domingo, 2 de abril de 2017

Que Jogo?

Houve algum jogo? Não estou a ver que jogo houve. Para mim, não houve nenhum. De todas as formas e feitios. Vamos ver.

- Não houve jogo para o FC Porto - "Façam o jogo das vossas vidas", estava escrito na faixa à chegada ao Hotel Altis. Foi esse o jogo do FC Porto? Não foi. Entraram lentos, nervosos, perdidos, uma sombra do que deveriam ser. Mérito do adversário? Não. Ansiedade. Estranha e rara ansiedade esta, a de ficar sempre apertados quando podem ficar no primeiro lugar! Onde está o estofo à Porto? Como todas as coisas - e não foram poucas! - que aconteceram neste "jogo", a tremenda ofensa que foi ficar contentinhos com o empate, a mim deixou-me lixado! Exige-se muito mais!

- Não houve jogo pela arbitragem - Felipe não faz lance para penalti, como se pode, claramente, ver aqui em cima. Toca primeiro na bola, embora este ângulo só tenha passado uma vez em imagens. É um lance duvidoso? Pois, pois é. Aceitar-se-ia, sim, se houvesse a mesma certeza e assertividade no resto do jogo. Então e as inúmeras faltas do senhor Pizzi (faltas por trás não dão amarelo?), por exemplo? E então o facto de não ter havido acção disciplinar nenhuma o jogo inteiro para as papoilas? E o facto de qualquer toquezinho ser falta? E não há penalti sobre o Soares ao minuto 35? E o fora de jogo a Jota é de que linha? É uma república das bananas, esta, sem rei nem roque. Ou melhor, rei há, está visto. Mas, sobre isso, mais adiante.

- Não houve jogo para a Honra e o Caracter - A figurinha que fez o senhor Jonas, o nojento, o jogo inteiro, é paradigmática do estado das coisas nesta liga de terceiro mundo. Pela simulação na área que fez na segunda parte, devia ter visto um amarelo. E pela do penalti, outro. Portanto, vermelho. E pela agressão a um treinador depois de um teatro ridículo que se vê em cima, deveria ser sumáriamente banidos por 6 a 8 jogos. Assim, pelo menos, se passa na Preimer League. Aquela que o senhor Presidente da Liga vê como "uma referência". Pois, está bem, ok.  Conta-me histórias.

- Não houve jogo para os adeptos do FC Porto - Adeptos que não viram a primeira parte, adeptos que praticamente não viram o jogo, adeptos expulsos do jogo por adeptos benfas, adeptos mal tratados pela polícia, enquanto choviam pedras e bolas de golfe. Há disto no Dragão? Nem por sombras! Mas nós é que somos arruaceiros e bimbos! Pois, claro!

E tudo isto acontece, finalmente, por que o poder judicial, político e financeiro está, como se pode ver, muito juntionho ao clube do regime. Sem pudor nem vergonha, é a inclinação por excelência. Voltamos ao tempo da outra senhora. Não se passa nada. E depois vemos o FC Porto de novo abúlico e entrópico perante este estado de coisas! Acorda Porto! 

É assim que se quer voltar a ser campeão? Com esta falta de atitude e reacção? Ou só seremos fortes a recuperar desvantagens e nunca a tê-las? Temos sete jornada para resolver esta equação. E tirar daí conclusões. É que, para mim, atitude à Porto, houve muito pouca. Excepto, por exemplo, a do nosso Capi... ah, é verdade, não é. Mas deixou-os lixados! Talvez não seja o suficiente para a braçadeira...



Insisto, estamos numa guerra de tweed e fraque contra armas e facas. Ou arregaçamos as mangas ou não vamos lá.

58 comentários:

  1. Boas, normalmente não o faço,mas irei copiar um meu comentário num outro tasco:

    reflectindo um pouco sobre o resultado permito-me analisar este cenário:
    O Porto recebe, a 8 jogos do fim, o 2º classificado, que dista menos um ponto. Todo o cenário está pronto para afastarmos (talvez de vez) o 2º classificado do título. Jogamos em casa,um árbitro amigo, não só para nos "dar" um penalty desbloqueador no inicio do jogo, mas também, com uma arbitragem amiga ao longo da partida. Chegamos ao fim e empatamos, temos o 2º classificado ainda e só a um ponto. E numa altura que o nosso futebol não convence, mesmo com as ajudas habituais.
    A questão que coloco,se o cenário fosse o inverso, o que diríamos,nós portistas? sairíamos satisfeitos? ou estaríamos a dizer mal da sad,treinador, jogadores por não estarmos com uma folga de 5 pontos?
    Pois, é mesmo este cenário que se passa com os encarnados. Eles (que jogaram em casa) perderam a maior oportunidade para, praticamente, nos afastar do título. E, curiosamente ou não, não vejo qualquer comentador/paineleiro a fazer esta leitura.
    Isto é motivo para festejos? Nunca, jamais.
    Mas, na realidade,com todo o circo montado, antes do jogo, na escolha do árbitro, no jogo da selecção, eles não conseguiram o principal objectivo. E nós, mesmo não dependendo só de nós,continuamos lá.
    Abraço, Paulo Torres

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas claro que estavam cheios de moral no fim, e a dar o spin são super habilidosos. Já nós... pedia-se um pouco mais, não achas?

      Abraço

      Eliminar
    2. A equação tem outro lado. O FCP teve 2 oportunidades seguidas para passar para a frente do campeonato e não conseguiu. A culpa será só da ansiedade?
      O contentamento que se via no fim do jogo aconteceu porquê?

      Eliminar
  2. Boas.

    o jogo de ontem foi como não podia deixar de ser uma tentativa para nos arrumar de vez da luta pelo o campeonato. Ainda bem que tivemos Maxi Pereira, o tal que eles agora não suportam.Que bem que lhe soube o golo e riu-se riu-se riu-se que nem um desalmado perante aqueles enganados lampiões.

    a cena do penalty como não podia deixar de ser foi mais um teatro do Noddy Jonas Piscinas que já nos habituou a cenas tristes desse calibre. Até parece que o guião já estava feito e que mal ele caísse na área portista o Xistra marcaria logo. O árbitro foi escolhido por quem sabe e por isso tiraram Jorge Sousa de cena.

    como é possível virem todos os ex.árbitros afectos ao clube da velha senhora clamarem por penalty quando não é? é claro que pelo o meio vão disfarçando de que era lance difícil par ao árbitro mas essa só come quem for cego ou mal intencionado. É claro que PDC e NES não puderam dizer o que pensavam sobre o Xistra e preferiram elogia-lo.É claro que o fizeram em tom de ironia pois o DDiário já veio apontar os erros. PDC e NES não falaram mal porque não são burros e a LPF e FPF vinham logo pressionados pelo o clube do regime pedir punições e logo numa fase crucial da época.

    é claro que podia-mos ter jogado mais e melhor mas perante todas as inclinações que existiram o empate é o menos mau pois deixa-nos na luta até ao fim e eles tem de ir a Alvalade. Nesse jogo deles no reino do Leão veremos as cenas que irão arranjar para ver se passam lá sem perder pontos ou até aquilo que nos podem fazer quando jogarmos contra Moreirense, Braga, Belenenses, Marítimo, Chaves etc...

    uma palavra para o grande Casillas e para Brahimi que fez uma grande jogo.

    aquele fora de jogo mal tirado a Diogo jota se virem bem o liner quando o viu isolado é que levantou a bandeirola. Pudera isso podia dar golo e o gajo não podia deixar isso acontecer.

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo finais MAS eu rio-me um bocado quando dizem que eles têm a vida fácil quando, depois do sportem, têm o trio final Rio Ave-Guimarães-Boavista....

      Abraço

      Eliminar
  3. Completando: Se não conseguimos ultrapassá-los,o que significaria uma folga de 2 pontos, eles também não. E a folga deles seria de 5 pontos.
    Nós não saímos com os objectivos alcançados, mas creio que pelo poderia significar, no nosso campeonato, 5 pontos significaria, com grande probabilidade, o título entregue. E o discurso final do sonso,fora eu vermelho (salve seja), não me descansaria.

    Abraço. Paulo Torres

    ResponderEliminar
  4. Só para dizer que mais uma vez Pizzi safou-se do amarelo mas ponho as minhas mãos no fogo em que como o vai levar contra o Moreirense.
    Isto é pedir pouco...veja-se novamente as imagens da confusão quando o Piscinas se atira ao NES e depois cai, a maneira como Pizzi se dirigi não a um mas a dois membros do FCP - Luís Gonçalves e Nélson Puga.

    Sumaríssimos? Isso é uma lei só para nós

    ResponderEliminar
  5. Foi um jogo em que fiquei azedo.
    Depois da fabrica vermelha ter feito todo aquele circo, creio que depois do empate podíamos pressionar mais um bocado, e aí poderíamos ter feito golo.
    O jonas como outros seus companheiros de circo tinham a simples tarefa de que por qualquer toque que sofriam atiravam-se para o chão.
    Até jogadores da segunda divisão não fazem melhor figura.
    Não sei o que aconteceria a Pinto da Costa ou a NES se chamassem os bois pelos nomes no fim do jogo. E era bem preciso, mas o sistema está demasiado doente, e tanto um como outro poderiam levar com algo, mas é melhor estar toda a gente presente.
    O 5lb é um clube de dimensão do Arouca, só pelo que se passou com os Nossos Adeptos.

    Não estamos no primeiro lugar nem estamos a 4 pontos, portanto é continuar a dar força a equipa até final.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde Jorge Vassalo, como o post diz tudo, realço apenas a inclinação a que está sujeita qualquer competição onde o clube do regime joga...
    E isso ficou ontem bem reflectido no palco da luz, com o PM e o ministro da finanças a ladearem um dos maiores caloteiros de hoje em dia, tais as dividas que tem ao estado, mas pouca vergonha é algo que os politicos em Portugal não têm...

    E se muitos dos adeptos do FCPORTO já perceberam isso e fazem tudo para tentarem ser ponderados nas analises antes e depois dos jogos, já dentro de campo, mesmo que os jogadores e treinador já tenham percebido o tamanho do polvo, continua a faltar algo...

    Se o onze inicial foi o mais correcto (duvida em Corona ou A.Silva), o problema surge na 2ªparte após o empate e o falhanço de Soares, simplesmente a equipa deixou de tentar ganhar e saltava á vista de todos (pelo menos para mim), que era necessário colocar mais intensidade nos lances, e das duas uma, ou se colocava A.Silva ao lado de Soares para tentar a supresa, e partir o jogo, e tentar ganhar as 2ªbolas em futebol mais directo, ou se reforçava com o R.Neves o meio campo para ter mais força no jogo, até porque A.André já tinha amarelo e Oliver estava já desgastado.

    Porque trocar homem por homem, sem reforçar o meio campo continuava-se a perder em intensidade na zona central e os homens que entraram não pegavam no jogo, de forma a termos bola, assim, andamos os ultimos 20m a correr atras da bola, sem poder criar perigo, pois faltava critério ao nosso jogo.

    É algo que temos de melhorar já, pois já contra o Setubal os ultimos 20m foram pouco eficazes sem criar perigo na area contrária, ou seja, os homens que entram do banco têm de começar a fazer diferença real em golos, não podem entrar só por entrar, aqui Octávio parece-me que ainda não recuperou a intensidade, mas já está recuperado há mais de um mês, os jogadores têm de dar mais pois aqule lance onde tenta fintar o Semedo aos 90m. e ao minimo contacto cai não pode ser, têm de ter mais intensidade.

    A nós não nos apitam aqueles penalties como ao piscinas, logo tem de ser na marra, na raça, com força e parece-me que alguns jogadores ainda não perceberam isso.

    Gosto do Oliver, tenho para mim que pode chegar a um nivel altissimo, mas têm de arranjar forma de ser mais intenso, ser conseguir isso, sera um jogador TOP.

    Agora dependemos de outros, portanto temos de encarar os jogos como finais a sério onde vai pesar o factor psicologico que a comunicação social se vai encarregar de salientar, é tempo dos jogadores serem mais eficazes, pois as armadilhas vão continuar e as malas de certeza que já estão em acção, tal como se viu contra o Setubal.

    Destaques deste jogo, Iker Casillas (defesas muito boas e espirito de Capitão), Maxi Pereira (foi o ultimo a chegar de 2 jogos sul-americanos) e Brahimi, dos que teve melhor critério no jogo...

    Pela negativa, pouca intensidade como se viu no lance do penaltie, alguem tem de matar a jogada no meio campo, (mesmo em falta), e os jogadores que entram têm de dar mais ao jogo, tal como as alterações do NES, têm de mexer com o jogo...

    Melhorar é preciso, mas já..., porque como se vê, a maioria dos adeptos está com a equipa...

    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar
  7. Caro Jorge Vassalo

    Ver festejos por um empate nestas circunstâncias e jogadores recebidos em aplausos no dragão, diz muito sobre o momento actual. Eu não percebo mas certamente há quem entenda estas coisas.

    NES em todo o seu cagufeiro esplendor...

    Raoc

    ResponderEliminar
  8. POSSO ESTAR ENGANADO MAS COM UM TREINADOR UM POUCO MAIS ASTUTO, O JONAS PISCINAS AOS PRIMEIROS TOQUES NA BOLA TINHA SIDO SUBSTITUÍDO E PORQUÊ?, UM JOGADOR QUE DESDE O INICIO DA ÉPOCA SE ENCONTRA CONDICIONADO POR LESÕES VÁRIAS A ÚLTIMA E MAIS RECENTE AO NÍVEL DA REGIÃO LOMBAR E CERVICAL COMO FOI POSSÍVEL OBSERVAR ATÉ EM IMAGENS TELEVISIVAS PELA QUANTIDADE DE FITAS COLORIDAS USADAS PELOS FISIOTERAPEUTAS, DE CERTEZINHA QUE AO PRIMEIRO "CONTACTO" COMO DEVE SER E NEM PRECISAVA DE SER DADO PELO JORGE COSTA, ACABAVA AI O JOGO PARA ESSE ESCROQUE E EVITAVAM-SE ASSIM VÁRIAS CENAS COMO A QUE VIMOS ONTEM...
    eNFIM , MUDAM-SE OS TEMPOS E PELOS VISTOS TAMBEM AS VONTADES!!!!

    ResponderEliminar
  9. O resultado até acaba por não ser mau para nós. Espero que não venhamos a perder o campeonato por causa do empate com o Setúbal embora ainda muita água vá correr debaixo da ponte, adiante.
    Num jogo em que era importante sermos afirmativos entramos , como fazemos muitas vezes, a dormir. Sem fio de jogo sem criar situações de perigo tirando aquele livre do Brahimi, enfim uma pobreza franciscana. No início da segunda parte entramos bem, fizemos o golo e o Soares podia ter arrumado a questão mas deslumbrou-se e a oportunidade perdeu-se. A partir daí e inexplicavelmente recuamos e entregamos-lhe o jogo, o que é típico deste treinador cagarolas que prefere não perder do que ganhar. Ainda bem que neste jogo lhes aconteceu a eles o que nos tinha acontecido a nós no Dragão na primeira volta. Em resumo num jogo que podíamos passar a depender de nós não o conseguimos tal como tinha acontecido na semana passada. Não temos (ainda) estofo de campeão.
    Em relação ao árbitro assistimos a mais uma Xistralhada. Contra nós apitou tudo. Cartões só para nós. Mal eles caíam era falta.Se fosse na nossa área ele não tinha marcado aquele pênalti. Há um sobre o Soares mais evidente e ele não o marcou. O fora de jogo marcado ao Jota é de bradar aos céus. Enfim habilidosamente roubou-nos.No final perante tudo isto como reagimos nós? O presidente qual velha moralista vem dizer que não fala de arbitragem e o treinador pelo seu lado diz que o pênalti existe. Como podem eles dizer isto? Isto é ser Porto? É assim que defendem o clube? Não me revejo neste tipo de comportamento de quem nos dirige. É uma vergonha!!! Querem ser bonzinhos com medo de os árbitros nos prejudicarem nos jogos seguintes? Se é por isso bem podem tirar o cavalo da chuva pois por essa cambada de apitadores o titulo vai para o clube do regime e tudo farão para nos prejudicarem.
    Só num país do terceiro mundo os adeptos entram no campo passados 40 minutos do jogo ter começado. É inadmissível!
    Também só num país miserável como este, um ladrão que deve milhões está sentado ao lado de um primeiro ministro e de um ministro das finanças. É brincar com os contribuintes.
    Para terminar receber com palmas e cânticos uma equipa que não demonstrou ambição e que se contenta em estar à espera da ajuda de outros para chegar ao primeiro lugar demonstra bem o estado a que chegamos.

    ResponderEliminar
  10. Foi preciso o "piscineiro, @gressor de trein@dores cavar" uma penalidade para os "tr@fulhas f@lidos" empatarem em casa, uma VERGONHA.
    Apesar disso com este jogo passam a ser 2 anos e meio sem perder com o "abono de família".
    Este FCPORTO é de facto um GIGANTE.
    O "AZUL E BRANCO" festejou o empate. Mas o que dizer da festa louca dos "calabotes" no "DRAGÃO".
    NO 1 Abril provou-se que ter a "porta 18" em primeiro lugar no campeonato constitui uma GRANDE MENTIRA.
    OBRIGADO Casillas, Marcano, Danilo, André André, Maxi e Brahimi, vocês foram FANTÁSTICOS.

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  11. pois. o empate na luz nunca sera um mau resultado em condiçoes normais, o problema foi a falta de estofo no dragao contra o setubal isso sim. Nos nao temos equipa para mandar nestes jogos, faltam nos jogadores mais rijos e acertivos, agora nao ganhar ao setubal em casa?? O treinador estava euforico de contente porque e muito mais um palrador do que um treinador, falar ele sabe falta de eficacia, falta disto r daquilo mas falta qualquer coisa quando e preciso ganhar e contra o setubal deviamos ter ganho. O filipe foi imprudente como o e algumas vezes, mais do que o que deveria ser. Se tivessemos perdido provavelmente nem em segundo ficariamos e seria por isso que o treinador estava tao euforico. NAO SE PODE DEIXAR DE GANHAR A UM SETUBAL QUANDO PASSARIAMOS PARA PRIMEIROS, NAO E ADMISSIVEL.

    ResponderEliminar
  12. Este resultado não seria mau SE a equipa tivesse ganho ao Setubal.

    Agora, vai ficar muito difícil ganhar o campeonato. vai começar o jogo da mala, as pressões (ainda mais) , as nomeações, etc...em ambos os campos. Assim vai ser muitooo difícil. AInda por cima o sporting está uma desgraça e assim será dificil tirarem pontos ao regime. Por outro lado, nós vamos a Braga, onde o lampião Simão vai motivar a suaequipa para fazer o jogo da vida deles...para dar uma grande ajuda ao seu boifica. Treinador lampião, clube amigo dos lampioões aposto que terá uma nomeação 'especial'. Esse jogo vai estar montado para nos tirar pontos a todo o custo, nem que seja com um anti-jogo brutal.

    E não só neste jogo...e aqui entra o jogo da mala...não faltará motivação às equipas pequenas para nos f0der.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas imagens deviam ser usadas para apresentar à Federação e à Liga, mas com exigências! Devíamos exigir respostas sérias e rápidas sob pena de nos vermos forçados a recorrer a outras instâncias, sejam elas nacionais ou estrangeiras.

      Não podemos é ficar condicionados pelas consequências, como tem sido habitual. Por exemplo: alguém teria coragem de censurar um clube de promover o boicote às próximas eleições legislativas junto dos seus adeptos e associados como retaliação à discriminação que nos fazem?

      É apenas uma sugestão. Com os exemplos que as ditas "autoridades" desportivas têm dado, haverá alguma razão para não tomar uma decisão desta natureza? Qual é o "crime"? Se isso é crime, o que é o que eles nos andam a fazer há tantos anos?

      Um abraço Jorge!

      Eliminar
  13. Subscrevo integralmente o seu lúcido racicocínio. Não basta alardear com "somos Porto". É preciso provar tão honroso "grito". Como se verificou, houve vários lances duvidosos e sempre em prejuizo do F.C.Porto, a saber 1- penalti sobre Jonas muito, muito duvidoso
    2- penalti sobre Soares
    3-provavel penalti sobre Octávio
    4-lance de fora de jogo tirado a Jota, que ficava isolando frente a Ederson
    5-agressão de Jonas a NES
    6. novo perdão a Pizi (devia ter levado amarelo numa entrada sobre André André)
    Perante estas indecências, o que fizeram Pinto da Costa e Nuno Espirito Santo?
    Flores, elogios e beijinhos a Xistra e Jonas. O treinador, parecia até o responsável máximo pela equipa adversária. Foi peremptorio a reconhecer o penalti sobre Jonas. É preciso haver decoro e respeito pelos sócios e simpatizantes do nosso F.C.Porto. Começa a ser penoso ver NES apregoar a sua falaciosa "superioridade moral". Porque não a exibe ao seu padrinho Jorge Mendes e deixa os portistas em paz?

    ResponderEliminar
  14. Adeptos que só entraram aos 40 minutos. Qual é o espanto? Não estava previsto?

    O circo estava montado e já se previa que qualquer lance que suscitasse dúvidas revertia contra nós. Aos 6 minutos sofremos um golo de penalti que não existiu e ficamos com um central condicionado. Fora-de-jogo ao Jota? Claro! É que ele poderia ter marcado...

    0-5 em cartões, foi extraordinário! Uns foram anjinhos, outros foram demónios. E o circo até teve um palhaço imaculado. Por isso, impune.

    Casillas salvou o Porto da derrota. O Ederson nem precisou de fazer qualquer defesa…

    Concluindo, seria difícil fazer melhor. No entanto, a partir do momento em que empatamos, deveríamos ter tido outro arrojo arrumar a questão, não obstante as oportunidades desperdiçadas pelo Soares e pelo Jot… pois, claro, esta não conta.

