terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

A Insustentável Esquizofrenia do Adepto Portista


A contratação de Hernâni trouxe a lume aquilo que mais me entristece no nosso FC Porto: a esquizofrenia paranoica da massa associativa do FC Porto. Quando pensei, ao saber do nome, que seria até mais consensual, porque não é espanhol nem estrangeiro (é luso-cabo verdiano), eis que chovem um rol de críticas e de insultos ad hominem: comparações com Licá, dizendo que ele só sabe jogar em contra ataque, que não tem poder de decisão final, que vem para aquecer o banco, em suma, que é desnecessário. Critica-se a dimensão do negócio, propaga-se valores de erro puro, na ordem dos 4,5/5M, quando os valores reais são bem diferentes, fala-se dos emprestados incluídos como se de vendas a custo zero se tratasse. Acaso achariam que Ivo Rodrigues estava pronto para ser extremo, quanto mais Octávio um jogador capaz de tirar o lugar a um Óliver e/ou a Quintero? Acham. Tudo o que seja formação do FC Porto devia ser titular na A, já. 

Felizmente Lopetegui (que me sossegou o coração ao falar de Gonçalo para "muitos anos") tem uma visão alargada de futuro que não é este imediatista. Pasme-se que até já há quem "defenda" o lugar de Adrián. Se há quem defenda que demasiados estrangeiros estragam o FC Porto e são uma "mania de Lopetegui" - completamente desmentida nas últimas contratações! - por outro lado acha-se que perder-se-á a dimensão europeia e a capacidade de luta com os grandes. Preso por ter cão, preso por não ter.

É preciso puxar um pouco o foco mais para trás e ver num alcance mais de longo prazo. Brahimi, Danilo, Jackson (já agora, quanta indignação por Jackson dizer que talvez vá embora no fim do ano! Talvez? É certo! E uma grande mais valia em termos de cash flow), talvez Alex Sandro, Herrera, Quintero, vão embora. Vamos ver o que o mercado trará, mas está mais que claro que Lopetegui vem criar uma filosofia de jogo em que o sistema de jogo é superior às individualidades, e que estas ganharão potenciação no colectivo forte. Pode ser que o Barça leve o Tello, que Quaresma vá para outras paragens, que Óliver não fique mais.  Mas o que é a base, o modelo, a atitude e a troca de bola, essa está subjacente. E isso beneficia a SAD que faz as suas vendas, baixa a sua folha salarial, potencia a formação e continua com uma equipa sólida e competitiva, que exponencia o talento com critério e tempo. Não tem de ser tonto. Jogadores como o Rúben Neves,  Sérgio Oliveira e Gonçalo Paciência vão  ser as futuras vozes do Portismo,  jogadores como Hernâni já sabem que "chegaram ao topo dos clubes"  e assim conhecem o peso da camisola que envergam.  Mas com tempo,  protegidos,  sem ser queimados.  E assim sendo o melhor do seu potencial.  Em prol do clube e de si próprios. 

Por isso digo: Querem criticar por criticar? Don't!
 

28 comentários:

  1. Boa noite amigo Jorge, realmente o título diz tudo...estamos numa altura em que os portistas parecem esquizofrénico...há sempre um defeito, se não é do cú, é das calças! Se é espanhol, é porque é espanhol... Se é esquerdino, devia ser destro...enfim!
    Eu pessoalmente gostei, não espero do Hernani grandes feitos nesta época, mas acho que vai ser importante para ir assimilando alguns conceitos de jogo da equipa.
    Vejo também como muito positivo o não recurso a fundos, e vejo também com muito bons olhos aqueles 3 jogadores nas mãos do Rui Vitória, principalmente o Ivo e o Otávio...
    Vejo também um bom sinal que ainda não vi/ouvi ninguém referir, que é o facto de Lopetegui também estar atento ao mercado interno, com todas as vantagens que isso tem. Na minha opinião existem uma meia dúzia de jogadores jovens em Portugal que via com bons olhos no FCP, mas apenas se a equipa técnica visse neles uma mais valia em relação aos nossos miúdos.

    Não abordou um tema, mas da lista da UEFA, acho que era importante o Angel estar lá...o Alex pode ter algum azar...mas gostei também do "sinal" dado ao se inscrever o Reyes!

    De resto...do mal o menos, resolveu-se, ainda que temporariamente, o dossiê Rolando...se não estou enganado termina contrato apenas em 2016!

