terça-feira, 11 de novembro de 2014

Estou no Canto do Adrián - Crucifiquem-me Também!


Declaração prévia de interesses: Não gosto de endemonizações. Não suporto bodes expiatórios. Não conheço Adrián Lopez. Sei que, como qualquer jogador do Porto, ganha um bom salário, tem de se esforçar e não pode ter lugares garantidos. Respeito inteiramente quem não se reveja numa linha do que vou escrever.


Não me conformando com o que se passou no encontro do Estoril, resolvi fazer a coisa mais masoquista possível. Resolvi ver de novo esse jogo. A frio. Sem emoção. Sem tendência. Sem coração. E então, eis que veio a surpresa: durante mais de 60 minutos, o Porto encostou o Estoril às cordas, atacou, pressionou, com um desacerto terrível.

A frio, vê-se um Porto que procura sempre o segundo golo, não perde assim tanto jogo no meio campo - até à saída de Casemiro - e empurra, tenta, avança. Vê-se um Porto que tenta por muitos e onde, curiosamente, não há assim tanto desacerto posicional como isso.

Nota-se, sim, que Cha-Cha-Cha é um jogador que não está adaptado ao sistema e estava muito perdido pelo terreno. Mas quem se posicionou muito, muito bem, foi Adrián. Ao longo do tempo que jogou, contei 9 desmarcações na cara do golo. Adrián tem um arranque e uma mudança de velocidade impressionantes em boa parte do jogo. Adrián faz o jogo que sempre tentou fazer. Os toques de calcanhar a passar a bola ao primeiro toque, a procura do segundo avançado no 4x4x2..... que não está lá.

Jackson Martinez esteve menos vezes na cara do golo do que Adrián Lopez. Se Brahimi, no seu segundo remate à baliza, tem passado para o Adrián, era golo certo. Jackson, habituadíssimo a ser o resolvedor, o goleador, o desbloqueador, meteu o pé a duas bolas que, chegadas a quem deveriam, teriam sido golo.

Adrián passou, muitíssimo bem, para desbloquear aquele que é um duplo-penalty sobre Danilo e Brahimi. É Adrián que passa bem para um remate do Herrera que vai parar a Cascais.

Sai um jogador recém-chegado, sem minutos, inadaptado a um sistema de jogo que não é o seu natural (o 4x3x3 versus o seu 4x4x2), debaixo de um monumental coro de assobios que o tende a perseguir para onde vá.

Qual é o fito de uma coisa destas? Para que serve destruir a já curta auto-estima de um jogador? Adrián marcou muitos e belos golos que vos mostro a seguir. Falcao, Lisandro, Hulk. Todos criticados. Danilo, nem se fala. Mesmo Cha-Cha-Cha. Todos foram alvos da desconfiança. Mas esta perseguição a Adrián é um absurdo. Assim é complicado para um jogador dar de si.

Mas tenho para mim que Lopetegui lhe dará mais minutos. E eu vou ter o prazer de ver um Adrián contribuir decisivamente, com golos e boas jogadas. Com tabelas ao primeiro toque, que os seus colegas vão compreender que ele faz bem. E vou ver quem agora o assobia a festejar com ele.

Vou ter a felicidade de saber que estive com ele. Desde sempre. Porque é fácil bater em quem está fraco.

Para vossa consideração, o que há de potencial aqui:



P.S.: O que eu vi foi o portista Tozé a deitar-se no chão a tentar sacar amarelo ao Indi, a cavar um penalty que eu acho duvidoso, a demorar a sair. Mas esse não é vaiado, é "profissional". Deixem de ser autofágicos!

10 comentários:



  1. @ Jorge

    bravo, Jorge! b-r-a-v-o!

    antes que te "crucifiquem" por teres feito o Bem, do que por te comportares como um canalha qualquer - que indubitavelmente não és :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  2. Temos todos a tendência para ver o jogo "com a bola" nos pés. Mas ao jogo sem bola damos ZERO importância. Por alguma razão o rapaz de cabelo à moicano que joga na B, e que demonstra ZERO de evolução no jogo sem bola a cada jogo (e ano) que passa foi promovido a herói eterno. Quem sabe o Adrián ainda marca um golo aos 92' e se torna num desses heróis...

    Abraço!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Z, já vi jogos da B em que apeteceu esbofetear o Kelvin com o seu individualismo na linha do Quaresma Mau. E espero que o Adrián não seja um Momento A, mas antes um prémio de consistência!

      Abraço!

      Eliminar
  3. Boas
    Confesso que não vi o jogo a posteriori,só vi a "quente",mas o que retive foi que a haver 1 vencedor só podia ser o FCPorto;os jogadores tiveram atitude e vontade de vencer;o arbitro foi mto tendencioso e mto pró vermelho-penaltie descarado sobre o Danilo ainda o resultado estava 1-1;Saida inoportuna do Fabiano(mas ele tem estado bem nos ultimos jogos);grande jogo do Herrera;quase,quase provocavamos certamente enfartes nalguns jornalistas e comentadores de todos os pasquins anti PORTO -remate do Jackson ultima jogada.
    Para finalizar gostava de realçar e louvar o seu post sobre o ADRIAN porque tambem o venho acompanhando nao digo desde o Corunha mas sim desde o seu inicio no Atletico de Madrid.Acho que ele tem muita qualidade,acho que nos vai dar muitas alegrias e tambem acho que no jogo do Estoril o Jackson foi mais 1 corpo estranho do que propriamente o ADRIAN.
    Nao compreendo os assobios-só 1 aparte-não vou ver todos os jogos ao Dragao mas fui ver o FCP 0 NAcional 4 logo a seguir a sangria dos jogadores Campeoes Europeus 2004 e a partir duma determinada altura era só assobios e pessoas a sairem do estádio.Ja sei que cada 1 reage á sua maneira mas nao compreendi na altura a postura de portistas,como nao compreendo o ADRIAN sair sob o coro de muitos assobios.
    Como nao compreendo o facto de ja nao bastarem os pasquins vermelhos baterem no Lopetegui e muitos portistas começarem a bater no nosso treinador.
    Somos a melhor equipa,vamos ser campeoes e tenho uma fezada que vamos chegar as meias finais da Champions.
    E vamos ser campeoes mesmo os vermelhos e os homens de preto continuarem com a pouca vergonha semanal.
    RUIFCPESPAÇOK

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui, já escrevi sobre isso, mas a autofagia dos adeptos do Porto ainda me deixa atónito.

