quinta-feira, 9 de março de 2017

Assimetrias Assintotárias Acintosas Ou O Meu Obrigado à Gente Que Me Odeia

Olá. Quero agradecer-te, sabes? Quero que saibas que, sem ti, não conseguia. É verdade! Sem o teu permanente apoio e incentivo, não era capaz de escrever estas linhas. Sem o teu fervor doentio, se calhar saber-me-ia menos bem Amar o meu Clube. Porque não dizê-lo? É a mais pura das verdades!

Porque, repara: o teu ódio engrandece-me. A tua fúria eleva-me. A tua soberba dá-me alegria no meu Coração Azul e Branco. A tua sobranceria em relação a mim e ao meu Povo do Norte alimenta o meu fervor justiceiro. Se calhar sou mais Portista porque insistes em achar que sou um bimbo, parolo, pacóvio. Sou, de certeza, mais orgulhoso da minha equipa porque insistes em tentar derrubá-la, seja de que maneira for.

É verdade, somos um povo que diz asneiras, truculento, frontal e directo. Não somos ensimesmados, vibramos com os nossos irmãos da fila do lado, de cima e de baixo. Falamos com gente que não conhecemos nem sabemos o nome. Somos capazes de forjar amizades de aço em tempo recorde.

Mas, principalmente, quando mentes e omites sobre nós, sabe muito bem dizer "pera aí que eu já te mostro, meu ganda filha da puta". E este "ganda filha da puta" é abstracto. Não está a dizer nada de ti, nem da tua mãe, nem a insultar uma actividade que eu respeito como de uma coragem enorme.

Está a ir buscar gasolina para encher o tanque, está a bombear o Sangue Azul e Branco nas minhas veias, está a pôr-me, a mim e aos meus irmãos, cheios de Força e de Coragem. E é aí que nos temes, sabes? É disso que foges, porque não compreendes! Não te dás, como Nação, como Fé e Força, como todos nós damos!

Trapaceias, iludes, manipulas e omites, sem perceber uma verdade simples - apenas a ti enganas. A ti e aos teus. Vais fazendo deles fracos, impotentes, ansiosos, temerários. Queres ganhar a qualquer custo, de qualquer maneira. Instruis os teus peões para constantemente proteger os teus cavaleiros e os elogiar a cada traque. Não vês que capas ridículas como esta não vos engrandece: torna-vos uma piada. Este constante auto-engrandecimento chega a ser confrangedor e embaraçoso. E até dá uma certa pena, ao ver que vos leva a ficar sempre no mesmo lugar, a repetir os mesmos erros, a fazer os mesmos faux pas, uma e outra e outra vez.

Deste lado não se passa isso. Somos exigentes com os nossos - às vezes demasiado - e vamos crescendo à medida que nos vamos habituando e reconhecendo as tuas armadilhas. Ao jogar sempre contra 14, somos atletas que correm em inclinação e ficam mais fortes, astutos e resistentes em planalto. Não adianta nada quem pões como obstáculo no nosso caminho. Quanto mais falas dos nossos, mais sei quem temes. Quanto mais queres saber se o Soares é emprestado. Quanto mais dizes que o André Silva finge. Quanto mais insistes que o Óliver é caríssimo. Quanto mais queres expulsar o Corona ou arranjar penalties feitos pelo Felipe, mais sei quem temes.

Eu teria contra-argumentos para todos estes, mas não os apresento. Não o faço porque, ao contrário de ti, sei que os teus gastos são um problema teu. E tenho uma qualidade fundamental que tu não tens. Sei reconhecer quando jogas bem, que tens bons jogadores e que, por vezes - raras vezes - mereces o resultado. 

Tu não. Tu tentaste ocultar a maior vitória dos últimos anos - porque foi nossa. Tentaste desvalorizar o feito pelo estado do adversário. Que, curiosamente, um mês antes, quando jogou contigo, tinha valor. Não faz mal. Problema teu!  Continua com  avençados como este a dizer que és o maior, o melhor e o mais maior grande no dia seguinte a uma copiosa derrota - que nem sequer foi a primeira! Convence-te disso enquanto nos unimos mais e mais e nos aprimoramos mais e mais. A tua atitude é fundamental.

