domingo, 29 de abril de 2018

Análise Marítimo 0-1 FC Porto - As Portas do Título Estão Abertas por Maregod

Vamos fugir um pouco aos moldes tradicionais, sim? A vitória foi inteiramente merecida, esta nos Barreiros. Não matamos um borrego, matamos um cabrito grande e velho, com toda a garra e luta de quem não desiste. 

Entramos um pouco lentos, embalados no voodoo desta ilha, mas sempre com os olhos postos na baliza. Do outro lado estava um Marítimo competentíssimo, ultra organizado e a ocupar muito bem os espaços, cortando com qualidade as nossas investidas e tendo até o lance de maior perigo da primeira parte. A expulsão de Amir - justíssima! - abriu os corredores, mas o baixar das linhas do Marítimo tornou quase impossível a tarefa.

Quase impossível, porque a Providência permitiu que aquela que é, para mim, a figura do campeonato, Moussa Marega, restaurasse a justiça de quem deve ser o Campeão Nacional.

Gostei da entrada de Óliver e de Corona, achei Otávio um pouco perdido. Mas não tenho críticas a fazer. A emoção não me permite. Hoje foi uma prova de esforço e de ESTOFO de Campeão. 

Vamos rumo aos Aliados, com tudo o que isso significa. Quando estiver preto no branco, sobre isso falarei.

Força aí nos comentários!

51 comentários:

  1. Boa Noite . Como já escrevi anteriormente não quero esperar pelo 13 de Maio . Estou como o Iker : quanto mais cedo melhor . Um abraço .

    ResponderEliminar
  2. Por mim era vitoria do sport e depois vitoria sobre o feirense e romaria para os aliados. S. Joao antecipado. Esta ja nao escapa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queria ter escrito vitoria do sporting. Nunca do sport.

      Eliminar
    2. A gente percebeu. E está quase.

      Abraço

      Eliminar
  3. ganhamos! uma alegria! finalmente! estamos quase, quase o mesmo quase quase que nos fiseram +perder a taça da liga e a taça de portugal, mas desta vez os contornos sao diferentes. Esta quase e merecemos. Para o ano um def central a serio mesmo, e um meio campo mais forte fisica e tecnicamente para arrebentar com jogos tipo pferreira, belem e outros, uma nota estando a frente um ponto e sempre melhor que zero pontos para somar. Aquilo de lampioes contra lagartos vai ser fraticida, uma hipoteses que ninguem no meio deles queria, sao os milhoes da champion em jogo, ate se vao esgatanhar todos...........e eu ralado.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite amigos.

    No próximo vamos todos ao Dragão para em definitivo fazermos a festa de campeões nacionais.

    Hoje na Madeira fizemos um jogo QB em que no fim tivemos a felicidade de marcar o golo da vitória pelo o MAREGOD.

    No final do campeonato Marega devia ser nomeado o melhor jogador do campeonato, mas sei que "Polvo em decadência" vai optar por outros que não sejam jogadores do FcPorto.

    Falta 1 ponto para conseguirmos acabar com o "Polvo" em definitivo. Contra tudo e contra todos vamos vencer.

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ganharemos o campeonato. Matar o Polvo... é bem mais difícil. Ferí-lo gravemente... certamente.

      Abraço

      Eliminar
  5. Caro Jorge Vassalo,

    Sigo o seu blogue com regularidade e nestes últimos 4 anos, como adepto (doente!) do nosso FCP localizado em Lisboa, não consegue ter ideia do que foi conseguir aguentar a máquina de propaganda e de bazófia quer da (des)comunicação social, quer dos próprios adeptos das ditas cores. Não foram só os 4 anos a seco à conta de coisas "esquisitas". A nossa própria incompetência também ajudou e muito à festa dessa gente, daí ter arrancado para esta época com muitos pontos de interrogação quer com a escolha para treinador, quer pelo próprio plantel.

