segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Desânimo


Quando temos uma situação injusta que se propaga no tempo e se repete consistentemente, há primeiramente a sensação de revolta. A esta segue-se a reacção. A essa reacção segue-se ou a euforia ou o desânimo. Confesso que estou desanimado. Muito desanimado. Não posso, em consciência, sentir-me de outra forma. A quantidade de casos do benfas-Vitória de Setúbal não é acaso. A quantidade de vezes que este processo se repete, não é obra do acaso. Vejam aqui o caso de ontem. Mas nem é por isso que estou desanimado. Estou desanimado pela postura do meu Clube, aquele que é o principal prejudicado por tudo isto. Sinto-me órfão de protecção enquanto adepto do jogo que gosto de ver. Sinto que a competição está ferida de morte e o moribundo assiste passivamente à sua Morte.

Sobre isso que fazer? Farei aquilo que sempre faço - denunciar e comentar. Eu e todos os outros bloggers da bluegosfera. Sou um orgulhoso Portista, como todos os meus colegas - se calhar não certos Portistas com muito orgulho, mas enfim - e vou estar com a minha equipa até ao fim. Nem que seja a feijões, estarei lá a apoiar até ao fim. E, entenda-se, tenho grandes esperanças em sermos campeões. Para mim, parece-me inquestionável que somos os melhores, jogamos infinitamente melhor que todos os outros e que Lopetegui já fez um grande milagre.


Tenho para mim que estaríamos isolados na frente se houvesse justiça - e não duvido que estaríamos a muito maior distância pelo efeito psicológico que isso teria nas equipas contrárias. Mas não deixo de sentir desânimo com a apatia da SAD do meu Clube. Quando vejo reacções oficiais a questões laterais como prémios e galas e notícias patetas, e nenhuma reacção ao roubo de catedral que somos vítima em tosas competições, fico desanimado. Quando não vejo nenhuma reacção à acusação de que tudo isto está a ser manipulado e combinado - está à vista de todos! - não posso deixar de sentir desânimo. E, se é por causa da estabilidade da Liga, ainda pior. Defender uma entidade que nos trai é ser anjinho, e de uma forma que não corresponde à própria identidade do nosso Clube.

Temo outra coisa. Temo que a minha SAD esteja numa vertente mais de negócio do que de títulos. Acho que seria um contra-senso, porque os títulos exponenciam os negócios. Mas talvez o FC Porto SAD esteja mais interessado na montra da Champions e queira, por isso, fazer passar uma imagem de indiferença sobre as questões internas para não parecer quezilento.

Se tal for, quero que todos os que me honram com a sua leitura saibam: estou muito feliz com a minha equipa, com a sua evolução e entrega, tenho a certeza que os parcos empates e derrota que sofremos são normais numa fase de adaptação. Nenhuma equipa ganha sempre. Acho que a derrota contra o benfas foi injusta e ingénua, mas ajudou a aprender. E depois da entrada de Cafú sobre Casemiro, não me falem mais do jogo do Boavista. E em todos os outros fomos roubados indecentemente, zbordem incluído. Acho que Lopetegui tem mais frontalidade e Portismo do que 90% da SAD - não incluo o Nosso Grande Presidente! - e não posso estar mais feliz com o seu carácter, determinação e capacidade de potenciação da equipa e suas individualidades.

Caiam em cima do roubo, caiam em cima da apatia da SAD. Não caiam sobre Lopetegui e os seus jogadores. Em condições normais, teríamos o comando que merecíamos . E mais não se lhes pode pedir. Estou desanimado, mas acredito que a Justiça prevalecerá. Embora não perceba a apatia.

