quinta-feira, 13 de abril de 2017

Ponto De Ordem À Mesa

O que se passou ontem no Dragão Caixa foi sério. Foi grave. Foi ofensivo. E foi estúpido. Foi grave porque não traduz o sentimento dos adeptos do FC Porto. A imensíssima maioria dos adeptos do FC Porto (arrisco uns 99,9%) não se revê neste tipo de brincadeiras de péssimo gosto, nem nutre esse sentimento pelos adeptos ou equipas das papoilas. Temos diferenças de postura, de valores e de vontades dentro do desporto, mas isso não significa que queiramos mal a quem quer que seja.

O cântico foi ofensivo também às vítimas e aos familiares e amigos das mesmas. É um desrespeito à memória de inocentes, este género de coisa. Não tem propósito ou a mínima justificação, é uma infâmia. Como tal não pode suceder mais. Mais a mais, é uma atitude estúpida porque vem numa altura em que estamos a ferir gravemente o inimigo com a exposição das suas enormes e reiteradas hipocrisias. este tipo de parvoíce apenas dilui a mensagem e é aproveitada pelo inimigo para se arvorar em superior, que não é.

Isto porque, atenção, é bom não esquecer que as claques do fifica não são também constituídas por santinhos. Não é comparar, até porque é importante continuar a manter a distância em termos de comportamento, mas que ninguém se venha arvorar em campeão da moral e da virtude! 


Os Super Dragões não são responsáveis por um homicídio de um adeptos com um engenho pirotécnico e muito menos fizeram um cântico a vangloriar-se disso de seguida! Nem fizeram uma tarja a recordar isso como se de uma medalha se tratasse, prometendo mais para breve!


O fifica, antes de olhar para os defeitos dos outros, deveria concentrar-se nos seus próprios! A coisa está de tal forma que agora dizem que se deveria falar "apenas do futebol" e "do jogo jogado". O exemplo máximo vem no comunicado de hoje das papoilas, que pode ser visto aqui. Aproveitando o facto do FC Porto se ter demarcado deste comportamento, adorei a forma como, no terceiro parágrafo, não deixam de pedir que nos calemos.

Não! Não vos vamos calar! E lá porque sabemos que esta atitude em particular é ESTÚPIDA, não vamos confundir a estrada da beira com a beira da estrada. Até porque há muito mais exemplos da ESTUPIDEZ no outro lado do que no nosso! Há que ter memória e EU nunca vou 
esquecer!



26 comentários:

  1. Criticar e depois colocar um mas e tal eles são piores que nós.. Enfim criticar desculpando e compreendendo. Se és homem de bem críticas e ponto final. Da mesma forma que na hora críticas te o very Light e o desejo de morte. Entrando no esquema de críticar e compreender porque... Todos podem ir por esse caminho... Todos. Por isso. Criticar sempre seja quem for mas sem usar um mas...
    José Pinheiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há NENHUM "mas".

      O que eu não vou deixar passar em claro é o aproveitamento que o teu clube e as putas que recebem a cartilha fizeram disso, caro amigo! É que não houve nada disso nas outras ocasiões! Quando vocês REBENTARAM o Estádio D Afonso Henriques, falaram do POLÍCIA!

      Abracinho!

      Já agora, o rato do teu presidente lá arranjou uma reunião de ultima hora com o Gomes e o Proença, ein? Maravilha! Nunca desperdiçar uma oportunidade!

      Eliminar
    2. Ai vem a moral deles novamente...senti claramente tristeza pelos cânticos da nossa claque e espero que não volte a acontecer...mas não tapem o sol com a peneira, ainda ontem um benfiquista abordou me nesse assunto e as palavras foram estas:

      "Fala agora da tua claque e o porque de como corre o mundo...voces sao o unico clube no mundo com um comportamneto destes"

      Eu so respondi assim:

      "Tens razão não é aceitável,mas foi uma claque nao adeptos ou clube em si...mas nao foi os adeptos do benfica muitos e muitos sem pertencer a claque que desejaram morte ao PDC?inclusive tu?"

