sexta-feira, 17 de março de 2017

O Capitão Humilde

Nunca gostei de fanfarrões. Não gosto de seres narcisistas, que chamam a si a atenção de tudo, que reclamam holofotes e fazem poses. Gosto de pessoas esforçadas, que se superem, aprecio talento e vontade, mas gosto mais de quem se supera com treino e disciplina, e de quem faz o seu trabalho sem ondulações. É evidente que isso tem o seu lado lunar, é mais difícil dar-se destaque a alguém discreto, porque ele vai sempre valorizar o colectivo mais do que o seu próprio esforço, que vai considerar natural.

E isso é o que mais gosto em Ivan Marcano. É de uma classe e uma correcção a toda a prova, sem no entanto deixar de ser muito bom naquilo que faz. Gosto dele desde o início - talvez por ser imune à hispanofobia que houve pelos lados do Dragão - e acho-oi digno da braçadeira. No primeiro ano esteve ao mesmo nível que agora, só que agora tem um gravitas diferente. Já é mais duro e impositivo, já é um Capitão à Porto. É interessante perceber, na entrevista, que tal como Casillas, Marcano não acha que o grupo deixou de estar unido, ou que este esteja mais unido que anteriores. 

Fala sim da comunhão com os adeptos que se vê agora e antes não se via. Destacou o ambiente do Bessa como exemplo dessa união. E eu aproveito e destaco uma imagem que me ficou na retina - a de Marcano, furioso, a dar um chega-pra-lá bem forte a um jogador do Boavista no meio da molhada.

Um exemplo de correcção e simplicidade fora de campo. Um exemplo de entrega e de luta dentro do campo, Humildade e trabalho. Classe e saber estar. Um digno Capitão. Ivan Marcano. Um Capitão à Porto.

6 comentários:

  1. entrevista fantástica ! De um homem impecável...
    Quanto ao que ele refere sobre o balneário estar unido mesmo antes do público estar unido com a equipe só nos (a nós adeptos) deveria fazer corar de vergonha pelas vezes em que andámos a dar munição aos adversários !
    Hora para dizer, e vá-de retro santanás : - vocês sabem do que estou a falar !...

    ResponderEliminar
  2. Caro Jorge Vassalo

    Como sabe fui bastante crítico da capacidade de Marcano. Honestamente o final da época transacta foi penoso. Continuo achar que não é um central de primeira apanha mas reconheço que evoluiu muito e está por mérito próprio a revelar-se preponderante no FCP actual. Fica o meu meu culpa. Espero que continue a revelar esta capacidade e mantenha a prestação durante muito tempo. Não me custa nada admitir que se transformou ou revelou de capital importância na equipa do Porto.

    Para além do demonstra em campo, consegui impor-se fora dele. A entrevista que deu é muito sóbria e revela um jogador de forte personalidade. Gosto.

    Raoc

    ResponderEliminar
  3. Um jogador que sempre gostei e admirei, mesmo nas alturas que as coisas não lhe corriam bem.
    Espero que continue assim.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  4. Pela sua compostura dentro de campo durante estes anos de FC Porto vi-o ser o mais sólido.
    Como se de uma parede se tratasse em que qualquer emoção de desconcentração "ao bater" nele e essa emoção morrer ali.
    Sempre gostei dele durante estes anos, embora já tenha perdido a paciência com ele em vários jogos, mas que não era culpa exclusivamente sua.
    Que continue a ser essa parede bem forte.


    Abraços.

    ResponderEliminar
  5. Ainda não vi a entrevista, mas sou um admirador do Marcano desde que ele chegou cá, gosto do seu estilo, subtil, sereno, tranquilo, sem grandes aparatos, é verdade que o ano passado não fez uma boa época, mas quem fez?
    Quando a equipa está mal, tudo corre mal, e não se pode julgar um jogador por falhar um corte, ou oferecer um golo, sobretudo quando tudo está a correr mal.

    Este ano está a ser um prazer vê-lo jogar, a equipa estabilizou, e todos estão bem emocionalmente, permitindo que possam dar o melhor de si, sem fantasmas a pairar sobre a cabeça.

    Abraços Portistas;
    Navega.

    ResponderEliminar
  6. Este ano está a ter uma boa época e espero que assim continue. É uma pessoa serena e de trato agradável. Força que o caminho é difícil.

    ResponderEliminar