    Treinador "conflituoso", segundo os nossos merdia, um plantel de rejeitados e ex-emprestados em que a única contratação foi um GR e juntando-se a isso uma necessidade extrema de vender algumas pérolas para fazer face ao fair play financeiro da UEFA. Pessoalmente achei esta época como uma espécie de ano zero em que um terceiro lugar seria o mais lógico e realista face ao poderio (em n sentidos) dos rivais de Lx, em que estava autenticamente a rezar que a coisa não descambasse para não cairmos outra vez na debandada do treinador.

    Agora, com todo o ambiente que se criou à volta deste campeonato, com todos os roubos que levámos dos santos padres do regime, com todas as lesões, denúncias "anónimas", empresários chico-espertos (ou não!) com direito a tempo de antena priveligiado, comentadores adversários que mais parecem verdadeiros terroristas da palavra, com tudo isto chegamos à 32a jornada faltando só e apenas 1 ponto para podermos finalmente gritar, a plenos pulmões, CAMPEÕES!!!

    Friso, nada está ganho. Falta ainda o Feirense. Mas acredito que um Dragão a fervilhar, ansioso para poder festejar este grande campeonato irá dar um grande empurrão à nossa grande equipa. Um grande bem-haja aos nossos jogadores, equipa técnica e principalmente ao Sérgio Conceição pois finalmente temos um treinador com os ditos no sítio e que, com todas estas limitações mesmo assim está à beira de um campeonato que, na minha humilde opinião, não é menos do que histórico.

    Saudações portistas e venha domingo o quanto antes!

    Bruno C.

    P.S - Sei que podemos inclusivamente ganhar o campeonato no sofá se o campeonato da segunda circular acabar empatado mas não quero perder muito tempo a falar dessa gente, quem importa são os nossos. Fazendo o nosso não temos que olhar para os outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haveremos de ter os 3 pontos e a festa que merecemos.

      Abraço

      Eliminar
  6. Boa noite Jorge Vassalo

    Ganhamos finalmente na Madeira, num campo difícil para o FCPORTO, e com esta Vitória estamos a 1 ponto de conquistar este campeonato 17/18.

    Todos os que acompanham este Campeonato com olhos de ver sabem da sua real importância e o que representa neste Pais centralista que leva o clube do regime ao colo.

    Do que eu tinha "pedido" que o FCPORTO fizesse neste jogo, julgo que a concentração defensiva foi o melhor aspecto, a intensidade esteve assim assim, o problema foi mesmo a eficácia, seja na hora do remate, seja na decisão do ultimo passe...

    Assim, durante a 1ª parte o FCPORTO teve espaço para colocar bolas nas costas da defesa contrária, onde Marega ou Soares tentavam aparecer e assim criar lances de perigo, apesar da menor intensidade nos movimentos ofensivos, (apenas Marega colocava essa intensidade), mas os lances ou tinham má finalização ou o GR contrário defendia, sendo certo que o Marítimo apenas por uma vez incomodou verdadeiramente o Iker...

    Depois da justa expulsão do GR por falta durissima sobre Soares, o Marítimo na 2ª parte baixou claramente as linhas, e como o FCPORTO não marcou cedo, em alguns momentos jogou-se menos bem, com muitos cruzamentos, mas sem espaço nas costas, Marega não aparecia no jogo e os médios não conseguiam criar superioridade numérica ou desequilíbrios na área adversaria.

    As alterações também não surtiram o efeito desejado, faltou em alguns momentos discernimento no ultimo passe (Ricardo na ala cruzava sem precisão), no remate final (Soares perdulário), S.O. (grande defesa do GR)...

    E foi já perto do apito final que no seguimento de um canto do Alex Telles (12ª assistência) e já com Gonçalo em campo (aproveitar a altura) que Marega marcou o golo do triunfo, que diga-se, foi inteiramente justo, sim, porque mesmo a jogar menos bem, esta equipa do FCPORTO luta até ao fim na busca do objectivo.

    Realço que para mim no inicio da 2ª parte o arbitro teve 2 decisões muito duvidosas, a 1ª foi num cruzamento do Brahimi, com a bola a ir ao braço (claramente a fazer o corpo grande), logo era penalti, e a 2ª situação foi o golo anulado ao FCPORTO porque um defesa do Marítimo fez falta sobre o próprio GR que depois cai em cima do Marcano, mas o arbitro apitou falta ao Marcano... enfim, foi mais do mesmo, tal como 2 ou 3 lances de pisões que dariam amarelos, mas o arbitro as vezes nem falta marcava...

    Volto ao principio, Ganhamos, era o mais importante, pois nestes jogos onde os pontos valem ouro interessa é isso, Ganhar... e foi assim na Luz e agora na Madeira...

    Parabéns equipa, desde o treinador SC até aos jogadores.

    E principalmente aos adeptos que transformaram o Mar Azul no símbolo do apoio aos jogadores do FCPORTO.

    P.S.: Mas nesta altura falta um ponto, portanto é preparar bem o jogo em casa, pois os adeptos merecem uma vitória no jogo de despedida no Dragão e assim consumam a conquista do titulo.

    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar
  7. Só tive pena do Porto ter jogado francamente mal hoje.
    Tivemos o domínio absoluto, é verdade, tivemos bola e vontade de ganhar mas jogamos pessimamente mal.
    De resto, justiça servida em bandeja de ouro. Ganhamos contra tudo e contra todos. Batemos um polvo gigante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes de gala, às vezes de fato de macaco.

      Assim se criam campeões.

      Abraço

      Eliminar
  8. Jorge,

    Está quase!

    Mas agora um reparo ENORME!!!! Como é possível ter de ir a outros canais para ver a recepção pelos adeptos, à equipa principal de futebol??? O Porto Canal não deu NADA!!! NADA!!! Nem Aeroporto, nem Dragão, nem uma qualquer casa do cão... estavam a dar repetições... INACREDITÁVEL!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. os canais de lisboa so la estao por interesse, passaram uma epoca a criticar, a dizer mentiras e aparecem agora.....mas enganam quem...... MAIS VALIA TEREM FICADO EM LISBOA SOSSEGAINHOS E NAO GASTAR DINHEIRO DESNECESSARIO . Deviam ter tido vergonha.

      Eliminar
    2. Sim mas se não fossem os canais de Lisboa, pelo nosso, tinha sido uma receção sem qualquer relevo... isso é que é incompreensível!

      E btw, Herrera a mostrar o que lhe ia na alma junto dos adeptos... se havia alguma dúvida, este é sem dúvida nenhuma, o nosso capitão por mérito próprio!

      Eliminar
    3. UM nosso Capitão. Sem dúvida.

      Abraço

      Eliminar
    4. Julio magalhaes, ja chega. Mete do. Obg

      Eliminar
  9. Bom dia.
    Está quase...
    Sempre acreditei na nossa equipa.
    Agora é ganhar ao Feirense e depois podemos festejar como é merecido.
    Sobre o jogo entre os aspirantes e os corruptos, gostaria que os corruptos perdessem, quanto mais não seja para abanar a relação premiscua com os de Braga.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a haver vencedor - não me importo nada de ganhar no sofá... - que sejam os verdes.

      Abraço

      Eliminar
  10. Meus amigos,

    Nao é hora de modestia!!! Ja podemos ser realistas e arrogantes.... faze-los provar do proprio veneno!!!

    CAMPEOES CARALHO!!! SOMOS CAMPEOES!!!

    Jorge, domingo la estaremos para a merecida festa!!!!

    Contra tudo e todos!!!!

    Um grande abraco e domingo encontramo-nos!!!

    ResponderEliminar
  11. Mais uma xistralhada que nem a nossa Vitória pode branquear. Como é possível invalidar aquele golo? E ninguém fala desse roubo que podia ter graves consequências para nós não fosse o golo de Marega? O comportamento vergonhoso do Porto Canal que em vez de dar a nossa chegada preferiu dar um enlatado qualquer que ninguém vê diz bem do amadorismo reinante naquela casa. Uma vergonha!Agora pés assentes no chão pois ainda falta 1 ponto. Outros antes de nós também fizeram grande festa na madeira e depois o kelvin tratou de a estragar por isso cuidado com os festejos antecipados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diferentes contextos. Mas a equipa está com a cabeça no sítio.

