quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Azias e Amuos

O site MaisFutebol resolveu criticar aqui a resposta - bem dada, à Porto! - de Lopetegui a mais um rol de perguntas de desmorecimento do Futebol Clube do Porto por parte de jornalistas portugueses. Curiosamente, não pôs mais que 40 segundos da resposta épica de Lopetegui, que pode ser vista em vídeo em baixo. Lopetegui faz muito bem em denunciar o ridículo que grassa a imprensa e restantes media nacionais: É um absurdo, quando até a imprensa internacional nos tece rasgados elogios e o treinador adversário diz que fomos "super, super superiores", vir diminuir a exibição desta maneira. Mas tem um porquê. Chama-se inveja. Inveja da solidez ofensiva, inveja da pró-actividade, da posse da bola, do mandar em qualquer campo, do dar a volta às adversidades. Mas não festejamos empates. Outros sim. Para nós, falta sempre qualquer coisa. E isso é o que vos corrói.

Já neste artigozinho aqui ao lado, está lá tudo, pelas mãos de Hugo Vasconcelos (via Tomo II). Todo o fel, o veneno, a azia, a perfídia, da comunicação social sulista que pretende esmorecer o feito Portista ao falar, com uma lata incrível,  dos "erros básicos" de Lopetegui. Extraordinário, contudo, é que a páginas tantas, diz Hugo Vasconcelos " o golo sofrido é ridículo - bastava ver que o mesmo Derlis, a passe do mesmo Frei, ao Ludogrets, para conhecer a jogada". Curiosamente, nas citações escolhidas pelo mesmo Vasconcelos, aparece a de Lopetegui a dizer "sofremos o golo numa transição, numa jogada que tinhamos visto". Parabéns, sr Vasconcelos! Você conseguiu escrever que Lopetegui devia ter feito o que fez! Sabe, isto de ser treinador, às vezes, é um bocado ingrato: pode ser que o jogador, no calor do momento, não se lembre da jogada XPTO/15. Mas a responsabilidade não é do treinador, é do jogador. E, já agora, não é nenhum "amuo" de Lopetegui - é dar-vos a resposta que merecem. Vocês podem tentar mandar abaixo o jogo do FC Porto. Isto é como uma vacina. Torna-nos imunes. Mas também torna o porquê evidente: como o zbordem está, o mais certo será claudicar contra um Wolfsburgo forte e vencedor, e a equipinha do chiclas nem na Europa está. Sim, porque quando douto Mestre da Táctica se aborrece e vos grita e insulta não há cá amuos, é só o chiclas a ser o chiclas!

Já agora, subscrevo na íntegra o caro amigo Felisberto, que tenho muita honra em ter como comentador habitual neste blogue:

"(...)andamos nõs a efeverscer com a Comunicação Social centralista, quando temos dentro de portas, jihadistas!!!!
Ou é o Lopetegui que não percebe um corno, ou é o Maicon, ou é o Quaresma, ou é o Fabiano... creio que não deve haver mais clube nenhum onde haja adeptos orgulhosamente fana´ticos do bota-abaixo...
Se calhar devem pensar que jogamos sozinhos, o adversário não conta para nada e a Champions mais não é que provazita onde qualquer um ganha!!!!
Se forem a analisar individualmente o FC PORTO e o Basileia, a equipa suiça tem jogadores a anos luz com mais experiência internacional que quase a nossa equipa toda, carago!!!!"

Começo, tal como com o silêncio da SAD, a não compreender as críticas de certos adeptos: não entendo o que é preciso fazer mais do que reduzir ao autocarro uma equipa que ganhou ao Chelsea em casa, que ganhou ao Liverpool e que criou muitas dificuldades ao Real Madrid. Se querem ser sócios do Barça ou do Bayern, submetam o vosso pedido de sócios nos sites respectivos.

E, já agora, a partir deste post a política de comentários no blogue muda: Serão permitidos perfis anónimos mas não comentários anónimos. Quem não assinar o seu comentário com, pelo menos, um nick ou o nome, não merecerá credibilidade. Obrigado.


24 comentários:

  1. Isso de não pertencer à seita que se reune e que adora Lopetegui é levada da breca. A Democracia e o Je suis Charlie é bom mas na casa dos outros. O contraditório é lixado e conviver com isso tem destas coisas. É o dono da bola, fique com ela e jogue só com os betinhos que abanam a cabeça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está o derradeiro comentário anónimo, que publiquei para dar uma explicação cabal.

      Aqui o comentário diferenciado é incentivado. Gosto e respeito as opiniões contrárias à minha, publica-las-ei todas.

      Exemplo:

      "Acho que o Lopetegui é um palerma. João Tigelama" - Isto é publicado.

      Entenderam? Assinem os comentários. Quem não quer dar um dos seus nomes - ou sequer um nickname! - não assume o que escreve.

      Eliminar
  2. Um dia li num blog que agora infelizmente nao me lembro, que os adeptos do FCP estavam aburguesados com tantas vitorias e concordo a 100% com esta afirmação. Temos adeptos cujo grau de exigência é pura e simplesmente ridículo. As criticas feitas por certos portistas que por vezes leio em certos blogues deixam me a pensar que dois ou três aninhos a ver navios fariam maravilhas no separar o trigo do joio em termos de massa adepta portista. Críticos sim e exigentes tb mas com critério. O Tribunal das Antas era exigente e critico com sabedoria, o Tribunal do Dragao por vezes chega a ser patético. Para alguns tudo é mau. Veremos se assim é ou não lá para Maio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode crer mesmo! E depois, se o Rebelo tem um blogue verá que todos querem tudo e o seu contrário ao mesmo tempo! Belíssimo comentário. Subscrevo totalmente.

      Eliminar
    2. "Críticos sim e exigentes tb mas com critério. O Tribunal das Antas era exigente e critico com sabedoria"

      Caía o Carmo e a Trindade se o tribunal do Dragão fosse 1/10 do que era o Superior Sul das Antas. Então é que os antiquaresmas nem dormiam.

      Chiclas! Toma V

      Eliminar
    3. Caro Chiclas, adoro a forma com que fala de anti-quaresmas.

      Esse feudo não existe. Lopetegui tem confiado em Quaresma a titularidade e, mesmo em St Jacob's Park, ficou bem patente que a melhor companhia a Tello é mesmo Quaresma.

      Talvez Lopetegui teste Brahimi a 10, ou o deixe no banco. De qualquer forma, é Brahimi que tem o lugar ameaçado. Não gosto das reacções de Ricardo Quaresma, mas elas parecem tender a desaparecer.

      Não sou do FC Quaresma mas, se for ver, o Quaresma tem sido quem mais vezes está na secção "Golos", nas análises aos jogos. E não só neste blogue, como muitos outros considerados anti-Quaresma.

      Quaresma é um jogador do FC Porto. Aplaudimo-lo, muitas vezes de pé. Mas Capitão, para mim, é Helton Arruda. E a seguir Danilo. Se Quaresma continuar a pensar primeiro na equipa como parece que está a começar a fazer, tenho todo o gosto em concordar com a Braçadeira.

      Se algum símbolo há do Futebol Clube do Porto é Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa. O resto.. é passageiro.

      Eliminar
  3. Caro Jorge, de Quaresma, Brahimi e Quintero, claro que Lopetegui deixará certamente no banco dois deles, pois os outros têm lugar cativo e se Adrian não estivesse inoperacional (bem isso está desde o início da época), mas lesionado, não sei se não ficariam os 3 no banco.
    Justiça lhe seja feita que tem olhado para Quaresma pelo que ele faz e não pelo que gostariam os antis que ele fizesse. Até esses ou têm ignorado ou têm criticado apenas o sorriso da pergunta do reporter, porque o rendimento efectivo no relvado esse não o podem apagar. Nunca percebi essa graduação de capitão, tenente, sargento ou cabo. Para mim desde que dêm tudo pela camisola que envergam são todos generais ou almirantes se disputarem muitos jogos em condições climatéricas como o que foi disputado com o Boavista.
    Concordo que o maior símbolo do F. C. P. é sem dúvida Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa, mas não o busto mas aquele que conhecemos, que fala, que luta, que reage.
    Chiclas! Toma V

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A graduação de Capitão, quando falamos de um Bicho, de um João Pinto ou de um Lucho, é aquele que ordena a equipa, que incentiva e lê o jogo, dentro do campo. Tem feito falta. Tenho a certeza que Lopetegui estaria a esta hora mais descansado.

      Abraço

      Eliminar
  4. Há quem confunda liberdade de expressão com devassa.
    Há quem confunda critica construtiva com bota-abaixo.
    Há quem confunda o aleatório do jogo com incompetências.
    E há quem apenas e só queira armar confusão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente isso Bluesky, confusão.
      E o argumento costumeiro é o a(s)nónimo possivelmente de Carnide!
      Não sei se o medidor de paixão clubista é fazer um blogue ou partir o sofá em casa a ver jogos do Porto.
      Este último para mim não serve, pois tal como você, não assino SporTv nem BenfasTV.
      Chiclas!Toma V

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  5. Concordo em pleno Jorge. Abraço

    ResponderEliminar
  6. Caro Jorge,

    Vou repetir aqui o que comentei no Blogue do nosso estimado Vila Pouca, o meu, cada vez maior orgulho, nesta Equipa e Treinador, do nosso FC Porto e a crença absoluta na nossa passagem aos quartos de fina da CL, para azia dos nossos detractores.

    Quanto à CS e paineleiros deste triste e centralizado País, já não tenho idade e disposição para os aturar, prefiro opiniões idóneas como as do Frei, jogador do Basileia.

    Um grande abraço e ...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande abraço amigo.

      Sempre im prazer vê-lo por cá.

      Abraço

      Eliminar
  7. Infelizmente alguns defeitos da época passada continuam patentes como as paragens cerebrais de alguns jogadores, o que nos tem custado pontos... Mas a equipa demonstra algo fantástico, uma atitude, entreajuda e vontade de vencer. É isso que vai levar esta equipa a patamares elevados. Não há nenhuma equipa em Portugal a jogar metade do FC Porto. Agora estão a falhar muitos golos, mas quando começarem a entrar vão ser ás mãos cheias :)

    Neste fds vamos jogar novamente contra 14, com o pitbull a colocar o autocarro e para o ataque final será lançar as feras para agressões bárbaras (como ele fazia no tempo de jogador, que o diga o Targino) e com a anuência da Liga, FPF,da CS, do estado e tudo o mais. Que porcaria de país....

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. adenda importante:

      » na 'Champions', nos jogos referentes aos oitavos-de-final entretanto disputados, apenas o Real Madrid venceu fora e por mais do que um golo de diferença (0-2).
      nos outros três, onde se inclui o de Basileia, verificaram-se outros tantos empates, dois deles com resultado de 1-1...

      portanto: sim!, estamos mesmo muito, muito mal. muito mal, mesmo...

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar

  8. «Agora estão a falhar muitos golos, mas quando começarem a entrar vão ser ás mãos cheias»

    » somos o melhor ataque da Liga, com 50 golos marcados em 21 partidas disputadas.
    » fomos dos melhores ataques da fase de grupos da 'Champions', com 16 golos marcados em 6 jogos - atrás do Chelsea e 'ex aequo' com o Bayern München ("de" Guardiola) e o Real Madrid ("de" CRtriste e 'sus muchachos').

    portanto, estou de acordo contigo quando afirmas que as «Atitude, Entreajuda e Vontade de vencer»vão conduzir esta equipa a «patamares elevados». e não é uma equipa qualquer, note-se bem! é tão-somente a equipa principal de futebol do nosso Clube do coração! :D

    mas, prontos...
    para os 'chiclas' desta Vida, a equipa não vale um caracol, não jogamos um carvalho da Silva e o treinador já deveria ter sido despedido há muito...

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para os chiclas portistas a equipa é infinitamente melhor que a concorrência, tem jogadores de classe, tem de render muito mais e não pode oferecer abébias à cachopada zbordinguista, ao cólinho vermelho, aos caceteiros do Foco ou a qualquer Basileia. Appoel de Limassol já bastou um. O choradinho dos apaniguados do balofo de Alvalade é que é "apanhamos equipas fortes, fomos roubados, o vento estava contra", no Porto sempre foi venha quem vier é para facturar, seja ele Real, Barça ou Bayern. Deduz-se que a sapiência do escovanço está satisfeita com o que tem visto. Um processo está assimilado e agora vai-se treinar o processo ofensivo para sermos mais incisivos!!!
      Despedido são palavras suas, mas pela minha parte não ficaria insatisfeito que fizesse apenas aquilo em que é muito bom que é nas conferências de imprensa e deixasse o restante a alguém que treinasse todos os processos de jogo.

      Chiclas!Toma V

      Eliminar
    2. Oh Chiclas gostava muito de o ver treinar!

      Eliminar
    3. kkkkkkkkkkk estou certo que me arranjaria uma cunha para treinar o Bairro do Sobreiro, mas mesmo assim só se tivesse Johan Cruijff como adjunto.

      Chiclas! TomaV

      Eliminar
  9. Bem Jorginho, isto é tudo muito simples. JJ diz o que quer, é arrogante, é mal educado com jornalistas e chegou até a não responder a questões que não eram colocadas pela BENFICA TV. Mas os jornalistas estão ali todos prontinhos, de joelhos, a salivar para continuar o acto da congratulação ao "Mestre da Táctica".

    É um nojo. Cada dia que passa mais gosto de Lopetegui. Sim, teve ali no inicio umas posições meias maradas, mas é hoje um dos nossos.

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posições meio maradas não. Veio para jogar futebol. Não sabia que ia encontrar...isto!

      Abraço

      Eliminar