      Resposta dele:

      "Desejava e continuo a desejar"

      Que mais dizer quando alguem vem criticar atitudes que o proprio partica e se orgulha...e este discurso corre muitos mais que nao pertencem a claque...

      Muita humildade este mundo perdeu com o passar dos anos...ja nao ha vergonha...

      Eliminar
  2. O que se passou ontem, vai para além de todos os limites. Como portista, sinto-me envergonhado. Como cidadão, sinto-me indignado e revoltado. Hoje, depois de reflecir sobre o assunto, se é que o fez, o presidente do F.C.Porto devia pedir desculpas em nome da dignidade do clube a todos os ofendidos, mormente aos familiares das vítimas e ao Chapecoense, já que, a história das instituições também se faz com atitudes nobres.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Super Dragões já emitiram um comunicado. Leia aqui.

      Abraço

      Eliminar
    2. O comunicado deve ter sido escrito por alguém (1) com o mesmo nível intelectual da pessoa (2) que inventou a música e letra imbecis que se ouviram no FC Porto-SL Benfica em andebol. Sinceramente...

      Não há ninguém nos SD com um mínimo de presença de espírito?:
      (1) Primeiro alguém "inventou" os versos. Depois alguém validou a "coisa". E muitos a puseram em práctica... Ninguém deu conta da imbecilidade.
      (2) Escrever que se respeitam os adversários e depois escrever SLB em minúsculas é o mínimo, perante as justificações esfarrapadas que preenchem o comunicado. E nem sequer pedem desculpa...

      Quanto à vergonha, não me sinto envergonhado por ser portista e por o meu clube ter esta claque, apesar de "legal", a practicar tais actos. E não sinto vergonha, porque estes actos são de quem os pratica. Sei muito bem a diferença entre os SD e os restantes 99,9% dos portistas.

      Indignação, revolta? Muito menos. Isto porque já há muito que considero os SD E AS OUTRAS CLAQUES como muito capazes destes "feitos", e muito piores. Como as autoridades não fazem nada nos "piores", porque me haveria de revoltar com esta cançoneta?

      O FC Porto pedir desculpa? Faria sentido, isso sim, pedir desculpa pela existência da claque ("legalizada"). Agora, admitindo a "legalidade" da claque, não faz sentido pedir desculpa por este acto EM PARTICULAR. A demarcação dos actos pareceu-me adequada, no entanto.

      Eliminar
  3. Para não fazeres ofensas e teres dias felizes, não digas tudo o que pensas, mas pensa tudo o que dizes. (António Aleixo)

    Os cânticos são altamente reprováveis e condenáveis, fruto de insensatez e irreflexão, mas nunca tiveram como alvo a memória das vítimas da tragédia, a quem os Superdragões prestaram uma distinta homenagem. Aqui fica um dos links:

    https://www.youtube.com/watch?v=LvwVD70BxPo

    Estive no “Caixa” e assisti a um excelente jogo de andebol e a mais uma fantástica vitória da nossa equipa. Mas isso não é notícia. Tal como não tinha sido a vitória por 0-5 na Luz, em 1996, para a Supertaça de futebol, ofuscada convenientemente pelo falecimento, durante essa partida, de Nuno Ferrari. Pelo infinito apreço que lhe nutriam, tanto (des)respeitaram a sua memória e empolaram a notícia da sua morte, que se esqueceram de dar destaque aos 0-5! De propósito? Claro que não!

    O desejo expresso à morte de Pinto da Costa e o apelo às armas contra os adeptos do Porto, através do canal televisivo do clube, o ataque ao autocarro da nossa equipa de hóquei, o autocarro que incendiaram, a satisfação manifesta por um homicídio de um adepto do Sporting, os incidentes recentes na Feira, em Braga e em Paços, o ataque cobarde a uma claque da Seleção Nacional, entre infinitas barbaridades, são coisas de somenos, comparadas com aquele cântico.

    Mas, citando o ilustríssimo Diácono Remédios, não havia necessidade.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Não passou de um acto infeliz, nada mais que isso. Não se matou ninguém. O clube e claque já pediram desculpa. Devia ser um ponto final parágrafo na história, mas adivinho que irá ser a base da cartilha nos próximos tempos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem o Clube nem a claque pediram desculpas. O primeiro fez muito bem. A segunda fez (continuou) muito mal.