Não canto o "filhos da puta slb", a não ser contra ti. E quando estou a ganhar. Mas não é porque acho mal e não compreenda a atitude dos meus irmãos e o porquê. É porque te dou a importância que tens. Nenhuma. Mas não te iludas: desejo-te em dobro tudo aquilo que me desejas a mim.

18 comentários:

  1. e é muito esse o meu sentir para com os lampiões, também.
    como costumo afirmar: "nem todos os benfiquistas são estúpidos, mas todos os estúpidos são lampiões". e estes últimos (também) costumam gravitar pela bluegosfera. (também) são a nossa gasolina*.
    (* provocação :D )

    abr@ço
    Miguel | 92º minuto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gasolina, carago! Isso mesmo! Nota-se muito que não conduzo?

      Abraçom

      Eliminar
  2. Bravo.
    Pelos lados da capital, um silêncio vago. As aves nem piam. É como se a única brisa que irrompe pelos ares fosse a vaga de calor primaveril que faz anunciar os tempos estivais. Xiuuuuu. Na próxima terça feira, depois de um colinho que se adivinha (o Belém tem tido assim uma certa tendência de facilitar com os vermelhos, esquecer-se do que é jogar à bola e dar umas abébias na defesa), já se levantarão as garimpas. Pois que não há soberba que deva ficar sem repreensão, e espero que o castigo seja às nossas mãos. Primeiro Arouca. Depois se verá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, não me fio nas equipas que dizem que somos "monstros"...

      Abraço

      Eliminar
  3. Muito bom!
    Muito bem escrito! O bom vinho da tasca ajuda!

    Quanto ao sentimento, acho que é partilhado por todos os Portistas que seguem e acompanham o clube para além das 4 linhas.
    Só quem anda distraído e ignora por completo o que se passa neste país, pode afirmar coisas tremendas como: "eu torço pelo 'clube do colinho' nas competições europeias, sou Português".
    Que seja uma amostra do que ai vem!
    E que estejam ainda longe de terem tudo o que merecem!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Então... tenho que confessar... não odiava os encarnados antes de 2004, porém no dia da final, fomos (6 mulheres Portistas) almoçar como habitualmente com o filho do patrão (galinha doente), estávamos à mesa e estava a dar reportagem na tv. A papoila grita na mesa para o dono do tasco, um Senhor simpático e Portista, Sr Soares apague esta merda que já estou farto de ouvir falar estes filhos da puta Portistas, sim porque que é Portista é um grande filho da ....
    Como era filho do patrão todas ficamos caladas e eu quase a explodir respondi. Sabe Sr. Soares, eu também pago e quero ver, aliás se Deus nos ajudar a ganhar e formos campeões europeus, amanhã eu pago o almoço, ao que o Sr. Soares respondeu, se formos campeões, amanhã o vosso almoço está pago.
    Desde então, não posso com as papoilas saltitantes e como gosto muito de ver futebol também tudo o que fazem e dizem é gasolina para mim... ficam tão entalados às vezes que nem é bom, porque apesar de eu ser mulher sei bastante de futebol e (humildade à parte), não é qualquer homem que me dá lições sobre essa matéria.
    No dia seguinte levei tudo no carro, pinturas, equipamento, bandeiras, lenços, cachecois... enfim... tudo mesmo, quando entrei no restaurante daquela maneira, a papoila recusou-se a comer na mesma mesa que eu, o Sr. Soares gentilmente, colocou uma mesa na cozinha, lá não havia TV nem havia festa Ahahah.... Foi fantástico aquele almoço.
    Agora histórias à parte, não gosto que cantem o nome das papoilas no nosso estádio por 2 motivos, 1º porque tenho alguns amigos que se sentem ofendidos e se me perguntam se é correcto eu acho que não, e 2º porque lhes damos importância a mais.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Bravo Jorge!Excelente texto!

    Abraço
    Ana Pereira



    ResponderEliminar
  6. Que bom a remontada do Barcelona .. porque fez esquecer nas diversas tvs o drama dos lampiões.. eles até nem gostam do Barcelona porque lhes faz lembrar uma equipa lá do norte de Portugal, mas para limpar a imagem de m... dos lampiões até isso lhes serve. Já agora porque não mandar fazer uns anúncios gigantes para colocar nos placares que estão nas autoestradas e estradas de Portugal da 1ª página do "SÓ PARA CAMPEÕES" do pasquim da Bolha, para ver se eles ganham vergonha de uma vez para sempre... Eu contribuo com um donativo.
    Cumprimentos portistas
    A. Martins

    ResponderEliminar
  7. Silvestre

    Boa noite Sr.Jorge Vassalo,um artigo pertinente que permite aferir bem o nosso sentimento, bem como a nossa forma de estar, nós temos um historial rico em triunfos,somos o clube português com mais títulos internacionais,bem como o emblema que mais projectou a imagem do futebol português, aliás somos reconhecidos por tais factos por esse mundo fora, contudo os lampiões e sua máquina de propaganda tenta denegrir o FC Porto e seus dirigentes de uma forma vil, sem ética ou vergonha,como tal é natural a nossa revolta perante tais posturas.

    Depois os lampiões não olham a meios para atingir os seus fins, basta lembrar-nos do caso Estorilgate, dos recambulescos episódios em torno dos túneis e ultimamente do visível colinho arbitral que lhes permite ter alguma vantagem nos seus jogos e condicionar os nossos desafios, perante tais factos é impossível não haver um sentimento de revolta e desprezo quanto aos lampiões.

    Finalmente sem dúvida que são as adversidades que nos vão alimentando de coragem ou ousadia e nos dando também forças, nós não somos feitos de ferro,mas sim de carne ou sangue e em prol do FC Porto lutamos sem cessar.

    Abraço
    Silvestre

    ResponderEliminar
  8. Excelente post pela forma assertiva com que nos mostra como cá se faz o chamado jornalixo desportivo e nos encaminha ao encontro do lampião mais especializado em futebol de bastidores.
    Tenho uma grande expectativa que tudo façamos para conseguir manter aquilo que o Benfas conseguiu em Dortmund: O TETRA !
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Eu sempre fui mais fã de ter o proveito e não a fama.
    Enfim, o benfica é como aquelas miudas que um gajo conhece na noite. Ao primeiro olhar parecem fantásticas, estão rodeadas de gajas a papa-las com os olhos e usam um decote bem revelador para chamar a atenção.
    Depois um gajo fala com elas e sai a conversa mais deprimente e parola possivel, leva-as a cama e as gajas além de terem um matagal denso nas pensas, ainda ficam ali deitadas e mortas à espera que um gajo faça tudo e no final diga "já está".
    Quando um gajo passa por uma experiência dessas, gosta e volta a repetir, só posso pensar que os niveis de exigencia são muito baixos.

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde Jorge Vassalo,

    Espero sinceramente que alguém com acesso ao balneário do FCP, leve o seu texto para colocar em papel A3 na parede. Isto é gasolina para os jogadores. Aproveitem. Eu, da minha parte, fiquei arrepiado e emocionado.
    Viva o FCP, caralho. A eles... Logo mais uma vitória.
    Um abraço,

    ResponderEliminar
  11. Grandíssimo texto Jorge.
    Sé digo isto: Drop the mic.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  12. Caro Jorge só agora li o seu texto. Dos que lhe conheço este é todavia o melhor. Obrigado em nome de todos os portistas novos, velhos e assim-assim.
    Um Abraço

    ResponderEliminar
  13. Este post é tão eficaz como vai ser a Vitória em Arouca.

    ResponderEliminar