segunda-feira, 21 de agosto de 2017

FC Porto 3-0 Moreirense - Vitória Àbomba Numa Tarde De Verão


Eita, oxénti, vixmaínha, Jesuís. Não, num é esse. Não, também não é o outro. É um terceiro, o figurado. Numa tarde de destilaria de 46 mil almas, em que todos suamos mais que uma sauna de gajos de Wall Street, fartei-me de lembrar do Asa Branca. Ou deste, que também é fixe, e tem uma cabeça falante. Quí brazêro, Qui fórnálha! Perguntei-me como raio se ia jogar nesta tosta. Sim, como a do Dave, o Bárbaro. E sim, o resultado não foi espectacular. Nem poderia.

Uma entrada confusa, especialmente para Marcano, Óliver, Brahimi e Corona, deu numa toada crescente a partir dos dez minutos, que durou até aos 2-0 de rajada. A partir daí, o subconsciente disse "eh, pá, ooou, já chega qu'sto já está"! Não estava, nem pouco mais ou menos, e o Moreirense tentou fazer o que lhe competia - aproveitar o espaço e o desacerto.

O segundo tempo, já sem um Brahimi condicionado (Sérgio, se eles não estão a 100% vamos não arriscar, ok? É que profundidade é coisa que não temos!) e com um Otávio no modo "próndéquieuvou meismo?" a coisa agudizou-se, aqui e ali com bons momentos - num dos quais o golo de Aboubakar que sentenciou o jogo e lhe deu o primeiro hat-trick - a verdade é que a segunda parte foi um reflexo do clima: lenta, pastosa e desligada.

Valeu neste jogo, isso sim, um Abou na sua versão Rei Bakar: a temporizar, a criar linhas de passe, a  procurar jogo, a marcar. E um Marega muito melhor do que lhe pintam, a centímetros de marcar. E um Alex Telles a varrer o corredor que era uma maravilha. Todos os outros, já vi fazer mais e melhor. Aqui e alí com bons momentos não chega.

Esperam-se melhores dias. Para a semana vem aí um adversário mais forte. E com um orçamento mais em conta. Há que ser o melhor FC Porto - aquele que já vimos este ano. Há que ter a certeza que vai ser muito complicado... e inclinado. No entanto, sem 40º à sombra.

24 comentários:

  1. Como todas as maquinas funcionam até uma certa temperatura, ontem a nossa acusou essa temperatura a mais.
    Mas é assim que tem de ser, 2 golos de rajada e pode-se a seguir jogar com mais calma e mais cabeça.
    Não se viu isso na segunda parte, espera-se que a equipa possa nos próximos jogos gerir melhor o tempo com/sem bola.
    A loucura das bolas paradas perdidas continua, acho que é obsessão minha estar sempre atento a este tipo de lances. Mas que falhamos grande parte dos cantos é um facto.

    Vamos lá ter o nosso primeiro "clássico" na próxima jornada com o benfas b. Mais uma equipa que vai comer relva, madeira e cimento para nos deitar abaixo.
    Que tenhamos todos os jogadores fit para enfrentar este jogo importante nesta primeira fase da época.

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jogo muito importante, sem dúvida. Mas são todos...

      Abraço

      Eliminar
  2. Não penso ter sido ido assim tão mau. É sempre mais difícil trabalhar novos processos ofensivos depois de, durante anos, andarmos a praticar um futebol de píveas.
    Domingo, se calhar, ficaremos com uma ideia mais precisa do que poderemos valer....

    ResponderEliminar
  3. Temos um plantel fraco e não temos dinheiro. É um facto que há responsáveis por esta situação mas pelos vistos ninguém está interessado em lhes pedir responsabilidades. De qualquer modo há jogadores bons e baratos no nosso campeonato e eu não compreendo como não os vamos buscar. Se calhar não dão comissões! Os seus nomes? Etebo e Welthon. Ah já sei estão à espera que vão para o Braga ou Atlético de Madrid para depois os irem buscar por 20M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chega Francisco. Ou você diz qualquer coisa de positivo de SEJA LÁ O QUE FOR ou então não comenta mais aqui.

      Dizer mal é facílimo!

      Eliminar
  4. Boa noite Portistas.

    Ontem jogamos como quisemos e ganhamos mesmo com os padres do costume a tentar rezar as missas á sua maneira. Mais um penalty sonegado no campo e na cabine, em lance de Corona na área.

    Nada apontar sobre o jogo, Quando se vence nem vale a pena falar do resto...

    Hoje estranhei foi o facto dos jornais desportivos da capital que costumam servir os clubes de lá, terem feito capas com grande destaque ao FcPorto e à vitória de ontem. O que passou-se?

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  5. Muita fé na capacidade física de Marega, Aboubakar, Danilo e no génio de Brahimi. O resto é o mesmo de sempre.

    ResponderEliminar
  6. Bem foi mais do mesmo esta epoca, ganhamos devido a força fisica dos avançados e a disponibilidade intensa sempre dos mesmos ( casillas, teles, marcano, filipe, danilo ) o resto oliver lento e sem ser apertado, corona uma nulidade ou quase como o costume com as exceçoes que confirmam a regra, layun uma nodoa acomodada, hernani o sprinter, brahimi em baixo ( nao aguenta 2 jogos intensos os 75 minutos ), maxi acabou, no banco enfim andre2 lento, otavio a ver se arranca, reys que deve andar chateado, e quem mais?? PRECISAMOS DE 3 JOGADORES A SERIO PARA O MEIO CAMPO, INTENSOS, RAPIDOS, FORTES FISICAMENTE, sem isso e com a vertigem de jogo que este sistema tras duvid que os 14, 15 jogadores cheguem o que esta a provar que o problema nao esteve nos treinadores mas nos interpretes que nao foram colocados a sua disposiçao. MAS E O QUE EU DIGO PELO MENOS MARCAMOS A ESTAS EQUIPAS QUE SO DEFENDEM coisa que nao acontecia. Atao nao tinhamos 6M para dar pelo capitao dos sub 20 que ate e portista e que encaixava como uma luva no plantel e tivemos 6M para o depoitre? a culpa dos inexitos esta claramente na tal estrutura que nao funciona e no presidente por questoes ligadas com a idade.

    ResponderEliminar
  7. Estou de acordo com o Ega. No Domingo faremos uma boa exibição. Temos valor para isso, com as nossas lacunas, é certo, mas Sérgio Conceição está lá para manter os corações ao alto. Já oiço por aí muito queixume e pessimismo, quando precisamos de união em torno de uma equipa humilde que tem uma tarefa titânica pela frente.

    No outro dia vi um tal Alibec a dar muito trabalho à defesa lagarta. Muito possante, rápido e de remate violentíssimo. Diz-se que estamos interessados, mas dificilmente chegaremos lá, dadas as limitações impostas pelo fairplay financeiro, além do sonsito do Watson, Watford, ou lá o que é, também o querer. Enfim. O Gonçalo Paciência não nos serve? Jogar com 2 pontas e ter 3 no plantel é um bocado curto.
    Mas o mais premente nem é outro ponta-de-lança. São cenas no meio campo. Como alternativas credíveis a Danilo e Óliver (para este acho que Otávio devia ser doutrinado na posição), além do facto de não existir um único 8 aceitável no plantel. Óliver está a fazer um híbrido 8-10, mas se sai para entrar André André, perdemos posse, construção, velocidade e só ganhamos em porrada, ou seja, nadras. De Herrera nem falo, a não ser para dizer que acendo uma velinha todos os dias para que alguém tenha a caridade de nos pagar algo por ele. O sistema de jogo do Sérgio elimina inteligentemente a necessidade imediata de ter algum destes dois em campo, mas Óliver não dura sempre, e as vicissitudes da partida também exigem capacidade de adaptação táctica. Por exemplo, imaginemos que estamos a vencer 2-1 na Luz aos 75 minutos, Óliver está esgotado e é necessário segurar o meio campo. É o seguras...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alternativa ao Óli... é o Herrera. Tudo dito, verdade?