      Eliminar
  5. Se há coisa que me incomoda,é o falso moralismo e a superioridade moral e intelectual em relação ao outro.
    Nem todos são obrigados a seguir cartilhas, nomeadamente de António Aleixo. Na parte que me toca, tenho por hábito reflectir antes de falar e, se achar que a razão está do meu lado, digo frontalmente aquilo que penso, não sou hipócrita. Se me provarem que estou errado, não me resta outra coisa senão pedir desculpa, o que não é o caso. Devo dizer que, escrevi para a execrável BTV por duas vezes e nunca obtive resposta, aliás como era expectável. E quando foi isso? Precisamente pela intervenção deste demente(vìdeo) que desejou a morte do presidente bem como na intervenção de um execrável advogado que incentivou o uso de armas. Portanto, estou à vontade para comentar. Penso que, todos os dias são bons para aprender e por isso, estou sempre disponível para receber ensinamentos e conselhos mas, recuso-me a receber lições de moralismo. É óbvio que este lamentável episódio vai ser aproveitado pelos pasquineiros lisboetas mas, penso que os blogs portistas estarão à altura para lhes dar uma resposta veemente.É claro que, os actos são da responsabiliade de quem os pratica mas, se tiver um irmão em casa que ponha em causa a dignidade de toda a família, o meu dever é não só repreendê-lo mas também prevenir a recidiva.

    ResponderEliminar
  6. Tal como a imensa maioria dos portistas não me revejo no que ontem se passou. Mas imbecis ha-os em todo o lado. De qualquer modo acho que o clube fez bem em se demarcar daquele autentico tiro nos pés, logo numa altura em que os temos desmascarado. Eles não se podem armar em superiores pois são muito piores. Claro que agora os pasquins e os falsos moralistas já têm com que nos atacar. Enfim é lamentável terem feito o que fizeram.

    ResponderEliminar
  7. Tenho dito muita vez que esta malta prejudica muitas vezes a imagem do GRANDE FCPORTO. Até é escusado, que para isso já existe a sicmtv, a b@rracaficatv, as borlas e os rascords.
    Quanto a lições de moral vindas da "porta 18". LMAO, LMAO, LMAO.
    A propósito, já ajudaram a Chapecoense?
    E agora que está na moda, aqui vai uma quadro do Mestre António Aleixo.
    "Acho uma moral ruim trazer o vulgo enganado: mandarem fazer assim e eles fazerem assado".

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  8. Foi mais estupido que grave, porque nem você nem ninguém, no meio da turba e em catarse, consegue controlar as palavras. Foram só isso, palavras estupidas, não actos. É o mesmo que ao nosso irmão, de quem gostamos muito e com quem nos damos bem, mas por um momento nos zangamos e o insultamos com o termo "filho da puta". E a nossa mãe é uma santa e sempre foi honesta.
    Há que relativizar e dar a importancia merecida, mais nada.
    Agora, se entendo a paneleirada do outro lado, já me custa a perceber os ofendidos deste lado. Hipócritas e comedores de palha.

    ResponderEliminar
  9. Boas.

    usar o chapecó foi infeliz nessa sátira usada em forma de cântico.Era desnecessário.

    Agora espero que saibam bem separar as águas, pois acredito que 99% dos que cantaram isso, na vida real não devem rever-se nisso ou desejar a morte ao seu próximo e tenho a certeza que sentiram tal como todos nós a perda trágica daquelas pessoas que iam no avião.

    desconfio que foi uma resposta ao xistema pelo o que tem acontecido por parte dos SD e falo do não castigo imediato a Samaris. Existe mais coisas mas essa decisão da Liga é vergonhosa.

