sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Como Assim, Competir?!


A esta altura, ver uma qualquer conferência de imprensa - ou "mostra de redundância" - de Nuno Espírito Santo, é um um martírio. Repetem-se as mesmas frases inócuas, o mesmo conjunto vazio de diferenças, mesmo que, à volta, as circunstâncias vão mudando, mesmo que ele tenha, neste momento, o privilégio de ter o Clube com uma política de comunicação muito mais assertiva. 

Irrita, solenemente, o uso da palavra "competir". Como assim, "competir"? É o quê? Ver se, por ventura, se calhar, até conseguem vencer em casa ao poderoso Moreirense? É gravíssimo, para lá disso, o ar absolutamente temeroso, a voz quebrada, o discurso gaguejante de quem tem a confiança de um insecto. Nuno Espírito Santo vai, dia após dia, hora após hora, mostrando cada vez mais que não tem espírito ou garra para tornar o FC Porto num Clube obcecado por vencer.

Já tivemos esse problema no passado, por isso queríamos algo mais. É evidente que, nas antevisões, não se pode ser mais do que cordial e respeitoso para com o adversário, mas caramba, há coisas que nos tiram do sério. Como estar sempre a frisar que "a ideia de jogo é mais importante do que os jogadores". Em primeiro lugar, se assim fosse não era tão complicado a CANificação do Brahimi. Morre alguém se se tiver a decência de responder acerca do jogador X ou Y, especificamente?

No último jogo contra o Hull City - boa sorte Evandro, muito obrigado pelo teu serviço - José Mourinho disse, no pré-match, quem iria jogar. Sem medo, sem ansiedade. Não é quem estava convocado - NES deve ser caso único com esta parvoíce da "convocatória surpresa" - mas sim quem iria jogar. No final do jogo, em que o Hull chegou a pôr o United em sentido, Mourinho disse que a primeira parte tinha sido miserável, e que os jogadores, os adeptos e ele próprio teriam de fazer melhor. Perguntaram-lhe sobre Zlatan - respondeu. Perguntaram sobre Pogba - respondeu. Disse claramente que Depay estava de saída. E, perguntado porque ficara aborrecido ao ver os seus jogadores a festejar o 1-0, respondeu claramente que uma eliminatória decide-se em golos e que 1-0 não chegava. Não há comparação nenhuma entre Mourinho e NES - mas deveria haver! Ambos poderão dizer que treinaram o FC Porto! Se Rui Vitória e Jorge Jesus podem nomear jogadores e falar deles, que atitude medricas é esta?

Cada dia que passa fico mais aborrecido com a dualidade ad hominem de critérios de avaliação do desempenho, consoante são "dos nossos" ou não! A crónica de Pedro Marques Lopes  - via Dragão Até à Morteé, hoje, uma vergonha de alto a baixo. Esta apologia de que o coitado do NES não tem culpa alguma e que são os jogadores que não fazem a diferença, é surreal. Quem é suposto treinar os contragolpes? Os desequilíbrios no campo? Os cantos? As transições ofensivas? A chegada apoiada à área? São os jogadores? Não me lixem! A esta altura, NES já tem o mesmo número de empates que Lopetegui teve o ano inteiro. Não percebo que encanto tem este género de coisa. Está mais que provado que os defeitos de Lopetegui - que os tinha - não foram colmatados por NES. Está no caminho de quebrar recordes negativos. Esta diferença de exigência mostra a dualidade de critérios que há entre os "nossos" e os "outros". Não se compreende. A uns, assobia-se desde a chegada. A outros, perdoa-se tudo. Onde está a exigência?

Quando se soube do resultado negativo do R&C do FC Porto, por todo lado houve notícias de abertura, capas de jornais e demais euforias a falar da "hecatombe" Portista. Ontem soube-se que as papoilas têm a segunda maior dívida da Europa... e não se passa nada. Notas pequeninas, referências a meio dos noticiários, en passant. Por mim, tudo bem! Não sou hipócrita, não vou dizer que quero que os meus adversários estejam fortes e pujantes, com boas finanças. Se eles atiram areia para os olhos dos seus sócios, fine by me. Mas a dualidade de critérios não deixa de ser espectacular. E, já agora, que linda a lata do sportem a falar de "lucros", quando não paga a dívida à Doyen, e quando vê o seu passivo artificialmente reduzido a metade, por umas VMOCs às quais só teve acesso pelo protectorado daqueles que faliram um banco que nos vai custar, seriamente, a todos nós. Prefiro a difícil via da efectiva sustentabilidade.

27 comentários:

  1. Epá, mesmo que esteja de acordo com algumas coisas (não confirmo nem desminto), acho um exagero tirar a pinta ao homem pelas conferências de imprensa. mesmo que te irritem. De repente, lembrei-me da malta que implicava com o ilusión de certo Basco...
    E olha, de acordo! Pode ser a via mais difícil, mas, curiosamente, é a mais sustentável! :)
    Abração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estou a tirar a pinta pelas conferências de imprensa. Troco-as já por atitude em campo. O problema é quando uma é o espelho da outra...

      Abraçom

      Eliminar
  2. Totalmente de acordo sobre NES, lembro-me de poucos jogos decidido a partir do banco (Chaves e pouco mais) mas lembro-me de muitos onde ele perdeu ou nao ganhou e nisso se vê a presença de bons treinadores. Por exemplo, como é possivel regularmente as nossas segundas partes serem mediocres? Muito pior que as primeiras.
    Não é preciso dar o exemplo de Mourinho, veja-se Jorge Simao, chegou a Braga nao gostou da atitude de alguns, disse o que tinha a dizer, quem estiver com ele muito bem, quem nao estiver tem bom caminho (Bakic, ja está na B).

    Mais, posso estar enganado, mas penso que se era para contratar alguem ja devia ter sido feito logo no dia 1. Tiveram 4 meses para perceber o que faltava, podem dizer nao ha dinheiro, muito bem, entao que se admita e que se informe os adeptos que vamos mudar de estratégia. Quem quiser ter paciencia muito bem, quem nao quiser que mude de clube que muitos nao fazem falta.
    Agora NES nao chega, nem vai chegar. Tem tido sorte pelo passado do clube, se fosse algum estrangeiro ja estava fora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sob mão da UEFA, não há grande margem para algo além das contratações cirúrgicas. Se alguma. Sim, as reformulações levam tempo. Quem não tem, pode rumar a sul

      "Tem tido sorte pelo passado do clube, se fosse algum estrangeiro ja estava fora." - É exactamente sobre isto que me insurjo. Além de deselegante, é imoral e contraproducente. Quer para um lado quer para o outro. O facto de ser titulado pelo FC Porto deveria ser irrelevante.

      Abraço

      Eliminar
    2. Pode ser deselegante, mas...: É VERDADE! Se o Lopetegui aonda fosse o treinador já tinha sido despedido! Não vamos longe com o NES.

      Eliminar
  3. Não concordo consigo em relação a tudo que escreve sobre NES. Por exemplo quando o compara nas conferencias de imprensa de Mourinho, Jesus e Vitoria.
    Mourinho, em Portugal era one man show, dava tanga aos prostitutos de serviço e dificilmente individualizava, falava nas virtudes do colectivo. Claro que a sua internacionalização obrigou-o a abrir os horizontes, até pela passagem e agora permanencia na nação mais democrática do planeta.
    Em Portugal tudo é diferente, provinciano, paroquial e corrupto. Aqui, até os jornalistas situacionistas não fazem perguntas comprometedoras evitando "levantar a lebre", fazendo o jogo dos Vitórias e Jesus, aos quais não reconheço, ou vejo, grandes diferenças nos teores das suas intervenções em relação a Nuno. Uns com discursos redondos, outros mais gabarolas, outros respaldados pelas sucessivas vitorias, mas não me lembra de ver algum a dar a constituição das equipas ou a gastar muito tempo a individualizar alguem. Aliás, até há muito pouco tempo, as convocatórias dos rivais só saíam no dia do jogo.
    Já no que respeita ao(s)modelo(s) de NES, no meu caso concreto, critíco desde que a equipa não faça tudo para ganhar, porque se o fizer, mesmo empatando ou perdendo, nada apontarei. O futebol é muito mais simples que aquilo que nos querem vender.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JJ e RV respondem quando interpelados sobre jogadores específicos...

      Abraço

      Eliminar
  4. Ainda hoje comentei com o meu Pai a "pachorrice" que era assistir às conferência de imprensa do pré-jogo.
    O discurso é sempre o mesmo, não há afirmação nem certeza no discurso, não há murros na mesa - ahh...Mourinho -, não há garra!
    Só discordo no que diz respeito aos empates, se na era Lopetegui tínhamos um matador chamado Jackson Martinez, hoje temos André Silva e Diogo Jota, que juntos não fazem um Jackson.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enfim, quando se quer assobiar, assobia-se um mero passe, quando se quer desculpar, há sempre razões...

      Abraço

      Eliminar
  5. Para mim Lima e Jackson Martínez seriam bons reforços para o "AZUL E BRANCO". É a opinião de um leigo na matéria.
    Já NES, considera que este plantel chega para as encomendas. Pois, lutaremos taco a taco com o SCBraga pelo 3º lugar, época após época.
    Não defendo a demissão NES (dos empates passaríamos às derrotas), mas reconheço que ele tal como o "Basco" são iguais ao "Don Quixote", vivem de ilusões.
    A propósito, o Jorge Vassalo assobia ou perdoa, o responsável por estas escolhas?

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu - que não falo de mim na terceira pessoa - não gosto de ser juiz, não tenho nada a assobiar ou perdoar. Espero que o Presidente faça uma próxima escolha mais criteriosa. E que esteja a pensar nela - e idealmente a tratá-la - desde já, para que acabe a dança dos treinadores.

      Abraço

      Eliminar
    2. Considerando o acerto que ele demonstra na escolha dos treinadores... até tremo!!!

      Eliminar
  6. De facto, nos últimos anos a CI de antevisão dos nossos treinadores, são uma seca. Não mobilizam nem motivam, muito menos galvanizam.
    Também acho o máximo não haver lista de convocados, mas como nos tempos que correm qualquer Moreirense é um adversário difícil.... não convém dar trunfos ao inimigo.
    Sobre o artigo do PML, ao contrário dele ainda não estou convencido que NES seja o homem certo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Este NES é um espetáculo. ...deprimente! O homem não se enxerga. Dizer que está satisfeito com este plantel só denota duas coisas: uma é a sua total incompetência pois querer ganhar um campeonato com esta equipa só um lunático que vive num mundo de ilusão; a segunda coisa é a de que não passa da voz do dono que se limita a aceitar sem levantar objecções o que lhe diz o patrão e não luta para reverter a situação. Não me venham com a desculpa de que estamos falidos pois se o estamos há que encontrar os responsáveis pela delapidacao de muitos milhões até à pouco entrados e a venda de grandes jogadores cuja saída não foi colmatada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdade é que o fair play da UEFA exige que, primeiro, equilibremos as contas.

      Abraço

      Eliminar
  8. Depois de Vítor Pereira tivemos sempre treinadores que falavam sobre a linha, não dando grandes conferencias de imprensa. Mas isto deverá ser da confiança que o Presidente lhe incute, que não deve ser muita também.
    Mas eu sou apologista do conversa pouco e faz mais.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  9. Silvestre

    Caro Sr.Jorge Vassalo,o discurso de Nuno Espírito Santo é errático, não tem sal,nem transmite propriamente confiança, contudo oxalá a nossa equipa conseguia aproveitar melhor os lances de bola parada, nomeadamente os cantos e apresente um fio de jogo consistente,bem como com princípio, meio e fim,dado que é premente regressar aos triunfos e estabilizar a equipa que não pode andar aos solavancos.

