sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Aqui D' El Rey e a Realpolitik

Ontem assisti estupefacto ao embandeirar em arco aqui na Bluegosfera por umas, supostamente moles, declarações de Lopetegui numa entrevista à Champions Matchday.
O que disse de tão especial Lopetegui? O treinador disse que tem uma equipa jovem, que tem um projecto de continuidade que está a construir-se uma equipa baseada num grande plantel que é praticamente todo novo e que se está a conhecer e entrosar. E qual é a novidade disto? É o facto de ele dizer que não garante nada? Que "lutaremos até ao fim ou seremos campeões. Começamos bem, mas eu não garanto nada"?

O que é @ digníssim@ leitor@ pensa que isto quer dizer? Que "vamos tentar, mas se não der, paciência, pelo menos tentamos"? Evidentemente que não! Temos a mais forte, de longe, sólida, de longe, equipa do Campeonato! E isto deve-se a quem? Ao Pai Natal? Ao Coelhinho da Páscoa? 
Mas tem-se visto um Porto adormecido ou não lutador? Viu-se isso em algum dos mais recentes jogos? Nalgum dos últimos jogos vimos uma equipa que não deixasse a pele em campo? E, mesmo no Estoril, insisto, com algumas melhores decisões de último passe e um melhor apoio nas alas teríamos ganho de goleada! É discutível que se testem sistemas de jogo diferentes contra o Estoril? No jogo da Taça com o Sporting? Certamente! Mas, imagine @ leitor@ que se põe dois sistemas de jogo a carburar em pleno daqui a muito pouco tempo, já viu a força da imprevisibilidade do nosso Porto? Como vai ser difícil preparar uma equipa contra nós?

Mas vamos, se se quiser, à Realpolitik. Investimos muito - demasiado até, se calhar, embora eu acho que também isso é uma grande conversa da imprensa, uma vez que eu não acredito que o custo do Adrián seja mesmo esse, e também sei que a agremiação de Carnide gastou o mesmo ou mais e tem aquela equipa que se vê - num super plantel para ser Campeão e mais nada? Claro! Mas onde está escrito que o segundo lugar está bom? O que Lopetegui, muito bem, diz, e ainda bem, é que a equipa ainda está a dar os primeiros passos no sentido daquilo que ele idealiza e que o trabalho ainda não está feito! Óptimo! Se o treinador acha que o que se vê ainda é o início, não imagino o que será o fim!

Lopetegui já conseguiu anular os egos, fazer o jogador trabalhar para o colectivo, não pessoalizar a solução em um único indivíduo, trazer para nossa casa jogadores da qualidade de um Brahimi, um Tello, um Óliver e sim, esperem que vão ver, um Adrián Lopez! Conseguiu devolver Garra, Atitude e Concentração à equipa, Luta e não esmorecer à primeira contrariedade.

E vamos a factos, sim? Há quanto tempo o Futebol Clube do Porto não garantia a passagem à fase final da Champions na quarta jornada? Seria possível pensar-se numa remontada como a do jogo com o Shaktar no ano passado? Lopetegui sacrificou a Taça de Portugal para garantir que vencia ao Bilbau em San Mamés! Aqui D' El Rey, que pecado! Poupem-me! Mas a prioridade do Porto são as tacinhas? Agora vamos poder fazer dois jogos descansados, provavelmente até em poupança de esforços, ou então a lutar pelo primeiro lugar do grupo, enquanto os nossos rivais estão com o rabinho apertadinho em elevado desgaste - um deles, o que está a ser levadinho ao colo com um jogo de qualidade miserável e jogadores a pensar nos voos de Janeiro, a ter de jogar contra nós logo de seguida e tudo - a tentar tudo por tudo para não ficarem pelo caminho já .

E falando neste, realisticamente, já viu @ leitor@ o roubo consistente que estamos a sofrer? Eu digo-lhe, não se preocupe! Estamos a ser roubados de tal forma que até a ratazana Santos, de maneira nenhuma suspeito de ser Portista, nos põe à frente na sua "liga da verdade". nos põe cinco pontos à frente do benfas - eu diria mais! - que dizer deste festival de gamanço desabrido que tem servido para compensar as falhas evidentes dos nossos concorrentes e nos tentar desmoralizar! Conseguiram? Não! Com esta Garra e esta atitude alguém duvida que seremos, naturalmente , campeões? E, já agora, é assim tão criminoso ser sincero?

José Mourinho disse que, no ano passado, que o seu Chelsea só estaria em condições para lutar pelo que é natural no ano seguinte. Este ano, leva tudo na frente, mas nem eles tem jogado, na Champions League, como nós! A nossa equipa, os nossos jogadores, tem despertado o interesse, o espanto e a cobiça da imprensa internacional, a nossa equipa tem sido vista, aos olhos da isenta imprensa internacional, como um caso sério na maior de todas as provas! Tenhamos então o realismo de perguntar:

Se formos muito longe na Champions League será assim tão grave estar em segundo durante um certo tempo? Dar-se-á a época como perdida na mesma? E estamos, ainda que desfalcadíssimos e vilmente roubados e vilipendiados sistematicamente, arredados da luta pelo título? Estamos, ou não, apesar deste roubo de igreja, a conseguir manter-nos a morder as canelas de uma equipa que está a ponto de desmembrar-se completamente daqui a dois meses? E podemos nós, ou não, realisticamente, preparar muito melhor o jogo contra eles, por estarmos confortáveis nas outras provas?