      Abraço

      Eliminar
  8. Domingo, o VAR não marca presença? Por isso, é necessário que hoje se mostre mais emails sobre os padres. Não se pode andar a brincar às audiências do Porto Canal.Até o gordo da TVI24 já goza de novo, depois de andar deprimido durante algum tempo.Relaxem e depois queixem-se. Estou com muita expectativa para o programa de logo à noite. Se for uma imitação barata dos últimos dois,deixo de o ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem de haver mais consequência para lá da denúncia, creio...

      Abraço

      Eliminar
    2. o tal de gordo so esta a atirar isco para ver se alguem pega, e tu fostes fisgado. O problema do gordo e que estao la dois outros comentadores que presam muito a avença e portanto ...... se utilizassem os mesmos metodos o programa era ainda mais um caos, NESSE PROGRAMA O QUE IRA MUDAR MUITO EM BREVE SERA O APRESENTADOR QUE NAO ESTA LA A FAZER NADA A NAO SER RIRI SE

      Eliminar
  9. O F.C.Porto está realmente sem comando. Depois de uma luta desenfreada de sites e blogs portistas contra a corrupção vermelha, eis que surge outro iluminado a reiterar a grande façanha de Nuno Espírito Santo. Diz Sérgio Conceição:deixem os árbitros em paz". Ora, SC resolveu mandar às favas a luta de todos os portistas e oferecer um ramo de flores ao Benfica. Esta situação trouxe-me à memória a triste figura que SC fez na conferência de imprensa,após o jogo do nosso clube em Guimarães, quando ele lá treinava. Como treinador, aprecio SC. Como homem, zero. Agora, o F.C.Porto também se deixar humilhar publicamente por um funcionário arrogante?Vai permitir que SC continue impune? Não o obriga a retratar-se publicamente? Ninguém comenta isto? Ou só o vai fazer no primeiro desaire? Começo a dar razão ao presidente do Nantes.

    ResponderEliminar
  10. Eitá, que é que se passa com estes comentários de portistas(?)?

    Quando não empatávamos caia o carmo e a trindade porque não havia fio de jogo nem dinâmica ofensiva, ganhámos 3-0 e com um calor infernal, imagina se tivessem menos uns 10º (6-0 ?)...

    Isto tudo porque os dois estarolas deram chapa 5 e nós ficamo-nos por 3?...enfim.

    Muito contente ando eu com este FC Porto, gostei de ver ontem no Universo Porto o destaque merecido a Corona pela capacidade defensiva que lhe é reconhecida nesta época, assim como Maxi...e Danilo...e Óliver...e Alex Telles...e Aboubakar...ou pela presença ofensiva na área sempre com mais de 3 jogadores. Que querem mais? Substituições à Jesus no 5lb - Ou seja, a ganhar 4-0 e tirar um defesa para meter um avançado e marcar mais - ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Victor, assino por baixo. Esta época só poderemos ganhar se conseguirmos ser mais inteligentes que os adversários. Não é facil, mas acredito que temos capacidade para isso. O 'Anónimo' sublinhou aquela frase do nosso treinador, mas a mais importante parece que lhe passou ao lado, qualquer coisa como "não fazemos o nosso trabalho a pensar nos rivais scp e slb". É esta atitude que tem colocado os paineleiros carnidenses em estado de sítio. Este é um bom sinal de que estamos a trabalhar bem, apesar do plantel curto.
      Saudações FCPortitas.
      Luís Oliveira

      Eliminar
  11. Meu caro Jorge por acaso eu disse alguma mentira? Ou há verdades que são um pouco inconvenientes? Deve-se falar antes das coisas acontecerem e não colocar trancas à porta depois da casa ser assaltada.Mas respeito a sua opinião. De qualquer modo continuarei a dizer o que penso. Tal como todos aqui só desejo o bem do clube mas as coisas a continuarem assim iremos ter mais do mesmo. É com este plantel e esta política que podemos ser campeões? Só em sonhos.