    Depois reconheço que Nuno Espírito Santo também ainda não me convenceu,mas espero que saiba com prespicacia e destreza colocar a nossa equipa no rumo certo,para além disso apreciaria que o FC Porto seguisse a norma de um treinador por mandato no mínimo,pois é preciso estabilidade.

    Finalmente podemos não estar muito bem financeiramente,mas os lampiões também não o estão e as contas deles são ofuscadas por uma comunicação social sem ética ou vergonha, enquanto as do FC Porto dão origem a autênticos filmes de terror com o firme propósito de nos denegrir e manchar a reputação, perante este contexto apreciaria que o Porto Canal abordasse esta disparidade de tratamento dada por alguns prostitutos ao serviço dos lampiões.

    Abraço
    Silvestre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é a diferença entre um canal generalista e um de Clube... mas ainda acho que vamos acabar por ouvir o BB falar nisso um dia. Não duvido da coragem deles para pr nomes aos bois.

      Abraço

      Eliminar
  10. Concordo 100%. Mas para mim a cereja no topo bolo da conferência de imprensa do NES, foi dizer que é tempo de falar menos dos árbitros!!! Como!!?? Podia repetir!!?? Deixar de falar dos árbitros o cara#@#*! Por estarmos calados durante anos é que agora somos roubados sem dó nem piedade. Se as palestras do NES com os jogadores são ainda que vagamente parecidas com as conferências de imprensa, isso explica muito do que sectem visto dentro de campo. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assimetrias de discurso tornam uma mensagem que se quer FORTE numa mais fraca...

      Abraço

      Eliminar
  11. Há aqui uma desarticulação, não sei se me entendem... A comunicação institucional do clube é muito assertiva para o exterior, mas, pelos vistos, não o é internamente. Se o fosse, algum pejo haveria em deixar que se repitam, uma atrás da outra, CI destas, que envergonham os adeptos, motivam os adversários e desmoralizam o nosso grupo. Se NES não tem um discurso forte, limite-se-lhe a comunicação. É o clube que sofre. Reduza-se a falar com a coisa desportiva, em campo.

    Também há aqui um equívoco acerca da exigência aplicada a NES, dada a convivência de duas culturas incompatíveis no seio do FCP. Por um lado, a massa adepta, que vive na paixão da grandeza, crê numa identidade coroada de glória e cultiva padrões de exigência a condizer. Por outro, há a cultura das atmosferas rarefeitas dos bastidores onde se urdem os destinos do clube, pasto fértil dos negócios e arena de exercício de interesses pessoais. À segunda cultura interessa a erosão dos hábitos de exigência que a primeira pratica. E não tenho dúvida nenhuma de que sofremos desde há vários anos as vicissitudes de um processo degradante, racionalmente desenhado e implementado, com tal de reduzir as expectativas desportivas dos Portistas ao nível da mera "competição", conduzindo ao afrouxar do escrutínio e da exigência, permitindo que se façam negócios em absoluta tranquilidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se os interesses pessoais de procurar ser consensual se sobrepõe aos do Clube...

      Abraço

      Eliminar
  12. "Tem de se falar menos dos árbitros " parece que disse o nosso pseudo treinador, coisa que é difícil de acreditar. Se o disse não passa de um cobardolas e aquela treta do Somos Porto para ele não passa de palavras ocas. Por isto se vê o quanto estamos mal servidos. Além de perder tudo ainda vem com um discurso destes para salvaguardar futuro tacho. É um indivíduo sem coragem com discurso patético e que a mim como portista me envergonha. No final da época rua com ele!

    ResponderEliminar
  13. Rui Vitória "Não me digam para falar de arbitragem. Falem vocês por mim, queridos da bolha, do rascord, da TVI e da SIC"

    ResponderEliminar
  14. São 20h15. O Sporting também perdeu pontos. O NES amanhã se não sai vitorioso bem pode começar a fazer as malas (mais cedo que o previsível, digo eu) . Perda de pontos amanhã é inaceitável!

    ResponderEliminar