E já agora, têm visto o Quaresma? Quem acham que é responsável por um Quaresma focado, calmo, ligado à equipa e orientado para o bem colectivo? Eu é que não sou!

E, por último, sei que sou novo, mas caramba! O homem está aqui por 3 anos, Roma e Pavia não foram feitos num dia, e eu dou tempo ao tempo, não percebo como não se possa fazê-lo. 

4 comentários:

  1. Caro Jorge:
    Subscrevo na integra as suas palavras.Não poderia estar mais de acordo.Errar é humano e Lopetegui certamente já os cometeu.Mas é o meu treinador,acredito nele e vai certamente cumprir com bastante exito os 3 anos de contrato.Significa que vai dar muitas alegrias ao universo do nosso GRANDE CLUBE FCPORTO .Este ano vamos ser campeoes ,continuo com a fezada que vamos as meias finais da Champions.Totalmente de acordo com o facto de Lopetegui ter recuperado -a todos os niveis-Quaresma.Adrian Lopez vai dar-nos mtas alegrias.
    Abraço
    RUIFCPESPAÇOK

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rui!

      Ás vezes penso que estou maluco por parecer ser dos poucos que tem uma coisa estranha chamada paciência!

      Ainda bem que está comigo!

      Abraço!

      Eliminar
  2. @ Jorge

    vamos por partes:

    1)
    «Ontem assisti estupefacto ao embandeirar em arco, aqui na Bluegosfera, por umas, supostamente moles, declarações de Lopetegui numa entrevista à Champions Matchday»

    acusei esse toque.
    meu caro, eu não «embandeirei em arco», antes insurgi-me com o facto de todas as traduções para Português terem sido alteradas, adulteradas e manipuladas. todas. sem excepção. e disso dei conta lá no meu estaminé.
    e como é que sei? porque tive o cuidado de procurar a fonte primeira da entrevista a Lopetegui: a própria revista, que felizmente o Clube a divulgou nas suas redes sociais.
    (como seria bom que houvesse uma forma de o Clube comunicar com os adeptos de forma 'limpa' e sem interferências de terceiros... sobre a entrevista: mais do mesmo, no sentido em que todos os temas abordados já o foram em anteriores conferências de Imprensa, mas em contextos diferentes)

    2)
    «Temos a mais forte, de longe, sólida, de longe, equipa do Campeonato! E isto deve-se a quem? Ao Pai Natal? Ao Coelhinho da Páscoa?»

    eu acho que é à Rena Rudolph :D. e à mesma SAD que, no ano passado (portanto: não vai assim à tanto tempo), tão atacada foi. e ainda o é. pelos "do costume", pois claro, tão afoitos nas suas reflexões e com muito orgulho «e que assim»...

    3)
    «Há quanto tempo o Futebol Clube do Porto não garantia a passagem à fase final da Champions na quarta jornada?»

    não foi assim há muito tempo; foi em 2012/2013. as outras e à quarta jornada da fase de grupos, ocorreram em 1996/97 e em 2009/10.
    mas, já se sabe que, em todas essas ocasiões, fomos bafejados pela sorte da Fortuna, com grupos muito «fáceis» e/ou «acessíveis»...

    4)
    «Mas a prioridade do FC Porto são as tacinhas?»

    obviamente que é o campeonato. e, logo a seguir, a Champions. e, depois, a Taça de Portugal. e é só.
    mas é óbvio que «as tacinhas» também são uma prioridade. e que a mim, pelo menos, custou-me bastante a eliminação aos pés do spórtém. e em nossa casa...

    5)
    «Se formos muito longe na Champions League será assim tão grave estar em segundo durante um certo tempo?»

    espero que, a 15 de Dezembro, já estejamos empatados na classificação com o actual líder. afinal, só dependemos de nós para conseguir esse objectivo.

    e é só :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos por partes:

      1) Obviamente, não era para ti! Nunca te vi dizer que o Lopetegui era mole e, além do mais, comendei-te como sempre pelos excelentes posts cheios de informação. Estou cansado é de tanto ataque reflexivo... e de outros quadrantes... a quem acabou de chegar. Obviamente não incluo o Tomo II.

      2) Bem, só prova o teu enciclopédico saber e o quanto sou mau a estatística! :D

      3) Enfim... como diz o Paulo de Carvalho, "gostava de vos ver aqui" era o que diria a essa malta se fosse parte da SAD

      4) Sim, completamente de acordo, e eu vi in loco ao lado de um efusivo lagarto que é o meu Pai e, ainda por cima, mesmo por trás do banco do zbordem... doeu. Ainda assim, se me deu a vitória em São Mamés, para mim valeu a pena. Tu o que achas?

      5) Completamente. E se há ano que temos de ganhar é este! Por tudo e por tudo! E alguém que diga isso ao JL!

      Abraçom!

      Eliminar