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  10. Não foram os benfas ou o Vieira, já não me lembro, que disseram que PdC era uma múmia ou coisa do género? o que aconteceu ontem também não é para ser exagerado, é um desabafo de mau gosto mas não mais que isso. Quantos de nós não pensamos/escrevemos/dizemos coisas do género? "era cair um avião na AR", "isso era meter lá uma bomba", "esses gajos era matá-los a todos", "esses políticos são todos uns chulos", "isso era tudo enforcado", etc. E agora fica toda a gente muito ofendida com isto? talvez seja melhor, então, começar por tomar a saudável atitude de acabar com as caixas de comentários de jornais onde lemos afirmações bem piores e ninguém se lembra de solicitar que os jornais sejam punidos por isso. Saúde. João.

    ResponderEliminar
  11. Guardo todos os insultos, para um dia aprender a ouvi-los e mais
    tarde saber ignora-los. A pessoa digna de respeito é aquela que acima de tudo respeita o outro e a sua opinião. Eu, como respeito o autor deste blog, despeço-me dele com um forte abraço portista e até sempre. O meu problema não é com ele, por isso, estou certo que compreenderá a minha atitude.Porém, não deixarei de ser um fiel seguidor dos seus textos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe, não lê os comentários de anóninos e de outros nomes bem sugestivos e EGAcêntricos Sr. Jorge Vassalo? Sabe, há pessoas que pensam que são donos do portismo e que julgam possuir uma superioridade moral sobre o outro. A esses, deixo-lhes um conselho" tomem chã com colherzinhas de prata que, segundo os mais antigos, ajuda a lavar mentes doentes.Já leu o último comentário de um corajoso anónimo? Não faz juizos de valor sobre quem não conhece? Quem sabe, este corajoso anónimo não tinha nascido quando eu já me deparava com problemas com a PIDE e com um regime nojento, ao jeito de Trump. Os cobardes que não aceitam o contraditório, a exemplo do que fazia esse execrável regime, insultam porque não podem bater. Comedores de palha, mentes de rebanho não são insultos Sr. Jorge Vassalo? Quem não se sente... Por isso, nem eu nem os oito portistas que estão neste momento junto de mim, compreendemos a sua pergunta. Ficamos desiludidos, porque nunca pensamos que tomasse uma atitude facciosa. Assim sendo, espero que não tome esta opinião como ofensiva.Fique bem.

      Eliminar
    2. Fernando moura...sem querer ofender ou meter.. li e reli todos os comentários inclusive o seu e não vi qualquer insulto a si... vi uma verdades bem ditas de alguns portista que todos sabem que existem...todos temos direito a amar o nosso clube a nossa maneira mas tal como na altura da ditadura a gente que tenta nos virar a cabeça com mentiras e julgo que os portistas hipócritas e comedores de palha são os que só querem acreditar em mentiras ou criticar seu próprio clube de modo a depois dizerem que têm sempre razão...não me parece que seja o seu caso...e não sei como 8 portista tiveram a mesma visão...caro amigo desconhecido acreditando no que disse que já passou na vida na fique tao ofendido e tao rapidamente com alguem que partilha consigo o mesmo amor pelo clube que você também terá com certeza..abraço e forca Porto

      Eliminar
    3. Fernando, que a vida lhe permita poder continuar a ficar ofendido por indirectas. Qualquer um pode enfiar a carapuça, todos têm direito a opiniões. A pluralidade sempre existiu aqui no Porto Universal. Se você se sente insultado, lamento, mas não vejo insulto em parte alguma.

      Abraço

      Eliminar
    4. Ega, uma espécie de heterónimo de AmadeuJorge Resende, 58 broas, sócio do FCP 9137 (fora os ameaços...) que foge de sarilhos como mosca de vinagre, mas que paga para ficar no meio da luta se pensa ter razão.
      Oh Fernando Moura, então V.Exª pensa que o meu comentário foi feito a pensar no seu? V. Exª tem-se em muito boa conta.
      Na verdade, quando escrevi a minha opinião não tinha lido uma única outra, mas sim depois, quando conferi que o Vassalo não se tinha esquecido de mim.
      E sinceramente, não li nada, de ninguem, que pudesse ofender a muita sensibilidade aparentada por V.Exª.
      Da minha parte não retiro uma única virgula ao comentario, mantendo assim tudo o que escrevi e reafirmo: no nosso seio existem muitos comedores de palha, ou seja, portistas que apesar de saberem estarmos rodeados por gente a querer prejudicar o clube de todas as formas e feitios, acabam sempre por serem influenciados pelos prostíbulos da escrita e da palavra.
      No caso vertente, penso não haver ninguém, creio mesmo o que as proferiram, a estar de acordo com o teor dos cânticos, mas daí a relevarmo-los ao nivel pretendido dos nossos inimigos, como de resto se viu nos telejornais, de hoje, da hora do almoço, é uma outra forma de estupidez e o concretizar da estrategia deles.
      Foram só palavras.
      Acredito não ser o caso de V.Exª, honestamente e outra coisa, não se leve tão a sério.

