sábado, 21 de abril de 2018

A Perspectiva Necessária


É então chegada a hora. A recta final do objectivo principal e último está aí, e nós somos os que estamos melhor colocados para o atingir. Temos um calendário acessível, porque somos melhores e também porque, para além disso, os nossos concorrentes directos jogam entre si.

Mas está na altura de pôr as coisas em perspectiva e, se é verdade que é nossa obrigação vencer este campeonato, o é também pelo grande milagre de Conceição.

Sérgio Conceição pegou numa equipa sem qualquer reforço, tento perdido uma das suas estrelas, André Silva, e a única alternativa clara à posição 6, o fantástico Rúben Neves. Teve a humildade de saber que temos um rigoroso plano orçamental para cumprir e, desta maneira, arregaçou as mangas e fez das nossas fraquezas forças, e transformou água em vinho. dando nova vida a rejeitados, como Vincent Aboubakar e, principalmente, Héctor Herrera e Marega.

Com isto, fez com que ostracizados e rejeitados tomassem a dianteira e fossem, literalmente, o nosso farol. Quebrou recordes de golos, fez e faz - e espero que continue a fazer - um futebol de ataque e pressão, às vezes até exagerado mas, como diz o Silva no novo A Culpa é do Cavani, é assim e pronto. 

Sérgio Conceição uniu a equipa, devolveu ambição e determinação à mesma, e fez o grupo ser maior do que as suas individualidades. Ainda não vencemos competições, mas apenas por golos roubados e pelo sortilégio de penaltis. Fomos, pela enésima vez, manifestamente roubados pela arbitragem em mais de dezena e meia de penaltis, por vezes em alturas cruciais, que nos custaram pontos que, se não tivessem já entregue este campeonato à equipa que melhor futebol pratica, estaria lá perto. Mas, mesmo assim, seguimos em frente, e derrotamos aqueles que, comprovadamente, controlam e sempre quiseram controlar o sistema, em sua casa, plenos de raça e de espírito à Porto

Nenhuma equipa merece mais este campeonato que nós, nenhuma equipa fez mais, hercúleamente, que nós para o vencer. Temos, então, uma recta final de equipa a quem já vencemos este campeonato, para voltar ao nosso lugar merecido. E devemos agradecer a Sérgio Conceição esta posição. Muito obrigado mister. Fazer das fraquezas forças é algo que lhe estarei eternamente grato por ter conseguido. 

Vamos ganhar, vamos em frente, sem medo de nenhum polvo, cada dia mais ostensivo e ridículo, entremos para bater, como na Amoreira e em Portimão. Deixemos tudo  no campo e resolvamos esta contenda para estarmos juntos nos Aliados. Já temos saudades.

Falta pouco, vamos imbuídos no Mar Azul, inteiramente merecido, a caminho daquilo que já deveria ser nosso. NÃO SÃO FINAIS! São jogos contra equipas de valia inferior, e NÓS SOMOS O FC PORTO. Com humildade e sentido de responsabilidade, sim, sabendo que nenhum penalti nos cairá do céu no último minuto, mas com a certeza de que SOMOS MELHORES e que temos tudo na nossa mão, não dependemos de ninguém para sermos campeões!

PRA CIMA DELES, CARAILHE!

VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO! 

13 comentários:

  1. É isso mesmo Jorge em princípio somos melhores e em condições normais vencemos. Já sabemos que os padres estão atentos e sempre prontos a dar a missa vermelha. Não podemos é dar tiros nos pés como fizemos em Paços e Belém com exibições vergonhosas. Temos de mostrar o Somos Porto dentro do campo e não no final nas rodinhas.
    Esperemos que ganhemos o campeonato apesar da Sad e principalmente do presidente que se tiverem vergonha na cara nem aparecem nos festejos se os houver. No final da época terão de ser feitos balanços responsabilizando os acomodados e burgueses que mais uma vez não defenderam o clube de todos os roubos e ataques de que o fomos alvo. Não será uma Vitória para a qual eles não contribuiram em nada qus branqueara o seu miserável desempenho.

    ResponderEliminar
  2. Vamos la para estas 4 finalissimas, todos juntos a rumar para um so lado! A desilusão de quarta ja passou, vamos agora para o que realmente importa, vencer o campeonato!

    Estou convicto que se ganharmos os proximos 3 jogos somos campeoes em casa com o Feirense e ninguem merece mais isso que os nossos adeptos. Se assim nao for, cuidado que em Guimarães vao haver muitas armadilhas, a começar no Peseiro! E nao me esqueço que antes de ir à Luz o Hurtado decidiu tirar a camisola a festejar um golo e assim falhar o jogo pelo 5º amarelo, vao dar tudo para nos ganhar.

    SOMOS PORTO, PARA CIMA DELES

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não temos de ter medo, somos o Futebol Clube do Porto! Temos, sim, de ter RESPONSABILIDADE. E isso, são outros 500.

      Abraço

      Eliminar
  3. Saltar fora das tacas custou, ainda por cima tendo em conta a superioridade demonstrada. Mas este ano tem de ser o campeonato. Obra de conceicao, pois claro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. Mas o caminho faz-se caminhando. Não esquecer que JJ vai no TERCEIRO ano e o outro... ganha o que ganha nós sabemos como.

      Abraço

      Eliminar
  4. Os 45 minutos em Estoril e os 90 minutos em Portimão têm de ser estendidos até 360 minutos para conseguirmos aquilo que queremos. Agora que temos os plantel na máxima força (exceptuando o Danilo, claro), temos de jogar a toda a força.
    Há que contar com 2 equipas que vão fazer do mais porco anti-jogo, e 2 equipas que irão fazer o jogo das suas vidas em suas casas. Para além do mais os árbitros, VAR's e mais factores nos vão querer pôr em handicap.

    Ganhar ou Ganhar.
    O que vier de resto são tudo tretas.

    VAMOS FC Porto!!!

    Abraços.

    ResponderEliminar
  5. Grande Jorge,

    Definitivamente os nossos jogadores ouviram o Cavani e leram este teu post, ontem amassaram o Vitória em 15 minutos, que entrada maravilhosa! Agora seguimos para os Barreiros e tem de ser com a mesma intensidade, apesar de não ter gostado muito do discurso de jogadores e treinador quando convidados a abordar o próximo jogo, espero que não se acanhem e amedrontem, nós somos o FC PORTO, e eles são o marítimo do guardanapo.

    Abraço azul e branco

    Fernando Resende

    ResponderEliminar
  6. Sr. Jorge Vassalo: Quando Porto perde.....comentários de merda a culpar tudo e todos (principalmente SC), quando o Porto ganha é uma alegria!... Respeito Sr Jorge Vassalo.

    ResponderEliminar