      Abraço

      Eliminar
  12. Boas.
    O milagre aconteceu, somos praticamente campeões!!!! Grande mérito do SC!
    Titulo extremamente dificil, foi literalmente contra tudo e todos! Mostra que regressando aos velhos principios, privilegiar o trabalho e o espirito de sacrificio contra esbanjar dinheiro em pseudo estrelas para encher os bolsos de empresários, é e será sempre o caminho que dá frutos!

    O Porto esqueceu-se disso durante anos e pagou um preço muito caro! Este é que é o nosso ADN!! Espero que esta seja uma semente para um futuro melhor. Espero que o Porto faça tudo para segurar o núcleo duro de jogadores, voltamos a ter uma fornada de jogadores que vão saber o que é ganhar! Só os títulos dão confiança!

    Quando é que as bilheteiras abrem para o jogo de Domingo? Gostava de lá estar, nunca vi o Porto a ser campeão ao vivo....

    Abraço.



    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Bom dia JV, hoje estou muito feliz. O FCP voltou a vencer por nós.
    Parabéns à nossa equipa, desde o treinador SC até aos jogadores.
    Parabéns aos adeptos, ao simbólico e motivador Mar Azul que se afirmou como símbolo do apoio aos jogadores do FCPORTO. Parabéns a todos quantos acreditaram.
    Muito, muito obrigado pelas alegrias que me proporcionaram e proporcionarão apesar dos menos bons momentos (Aves, Moreira de Cónegos, Paços, Dragão-slb, Belém). Mas é preciso estar com os nossos nos bons e nos maus momentos, particularmente nestes. Sempre acreditei que no final isto seria para nós. Muito obrigado "Porto Universal" pela constante e indefectível presença em defesa dos nossos.
    Espero que estes últimos 4 anos nos serviam de lição. Jamais nos poderemos aburguesar. Isso nunca! O FCP é mais de fato de trabalho e conquistas suadas e arrancadas contra tudo, contra todos e, especialmente, contra os tolos.
    1 abç e viva o FCP.
    Luís Oliveira
    PS: Para mim SC é, e será sempre, humanamente BESTIAL.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos que a dura lição tenha seguimento.

      Custou muito.

      Abraço

      Eliminar
  14. Taba a ber que num era desta.
    Dass...

    ResponderEliminar
  15. ah quantos as festas aquilo transmitido pelos canais lisboetas teve muoito de ultima tentativa para iludir adeptos e jogadores e pelos vistas alguns adeptos iludiu, os SD quiserem receber os jogadores , tudo bem, mas o oportunismo dos canos de lisboa foi notorio bem fez o porto canal em nao andar a gastar dinheiro que nao tem em festas antecipadas, na altura precisa havera festa. Alias a sport tv deveria ter vegonha da transmissao, so faltou a btv e as suas linhas obliquas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah é? Para que serve um canal de um clube? Transmitir o orgulho dos adeptos na equipa é acessório??

      LOL

      Eliminar
    2. Opah Vidente... já chateias com essa conversa... Mas estás-te a esquecer que o Porto não é um clube do Bairro?

      Eu sou Portista e não sou da cidade, nem sequer nasci no norte... e vivo bem longe daí no Sul do País e ao contrário do pessoal do Porto, não tenho oportunidade de viver ao vivo, estas situações, portanto se um canal do clube é o único que não dá o sentimento da nação portista, nestes momentos, estou com o Jorge então a perguntar... Para que serve o mesmo?

      Eliminar
  16. Caro Jorge Vassalo,

    Andei toda a época arredado dos comentários mantendo, contudo, a leitura atenta do seu/ "nosso" blog. Hoje não contenho mais a minha ânsia de partilhar a emoção. Falta um ponto é certo, mas quem no seu perfeito juízo, acredita que o PORTO não consegue um pontinho nos seis que faltam? Temos campeão. Todos aos Aliados. Quando ganho não falto ao respeito aos adversários, quando os adversários merecem, claro. Não é o caso do 5LB. Por isso apetece-me cantar... Chora o Vitória, chora o Vieira, Ó penta ciao, penta ciao, penta ciao, ciao,ciao...

