, deixam de comprar jornais, deixam de pôr Sport TV... Os "seis milhões" aguentam a indústria? não me parece. Até porque Bayern e outros começarão a perceber os barretes que lhes são enfiados e irão investir noutro lado. Saúde. João.

    ResponderEliminar
  3. Tb eu ando deprimido com isto. E ojogo anda mesmo a mostar as suas cores. Ja na semana passada diziam que nao tinha havido nada. Metem nojo.

    ResponderEliminar
  4. Que fazer quando nós adeptos estamos a falar disso há 2 épocas, quando os jogadores notam e que até acho que Nuno esteja também a sentir, quando o Presidente não tem a coragem de dantes para falar dos apitadeiros.

    É que se Pinto da Costa denunciasse o que tem acontecido, não estaríamos aqui a ouvir certos indivíduos a falar em "tetras".

    Abraços.

    ResponderEliminar
  5. Este campeonato está viciado e não há verdade desportiva. Só não vê isto quem não quer. Somos roubados em todos os jogos e pelo contrário o clube do regime é beneficiado. Acho o cúmulo da desfaçatez e cobardia o nosso presidente dizer numa entrevista que ainda não tinha uma opinião formada sobre a arbitragem pois ainda só estavam decorridas dez semanas.Será que ele não se deu conta do que aconteceu em Alvalade e em Chaves? Enfim...

    ResponderEliminar
  6. no aspeto da arbitragem o sporting e o porto tem de pensar uma estrategia conjunta nesse particular assunto so assim e neste momento as coisas mudarao.

    ResponderEliminar
  7. imperativo ganhar hoje, acabar bem o ano.
    continua a vaca e o colinho mas ainda assim nao acredito que possa durar pra spre, nao pode.
    O RA com o nosso luis castro pode ir fazer uma mini surpresa esta semana,tenho esse feeling
    manu365

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manu,

      Creio que ja arrumaram com o Marcelo... e nunca esquecam que o Roderic é vermelho....

      Eliminar
  8. Caro Jorge,

    Para ser sincero, estou deveras surpreendido com a qualidade da arbitragem do nosso "amigo" Paixão no último jogo mourisco. Se contabilizarmos as vezes que os vermelhos se atiraram para a piscina e choraram por tudo e por nada, só um penalty marcado (e mal marcado), acaba por ser uma surpresa neste "magnífico" árbitro. O velho Paixão tinha marcado uns 3 ou 4 a favor dos vermelhos na boa.

    Bem pior do que o Paixão, é a quantidade de inacreditáveis falhanços de baliza aberta que os adversários do slb cometem. Não estou a falar de infelicidades de bolas no poste, ou aquelas em que o guarda-redes defende, mas situações de apanhados, em que jogadores a 1 ou 2 metros à frente da baliza, sem guarda redes pela frente, conseguem atirar ao lado. Só esta época, de memória, estou a lembrar-me do Rafa, na supertaça (porque seria?), do jogo de Chaves e agora na Amoreira. São muitas e estranhas coincidências...

    Quando alguém como eu, que vê os 90m de quase todos os jogos do FCP, consigo nomear o último jogador a falhar escandalosamente à frente da nossa baliza (Lucas João, no (triste) jogo com o Nacional de há 2 épocas) algo muito estranho se passa. Até porque se usarmos a lógica, faz muito mais sentido os adversários tremerem perante um grande nome do futebol mundial como é Casillas, do que perante uma promessa como é o Ederson.

    Se juntarmos aos falhanços ofensivos, estranhos auto-golos e frangos monumentais, as coincidências já começam a ganhar mau cheiro. Ainda mais quando, por regra, os autores dessas "infelicidades" fazem sempre exibições espantosas e imaculadas contra o FCP.

    Presumo que a falta de investigação do Ministério Público seja porque lá só existem juízas que gostam de novelas e não percebem nada de bola. Tirando essa, não me ocorre qualquer outra razão...

    ResponderEliminar
  9. São títulos fr@udulentos, de quem faz a coisa pelo outro lado, ou que resultam de um tributo dos árbitros.
    O segundo lugar está à disposição do FCPORTO, até um dia, claro.

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  10. Realmente aquele tribunal do ojogo é a coisa mais triste que já vi, são uns completos vendidos. No derbi na luz aqueles especialistas não achavam que era penalti, no Estoril ainda havia um que achava que era, e fala se de outro lance para mascarar tudo.
    Há muito que ojogo passou só a ser mais um pasquim, e aquele tribunal não engana ninguém.

    Vamos ver o que dizem amanhã da escandaleira que foi hoje.

    Abraço
    Navega

    ResponderEliminar