      Abraço

      Eliminar
  4. Caro Jorge Vassalo,

    Começo por dizer que tive uma avaria no Computador, razão porque não tenho "aparecido" por aqui.
    Também não gostei, achei deplorável até, os assobios e vaias ao Adrian, aquando da substituição. Parece-me que o problema do jogador é de índole psicológica, que tem consequências no seu rendimento em campo, parecendo por vezes alheio e perdido no jogo. Situação a ter em conta pelo Corpo Técnico. Também sou de opinião que o jogador tem qualidade e irá demonstrá-lo.

    Abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Fernando,

      Tenho a certeza absoluta que o Adrián se vai revelar nos próximos tempos.

      Forte Abraço

      Eliminar
  5. Adrian esteve tão mal como Jackson, o maior problema foi mesmo estorvarem-se um ao outro. Mas na verdade já vi o Adrian jogar e bem com o Bate Borisov. Quanto ao Tozé. Aí revolta-me muito mais ver na nossa blogosfera muita gente com a posição do Rui Santos, só falta dizerem que o Dr. Nelson Puga é um Dr. Frankenstein, como ele o afirmou. Para mim, Tozé é como um filho duma familia honesta, trabalhadora, cujo Pai trabalha numa fábrica de província e se esfalfa todo para o rebento ir para a faculdade e ser Doutor. Depois de formado o pai, até lhe consegue um emprego na referida fábrica onde trabalha o progenitor, familiares e amigos de muitos anos. Tacho conseguido e como tinha canudo, é-lhe atribuído uum cargo de responsabilidade. Para agradar aos figurões do Capital ou da Capital o que faz o rapazola. Não, não tenta agilizar produção com métodos mais práticos ou seguros, para aumentar produções. Ele despede 50% dos empregados, incluindo pai, familiares e sobretudo pessoas com mais de 45 anos. Foi autor de práticas que nem os administradores da "coisa" por vergonha se sentiam capazes de fazer a quem lhes ajudou a fazer fortuna. É isso que penso de Tozé e espero que nunca mais na vida dele volte a vestir a nossa camisola.

    ResponderEliminar
  6. Todos eles ganham uma fortuna, todos eles foram muito caros.
    o dinheiro no futebol tem uma dimensao que escapa á minha compreensao, e os negócios nao se limitam á lógica aritmética. por vezes, nem á desportiva (Beckham sempre foi uma ótima compra). neste caso, nas trocas com um parceiro de compras vendas, intermediadas por um amigo comum, nem saberia como avaliar os valores envolvidos (amortizar a venda de Ruben Micael por 5M seria uma abordagem possível!).
    Isto para dizer que, a partir do momento que estao no plantel, é para dar o máximo. Seja Lord Licá ou Adrián, seja
    Brahimi ou Ricardo.

    Acho que tem sido manifestamente infeliz. Um dos jogos em que mais gostei dele foi a primeira parte contra o zborden no dragao. de novo, e pegando no que já aqui foi dito, um excelente jogo sem bola. prendia e arrastava marcacoes, a oscilar entre 9 e 9 1/2 com o Jackson e houvesse acerto entre defesa e meio campo na saída da bola, acho que teríamos muito mais hipóteses de explorar as costas da defesa lagarta (como no golo do Capitao após aquele exercício de teleport que o nosso 10 fez com a bola).
    Já com bola... ai ai. confianca, zero. assertividade no remate, zero. carago rapaz, é pra meter a cabeca, nao é pra fazer festinhas! Ou seja, o que falha aqui, sao coisas que se treinam facilmente para voltar a ter. O que ele tem demonstrado, no entanto, sao coisas que MUITOS jogadores nunca adquirem ao longo de uma carreira. uma inteligencia e entendimento do jogo com que muito podemos vir a ganhar

    Como tal, estamos no mesmo canto, Jorge.

    E convém nao esquecer algumas coisas.

    é o primeiro ano de Lopetegui. Esperemos sucessos. Esperemos continuidade. Assim sendo, este menino tem tudo para ser um intérprete mestre, um continuador, em várias posicoes de ataque, do que é pedido pelo treinador. mais, tal como tivemos outrora em Derlei (e nao estou a comprar de forma alguma as características dele com as do nosso Ninja), ele pode vir a ser um pivot, o elemento chave em trocas de esquema táctico durante o jogo, sem trocas de jogadores.

    e outra coisa importante. as bolhas e os rascords ja nao pegam com o quaresma. ja nao pegam o lope. ja nao pegam com a rotatividade. eles tem um novo elo mais fraco. se nós, adeptos, Portistas, nos deixamos emprenhar pelas orelhas e nos comecamos a auto-mutilar, meus amigos, é o fim da picada. dividir para reinar já é uma táctica milenar, mas nós nao vivemos de pipocas e circo. é de vitórias. um pouco mais de sabedoria.

    um Abraco Portista (e de novo as minhas desculpas por falta de cedilhas e acentos...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Michael, obrigado pelo seu comentário que subscrevo inteiramente!

      Abraço

      Eliminar