terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Comunicados à lá Carte


Ontem, Bernardino Barros falou, primorosamente, no Porto Canal de uma coisa evidente - se este comunicado for verdadeiro, é um caso de manipulação de resultado evidente e inédita, um crime lesa-futebol e uma evidência (mais uma?) do colo colo que grassa esta temporada, lamentavelmente sem resposta à altura da nossa SAD. O meu caro amigo Miguel Lima, com a coragem que lhe reconheço sempre, interpelou o nosso Director de Comunicação de uma forma bastante peremptória. A ver vamos o que vem por ai. Bernardino fala, alto e bom som, de todas as manipulações, desafia, com coragem, quem de direito a agir neste caso como agiu em outros, mesmo que sabendo - todos nós sabemos - que não vai dar em coisa nenhuma. Uma verdade subjaz de tudo isto - já não se pode falar de futebol se isto já nada tem a ver com futebol. Muito bem senhor Bernardino! Bem haja e que nunca lhe falte a voz!

Mas que dizer depois dos programas de segunda feira, Prolongamento e Grandes Adeptos? A pessoa de Sousa Martins começou a fazer uma cronologia dos acontecimentos que opuseram o badocha ao Dumbo mas, ao falar no comunicado, não lê - convenientemente - a parte em que ele fala da proposta de viciar o campeonato por parte do Dumbo ao badocha. Muito curioso, verdade? Aliás, o dr Cutty Sark até vem dizer que não é nada comparado com as "picardias durante anos entre os outros dois clubes". Claro, esse incómodo que é haver uma equipa a Norte que dá cabo desta panelinha, não é verdade? Dava tanto jeito poder dividir isto! No Grandes Adeptos, nem uma palavra! Nos dois casos, claro, funciona maravilhosamente a misdirection: falar das tarjas pela enésima vez afasta o foco da questão essencial. Como também é comum, desde que o FC Porto joga primorosamente, dedicar parcos 5 minutinhos ao FC Porto e ao seu jogo (incluindo prognósticos sobre o jogo de Basileia!). Pois é, meus caros amigos, lá porque nos tentam ignorar, nós não vamos desaparecer!

Sejamos directos - eu não percebo o  porquê do silêncio da nossa SAD. Já o falei no post anterior. Mas uma coisa é certa: a hipótese de Pinto da Costa ter aceite tal compromisso com o Dumbo  não só é ofensiva como pouco inteligente. Não há nenhuma necessidade do FC Porto, hegemónico e vitorioso, nacional e internacionalmente, garantir um compromisso com o rival, nem sendo 3 para mim um para ti. Nós temos melhor futebol, mais capacidade, melhor regeneração, maiores objectivos. E eu não posso crer, seria muita burrice de quem, comprovadamente, não é nada burro, permitir que passemos pelo mau da fita anos a fio, enquanto outros, os que propõe, se acham heróis. Impensável.

13 comentários:



  1. @ Jorge

    para memória futura. para quem (ainda) não ouviu. para quem quiser (re)ouvir:
    as declarações de Bernardino Barros aqui e aqui.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este vídeo tem de ser passado e repassado por tudo que é sítio!
      Mas como expliquei na minha página do facebook, não podemos partilhar diretamente das páginas onde está alojado...porque isto maia dia menos dia irá por certo gloriosamente desaparecer...

      Isto está a chegar a um ponto em que não se consegue saber qual a estratégia, se é que existe, para este silêncio! Ninguém entende isto, não foi esta forme de agir que me habituei a ver no FCP!

      Também estou como o Jorge, gostei do email enviado e quero ver qual será a reacção do clube! Porque também o próprio clube não se poderá manter calado muito mais tempo, porque nós adeptos não entendemos isto...

      Abraçom aos 2

      André Guimarães

      Eliminar
  2. "a hipótese de Pinto da Costa ter aceite tal compromisso com o Dumbo não só é ofensiva como pouco inteligente",
    depende do ponto de vista!
    Se fosse o FCP de 10/15 anos atrás eu estaria de acordo sem qualquer ponta de duvida, o de hoje não sei tenho duvidas é muito virado para a gestão financeira e para os lucros, dividir campeonatos com outro clube e garantir sempre o acesso á Liga dos campeões com os milhões a entrar nesta competição e venda de jogadores seria suficiente para muita "sangue suga", talvez não para o nosso grande presidente mas deste já se sabe que não quer guerras mantém-se mudo e parece ser surdo!
    Não acredito em jogadas de "contra ataque" utilizando como arma o silencio, na minha terra costuma-se dizer, "quem não se sente não é filho de boa gente"!
    Posso por em duvida o que eu quiser sou apenas um adepto e a mim que pouco sei tudo me parece e de tudo duvido, e não acredito em qualquer "pacto" do nosso FCP mas deviam todos saber que o silencio também é consentimento!

    ResponderEliminar
  3. Escrevi um comentário no blog do Vila Pouca e que pedi para não ser publicado, precisamente sobre essa hipotese de compromisso entre PC e LFV... um pacto ao velho estilo da guerra fria EUA - URSS, onde ambos de costas voltadas zelam juntos o seus interesses...
    Quero acreditar que não é verdade, mas o silêncio constrangedor do presidente obriga a especulações.
    Tal com diz SDF, sou um simples adepto, amo o meu clube apesar de neste momento pouco saber sobre ele!

    ResponderEliminar
  4. Isso do pacto é falso, deve ser imediatamente rejeitado, e não alimentado, se por absurdo isso fosse verdade eu depois de amanhã entragava o meu cartão de sócio ao presidente. Eu e milhares de portistas...

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Faço minhas as palavras do Vila Pouca, entregaria o cartão agora mesmo. Não pactuo com palhaçadas. Há de certeza um motivo para o silêncio da SAD, uma qualquer estratégia ou uma prioridade que não descortino. Compactuar com o benfas não era só uma traição suprema, era renegar a história do clube e tudo o que ele representa. Impensável.

    ResponderEliminar
  6. @ André

    foi a pensar nessa possibilidade que já saquei o original :)
    aliás, já o republiquei no meu canal, no youtubiu.

    abr@ço
    Miguel Lima | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, eu assim que o partilhaste tratei logo de o descarregar para o telemóvel e assim que possível para o pc...é que dali só sai se eu quiser!
      Não desaparecem por gloriosas artes mágicas!

      Abraço

      Eliminar
    2. Caro Felisberto, também eu me recuso a pensar sequer em tal ato da parte da nossa direcção!

      Todo este silêncio deve ser muito bem explicado, porque não há neste momento qualquer "teoria" válida para tal forma de agir da direcção...

      Abraço

      Eliminar
  7. Eu, que sou um gajo calmo, já ando a trepar pelas paredes com esta palhaçada toda... Inacreditável, ridículo, absurdo tudo o que se tem passado no decorrer desta época, no que ao branqueamento duma das grandes roubalheiras da História do Futebol diz respeito. Perdida que está a vergonha, saibamos nós (equipa e adeptos) conquistar o título mais desejado - pelo menos para mim - desde que me lembro de ver futebol.

    Os "túneis" e o "limpinho, limpinho" são uns meninos de coro ao lado deste "colinho".

    Abraço!

    ResponderEliminar
  8. Desconheço as razões do silêncio da direcção do FCP sobre o tema aqui exposto, no entanto não vejo problema algum nesse silêncio.
    Acho que para o FCP é muito mais importante chegar aos quartos-de-final da “champions” que chafurdar nesse esterco de dumbos e badochas!
    Se o silêncio se deve ao facto de o clube estar concentrado em passar à próxima eliminatória, então eu estou 100% de acordo.
    Acho até que chegar às meias-finais da “champions” vale muito mais que ganhar o campeonato em Portugal. Sei bem que as meias-finais da “champions” não são um título, mas valem dinheiro (prémios e futuras transferências) e prestígio na Europa e no mundo, coisa que o campeonato português, medíocre e pouco credível, pouco oferece. Mas claro, se for possível ganhar cá dentro, pois que se ganhe, embora isso seja praticamente impossível dado o colinho que o bebé recebe todos os fins-de-semana!

    ResponderEliminar