    Estar a 1 ponto da liderança com o goal-average a nosso favor é bem melhor que estar a 5. E jogar contra 14 não é nada fácil. Mas o meu Porto não festejava empates.

    Centeno e Costa, para o caloteiro cadastrado: está tudo bem encaminhado. Não precisas de pagar. Afinal, és ou não és o presidente do “glorioso”? Enquanto fores, estás a salvo, pá. Os 6 milhões que paguem por ti… e os outros também.

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Não sei bem o que escrever... Esperava muito mais do FCP. Pensei que entrassem no jogo a mandar mas foi precisamente o contrário. Normalmente entram sempre apáticos nos jogos e depois tem-se que recuperar o tempo perdido. Raramente o FCP entra a todo o gás no início das partidas e este é claramente um aspecto que o Nuno tem de corrigir. Com 442 ou 433 o FCP nos últimos jogos tem tido muita dificuldade a meio campo. Não sei se serão as dinâmicas impostas pelo treinador ou um abaixamento de forma dos jogadores mas não tem resultado. Depois o golo do Maxi em vez de servir de motivação para se procurar o segundo golo, torna-se a recuar... Foi desapontante....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos últimos jogos? Quais?

      Abraço

      Eliminar
    2. Estava me a referir ao jogo contra o Vitória de Setúbal e este na Luz. Os adversários conseguem sair da linha do meio campo de frente pra a defesa e muitas vezes embalados. Quando não vão embalados conseguem desmontar o meio campo com 2 passes curtos na zona interior. Tanto em bloco baixo como subido. Isto acontece num jogo de futebol mas acho que o FCP tem consentido estas situações em demasia. Ou seja, a meu ver, o meio campo não consegue estancar o jogo do adversário fazendo com que o jogo nunca esteja controlado e não dando descanso à defesa.

      A meu ver o problema está no modo como a pressão é efectuada. Defendem à zona, sempre organizados, sem atacar o adversário, não dando espaço na zona central entre a linha defensiva e a do meio campo obrigando o adversário a orientar o jogo para os flancos, ou então, pressionam mais subidos mas como um bloco, o portador da bola e possíveis linhas de passe controlando a profundidade. Referi isto porque me parece que o FCP em vez de optar por um ou até por outro sistema durante uma partida, adopta um sistema misto (em que alguns jogadores saem para pressionar mas outros mantêm a posição) demonstrando desorganização e levando ao desespero os jogadores da defesa e principalmente do meio campo que se desgastam a tentar recuperar a bola e a preencher espaços vazios mas sem efeitos práticos dando ideia que estão perdidos em campo e em inferioridade númerica.

      Eliminar
  16. Boa tarde Sr. Jorge Vassalo.
    Acompanho o seu blog mas raramente intervenho, normalmente concordo consigo mas hoje não.
    Ou melhor parece que todos os blogues estão contra o FCPORTO.
    Empatar na luz é mau, ficando a 1 ponto sem existir goal average?
    Eu queria ter ganho mas calma lá, existe um adversário que não é tosco e um Xistra que a partir da arrancada do Soares nunca mais marcou nada a favor do FCPORTO.
    Essa história de fazerem o jogo da vida deles é para nanar. Na minha opiniãõ até ao lance do Soares acreditei no FCPORTO mas depois disse ao meu pai face as circusntancias do ( obviamente que a equipa da casa pressionou muito por culpa do arbitro que literalmente encostou o FCPORTO as cordas). As faltas a meio campo e próximo da area também são para marcar e influencia o jogo.
    Vi um capitão no fim do jogo de braços abertos a pedir o apoio e vi 55 mil almas cheias de medo, não lhe cabendo um feijão no cu. Vi um medo muito grande nos olhos deles. Sim, pois sabem o que lhes espera em Alvalade.
    Façamos o nosso trabalho, que será difícil, daqui a 15 dias temos um teste complicado e talvez o jogo decisivo, e seremos campeões.
    Esta onda azul não pode parar e em Braga teremos de ser muitos.
    Eu acredito.
    Bruno Miguel Guedes-23657

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acredito, Bruno! Acho é que podíamos ter dado mais!

      Abraço

      Eliminar
  17. Boa Tarde,

    Como referi num comentario a um post anterior, não gostei nada dos festejos. Mas festejar o quê!!!! Que em vez de estarmos a 4 pontos de distância estamos a 1. Desculpem-me mas não cresci a ver o Porto com este tipo de atitude. Festejar um empate só mesmo se nos desse um título ou um troféu. Temos é razões para ficar apreensivos! Perdemos 2 oportunidades de ultrapassar uma mediana equipa tricampeã que nos últimos 4 jogos para campeonatos nos venceu BOLA... ZERO e a quem por outro lado nos ganhámos 2 vezes. Depois desta estatística ainda festejamos um empate a faltarem 7 jornadas para o fim e a continuarmos em 2º lugar!!!! De facto este tipo de mentalidade temerosa explica o nervosismo da segunda parte contra o Setubal. Será por isso que sempre que nos marcam um golo a equipa parece um conjunto de meninos perdidos. Isto já não é uma mera incidência - é sim, um traço comportamental desta equipa. Sofre um golo e das duas uma: espera pelo intervalo para limpar a fralda ou se o jogo se encaminha para o fim começa a rezar para que um qualquer remate de fora da área dê os 3 pontos. LINDO. Mentalidade tacanha... e só mostra o pouco trabalho que tem existido em termos mentais. Isto não é estofo de campeão... peço desculpa. Não é. A equipa tem de ser muito melhor trabalhada em termos mentais, até para não andarmos a festejar empates, à espera que outros façam o nosso trabalho. Não me consigo conciliar com este tipo de calculismo. Os treinadores e equipas avaliam-se no fim das épocas. De nada importa 9 vitorias seguidas e termos o melhor ataque e defesa, se depois na hora "H" falhamos sempre.