    ResponderEliminar
  17. Grande Jorge,

    Aquilo que se viveu ontem no aeroporto Francisco Sá Carneiro vai ficar eternamente gravado na minha memória. Não tenho pejo nenhum em admitir que chorei como uma criança enquanto saltava junto com o Herrera, nunca mais enquanto for vivo me vou esquecer daquele momento, em que o capitão do FC Porto saltou como um de nós, no nosso meio como um qualquer adepto, como eu ou tu. E agora, agora está quase, falta a forcinha final.

    Abraço azul e branco

    Fernando Resende

    ResponderEliminar
  18. Olá Jorge,

    Depois do Tondela dar uma ajudinha (quem diria!!!) comecei de facto a cheirar a vitória no Campeonato. Fomos ganhar à Madeira e só algo catastrófico é que nos impedirá de sermos campeões. Para já ainda teimo em não festejar nada, mas obviamente ninguém consegue disfarçar a euforia que isto nos provoca. Seria sub-humano manter uma atitude normal neste contexto. Já vi muita coisa no futebol, por isso vou ser como São Tomé - ver para acreditar.

    No próximo domingo se ainda não formos campeões, é entrar para comer a relva. Repetir a atitude competitiva que nos permitiu encaixar 3 ao Setúbal em 16 minutos.
    Volto a repetir - ainda nada está ganho.

    Num campeonato onde os 2 mais directos rivais ganharam uma quantidade absurda de pontos mesmo ao cair do pano, somos nós que na Luz e na Madeira, aos 89 minutos de cada partida, quase que asseguramos a conquista do título nacional. Ainda bem que guardamos essa "sorte" para a melhor altura.

    Quanto ao jogo, foi uma vitória mais que merecida. Não fomos brilhantes, mas o que era de facto muito importante era o resultado. Depois da derrota do SLB era muito importante ganhar. Não podíamos falhar. E assim foi.

    Uma palavra para Marega: De facto o FC Porto é um com ele e outro sem ele. Parece incrível mas de facto assim é. Se alguém me dissesse ano passado por esta altura que o Maliano iria ter este papel decisivo na equipa julgaria que era um completo absurdo!
    Marega é uma força da natureza e a continuar a jogar assim, a minha esperança é que fique por estas bandas por muito tempo.


    Um off topic:
    Se fosse preciso um retrato fiel do que tem sido as arbitragens e a influência desta no Tetra benfiquista, então basta olhar aos últimos jogos do SLB: Setúbal, Estoril e sábado, o Tondela. Estes 3 jogos são o espelho fiel da bandalheira que existiu depois de 2013.

    Valeu tudo nos 3 jogos acima mencionados para não deixar cair o clube "querido": expulsões perdoadas, golos mal invalidados a adversários e até um penalti salvador.

    O jogo de sábado na Luz é uma vergonha. Nuno Almeida fez uma arbitragem vergonhosa que só não ganhou outros contornos mediáticos porque o Tondela acabou por ganhar. A forma como inclinou o campo e poupou o Benfica é reveladora da total cegueira que este e outros árbitros nutrem pelo SLB. Indescritível. E é neste contexto que estamos pertíssimo de somos campeões. A conseguirmos o Título, como tudo indica, vai efectivamente ser contra tudo e contra todos. E de facto este ano, assim foi.

    Estamos muito perto. Falta só um bocadinho!

    Contra tudo e contra todos. POOOOORRRRRTTTTOOOOO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!

      Abraço

      Eliminar
  19. É verdade Jorge... Eu quero é o Cavani depressa olé... Eu quero o Cavani hoje... eu quero o Cavani hoje... olé... olé...

