quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

O Que Nos Faz Diferentes

Ontem viveu-se um dia de particulares perplexidades, no que toca ao desporto nacional. Durante o jogo de hóquei entre o Sporting e o FC Porto, a claque dos primeiros, a dado momento, entoou um cântico exactamente igual aos que antes criticou, falando jocosamente da morte de pessoas. Pouco tempo depois,  Bruno de Carvalho veio "repuidar" o mesmo de uma forma, diria, bastante dúbia.

Não só aproveitou a oportunidade para, mais uma vez, repetir a cartilha - sim, a cartilha - de que o FC Porto não tem a legitimidade de exigir que se cumpra o regulamento, como, mesmo na questão das claques, se atreve a sugerir que elas podem não ter cantado o que cantaram.

O FC Porto condenou veementemente os cânticos estúpidos sobre o avião da Chapecoense. Mas sem nenhum tipo de "se" nem nenhum questionamento da óbvia veracidade dos mesmos.

Da mesma forma, este alinhamento segundo-circular é ofensivo de tão estúpido que é. Como se pode ver no relato deste vídeo do Batalha 1893 foi a Protecção Civil, e não o FC Porto, que decretou que não se jogasse a segunda parte, e que retirou o público do Estádio por causa do risco de desabamento. Sim, desabamento. Sendo assim, é, naturalmente do pleno direito do FC Porto - que pode provar que tinha os jogadores no túnel, prontos, equipados e alinhados, para entrar - exigir as medidas punitivas em baixo. 30 horas depois, as pessoas já não correriam riscos? Claro que sim. Argumentar com Brahimi é só nojento.


Sim, porque na verdade estão todos ansiosos que tal continue, dado o resultado ao intervalo, como se este estivesse escrito na pedra. Como se faltassem dois minutos para o jogo terminar.. Mas valem mais os hipotéticos três pontos do que as vidas humanas que correram efectivo RISCO no domingo. Ganhar, não importa como.

É isso que nos torna diferentes.

Também das polémicas admissões de recepção de "pagamentos por direito de preferência" e "vendas de jogadores" que não batem certo, ninguém quer saber. Chegamos ao cúmulo de vermos um Secretário de Estado, que tutela o nosso Desporto, a ter este discurso. Tudo ficará na mesma, o Governo põe o corpo fora, Federação e Liga remetem-se ao silêncio. Depois queixam-se do nosso campeonato ser visto como é! Vai-se permitindo que um clube compre favores dos seus competidores e tudo está bem.

Vamos cantando e rindo, com uma reacção cingida a um programa de terça feira à noite. E depois queixámos-nos do que nos acontece! A esta vergonha ter-se-ía de responder em conferência de imprensa clara, directa e sem margem para rodeios! Está na hora de dar um murro na mesa e acabar de vez com esta palhaçada e esta sem-vergonhice! 

10 comentários:

  1. Totalmente de acordo.
    Bem Haja
    Abraço
    Manuel Magalhaes

    ResponderEliminar
  2. Caro Vassalo, bom dia.
    Estas são as trapaças e armadilhas que nos irão preparando enquanto estivermos a ganhar. Na minha opinião o prejudicado com todo este caso estoril foi o FCP, já que não tenho duvidas que eles não iriam ter pernas para a 2ª parte como já se vinha observando no último quarto de hora. O FCP só não resolveu o jogo porque não foi eficaz, caso contrário terminava a 1ª parte com 3 ou 4-1. Aí o Sr BC já viria apelar à repetição do jogo. Estive lá e confirmo tudo o que foi relatado no Batalha pelo HS e no Bibó Porto pelo RAM.
    Outrossim, pode pf dizer-me 'o que passou se' com o Porta 19 e com o Cavani?
    1 abç e viva o FCP contra tudo e contra todos.
    Luís Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ouviste o Sérgio? Quer o FC Porto a entrar com tudo. Vamos ver quanto tempo aguenta o Estoril. E ganhar o jogo. E ganhá-lo depois - ou antes - na secretaria, como é nosso legítimo direito!

      O site teve um problema de tráfego, a ser resolvido. Assim que estiver debelado avisaremos. Entretanto, o Cavani está disponível no Youtube, aqui:

      A Culpa é Do Cavani - Jornada 26 - Pilas de Dragões Grandes

      Abraço

      Eliminar
  3. as coisas nao podem ficar mais como estao, isso e claro. A nos resta nos em tempo oportuno ter uma reaçao definitiva nem que seja pedir para jogar no campeonato espanhol, ou fazermos o que se fez no basquete. Mas este tipo de coisas vai ter consequencia de certeza, nem sei se nao poderemos remeter tudo para a uefa , fifa e UE. Sao coisas que nao se resolvem rapidamente, aqueles que ,meteram o pe na poça estao calados, estao no seu direito instruiodos pelos advogados, com conferencoas de imprensa ou nao iria dar ao mesmo ja que a nossa cobertura nacional na media e muito baixa. NOS TEMOS DE ATUYAR SEMPRE COMO SE ESTIVESSEMOS PERMANENTEMENTE EM GUERA E A VERDADE E QUE PARA ISSO TEMOS DE TER PESSOAL MAOS NOVO MA CHEFIA. Agora amigos nao e com frangos do Sa jogo sim , jogo sim que la vamos, mao e com teimosias bacocas do treinador em meter oliver e soliveira no banco que la vamos, nao e com jogaroes como hernani, lsyun, andre2e do genero que la vamos, marega tem as suas dificiencias tecnicas e nem sempre acerta, senao tivermos brahimi a coisa fica feia, corona parece jogar por favor nao tem espirito de campeao e acomodado. Parece me que SA esta a provar que a decisao sobre casillas nao foi so falta de empenho nos treinos. MAS AQUELE FRANGO CONTRA O ESTORIL FOI DEMAIS, vamops ver se SC continua a ser teimoso. Vem paulinho como tinha dito ha meses atras, e bom vamos ver se SC nao o poe no banco so porque çlhe apetece. O outro rapaz frances enfim SC gosta dele .....vamos ver. NAO ME POSSO ESQUECER QUE SC PERDEU UMA FINAL DE TAÇA A JOGAR CONTRA 10 E A GANHAR, pereceu me muita falta de capacidade tatica e sanguie frio nos momentos decisivos, vamos ver se nao e so emoçao. O porto esta a sofrer demasiados golos ultimamente. E nao pervebo porque chama Bes se depois nao aposta neles prefere fabianos, hernanois, layuns, e assim.

    ResponderEliminar
  4. Jorge,

    Porta 19 e Cavani foram deitados abaixo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nop, ninguém nos derruba. Deitavam abaixo o Marega mais depressa ;) Demasiado tráfego crashou o servidor, aparentemente. Mas o novo episódio está disponível aqui:
      https://m.youtube.com/watch?v=SgNM0Qh8TI8

      Eliminar
    2. Thanks Silva,

      Estava a ficar de "ressaca" e com "tremores" por falta do meu Cavani habitual ^^

      Eliminar
    3. Malta, mas o Cavani (Jornada 26) continua indisponível nos Podcasts da Apple...
      Abraços!

      Eliminar
  5. Olá, Jorge

    Estamos todos lixados por causa de segunda-feira, daquilo que sucedeu no jogo e no pós-jogo! Quanto à equipa já la vou, quanto ao circo que se seguiu só pergunto: Estavamos nós portistas à espera que fosse diferente do que foi? Quando o tema é FC Porto tudo o que possa servir para insultar o nosso clube, é usado e repetido até à exaustão pelos media de Lisboa. É assim e sempre será assim. E ainda bem que é, pois assim é que dá gosto ganhar. CONTRA TUDO E CONTRA TODOS

    Obviamente não quero ganhar na secretária. Para mim o ideal seria ganhar ao Estoril nos próximos 45 min. Se o Estoril tiver algum tipo de culpa em toda esta questão, então deveria perder adicionalmente mais 3 pontos. Era para mim a situação perfeita.

    Quanto à equipa e os primeiros 45 min, não consigo deixar de pensar noutra palavra que não "desilusão". Não sei como conseguimos fazer uma primeira parte tão má. Ainda não meteram na cabeça que nada está ganho. Cada jogo neste campeonato é uma final e já todos sabemos que não nos podemos dar ao luxo de fazer jogos menos conseguidos. Perder pontos em casa do ultimo é impensável.

    A forma como a equipa desapareceu sem "Brahimi" é inacreditável e inaceitável. Repito, INACEITÁVEL. Espero sinceramente que aqueles 45 min não mais se repitam.

    E na baliza, espero que por fim, volte quem nunca de lá deveria ter saído. Nos ultimos 4/5 jogos do Porto o Sá só toca na bola para a ir buscar dentro da baliza. Ou a bola vai fora e não é golo, ou então se vai à baliza, entra. Um guarda redes de um grande tem de mostrar valor nas poucas vezes que é chamado e isso o Sá não tem feito. O Sá não é por agora um valor acrescentado à equipa. Aliás, é justamente com a entrada de Sá que o clube começa a encaixar golos atrás de golos. As equipas adversárias descem uma vez até à nossa área e facilmente têm marcado golos. Não pode ser. Substituir Casillas por Sá foi um tiro no pé. E não o digo agora. Disse-o logo nos primeiros jogos depois da substituição. Este tipo de invenções dispenso bem. Está na cara que Sá não é guarda-redes para o Porto. Aqui, SC errou.

    Pessoalmente, embora confiante no trabalho de SC e da equipa, quero tentar perceber o que poderá acontecer daqui para a frente, em termos físicos, mentais e tácticos. Confesso que fico algo apreensivo com os 2 ultimos jogos (Guimaraes e Estoril) e as suas primeiras partes. Será sinal de que a equipa está cansada? Será que SC tem apoiado em demasia o jogo da equipa no físico dos seus jogadores?

    Quero ver qual é a resposta da equipa amanhã. Numa altura em que os mais directos rivais parecem estar bem, e em particular o Benfica parece recuperar alguma boa-forma, seria péssimo começarmos a perder gás. Amanhã é preciso dar uma boa resposta. E nada melhor do que o Benfica "C" para nos dar ganas de comer a relva. Haviam de sofrer uma daquelas goleadas à antiga. Curtia mesmo.



    ResponderEliminar
  6. Hoje temo que a coisa não vá correr bem.
    É o primeiro "Ouve lá ó Mister" que não leio desde o início da época. Vamos ver...
    Acho que o Bertochini suspendeu o site só para testar as minhas premonições. ;)
    1 abç e viva o FCPorto contra tudo e contra todos.
    LO

    ResponderEliminar