    ResponderEliminar
  18. Agora mais a frio.
    Eu também não gostei da entrada, nem dos últimos minutos, como ninguém gostou obviamente. Mas acham fácil entrar a perder em casa do rival num pênalti que ainda ninguém entendeu? Vocês vão nas conversas de que está ganho, que temos melhor equipa que isto e aquilo, isto não são favas contadas, e do outro lado está uma equipa que além das armas todas que tem fora de campo, também tem bons jogadores e que também quer ganhar, ir nas conversas do facilitismo e estar à espera de dar 3 ou 4 traz desilusões.
    Depois arranjam de tudo para criticar o Nuno, a resposta dele foi excelente ao lance do piscinas, e defendeu os nossos adeptos depois da entrada tardia, ele não tem que ter uma postura de conversa de café, tem que manter o nível, eu não sou fã da peixeirada, e prefiro que ele continue com a classe que mostra.
    Desagradou-me bem mais ouvir o Presidente a dizer que o Xistra fez uma boa arbitragem, Xistra inclinou o campo com faltinhas, teve um critério diferente nas duas áreas, disciplinarmente teve também dois critérios, mas pior foi ouvir o Presidente afirmar que foi uma grande arbitragem, não gostei.

    Em relação ao jogo, entramos mal mas depois equilibramos, e na primeira parte eles não fizeram nada, na segunda parte entrámos melhor empatamos, podíamos ter feito o segundo, e de facto podíamos e devíamos ter feito um forcing maior para chegar ao segundo.
    Depois vem o mito da grande exibição e do San Iker, vamos lá ver, o grande jogo que todos falam da carneirada, limita-se a umas bolas bombeadas nos últimos 20 minutos, as grandes defesas do Iker são duas no mesmo lance, e ele não está lá para outra coisa, já o Ederson parece que não teve em campo, não comprem esta teoria porque já se sabem de quem vem.

    Isto não é diretamente relacionado com o post, é só um desabafo de tudo o que venho lendo no universo portista.

    Ficou mais difícil mas vamos lutar para vencer os nossos jogos, e vamos apoiar até ao último minuto do campeonato, para os que perderam ontem o campeonato vemo-nos na próxima época.

    Abraços Portistas;
    Navega

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Casillas fez uma excelente exibição. Não foi é SÓ ele!!!

      Abraço

      Eliminar
    2. Não digo o contrário, Iker fez uma grande exibição, mais uma esta época, mas dado ao que se escreve sempre que ele defende, parece que ele não está lá para defender.

      O ederson andou aí jogos seguidos a ser o melhor em campo, e ninguém referia isso como uma fragilidade dos jogadores de campo do carnide. Connosco parece que o Iker não deve fazer grandes defesas, ele é um dos melhores da história, está lá para isso, fazer grandes defesas.

      Entretando arranjaram novo pretexto para não se falar dos lances que os benificiaram, ainda vamos ter que pedir desculpa aos senhores do império falido.

      Abraços Portistas
      Navega

      Eliminar
  19. Jorge... que desilusão.
    Então não é que empatados e desistimos!!! Este foi o jogo que eu vi... o Porto queria um empate e só lutou por esse resultado. Fiquei irritadissima. Acho que já fomos, senti os burmelhos com muito mais capacidade e vontade que nós para este jogo... acho que a "(Que foi aquela merda) festa" que os nossos fizeram no fim será o alento final dos burmelhos.
    Fiquei irritadissima com a atitude dos nossos jogadores e treinador... lamentável!!!

    ResponderEliminar
  20. Não é justo culpar o árbitro.
    Era difícil fazer melhor.
    Naquela antro qq outro faria igual ou pior, muito pior.
    O árbitro foi escolhido para arbitrar um jogo de futebol e não de palhaços simuladores!!
    Não, não é penalty, mas Filipe tinha de saber que ao fazer aquilo 90% de probabilidade de que fosse assinalado! É triste mas é mesmo assim.
    O Fora de jogo a Jota é culpa do auxiliar.
    A meu ver ainda há uma ou outra falta e o critério dos amarelos foi mau, mas pergunto, naquele antro quem faria melhor?
    Perdemos 2 pontos porque ficamos CLARAMENTE aquém do que podíamos/devíamos.

    O Sonso, um mete nojo que passou TODO o jogo a protestar ainda consegue questionar o livre do Brahimi... aquele gente é do mais baixo que há!
    Estava tão apertadinho que se aliviou para todos os lados!
    Ele e todos os do regime!

    Agora é fazer o nosso trabalho, que não é fácil, mas se o fizermos, se ganhar-mos os nossos jogos SEREMOS CAMPEÕES!!!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espera ai, deixa ver se eu entendi:

      Coitadinho do Xistra, no antro é difícil ser justo e rigoroso com uma das equipas. Coitadinho. Já no Dragão, toda a gente pode ser mais incisivo com a equipa da casa!

      E é isto. Carrela, faça-me um favor e veja isto.

      Juro que não consigo compreender esta aceitação de "com o benfas é assim". Encolher os ombros, aqui? Nunca!