    Cumprimentos,

    André Guimarães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo André,

      Está desatento, tenho falado muito que não acredito que Lopetegui vá andar à caça de mais talento estrangeiro caro.. E acho que vai virar-se até mais para a cantera. Por isso, óptimo.

      O Indi jogava a lateral na selecção holandesa :) Não abordei a lista da UEFA porque me pareceu natural... Sai o GR a mais, o Adrián que está lesionado... Entra o Hernâni porque não ocupa espaço.

      O dossier Rolando para mim só deita um a perder... O próprio.

      Abraçom

      Eliminar
    2. Não estava a referir diretamente ao blog a questão do mercado...era mesmo para os esquizofrénico que tanto criticam o ir-se buscar fora, mas agora que vem um de Portugal...Português ainda por cima chovem críticas...

      Em relação ao Rolando, totalmente de acordo! Podia ser um esteio da equipa neste momento, mas alguém o aconselhou muito mal...

      Eliminar

    3. @ André

      julgo perceber que, por aqui, como noutros locais, as reflexões são tecidas em lume brando, sem esquizofrenias (porventura) "bacocas". «não sei se me faço entender»...

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar
    4. Um discípulo de Octávio a falar por sinais de fumo

      Eliminar
    5. Miguel, sempre tudo em lume brando...como nos assados para ficar com melhor sabor! ;)

      Abraçom

      Eliminar
  2. Toda a razão caro Jorge. Com amigos destes, não precisamos de inimigos. Na parte que me toca, que o Hernâni seja bem vindo e que seja feliz no FC Porto. Oxalá tenha a força mental para lidar com o grau de exigência que vai encontrar no FC Porto.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Terá certamente ou terá "formação" para isso... Abraço

      Eliminar
  3. Fiz um comentário, mas não deve ter entrado... Como teu amigo e como alguém que já tem uns anos disto, aconselho-te a não ligares ao que é dito em certos locais. Há uma certa casta de portistas que só querem criticar, não é por acaso que quando as coisas correm mal eles aparecem todos, quando ganhamos e bem, como no domingo, aparecem muito menos. Para teu benefício não lhes passes cartão.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Caro Jorge,
    É, há malta que não sabe o que quer… criticam porque chove, criticam porque está sol… enfim…

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com



    ResponderEliminar



  5. @ Jorge

    já dizia o meu saudoso Avô que era comprovadamente impossível termos Sol na eira e chuva no nabal...

    de facto, para alguns, dados mais dados às reflexões reflexivamente reflexivas, se não é do cu, certamente que é das calças. e se não for das calças, é certo que é do cinto.
    eu, para evitar mandá-los, com todas as letras, a três ou quatro sítios que eu cá sei, evito passar por lá. já tenho chatices de sobra...

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para Cabeçais de Baixo, Coina, Seixo e as Caldas da Rainha. :D \0/ Abraçom

      Eliminar
  6. E ninguém critica o puto do frio que estava no Dragão no Domingo?

    Pffff... Bandidos!

    Deixa-me aproveitar para agradecer o "bocadinho" pré-jogo contigo, com o Nuno, com o Dragão Vila Pouca e com o Fernando Pinto (cujas reflexões muito gosto de ler). A primeira coisa que me aqueceu a alma, antes dos 5 golos que celebrámos lá dentro ;)

    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem de ser mais tempo. Para a próxima tem de ser melhor combinado. E tomar um café com tempo de um bom pré-match. Dá notícias.

      Abraço

      Eliminar
  7. Não percebi nada do seu comentário. Os adeptos portistas já foram apelidados de traidores, assobiadores, quaresmistas e outros adjectivos pelos "visionários", intocáveis e lopeteguistas militantes. Agora já temos um fabuloso sistema de jogo que potencia qualquer jogador e não nomes.
    Sobre esta contratação a mim como portista interessa-me é saber se tem categoria, perfil e valor para fazer parte do plantel. Pelos jogos que vi dele e pelo que tenho visto do Ivo, digo-lhe já sem qualquer problema que o Ivo é 10 vezes melhor e se não houver nada que o desvie do percurso que está a ter, conquista um lugar no 11 mais depressa que o Gonçalo Paciência (é a minha opinião sem ter um conhecimento profundo do Hernani que certamente o scouting do F. C. Porto terá. Eu quero lá saber se foram 4 milhões, se foi negócio para umas comissões ou qualquer acerto de contas, a mim interessa-me é que seja um jogador capaz de integrar uma equipa competitiva, ganhadora e com ambições. Se assim for é uma boa compra, se assim não for é uma porcaria e não estou esquizofrênico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...ou mesmo 11 vezes melhor, não seja acanhado. Aliás, basta que tenha vindo este e ido o outro para isso ser verdade, certo? E o Ivo no lugar do Tello? 20 vezes melhor. Só por curiosidade, se não conhece o jogador, como é que consegue compará-lo com outro?
      Hipótese A: porque me apetece
      Hipótese B: porque não conheço nenhum deles e por isso está equilibrado
      Abc de um lopeteguista militante (há mais que eu? boa!!)

