sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

A Revolta Que Nos Faz Ser Grandes


A Revolta que nos faz ser grandes é aquela da diferenciação, aquela que faz com que sejamos constantemente ignorados e humilhados pelos media dominantes, como uma equipazinha inferior que só ganha porque os outros jogam mal ou com o autocarro. Dizem isso quando ao mesmo tempo superlativizam uma equipa que, essa sim, joga durante 90 minutos com o autocarro e depois marca com um chouriço de um jogador, no puro desespero e que depois passa a ser, pela paineleirice vigente, uma suprema lição de contenção e sabedoria táctica e esse mesmo jogador passa a ser "ele e mais dez".

A Revolta que nos faz grandes é aquela da calúnia, como a capacidade de, sem se rir, equiparar uma violência gratuita e a exultação de um homicídio - involuntário que o seja - à exibição de uma mera chamada de atenção a uma situação que estava, está e pelos vistos, como ainda ante-ontem se viu, estará ainda bem vigente, apenas para trazer a equipa conotada com tudo o que é mau à colação e envolvê-la numa discussão da qual não faz parte, essa que até tem especiais e análises ad nauseam em tudo o que é meio.

A Revolta que nos faz grandes é aquela do insulto, como seja estar constantemente a perguntar em conferências de imprensa como "respira o treinador", como se se sente por ganhar a uma equipa diminuída, contida, inferiorizada etc, assim também como perguntas de subestimação e de inferiorização constantes, pondo-nos como meros espectadores no nosso Destino e não elementos decisores do mesmo.



A Revolta que nos faz grandes é aquela do compadrio e influência, que ainda por cima tentam colar sempre à nossa pele como se nossa se tratasse, quando tem obras ilegais, perdões ficais de um Presidente Camarário da mesma cor, absorções de dívida por um Estado que os favorece, no Anterior e no Contemporâneo Regime.

E mais importante do que todas, é aquela Revolta que nos faz grandes a do sermos mesmo grandes, por temos jogadores que potenciamos a serem cobiçados por dois rivais de uma das Ligas mais competitivas, por sermos falados pelos nossos feitos e futebol nas mais importantes publicações do Mundo, pelo nosso treinador dar uma entrevista a um jornal de referência global, pelos nossos terem tal craveira que são disputados por clubes de topo, entre ofertas e lutas, entre pressões de media e desejo ardente dos mesmos no seu plantel. Em todo o lado do Mundo somos falados pelo nosso futebol e admirados por dirigentes, treinadores e adeptos. Menos aqui. Aqui não somos nada. Tentam, quais avestruzes dentro da areia, passar a ideia que dependemos da boa vontade dos clubes de bairro da capital.

Essa é a Revolta que fará com que logo levemos a melhor sobre um forte Guimarães. E rumemos ao Título que só pode ser ganho por uma equipa Grande.

Convocados: Helton, Fabiano, Danilo, Martins Indi, Maicon, Marcano e Alex Sandro.,Casemiro, Evandro, Herrera, Rúben Neves, Brahimi, Quintero e Óliver Torres, Jackson Martínez, Aboubakar, Tello, Quaresma e Hernâni.

O Meu Onze Provável (4x3x3): Fabiano; Danilo, Maicon, Marcano, Alex Sandro; Casemiro, Herrera, Óliver, Brahimi, Jackson, Quaresma;

12 comentários:

  1. Boa tarde...
    Grande post (mais um)!!!
    Como dizes, que essa revolta nos faça grandes logo, e ao longo do resto do caminho que nos falta percorrer!

    Um aparte...espero que logo o relvado esteja em bom estado, ou pelo menos, bem melhor que contra o Boavista...porque a chuva pegou bem aqui pra estes lados!

    Abraçom

    André Guimarães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amigo.

      Agora o Dragão tem Photosynthesis, duvido que tal se volte a passar.

      Abraço!

      Eliminar
    2. Eu sei...daqui da varanda dá pra ver o reflexo das luzes!
      Esperemos, e acredito que estará, um relvado 5*!

      Abraço

      Eliminar

  2. @ Jorge

    és grande, Jorge. mesmo.
    (apesar de, em altura, o Z estar ligeiramente acima de nós os dois. juntos. :D)

    que nunca te doam esses dedinhos, car@go!

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amigo.

      O Z dá mesmo dois de nós não dá? Ca gaijo grande carago!

      Abraçom!

      Eliminar
  3. Vale a visita:
    http://www.footballorgin.com/2015/02/tv-show-documentary-greatest-teams-by.html?showComment=1423843203014#c6546398968672086788

    ResponderEliminar
  4. Excelente crónica,partilho da revolta e partilhei o seu poste no face em grupos de portistas amigos.
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
  5. O escandaloso subsídio dado pela câmara de Lisboa ao clube do regime, (sim porque aquilo é um subsídio encapotado), é concorrência desleal, porque 1,8 milhões de euros é muito dinheiro para comprar jogadores, enquanto isto continuar assim nunca haverá verdade desportiva, como tanto apregoa o outro ranhoso dos caracóis. E o Porto Canal que devia denunciar estes esquemas, nada, continua a fazer o jogo do regime, quer desportivamente quer politicamente. Eu li que o FCP estava a estudar a hipótese de fazer um canal só de desporto, eu estou totalmente de acordo, porque o tasco do Magalhães não está ao serviço do Futebol Clube do Porto.
    Abraço
    Manuel da Silva Moutinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não passou, caro amigo.

      Ainda assim é gravíssimo na mesma.

      O FC Porto tem de ter um meio comunicacional em condições, sem dúvida.

      Abraço

      Eliminar
  6. Vale e Azevedo terá desviado €1,2 milhões do Benfica = 8 anos de prisão
    António Costa desvia €1,8 milhões da CM Lisboa para o Benfica = É um herói nacional e será primeiro ministro

    ResponderEliminar