      Abraço

      Eliminar
    2. Não é encolher os ombros, é procurar ser realista.
      O árbitro não tem acesso a imagens, nem vídeos em câmara lenta ou de ângulo diferente.
      Eu tive consciência que houve erros, mas não vi uma tendência, uma postura de prejudicar sempre a mesma equipa.
      Vi o jogo com pouca qualidade... e depois, procurei ver a conferência de NUNO, queria ver o que ele diria sobre o piscineiro que só marca de penalty ou a equipa pequenas! Depois não vi mais nada, nem análises a lances!
      Porque estava desiludido, esperava mais do nosso Porto!
      Tive logo consciência que não era penalty, mas que a culpa foi de quem enganou (e bem) e não de quem foi enganado, a mim mete-me nojo que seja sempre o árbitro o mau da fita, quando tantas e tantas vezes é o jogador que é um palhaço!

      Se calhar vendo o vídeo mudo de opinião, mas... antes de mais, procuro valorizo os lances em bola corrida.

      Já soube que o clube do regime arranjou imagens do Maxi a puxar a camisola a um do regime no lance do nosso golo...

      Quanto te designam para uma missão super complicada, se consegues sair de lá cometendo poucos erros, não acho que seja um desastre.

      Abraço

      Eliminar
    3. Lá está, vi o vídeo, tenho vontade de dizer que mudo de opinião, que o árbitro esteve mal...

      A certeza que tinha e sai redobrada, é que o clube do regime é isto!
      Sempre FOI!!!
      Uma equipa badalhoca, que procura e treina como ninguém este jogo sujo, de tirar sempre algo de um contacto!

      Abraço

      Eliminar
    4. Eu avisei Carrela, não ia correr bem ao Xistra. Quer dizer, do ponto de vista de quem não vê a burmelho. Nenhuma novidade.

      Eliminar
    5. A questão não é dizer que o arbitro esteve bem.

      É neste país, com a comunicação social que se conhece, com as armas que o clube do regime tem fora de campo, com as pessoas no sítio certo, qual era o árbitro que conseguia fazer um trabalho correto?
      Na dúvida é contra o Porto, já é assim desde o apito dourado. E no fim ainda somos nós que fazemos a coação aos árbitros.

      Com isto após o roubo, a minha revolta já nem é diretamente contra o xistra, é contra a posição do carnide no futebol português.

      Navega

      Eliminar
  21. Enquanto eles protestam e reclamam mesmo quando não têm razão, agora até descobriram uma falta do maxi,mas esquecem-se do pênalti sobre o Soares e o fora de jogo do Jota,nós como somos bons rapazes ainda dizemos pelo treinador que é pênalti, e o presidente depois de sermos mais uma vez roubados em vez de o dizer prefere não falar de arbitragem. É uma vergonha!!!! Agora têm de mudar o slogan bacoco do Somos Porto para Somos anjinhos. Não me revejo neste discurso. Mais valia terem ficado calados. Conclusão não temos quem nos defenda. Só o Universo Porto da Bancada o faz mas a audiência que tem é residual e as verdades que lá são ditas não chegam muito longe.De qualquer modo é melhor qhe nada.Mas teriam muito mais impacto serem ditas pelo treinador na conferência de imprensa.Infelizmente ele preocupa-se mais com a sua imagem do que com o clube além de quanto a mim não ter estaleca para o lugar. No final da época quer ganhe ou perca deve ir para a rua. De cobardes não precisamos.

    ResponderEliminar
  22. Quer dizer:
    Empatamos em casa com o clube do regime, numa exibição que a equipa da casa nem sequer se aproxima aquela que fizemos no Dragão, com uma equipa que só este ano tenta reeguer a cabeça, dar luta, ir ombro-a-ombro com o candidatissimo ao tetra, levado ao colo por árbitros, jornais, televisões, bancos e ministros, é caso para alguns dizerem que não se revêem nesta equipa?
    É caso para dizer que os festejos foram exagerados?
    É caso para atirarem a toalha ao chão? Passar do 80 ao 8 num ápice?
    Uma equipa onde metade dos jogadores são novos, perante outra que já tem rotinas de jogo aos anos?
    Uma equipa que viu quase toda uma primeira volta a ser espoliada em penalties perante outra que ao minimo sopro é falta a favor e siga a banda?
    Criticamos os discursos do Vitória, do Jesus e queremos depois que o Nuno faça igual?

    Eh pá, eu é que não me revejo nestes adeptos!
    Adeptos que querem sol na eira e chuva no nabal?
    Aconteça o que acontecer, este FC PORTO devolveu-me o orgulho, a crença e a vaidade em ser PORTO! E olhem que já fiquei em 9º lugar com uma equipa que individualmente até se calhar era bem melhor que esta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado por descrever a 100% o que eu sinto, eu não faria melhor.

      Navega

      Eliminar
    2. Felisberto, acho que, após o golo, poderíamos e deveríamos ter feito mais.

      Posso?

      Abraço

      Eliminar
    3. Felisberto, comungo da sua opinião de só este ano estarmos a tentar reeguer a cabeça, depois de 3 anos medonhos de que não tenho memória. Temos tudo contra nós, como sempre tivemos, só que agora da forma mais suez e miserável.
      Pode-se perceber os festejos do técnico e de alguns jogadores, como um alívio por não termos caído no ardil que nos armaram. A juventude e o desconhecimento de alguns jogadores do que é a nossa realidade sáo toleráveis.
      No caso de Nuno Espirito Santo tal não pode ser tolerável. Conhece a nossa realidade, o que fomos, o que somos e o que representamos.
      É muito questionável o recuo imediato logo após a obtenºão do golo do empate. Não pode ser só pela atitude defensiva dos jogadores, justamente quando estavamos por cima, nem pela tímida reacção doe merdas que equipam de encarnado.
      Então, as declarações no final do encontro, além de lamentáveis, são patéticas. Se não tinha visto o penalty inventado ou a agressão do Samaris, porque a BTV não dava repetiºões, não se pronunciava, mas...que diabo, também não se sente? Não se lembrava da agressão à sua pessoa do Bamby Gay?
      Lamento Felisberto, mas não é com cobardes desta natureza que vamos lá, mesmo que o campeonato nos seja oferecido por terceiros.
      Abraço

      Eliminar
  23. Eu acho que a falta de músculo e acanhamento com que entrámos se devem à juventude do plantel. Mantenham os meninos e para o ano vão ver. É preciso ter consciência que uma equipa não é só talento e treino. O carácter e o nervo decidem nestes momentos, virtudes construídas com a experiência, a cultura e os adeptos. Os adeptos têm sido excelentes no apoio e tê-lo-ão de ser também na compreensão. O Benfica é uma equipa com lacunas óbvias, mas experiente. Se a isso juntarmos uma arbitragem do mais grosseiro que existe, só um FCP muito afirmativo podia ganhar de forma categórica. Temos sido muitas coisas nesta temporada, mas afirmativos só a espaços. Este é um resultado que entendo e até esperava: - we're not quite there yet.

    Uma palavra para Jonas. Um verme. Como jogador, um ponta-de-lança sobrevalorizado, que só rende em circunstâncias muito específicas. Como pessoa, foi o que vimos. Sem espinal medula, ressabiado, sem vergonha pela triste figura que passeou pelo relvado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um nojento.

      Mas concordo, André. Só que vai haver sangria no plantel, não há como não haver.

      Abraço

      Eliminar
  24. Fiquei triste mas ainda teremos mais jogos.Quando ao jogo,ja se sabia que iriamos ser roubados ou nao fosse o clube do regime!!Vejamos o clube transmite os jogos em exclusivo e comenta tambem,o que se esperava?Eles omitem os lances que n lhes interessam e so repetem os que os beneficiam.N temos nada a fazer,a n ser jogar ate ao final e iria gostar que um capricho do destino nos desse o campeonato,mas obviamente n conto com isso.No fim de semana teremos mais futebol e n me vou alongar mais pq esta tudo demasiado explicito nos comentarios de todos.A indignacao dos adeptos do FCP com a roubalheira,com a promiscuidade e com a dificuldade que e entrar em campo com este sempre inclinado pela arbitragem"isenta"!!Forca,vamos ate ao fim.Nunca ninguem perde por tentar mas perdera se desistir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ganharmos os jogos todos acredito que seremos campeões.

      Abraço

      Eliminar
  25. Subscrevo!
    A minha visão do jogo:
    Rescaldo do jogo da Luz
    No recente p.p. Benfica 1 FC Porto 1, Carlos Xistra, mesmo admitindo que não foi a pior arbitragem a que a equipa de futebol portista esteve sujeita, pois João Capela e outros já tiveram actuações muito mais vergonhosas, há no entanto que realçar a sua dualidade de critérios disciplinares em relação às duas equipas em confronto, pois Xistra foi francamente e decisivamente caseiro :
    1 – Não hesitou em assinalar uma grande penalidade contra os portistas por uma falta duvidosa contra Jonas na área dos Dragões, mas fechou os olhos a um posterior mergulho para a piscina do citado Jonas que tentou novamente enganar Carlos Xistra e como tal devia ter sido advertido com o respectivo cartão amarelo.
    2 – E Carlos Xistra manteve a dualidade de critérios disciplinares, até no capítulo de assinalar a favor do Benfica, todos os mergulhos para a piscina dos encarnados, ou seja, todas as faltas cavadas pelos benfiquistas contra os azuis e brancos e em contra partida ter fechado os olhos a muitas das faltas cometidas pelos encarnados sobre os avançados portistas.
    3 – Então na exibição das cartolinas amarelas, a dualidade de critérios de Carlos Xistra foi gritante: sempre muito lesto/afoito a mostrar/intimidar os futebolistas portistas com os amarelos e exageradamente benevolente/condescendente para com os encarnados…!!!

    Abraço portista
    Armando Monteiro
    https://dragaoatentoiii.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  26. Se eu fosse dirigente do Porto corava de vergonha pela minha inatividade em defesa do clube. É preciso o Sporting apresentar queixa pelos casos de que fomos vítimas quando devíamos ter sido nós a faze-lo. A passividade destes acomodados da Sad é revoltante. Rua com esta cambada de velhos ultrapassados que estão agarrados ao poder. Mas alguém acredita que com esta passividade toda que demonstramos quando somos roubados, e que por causa deste laxismo vamos continuar a ser, podemos ser campeões? Com estes cobardolas no clube ninguém nos respeita e roubam-nos à vontade pois sabem que comemos e calamos. É hora de dizer basta!

    ResponderEliminar
  27. Qual a vantagem de sermos anjinhos?? Havia alguma necessidade de o NES no final do jogo vir afirmar categoricamente que era penalti? Não podia ter sido mais cautelosos antes de ver as imagens? Se foi enganado denunciava a situação. E para que serve ser cordial com um aldrabão como o Jonas? Não se sentiu agredido? E o JNPC acha que foi uma boa arbitragem? E Ficamos todos contentes ?
    Eu não! Fiquei bem chateado. Era ganhar e pronto...Beijinhos e abraços no fim? Ao que nós chegamos.
    Acho que são todos uns meninos do coro.
    É por isso que Liga e Federação e Cª fazem o que querem.
    Abraço
    Manuel Magalhães

    ResponderEliminar