      Eliminar
  8. Claro que Ivo Rodrigues não ia ter oportunidades de jogar na equipa principal, e se jogar na primeira liga pode ser bem mais positivo. Mas quase que arrisco a dizer que o Guimarães vendeu gasolina e em troca recebeu uma mota. Irá Hernâni ter assim tantas oportunidades a curto prazo? Se não as vai ter a curto prazo, é porque o FC Porto idealizou a sua contratação num projecto a médio-prazo. Mas para médio-prazo já temos um tal de Ivo Rodrigues, precisamente, e é bom que comecemos a falar um pouco mais de Frédéric. Resta saber se Rui Vitória será um bom treinador para Ivo e Otávio, algo de que tenho dúvidas e que será aprofundado quando ou se for oportuno no futuro. A boa imprensa e os resultados iludem muito e dizem pouco.

    Esperamos ver já algo esta época, caso contrário não há justificação possível para esta contratação. Dito isto, bem vindo, Hernâni. Agarra a oportunidade de uma vida.

    ResponderEliminar
  9. Excelente poste,desde já ressalvo esta parte:
    -"jogadores como Hernâni já sabem que "chegaram ao topo dos clubes" e assim conhecem o peso da camisola que envergam. Mas com tempo, protegidos, sem ser queimados. E assim sendo o melhor do seu potencial. Em prol do clube e de si próprios. "
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
  10. Caro Z,

    Gostei da ironia do frio.
    Como diz o Jorge, da próxima vez que me deslocar ao Porto, combinaremos atempadamente, até porque tenho o maior gosto de o conhecer melhor. Obrigado pela deferência, as minhas "reflexões" valem o que valem, mas o objectivo é só um, a defesa incondicional da nossa paixão comum, o FC Porto. Um grande abraço.

    Peço desculpa e agradeço ao Jorge, por utilizar o seu Blogue,para este diálogo com o "Z"

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  11. o comentário do anónimo das 16h45m foi indecentemente plagiado do 'tribunal do dragão', no post que analisa os movimentos no mercado de Inverno.

    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  12. Eu acho esta contratação uma vergonha. 23 anos? se fosse bom já estava no Real de Madride. Se queriam um extremo com futuro fossem buscar o Simão, que está livre. O Adrián Lopez não ser inscrito na UEFA também é um escândalo. E o Andrés Fernandes. O Rolando, não percebo, empresta-se o Rolando que tinha lugar de caras no onze e dão-se milhões pelos Reis e Marcados? uma vergonha, não sei se não haverá aqui racismo. E agora o Jogo diz que o Lopetegui está atento a mais valores nacionais? quais valores? se fossem assim tão bons estavam no Real de Madride. Também me parece despropositada a relva do Dragão ser verde, e isto desde há muito. Andamos a brincar? não pode ser. E as cadeiras do banco de suplentes, não dá, as do nosso rival são melhores, há que investir. E não há almofadas para os espectadores? uma vergonha. Na Suiça todos os estádios têm almofadas e no intervalo é servido chá, café ou leite, consoante o gosto. E um bolinho de arroz. Uma vergonha.- João (portista com órgulho)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, não há direito.

      Abraço

      Eliminar
    2. Não concordo nada com este adepto. Acho que deviamos era dar oportunidades ás cadeiras do banco de suplentes da formação. Há cadeiras no Olival que são um regalo. Mas já se sabe, depois vem qualquer banquito da América do Sul e é o mÁior. Porquê? Porque dá comissões. Depois queixem-se que as tostas são só de fiambre, quando antes eram misticas. Já quanto ao relvado, de acordo. Há ca tempos que ando a bater-me pelo fucsia, mas naaaaaaaaaaa, fica verde. Isto não é ser Porto pa! :)

      Eliminar
  13. não esquecer os cobertores que se oferecem em todos os estádios na Alemanha, pelo Inverno. e como o Estádio do Dragão é quentinho nesta altura do ano...

    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar