sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

A Preferência Indiferente

Noticiou-se que a ida de Rolando para o Anderlecht trazia consigo o direito de preferência sobre Praet e Tielemans. Confesso que toda a polémica (uns a favor, outros contra) me é absolutamente indiferente. Congratulo-me muito que o FC Porto pareça estar a fazer aquilo que me parecia e que eu apoio absolutamente - Lopetegui terá vindo, nos seus 3+2 anos, para ganhar títulos, evidentemente, mas também para potenciar a formação e incluí-la, realisticamente, na equipa principal. Além disso, uma tónica mais portuguesa no plantel agrada aos adeptos e à SAD, porque diminui a folha salarial natural de contratar estrangeiros. Assim sendo, e desconhecendo se Praet e Tielemans são bons jogadores - admito naturalmente que sim, senão não seriam tal notícia - estou plenamente convicto que entre Tello, Hernâni e Quaresma temos jogadores suficientes para essa posição. E, com o natural retorno do Ivo Rodrigues, ainda mais. Extremos rápidos (Quaresma menos, por causa da idade) são todos eles, e válidas opções. Mesmo com o princípio Lopeteguista de dois jogadores para a posição, aí os temos. Para a posição de Tielemans, um 6/8, preferiria apostar mais em garantir mais um ano de Óliver, e depois, há sempre Herrera, Evandro, Rúben Neves e Campaña. Para 6, e já que Campaña não está sempre na convocatória, apostaria no André André (uma aposta que  já foi veiculada no FC Porto), filho de António André, que saberá o que a casa é e gasta, e que aposto que é Portista. Não deixo de estranhar tanta polémica bluegosférica, mas enfim.

Gostei de boas notícias entre portas que vieram a lume ontem e hoje. A notícia de que Leonardo Ruiz é para comprar é excelente. Acho que o futuro dos pontas de lança Portistas está bem assegurado. Pelo que vou vendo, a capacidade goleadora do Leonardo é muitíssimo interessante. Também a notícia de que Diego Reyes vai ficar é, para mim, um bom sinal. Acho que Reyes está a caminho de se tornar um bom central, sei que comete erros, mas a comparação com Maicon é, para mim, a favor do Dieguito. Reyes tem uma boa saída a jogar, uma garra bem grande e vê-se que já está a tentar fazer parte de alternativas em ataque, quando em bolas paradas. Penso que muito do estigma sobre Reyes é proveniente do preço do seu passe. Do qual ele não tem culpa.

Já agora, fiquei muito convicto, por falar em estigma de preços, que Lopetegui confia em Adrián López. A forma como ele o defendeu na conferência de imprensa disse tudo. Não só como ele defendeu o momento de Adrián pré lesão, como a convicção com que o fez. Sei que Adrián não é consensual sei que a maioria dos adeptos não gosta dele, e sei que é muito pelo estigma do preço. Mas sobre Adrián já falei o suficiente, Não me vou repetir. Já no meu programa de comédia preferido, o 4x4x3, Adrián lá foi parar aos piores da semana, maldosamente, por sair da lista da Champions. E claro que o senhor moderador insistiu no trocadilho do Flópez. Eu continuo muito convicto que Adrián vai fazer engolir muito sapo a muita gente. Mas o que dizer de um programa em que se glorifica o chiclas (o senhor Nunes disse até que ele já "quebrou a hegemonia Portista") e o seu benfas e se passou o tempo a dizer que o Paços não jogou, levou o autocarro e que o FC Porto não está bem. É cada vez mais claro que o senhor Andrade é tão Portista como eu sou Boavisteiro. Uma vergonha.

Voltando ao início, acho irrelevante o direito de preferência sobre Praet e Tielemans. Mesmo estando convicto que este ano se vá vender Brahimi, Jackson, e muito provavelmente, Herrera, Quintero e quem sabe, Alex Sandro. Também tenho dúvidas que o Barça venha buscar Tello, até porque estão interessados em Danilo, e era benéfico ao nosso lateral permanecer aqui um ano mais, para que o Barça o venha buscar depois. Pode até fazer parte de um entendimento entre os clubes, quem sabe. Também acredito muito no retorno de Casemiro ao Real. E, apesar de tudo isto, o futuro é bom. E português, na maioria.

P.S.: O João relembrou-me que o Inventonas - ia escrever sobre isto e depois passou-me - garante que foi o NGP que ofereceu 6M ao chiclas. Ri-me durante 10 minutos! Já O Jogo insiste que o que escreveu e eu comentei no post anterior é verdade. Pois. A ver vamos. De qualquer forma sei quem é que não ofereceu 6M ao chiclas. O Futebol Clube do Porto.

15 comentários:

  1. Segundo o insuspeito CM o melhor reforço não vem. Pinto da Costa ofereceu seis milhões por Jorjasus, mas nada. De resto, creio que o CM se equivoca: terão sido 60 milhões e não seis. O mestre da táctica e catedrático do povo merece bem cinco milhões por mês. Bem haja ao CM por nos revelar estas notícias.- João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por relembrar João.

      Abraço

      Eliminar
    2. JJ foi convidado por Pinto da Costa para substituir Jesualdo Ferreira no FCP, um ano antes de este acabar contrato; mas tinha que esperar pelo fim deste. JJ aceitou, com uma condicionante, se aparecesse um clube mais de acordo com as suas naturais ambições, ele recusava. Assim e quase no fim dessa época aparece o Benfica e ele nem pensou duas vezes. 



      Aquando da saída de Villas Boas do FCP, foi novamente convidado por Pinto da Costa, desta vez acenando com um contrato das arábias... ele recusou e avisou LFV do sucedido. Foi compensado por isso.



      Na época passada foi novamente abordado pelo seu amigo Pinto da Costa, para substituir Vitor Pereira; Pinto da Costa queria ver o FCP a jogar á Benfica. JJ depois de tudo o que passou, mas tendo em atenção tudo o que o outro seu grande amigo LFV, sempre fez por ele... recusou novamente; e como ele afirmou aos seus amigos mais próximos; como é que poderia atraiçoar um amigo e passar de cavalo para burro... como orgulhoso que é, ainda afirmou.... quero ganhar pelo o meu mérito e não pelos favores dos árbitros.

Mais uma vez desculpa lá ó Jorge... mas há gentinha que não sabe da massa que és feito.

      PC ofereceu 5M a JJ
      “Jorge Jesus terá recusado uma proposta de cinco milhões de euros por temporada de Pinto da Costa nas últimas horas, preferindo a renovação com o Benfica para as duas próximas épocas, apurou o Correio da Manhã”.

      Há muito adepto do FCP que sabe que isto é verdade.

      Eliminar
    3. A jogar à benfas? Como? Encostado lá atrás?! Justo?! Ganhar prlo mérito?! É isso que eu mais adoro! A capacidade da gente da segunda circular em acreditar no Pai Natal. Chiclas nobre?! Pois!

      Eliminar
    4. Ouve lá ó vermelho infiltrado.... lá por PC ser amigo de JJ com que então todos os anos PC o convidava???
      E a jogar á... SL e B???? Ganhar campeonatos por mérito próprio e não por favores de arbitragem????
      Essa é ainda mais hilariante que todas as noticias juntas sobre o FC PORTO que se escrevem no Curral de Moinas, perdão Correio da Manhã!!!!!!
      O colinho deve ser imaginação nossa, não????
      O campeonato dos tuneis não existiu, pois não....
      O Estorilgate deve ser um casino ao lado do autódromo, concerteza!!!!
      É o que dá fazer as coisas pelo outro lado, a massa bruta delira!
      Amigo Jorge cuidado com estas viboras anónimas que desviam a verdade para a maior das calunias!

      Eliminar
    5. Não não, amigo Felisberto, este não é infiltrado, deixei-o aqui para que todos possam estar cientes da alucinação colectiva que vai por lá por baixo.

      Abraço

      Eliminar
  2. Tudo irá depender das saídas no defeso e esses jogadores foram acautelados e sinalizados para o efeito

    Se para a saída de Alex Sandro, Casemiro, Brahimi e Jackson temos jogadores no plantel ara assumir a titularidade (Ángel, Ruben Neves, Hernâni/Tello e Aboubakar) e mesmo para assumir as posições de suplentes directos (Rafa, Campanã, Ivo Rodrigues e Gonçalo Paciência) para outras posições a conversa já é outra.

    Se a saída for de Herrera ou Danilo a coisa fica mais preta... Ricardo é uma boa alternativa mas está a kilometros daquilo que Danilo é e Herrera é o único médio Box-to-Box de transporte que temos em todos os planteis... Portanto nem um nem outro tem suplentes directos.

    E ainda temos mais 2 casos, dentro da mesma lógica, que temos suplentes directos mas... Lopetegui não confia neles... são os casos de Quintero e Indi, que continuaram certamente a ser assediados e que parece que Reyes e Otávio ainda não estarão no ponto em que Lopetegui considere adequados.

    Enfim, muita coisa se irá passar e muita água vai correr debaixo da ponte.

    P.S.: Ádrian é um jogador que não tem lugar no plantel do FCP, assim como Opare mostrou na B que também não o tinha... Adrian foi caro mas nem é por ter sido caro... é por ser incapaz de fazer uma jogada de 1vs1 com sucesso, de más abordagens às jogadas, se ficar estático à espera da bola e de falhar um sem numero de passes fáceis... será de falta de confiança? será problema da cabeça? Seja do que for, este jogador não serve para o FCP... o Ádrian de à 3 anos atrás seria fantástico!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem, João, que fala do Herrera. Herrera é um jogador de difícil substituição e uma forma motriz muito grande nos jogos a sério. E Danilo... bem, se quer ir para o Barça - não vejo como não querer ir para um dos clubes de topo mundiais (e merece) - ficar mais um ano é a sua melhor opção... ou sair no Inverno, o que seria... bem, acautelado, não mau de todo.

      De resto subscrevo. Quanto a Adrián... já me cansei de falar, mas uma vez mais, só para relembrar a minha posição: falso ponta de lança em 4x4x2 é um extremo com tendência interior em 4x3x3. E já vi boas assistências dele assim. A ponta de lança, um jogador que nunca o foi? Uma asneira. Adrián tem 29 golos desde 2006. Não é um goleador. Mas um bom extremo interior, sim. Se não quiserem... siga a marcha. Mas Lopetegui é que sabe e eu confio que ele vá tirar o máximo rendimento de Adrián.

      Eliminar
    2. Em relação ao Adrian, esta semana em conversa com amigos, surgiu-me uma comparação curiosa... Lisandro Lopez... Ainda se lembram da 1ª época do Lisandro, e aquilo que foi depois?
      Pois bem...eu cá acho que vai acontecer exatamente o mesmo com o Adrian...é cá um feeling!

      Cumprimentos,

      André Guimarães

      Eliminar
  3. Gostei, que mais posso dizer? Viva O FCP
    Abraço
    Manuel da Silva Moutinho

    ResponderEliminar
  4. Caro Jorge,

    Confesso desconhecer o real valor dos jovens jogadores Belgas, tão em foco últimamente no universo Portista. Parece-me, é minha opinião claro, tratar-se daquelas notícias para entreter, até porque, a ser verdade o direito de preferência em favor do FC Porto, tal não garante coisa nenhuma, e então, se se confirmar a tão apregoada valia dos jogadores, a coisa complica-se ainda mais, porque a concorrência será feroz. Daí entender, que não se justifica a polémica. Tenho sim, como Portista, expectativas agradáveis, geradas pela percepção que sinto, na forma como o FC Porto está atento às jovens promessas da nossa formação, bem como ao jogador português no geral, que, muitas vezes, são mais baratos e até de valor nada inferior, a alguns jogadores estrangeiros que por cá aportam, isto, sem qualquer espécie de xenofobia, note-se. Nada contra o jogador estrangeiro, desde que acrescente mais valia.
    Também gostei de ler que o Leonardo é para comprar.

    Aquela notícia, rebuscada, da oferta dos 6 milhões de Euros ao JJ, se, por um lado só nos fazem rir, também revelam o nível de indigência "jornalística" a que se presta o CM, movido pelo ódio indisfarçável ao FC Porto. Nada que estranhemos.

    O que interessa, no imediato, é que o FC Porto amanhã não se distraia e traga de Moreira de Cónegos a tão almejada quanto fundamental vitória. Assim espero e confio.

    Abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  5. O André André é um excelente jogador. Tem qualidade no passe. Tem visão de jogo. Marca o ritmo da partida. E é um capitão! Só que ele não é um 6, ele é um 8! O André André é uma espécie de Moutinho com o “upgrade” de marcar todos os penalties que é chamado a converter!!!
    Eu não tenho dúvidas que, para o estilo de jogo do FCP, encaixava na perfeição.
    Já agora, o 6 do Vitória SC é o Cafu ou o Saré!
    E, por último, acima do tão balado chiclas, só no campeonato português, eu vejo: Rui Vitória; Miguel Leal; Pedro Martins; isto para não falar do Vítor Pereira, do AVB ou do Leonardo Jardim! E quando digo «acima» não me refiro só à qualidade profissional, refiro-me também à qualidade humana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eina tanto ponto de exclamação! Eu disse que o André André era o 6 do Guimarães? Agora, você já viu o campeonato português? Em 90% dos jogos nada melhor do que o médio mais recuado poder fazer uma boa leitura de jogo! E o André é raçudo como o pai dele! Sim, eu sei o que disse.

      Essa do "acima da chiclas só", vê-se nas competições europeias. Num sítio onde se marque o jogo faltoso e assassino dele, o score é 1-1-4. Dos que me fala, só mesmo Villas Boas, e tem que esperar a vez. E treinadores benfas já chega, obrigado.

      Eliminar