terça-feira, 4 de abril de 2017

Pujança Ou Bancarrota, Depende Da Cor Da Camisola

É um fenómeno curioso, e nunca me cansarei de o demonstrar, este do clube do regime conseguir ter tão boa imprensa, tão excelente spin doctoring, que são capazes de fazer uma coisa péssima - três empréstimos obrigacionistas consecutivos, que demonstram que a gestão corrente ficaben está muito difícil - tornar-se uma coisa boa, repetindo o inefável Domingos Soares de Oliveira que esta operação se destina a "equilibrar o passivo e o activo" e a "fazer depender menos da venda de jogadores" a boa saúde do seu clube. São óbvias mentiras, pois um empréstimo obrigacionista é o que tem as piores condições e serve para gestão corrente, e três seguidos - 145M! - querem dizer alguma coisa. 

Gosto especialmente da frase "fazer depender menos da banca", uma vez que é, obviamente, um punhado de areia atirado aos olhos. Não dependem dos Novos Bancos, dependem das instituições de crédito privadas que servem de plataforma para o empréstimo obrigacionista! Fico feliz que, no FC Porto, quando saem R&C, não há assalariados e avençados que se dedicam a fazer - em muitos sítios! - a apologia do placebo como cura de todos os males. Há, sim, muitas vozes críticas e assertivas aos defeitos e incoerências dos mesmos, a apontar as falhas e a discutir soluções. No ficaben, permite-se que a coisa fique negra, porque logo há um spin patrocinado pelas instituições. Veja-se só a diferença entre esta peça e esta outra, saídas rigorosamente no mesmo dia. 

Todos sabemos que, neste momento, o ficaben está alicerçado na maquilhagem de contas com as vendas a dinheiro de monopólio de jogadores em múltiplos de 15M de Luís Filipe "La Redoute" Vieira e de Jorge Mendes para apresentar contas positivas e assim fugir ao Fair Play da UEFA. Mas a verdade é que isso não muda a realidade das necessidades de dinheiro real. Por isso Vieira é chamado de "La Redoute" por muitas papoilas: passa a vida a tentar vender os seus jogadores a preços que não escandalizem a sua turba. Só que não consegue.

O proteccionismo da bolha e do rascord é altamente pernicioso, uma vez que permite a que este estado de coisas continue. E a sensação de impunidade e de fuga para a frente é de tal ordem que, como se vê em baixo num tweet de Mr Burns, se dão ao cúmulo de gozar com o proteccionismo de que beneficiam. Até ao dia que corra mal. Mas, aí, o problema não é nosso. Por isso, continuem a gozar-nos. Nós, pelo menos, estamos a caminhar para resolver os nossos problemas. Por muito que nos custe.

Quero dar os meus sinceros parabéns ao meu caro amigo Manuel Vila Pouca pelo 10º aniversário do seu essencial Dragão Até à Morte, uma voz basilar na Bluegosfera. Alguém muito dedicado e que vive com a maior intensidade a causa Portista, é, foi, e tenho a certeza que será sempre um enorme exemplo de Portismo para mim. Grande abraço, meu amigo, venham mais dez!

6 comentários:

  1. Dívida para pagar dívida, ainda mais cara - juros de 4% - nunca terá futuro. Mas os iluminados estão lá todos e convencidos que o seu modelo de gestão é glorificado...certamente por Mendes.
    Deixa-os pousar...

    P.S.
    Como, infelizmente para nós, já vi este enredo, vou sentar-me no cadeirão a ver quantas pérolas o Lipe das Furnas vai tentar vender.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dívida de 4% para pagar divida que custa 7%. Acho excelente gestão financeira. São 1,5 Milhões poupados em juros por ano.

      Eliminar
  2. Há,houve e haverá sempre duas maneiras de analisar as coisas: uma é para os vermelhos para os quais tudo é visto a cor de rosa, outra é para os demônios azuis em que a coisa mais banal é transformada em catástrofe. É a CS social que temos e à qual devíamos dar o nosso desprezo mas em vez disso ainda os convidamos para as nossas feiras de vaidade. Enquanto não se mudarem as mentalidades de quem nos dirige, ou serem eles mesmo mudados, a nossa falta de reação fará com que sejamos sempre discriminados. Esperemos por melhores dias.

    ResponderEliminar
  3. Quanto mais disfarçam, maior a queda para a realidade.
    Espero que a queda seja das mais dolorosas de todas.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  4. Estou muito orgulhoso por ser portista e de ter um treinador que é elogiado pelos nossos queridos adversários (acho que também tenho o direito de os tratar assim tão carinhosamente..) eu apenas o acho um grande banana, (foi penalty.) Andam os adeptos a pregar e este banana e presidente incluído a elogiar os árbitros. É preciso o nosso "amigo" zporting apresentar queixa contra o nosso "amigo" lampião pelo que se passou no antro da Luz.. do Porto nem uma palavra. O NES deve estar orgulhoso pelo elogio do ratazana santos. BRRRRRRRRRR.
    Cumprimentos portistas
    A. Martins

    ResponderEliminar
  5. Obrigado, Jorge, depois pago-te o café. Mas se preferires pipocas...
    Abraço

    ResponderEliminar