    ResponderEliminar
  12. nao percebi pah uma aposta que es lampiao dos 4 costados, se SC dissesse algo sobre o arbitro era castigado um mes pelo menos, temos quem denuncie as situaçoes, o treinador e para treinar.

    ResponderEliminar
  13. tava uma brasa pah...
    Se não gerimos o esforço num jogo onde estamos a ganhar 2 a 0 contra uma equipa que, acho eu, não fez um único remate à baliza na 1ª parte, com o calor que estava... vamos gerir o esforço quando? Caramba parece que está sempre tudo mal...
    Também eu gostava que a equipa tivesse marcado mais golos, também eu gostava que aquele penalti tivesse sido marcado, mas o que eu gostei muito mais de ver foi a equipa a ganhar sem ter que dar o litro, são precisos jogos destes para poder gerir esforço e, estou convicta, poder rodar jogadores sem perder qualidade, caso contrário, teremos sol de pouca dura porque só 14 ou 15 jogadores não é suficiente para aguentar uma época inteira.
    Quanto ao nosso mister... carago... que altamente... tenho uma teoria, acho que ele sabe da importância da comunicação social, e está literalmente a dar graxa... como fez há dias na conferência de imprensa quando uma jornalista d'o panfleto da queimada fez a última pergunta e ele saíu-se com " vamos terminar com uma menina"... e depois... "uma pergunta muito interessante essa"... quando eu por exemplo não achei nada que tivesse sido... e acho que graças a isso na segunda feira tinhamos destaque de capa nos 3 jornais desportivos... o ditado é antigo... se não os consegues derrotar, junta-te a eles!

    ResponderEliminar
  14. Oh Caro Jorge... já agora só uma questão extra... se Abou chegar a Janeiro sem renovar e assinar com o Porto mediante uma boa comissão? não fica totalmente nosso sem gastar muito dinheiro? ou seja... ficando ele livre para assinar não poderá assinar pelo Porto mediante uma boa compensação financeira diretamente para ele?
    Como eu gostava que acontecesse uma coisa destas...
    E a outra equipa que tem o passe? ao renovar nós pagamos e eles continuam com o passe? ou no fim do contrato com eles o passe fica na posse do jogador? queria muito perceber como fica essa situação até porque não acho lá muito justo que a gente pague para renovar o contrato e a outra equipa que não faz nada tenha automáticamente direito que seria perdido em caso de deixar chegar o contrato ao fim. Como raios funciona isso?

    ResponderEliminar
  15. ò Jorge,
    Tens cá uma mente aberta para aturar com cada comentário!!!!
    Ganhamos por 3 a zero e ainda estão maldispostos!
    Precisamos de tipos assim como estes comentadeiros; Portugal assim pode ombrear com Alemanhas, Franças e Reinos Unidos! Não só no futebol como na economia... :))

    ResponderEliminar
  16. Mais um jogo, mais uma vitória. Faltam 31 jogos!
    Este foi aquele tipo de jogo que me habituei a ver o Porto fazer nas caminhadas para os diversos campeonatos que ganhou. Um Porto que acelerou, marcou e descansou. Na segunda etapa, voltou a acelerar e a marcar - sempre com os olhos na baliza. Esta tem de ser a nossa normalidade. Não foi um jogo perfeito, longe disso, mas foi um jogo "controlado".

    Se todos os jogos no dragão forem assim, assino já por baixo.
    Parece que o tempo dos guarda-redes suplentes armados em treinadores que nos punham a jogar para os lados, definitivamente acabou!

    Dito isto, mentiria se dissesse que estou 100% convicto do valor e da qualidade dos nossos jogadores. Provavelmente na teoria, somos a 3ª equipa este ano e como tal só o trabalho de Sérgio Conceição na valorização e crescimento dos jogadores nos levará ao título. Creio mesmo que esse esforço terá de estar à altura do trabalho que Mourinho realizou em 2002/2003 nessas mesmas vertentes. É sem dúvida um grande desafio mas em virtude do calibre dos nossos adversários, é exactamente isso que acho que terá de ser feito para em Maio sermos campeões!

    ResponderEliminar