quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Close, But No Cigar! (Ou, em tuga, Num Faltaí Qualquer Coisinha?) e Algumas Notas


Ontem, após épica reunião com os clubes, incluindo o Futebol Clube do Porto, representado por João Pinto, lá veio o Conselho de Arbitragem fazer o acto de contrição e admitir "erros de análise" em alguns lances, no nosso caso um penalti por marcar contra o Desportivo de Chaves, e falou também dos penaltis das papoilas contra os lagartos.

Irrita sempre ouvir o CA a dar uma da FMI e a dizer "oops!", quando ditos erros nos custaram um possível título de uma forma injusta. Além desse, há o que eles dizem aceitar a decisão de Capela, o que dá vontade de rir, e ainda falta um, absolutamente escandaloso, que não tem nada a ver com mão na bola.

Faltou analisar muitos outros lances, nomeadamente os golos anulados por mão na bola como o do André Silva e o do Felipe. Em quais das figuras se enquadram estes lances para terem sido anulados os seus golos? E onde está a análise do penalti do mesmo género, no remate de Herrera aos 39', contra o Feirense, que ninguém ligou sequer? Enquadra-se ou não no terceiro caso da figura acima?

Como faz questão de sublinhar o Dragões Diário, e quanto a mim muito bem, há muito, muito mais para lá de mãos para se arrepender e principalmente mudar. Mas tudo bem, sejamos magnânimos, até a viagem de 10 mil kms começa com um simples passo. Que se deixe de errar tanto, que haja uma mínima equidade nos erros contra e a favor do FC Porto, mas que estes tendam para zero, é tudo o que o Futebol Clube do Porto pede. Se assim for, voltaremos ao nosso neutro natural e respeitoso. Mas chega de brincar com a nossa cara. Está visto que o tempo de o aceitarmos calados já passou. 

NOTAS:

Não é surpresa nenhuma, esta notícia. Aliás, é uma forma bem fácil de explicar uma frente de ataque de perto de 90M e um plantel com um custo muito superior ao nosso. É fácil ter opções e soluções quando se joga ao Monopólio com o dinheiro do banca. É só mais um exemplo da pouca-vergonha que grassa o clube do regime. 

Mas tal escandaleira só poderia ser permitida num país onde o poder político, económico e judicial favorece alegremente a papoila, não raramente sendo visto em plena tribuna presidencial, sem pudor algum. Bastava que o Novo Banco fizesse a sua obrigação de cobrar os vergonhosos 107M de dívida exclusivamente benfas para que muita coisa mudasse para ambas as instituições. Mas como quem tem amigos nunca morre sozinho... vamos convivendo alegremente com o facto das papoilas terem, uma vez mais, regras assimétricas e favoráveis. Se juntarmos a isso as famosas VMOCs lagartas, facilmente vemos um caldinho onde o único que fica de fora é o FC Porto. 

Não importa. Já tivemos equipas que compensavam em atitude e raça o que sobrava a outras em orçamento. Ao FC Porto importa ter uma equipa competitiva sendo minimamente sustentável. É um desafio enorme mas não impossível. Havendo seriedade e entrega, é fazer de novo o que antes já se fez.

O Jogo decidiu fazer uma peça sobre Óliver onde, muito injustamente, fala da "diferença de desempenho" com a primeira passagem. Sim, claro, há diferenças. Há a diferença de estar a jogar mais atrás, de não ter tanta chegada à área, de constantemente o vermos a pisar zonas recuadas de terreno, de ir buscar o jogo a Danilo, ele próprio encostado aos centrais, não raras vezes. Mas há que não esquecer do número de passes para ocasião que ele faz por jogo. Sim, passes para ocasião, porque só são consideradas assistências aquelas que entram. A seca de golos depende de Óliver nas três vezes que esteve na cara do golo. Mas o seu default de tentar mais um passe em vez do remate é um problema da equipa toda. Não tenho a menor dúvida que será colmatado em breve. Ainda assim, quanto a mim, não há nenhuma comparação entre o jogo do FC Porto com e sem Óliver. Que não se massacre mais um jogador por estar a fazer aquilo que não deveria. E se se lembrarem de pô-lo a jogar no seu sítio... outra música tocará, conduzida pela batuta do Maestrinho.

16 comentários:

  1. Estas poucas vergonhas só acontecem com a complacência do estado, se fosse o comum dos mortais a dever uma prestação da casa os bancos não perdoavam mas como é o mais maior grande não passa nada. Eu estou farto que me fodam (desculpe o vernáculo mas tem de ser esta palavra) sem me pagarem o jantar e cinema primeiro. Quando é que alguém ganha tomates para por fim a estas pouca vergonhas? É que somando as dívidas dos slb com o lfv e dos viscondes são quase 1000M€ (contas por alto) de dividas ao bes.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre estiveram do lado do poder... desde o tempo da outra senhora...

      Abraço

      Eliminar
  2. Caro Sr. Jorge Vassalo,o FC Porto esteve muito bem representado na reunião com a FPF, mas contudo a mesma só reconheceu erros no jogo da Taça de Portugal arbitrado por João Capela que nos custou a eliminação da mesma competição, quanto ao resto não passou de mais um acto claro de protecção do manto lampião que domina o sector arbitral, bem como outros órgãos tanto da FPF como da Liga de clubes,portanto tal reunião serviu mais para entretenimento que outra coisa.

    Depois a divida dos lampiões comprova como os mesmos vivem acima das suas possibilidades, bem como sobrevivem graças ao apoio da banca e de outras instituições, como por exemplo da Câmara Municipal DE Lisboa, mas mesmo com armas desiguais e tendo tenacidade, perspicácia ou destreza creio que é possível reconquistar o titulo de campeão nacional.

    Finalmente quanto ao Oliver concordo consigo não é jogando tão próximo de Danilo que o seu inegável valor será comprovado,pois tal jogador necessita de ter espaço para conseguir pautar o jogo da equipa com sagacidade e actualmente tal não sucede apenas por opção técnica, dado que o potencial está lá basta saber aproveitá-lo e o encaixar com sabedoria para que a equipa rode com outra mestria.

    Abraço
    Silvestre

    ResponderEliminar
  3. vou escrever em letras maiusculas para se perceber melhor:EU ANDO A QUASE QUARENTA ANOS A OUVIR QUE TUDO O QUE ACONTECIA NO FUTEBOL ERA CULPA DO PINTO DA COSTA, SE PERDIAM SE GANHAVAM SE EMPATAVAM SE FAZIA NEVOEIRO SE CHOVIA SE FALHAVA A LUZ SE O NACIONAL BENFIQUISMO NAO GANHAVA TUDO SE DEVIA AO PINTO DA COSTA ,por isso acho que deviam ser mais criativos e nao acharem que o mundo gira a vossa volta.helder oliveira

    ResponderEliminar
  4. Fico feliz por ver alguém a ir contra as barbaridades que O Jogo tem escrito sobre os nossos jogadores nos últimos dias. No início da semana foi o mesmo com Diogo Jota. Esta de Óliver chega a roçar o ridículo. É muito bem referido no seu texto que Óliver está a jogar bem mais recuado do que com Lopetegui, o que obviamente se vai reflectir nas suas estatísticas no que toca a golos/assistências, esse Santo Graal jornalístico da análise a um jogador de futebol, mas que na realidade, e para quem percebe de futebol, diz muito muito pouco sobre o jogo. Se é verdade que Óliver tem poucas assistências, não é menos verdade de que a grande parte dos golos do FC Porto são construídos a partir do seus pés (tão importante como o golo ou a assistência será o passe que antecede essa assistência), porque todo o jogo da equipa passa (e muito bem!) por ele. É o melhor construtor de jogo que temos em Portugal. Cada bola que sai dos seus pés coloca a equipa em muito melhores condições do que a que estava quando ele a recebeu. Não se deixem enganar com artigos baseados em números...

    O mesmo se aplica ao artigo de treta sobre Diogo Jota. Não tem estado brilhante, mas na minha opinião está longe de estar tão mau como o pintam. Contra o Paços de Ferreira (por exemplo, e que pelos vistos para O Jogo foi um pretexto para o artigo) foi o jogador do trio atacante com maior percentagem de acerto em todos os lances que disputou. Para não falar de que esteve infinitas vezes superior a Corona que continuou em campo em vez dele.

    Além de tudo isto, tanto Óliver como Jota tem 22 e 20 anos respectivamente, e neste momento são orientados por um treinador que ainda deixa muito a desejar... esse sim, está a "arrastar" o Porto com ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois mas oliver esta avaliado em 20M e jota em 20M, portanto a que jogar mais.

      Eliminar
    2. Nesta equipa, com este sistema de jogo (podemos-lhe chamar isso sequer?) Cristiano Ronaldo também não renderia o que seria esperado de um jogador de 100M.

      Eliminar
  5. Caro Jorge
    Todos temos consciência do ambiente hostil ( a todos os níveis) com que temos de viver e lutar. Só falta mesmo nacionalizar o NB para sermos "sócios" por inerência dos papoilas.
    Mas contra isto o que faz a nossa equipa ? O Oliver é apenas um exemplo do muito que está mal e não se altera. Há quanto temos vemos que o sistema dos 60 metros do NES não é eficaz? E qual é o plano alternativo? Em Paços de Ferreira era imperioso ganhar, não podíamos, por nada deste mundo,perder pontos. Qual foi a nossa atitude? Alguém, em consciência acha que isto não se vai voltar a repetir ?
    "Estamos conscientes" que não vamos lá..
    Muita fé e portismo porque de resto estamos conversados
    Abraço
    Manuel Magalhães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sistema de 60 metros? Qual?

      Só nos resta acreditar nas melhorias...

      Abraço

      Eliminar
  6. A tal reunião efectuada pela tal comissão de arbitragem não passou quanto a mim de uma fantochada. E só aconteceu porque os Calimeros se sentiram prejudicados e fizeram todo aquele escarcéu em Setúbal. Nós que temos sido sistematicamente prejudicados desde o início não tivemos direito a nenhuma reunião desses cegos. De facto quem em Chaves só reconhece uma GP só pode ser cego. Pelos vistos aquela enorme gravata feita ao AS foi imaginação nossa. A arbitragem portuguesa é um lodaçal de interesses vermelhos que define os campeões a seu Bel prazer escudados numa rede de observadores constituída por uma série de seres abjectos e sem personalidade que deturpam o que se passa na realidade que é vista por todos nós. Veja-se a nota atribuída ao árbitro do vermelhos-calimeros em que acham que tudo decorreu na normalidade e mãos na bola na área vermelha não existiram. Quando o facciosismo atinge estes níveis só há uma palavra que define tais personagens que é o Ridículo. Para a normalidade ser reposta só há um caminho a seguir e eu já o disse aqui há muito que é o de termos árbitros estrangeiros a apitar os nossos jogos. Eu não sei que não vejo esses programas alienantes mas parece que num deles o Manel Ze mais conhecido pelo aziado e ressabiado por nunca nos ter treinado foi da mesma opinião.É caso para dizer fez-se luz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando é tão evidente que até os aziados percebem....

      Abraço

      Eliminar
  7. Se na reunião dissessem que 7 em 10 árbitros iam, a partir agora, apitar jogos da 3ª divisão e que seriam substituídos por outros, acreditava que ventos de mudança se aproximavam, sendo assim, João Pinto, meu, tem paciência, mas se calhar foste rever gente que há muito não vias.
    E sou dos que acreditam no Pai Natal..
    Sobre os nossos sub 21...tenho saudades de Manuel Jesualdo Ferreira, um dos poucos que de cones faz jogadores de futebol...e muito bons.

    ResponderEliminar