quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Vocês Ainda Não Perceberam, Pois Não?


Não posso dizer que não estivesse à espera, mas acho tão comovente! A seguir a uma mítica passagem aos Oitavos de Final, chamada à capa, sim senhor - vamos indo - mas com umas frases tão bonitas como "Dragões já estão nos oitavos da Champions","FC Portro em frente" e "Dragões garantem apuramento em Bibau". Emocionante, ein? Não é nada de especial não ter perdido uma única vez na Champions! Fazer 10 pontos e 12 possíveis! Reduzir a pó uma equipa que tem na sua casa um bastião tomba gigantes! Normalíssimo!

Feito histórico, imponente, épico é ganhar em casa 4-2 contra o Shalke 04! Com direito a foto de capa de perfil conquistador, qual Vasco da Gama pelos mares nunca dantes navegados, com o dobro do tamanho do pequenito Brahimi e uma frase de Lopetegui a dizer "Agora tentaremos ser o primeiro do grupo". Lindo! 
E ainda por cima com mentiras históricas, que o nosso Vila Pouca tão bem desmentiu. (ADENDA: Entretanto o FC Porto, através da sua página do Facebook desmentiu-o também, como fez Vila Pouca, e o Record pediu desculpa... na edição online!)
Que interessa ter sido um jogo nervoso, ansioso, descontrolado, com um penalti não assinalado (pshiu, cala-te!), logo contraposto em imagens com outro (?!) da equipa contrária, para que ninguém ouse sequer falar!
E pensava eu que bravos heróis eram só os vermelhos do Terminator! Enganei-me! Este colosso Europeu que é o Shalke 04 é muito mais imponente, e estes irrepreensíveis heróis tem uma defesa completamente imbatida, ganharam de goleada, estão ao nível da defesa do Bayern! Ah, espera, nem por isso...
Pensava eu que O Jogo escapava destes branqueamentos mas, afinal, tudo na mesma senda. Mesmo a SIC parece regressada a tempos de outro ranger, ao pôr, acerca do nosso jogo, uma reportagem dos confrontos - nada de extraordinário, diga-se - enquanto do lado do Sporting se ouvir entrevistas, elogios, odes. 

Por isso mesmo urge redefinir o Porto Canal, para que haja uma voz que re-equilibre contundentemente tanta mistificação, tanto disparate, tanta asneiras, tanta tendenciosidade, tanto menosprezo. Urge uma voz que coloque o dedo na ferida, que desminta falsidades que assolam os média, e não só portugueses, sobre vendas absurdas de jogadores mal chegados e que não irão já partir, se de todo. Tudo para desestabilizar. Mas sem sucesso!
É urgente também, sensibilizar os adeptos que a nossa união não se deve cingir à abstenção de assobios, mas no apoio orgulhoso à equipa, para de viva voz gritar e ser a voz do Porto, para vencer esta guerra sem quartel de sem vergonhice. Só com a união de todos os Portistas, podemos celebrar as conquitas que nos serão dadas, obtidas por nós, de nós para nós.

E, em jeito de despedida, deixem-me dizer que um homem que vem da linhagem espelhada nestas fotos (pai de Lopetegui), é um um Homem que não pede para ir embora quatro vezes, não se sente infeliz ao ser desafiado, não se reduz à pequenez, e tem a paciência que os Audazes tem de ter para saber que o Caminho se faz caminhando e que aqueles que nos vaiam serão os mesmos que nos aplaudirão. Não são insultos, nomes parvos e assobiozinhos que vão fazer tremer um homem que vem desta linhagem.
Lopetegui tem um plano, uma visão, um método, uma orientação, sabe que precisa de tempo para o concretizar e que até lá vai levar com a ingratidão do público para o qual trabalha, porque eles ainda não o compreendem.
Como um grande jogador de xadrez que qualquer estratega deve ser, Julen soube criar as condições para dispôr as suas pedras no tabuleiro correctamente. Ainda estamos no início do jogo, mas ter armas para lutar é melhor do que os bolsos vazios. E para isso é preciso semear, acarinhar a planta que se quer fazer árvore, proteger a ramagem do Carvalho que será a nova Identidade do Porto. Este é um homem com cojones, duro, ambicioso, teimoso como todos os fortes, mas que sabe que o tempo tudo demonstra e o pragmatismo do trabalho diário é que faz das conquistas realidade, não lirismo e o auto-engrandecimento. Juntos Somos Porto.


7 comentários:

  1. O Lopetegui Senior pode marcar os penalties??

    Que me-do!!

    Jorge, a questão da imprensa ao bom estilo norte-coreano é a nossa maior arma. Não te esqueças que foi assim que eles foram postos num andor, antes de tombarem com estrondo. Geralmente, quanto mais eles falam, mais nós conquistamos :)

    Respira fundo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Z,

      Claro, eu sei, até já falei disso neste post.

      Agora não pode deixar-se de denunciar, não achas?

      Abraço

      Eliminar
  2. Ó Jorge, bai escrever assim para o c@&%£$#!
    c'a filha da p*§@ de texto.

    (e desculpa lá o meu 'francês')

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar