sexta-feira, 21 de abril de 2017

No Bom Caminho

A notícia do recurso do castigo de Brahimi apresentado pelo FC Porto - e assinado por Pinto da Costa - é uma notícia que me deixa satisfeito, porque me dá sinais do retorno do FC Porto que tanto amo há muitos anos. Se a queixa sobre o "senhor" Antunes é mais do que natural, o recurso da decisão sobre Brahimi é uma questão de princípio, uma tomada de posição bem pública e uma afirmação que o FC Porto deixou de se ficar. Tivemos durante muito tempo um FC Porto passivo e calado, e isso habituou a classe dirigente e corpos federativos a encarar-nos como o bombo da festa. Foi chegada a hora de dizer basta! 


Evidentemente, o Universo Porto da Bancada tem sido, de uma forma consistente, uma pedrada no charco, e já começa a deixar todos em sentido e com o respeito devido. Não chega, evidentemente - tenho esperança que a ideia se multiplique - mas traduz o sentimento dos adeptos, de que querem ver uma competição minimamente justa, onde as falhas humanas são, evidentemente, aceites, mas onde o compadrio é denunciado abertamente e o abuso de quem quer ser dono disto tudo também.


O melhor sinal desta inversão é a capa do rascord onde, desde que me lembro, é a primeira vez que o FC Porto não vem mencionado em lado nenhum da mesma! Afinal, o FC Porto denuncia árbitros parciais e de atitudes vergonhosas, reclama de assaltos à mão armada, desmascara as tentativas de controlo de reguladores, denuncia comportamentos de claques ilegais.... Não convém chamar à capa esse estilo de coisas - é fingir que não existem.


Não faz mal, nós agradecemos, com uma vénia, a deferência - neste caso, temor é sinal de respeito. Esta deixou de ser, definitivamente, a casa da mãe Joana. Mas nós não queremos mais do que o elementar - o respeito de não tentarem fazer de nós palhaços.


Bem sei que o caminho é longo e cheio de pedras afiadas, que terá, provavelmente, tiros no pé e alguns passos mal medidos, mas onde há atitude e frontalidade - como, por exemplo, a de NES hoje, na conferência de imprensa, algo ao retardador que tenha sido - há também um FC Porto à Porto.

Que seja um caminho irreversível para voltar a ser quem somos, o grande Futebol Clube do Porto. Lá estarei, de azul e branco da cabeça aos pés, no sítio do costume, domingo. Com muito orgulho! Assim, sim! Pra cima deles, carailhe!

PS: Nunca é demais lembrar, a quem quiser, a máscara de Brahimi, da autoria do grande Bruno Sousa, está disponível aqui. Sejamos todos Yacine Brahimi no domingo! 

3 comentários:

  1. A voz do Francisco J. Marques é uma coisa, agora a voz do Pinto da Costa é outra.
    Foi evidente que depois de ele denunciar as poucas vergonhas no jogo contra o Chaves, o sistema "falou" baixinho, ainda que por pouco tempo. No fundo se Pinto da Costa chama-se os bois pelos nomes mais vezes, o sistema deixava de ter uma "margem de manobra" tão grande, ainda que ridícula nesta fase do campeonato.
    E o NES por muito que ele esteja lá, só para treinar, também tem de fazer a defesa do balneário que ele partilha diariamente com o plantel. Desejo do fundo, que NES deixe de ser esta pessoa que "parece" que fica indiferente às vergonhas que tem passado diariamente.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  2. Se o clube do regime for campeão fica provado que a batota e a corrupção vale a pena. Este campeonato está viciado desde a primeira jornada e o desígnio do tetra é ponto de honra para a CS social vendida, para os jornalistas que só o são de nome, e fundamentalmente para as instituições que deviam zelar pela igualdade de todos os competidores e não o fazem e que são a FPF,a Liga,e como se vê agora o CD.Temos de reclamar e desmascarar toda esta podridão vermelha começando a cortar os tentáculos do polvo como muito bem tem feito o UPda Bancada.

    ResponderEliminar
  3. Quanto as capas dos jornais desportivos não mencionarem o FC Porto, hoje ouvi algo
    "enternecedor" num debate televisivo onde se debatia o estado do futebol português, diz vítor Serpa que o seu jornal tem o cuidado de nao relevar noticias que possam denegrir o futebol portugues e para nao criar climas de tensao entre clubes adversarios, principalmente antes de jogos importantes.
    Quer dizer entao que o facto de o FCP nao ser mencionado nas capas destes jornais é para nao denegrir o futebol portugues!

    Que queridos, que eles sao!
    Dragonite

    ResponderEliminar