      Eliminar
  12. Tanta indignação por umas caralhadas que não causam transtorno a quem quer que seja. No entanto, esta gente que quer parecer civilizada, é capaz de aprovar os misseis na Siria, que espalham a tragédia, achando que são medidas profilácticas em defesa do nosso bem estar. Tanta hipocrisia, prova que a cartilha da madrassa molda mesmo as mentes do rebanho..

    ResponderEliminar
  13. sinceramente, neste momento tudo serve pra desviar atencoes... e sabendo que a maquina de propaganda ter carvao pra dar e vender, qq coisinha que facamos e' dar lhe mais carvao pra carburar, e desviar atencoes do que verdadeiramente interessa.
    eles nao jogam NADA mas teem SEMPRE a maozinha a segura los.
    teriam plo menos empatado em moreira.
    hoje nem se fala...contra um cliente que habitualmente abre as pernas, mas que ainda assim os surpreendeu na primeira volta, ha q ter cuidado e nomear o ferrari, nao va o diabo tece las! o mesmo a que o luisao empurra, encosta a cabeca, vai ser um festival caso as papoilas nao consigam ganahr no jogo jogado...
    amanha em braga e' esperar porradinha da velha...lampuoes do norte treinados por um seboso lampiao, ate vao comer relva... temos de despachar o jogo cedo e nao recuar com medo!
    manu365

    ResponderEliminar
  14. Souza, jogas mesmo onde? Ah, Turquia, esse ícone dos direitos humanos. Já és famoso em Portugal. Não pelo que jogas, mas pela língua. Na favela onde vivias, andavas sempre de luto, quando se matava por 10 cruzeiros, não é verdade?
    Olha, se o avião fosse do Benfica, claro que lamentávamos... a morte da tripulação.

    ResponderEliminar
  15. Juro que não percebo.
    Palavras não passam de palavras, no caso desejar que fosse outra equipa a morrer ao invés da que morreu, não é nenhuma ofensa às vitimas, todos os seus familiares pensaram o mesmo, quem não pensaria.
    Se fosse o meu filho a morrer em circunstancias trágicas, eu poria muitos ses, e muita coisa me passaria pela cabeça. O pensar e o falar não é crime (em democracia), muito pelo contrário é de louvar, claro que por vezes existem exageros, que foi o caso. Depois de lançado o cântico e depois de se absorver as consequências das palavras foi feito um comunicado a dizer que não mais o fariam, que mais querem???
    Só se ofende com palavras os fracos e os fracos de espírito, quem é forte e pensa pela sua cabeça, não vê o problema da forma como foi empolado.
    Palavras não são actos, palavras podem mobilizar, unir, etc... mas tb podem ter o efeito contrário, é quem as ouve que lhes dá sentido, pondo em prática ou não, e é este incentivo a fazer que deve ser criticado e objeto de analise.
    No cântico não se incentivava violência, nem ódio, apenas se exprime um desejo o qual a família das vitimas terão pensado na altura, PORQUE MORRERAM ESTES E NÃO OUTROS!
    Quem nunca assim pensou ou perguntou a Deus na morte de um dos seus?
    Os ofendidos são os culpados, pois apenas na mente destes houve algo de errado, a ligação é de mau gosto, mas não passa disso.

    Não é CS que diz que as palavras não ganham jogos? Onde está a diferença? no facto de que alguém morreu? então é só um cântico de mau gosto, não uma ofensa.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um cântico estúpido, um grande tiro no pé, mas tudo o resto é puro aproveitamento.

      Abraço

      Eliminar