    :)

    ResponderEliminar
  20. Ora cá está, falta um pontinho para festejar o que vai ser nosso pelo esforço, pela garra, pelo querer de um plantel e de uns adeptos que lutaram contra tudo e contra todos.

    Sim, sou dos que nao acho o SC grande treinador, mas tenho que dar valor ao trabalho que fez, embora me pareça que em jogos que é preciso mexer do banco ele nao acrescente muito, ontem por exemplo, Oliver entrou uns 30 min mais tarde do que o devido.

    Queria só deixar aqui mais uma opiniao de desagrado pelo Porto Canal, vergonhoso nao ter transmitido todo aquele momento incrivel no Aeroporto, Iker disse no twitter, que nunca na vida viveu algo assim, nem no Real.

    Agora ouro sobre azul, o empate 0-0 no sabado, eramos campeoes logo e os verdes ficavam á frente dos corruptos.

    DOMINGO ESTÁ A CHEGAR, JA FALTOU MAIS, VAI SABER TAO BEM DEPOIS DE 4 ANOS DE MAS DECISOES E DE ALGUNS ROUBOS... CONTRA TUDO E CONTRA TODOS

    ResponderEliminar
  21. Nao fossem os malabarismos e teriamos ganho o campeonato ja na luz. Fiquei com o amargo de boca na eliminacao da taca. Mas paciencia.

    ResponderEliminar
  22. Não quero ser campeão no sofá! Já me bastou o Herrera:)

    ResponderEliminar
  23. Jorge!
    Off the topic

    Sabes alguma coisa sobre um tal João Félix sub-19 dos lampiões? O "gajo" é fera?
    É que já é a 2ª vez que o fulano faz miséria esta época nos sub-19 portistas...!

    Abraço
    Armando Monteiro
    http://dragaoatento.blogspot.pt/2018/05/os-sub-19-do-joao-brandao.html

    ResponderEliminar
  24. Jorge!
    Descobri...

    Os dirigentes da formação do FCP deixam fugir um fora de série

    João Félix o actual carrasco dos Sub-19 portistas...! É só o melhor futebolista português da sua (dele) geração...!
    Claro está que a jogar no FC Porto nunca seria tão protegido pelos árbitros como é no Benfica. É que os juízes do apito permitem que os adversários dos portistas joguem com extrema dureza e em contra partida aos meninos do Benfica nem com uma flor se lhes pode tocar, pois nesse caso entra a intimidação com os cartões e a marcação de grandes penalidades, sempre favoráveis ao clube da águia!

    Historial do João Félix:
    Minuto 83 do Freamunde-Benfica B. Hélder Cristóvão lança João Félix para o lugar de Buta. A substituição, aparentemente vulgar, encerra um dado importante: Félix passa a ser o atleta mais jovem a representar a equipa B das águias, com 16 anos e dez meses.
    Nascido em Viseu, o atleta já tem uma longa história para contar no futebol. Começou a jogar n'Os Pestinhas, pequeno clube da zona de Tondela, e aos nove anos mudou-se para o FC Porto.
    Esteve sete temporadas ligado aos dragões (até que foi relegado para o Padroense) , mas em 2015 trocou o Olival pelo Seixal. Fez 27 jogos e 10 golos nos juvenis do Benfica durante a época passada e já leva três golos em sete jogos nos juniores das águias este ano.
    A progressão de João Félix tem surpreendido os responsáveis do Benfica e esta chamada à equipa B é prova disso mesmo. Por ora, apenas sete minutos. Históricos.
    Como foi possível os actuais dirigentes da formação do FC Porto deixarem fugir para os lampeões um jovem tão talentoso como o João Félix?!

    Mas mais, fui informado por amigos que no Benfica os jovens das escolinhas não têm de pagar qualquer quantia para treinar futebol... Enquanto que no FC Porto os pais que queiram ter os miúdos a treinar futebol nas escolinhas têm de pagar... Enfim é uma política para elites

    Abraço,
    Armando Monteiro
    http://dragaoatento.blogspot.pt/2018/05/os-dirigentes-do-fc-porto-deixam.html



    ResponderEliminar