Importante Adenda: Estou desanimado mas não calado, e a senhora ratazana Santos que torne as suas acusações em factos concretos, se faz favor. Além de estar a dizer que a responsabilidade do confronto zbordem-benfas é do FC Porto (!!!), ainda que indirectamente - porque ratos sem vergonha são assim mesmo - ainda acabou, durante os cinco minutos que se falou do jogo do FC Porto, por insinuar que fomos buscar o Hernâni para diminuir o Guimarães, e de gozar o cumprimento de Lopetegui a Quaresma no fim do jogo! É um ser ridículo este, que se esquiva toda a emissão de falar nas acusações gravíssimas de manipulação de resultados do badocha ao Dumbo e depois vem culpar o Nosso Grande Presidente. É o veneno sujo de uma ratazana sem vergonha, que como disse e bem o nosso Capitão Rodolfo, não passa que eu não deixo!

19 comentários:

  1. Boa tarde Jorge...
    É verdade, isto já chegou a um ponto em que nem seu se vale a pena fazer barulho, acusar, dizer que estamos atentos...aqueles que mais barulho deveriam fazer são os que estão mais calados...a cumplicidade também é "crime" e o silêncio neste momento cheira a cumplicidade!
    Não sou eu, tu, o DVP, o Miguel e tantos outros, quer nos respetivos blogs, páginas e grupos de facebook, não somos nós que temos obrigação de denunciar! Nós somos apaixonados pelo FCP, mas não vivemos com aquilo que o FCP nos dá (em termos monetários entenda-se).
    Como dizes bem, quanto mais títulos, maior a probabilidade de se realizarem melhores negócios...maior a probabilidade de uma qualquer pérola (sul americana, africana, europeia, asiática) decidir que quer jogar no FCP porque tem maior probabilidade de ganhar títulos, ser bem orientado para a entrada no mundo do futebol profissional ao mais alto nível!
    Quantos jogadores na nossa história tivemos que escolheram o FCP, pois era um clube capaz, um clube que luta por tudo!
    Vamos voltar ao tempo da outra senhora?

    Também eu estou desanimado com tudo isto...mas também não me calo!

    Por força da idade habituei-me a ver o FCP a ganhar por norma, mas também me habituei aos discursos de agregação, de motivação...e sinto falta disso...sinto falta do inferno das Antas!
    A mudança de estádio, trouxe-nos muitas coisas boas...mas para muitos foi um acomodar no conforto do novo lar.

    Abraçom

    André Guimarães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não dá para perceber mesmo...é tudo muito estranho! Tudo contrário ao que sempre foi o FCP!

      Abraço

      Eliminar
  2. Boa tarde. Concordo com todas as sua palavras. Espero bem que toda esta apatia a que estamos a assistir da parte dos dirigentes do nosso clube não seja apenas ingenuidade. Temo que tudo isto, e ao ter conhecimento do suposto acordo que o Orelhas quis fazer com Burro de Carvalho, quem sabe se não existirá um acordo semelhante com o nosso clube? É uma ideia um bocado repescada mas ao ver a falta de reação dos nossos dirigentes a toda esta roubalheira que tem sido esta liga leva-me a considerar todos os cenários.

    Cumprimentos,
    Edgar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não posso crer nisso, senão deixo de acreditar no meu clube.

      Abraço

      Eliminar
  3. A primeira preocupação do FCP neste momento são as suas finanças que estão muito mal. Por isso a Champions é fundamental não só pelo dinheiro que dá mas também pela valorização dos activos. Dentro de duas semanas saberemos mais.

    ResponderEliminar
  4. E fácil compreender o silencio dos dirigentes do FCP só nao percebe quem nao quer perceber!
    O nosso presidente fez as pazes com LFV e como tal ninguem abre a boca, o que acontece é que não há guerras e o nosso presidente prefere concentrar-se no futebol! Simples!
    Precisamos de alguem que fale, alguem de peso na estrutura mas ninguém quer falar e com isso sobra o treinador!
    Este campeonato e estas arbitragens dão a entender que as pazes de LFV foram para adormecer o nosso presidente enquanto LFV controla as arbitragens! è isto que nos esta a parecer a todos e pior ainda ninguem do nosso clube contraria o que quer que seja!


    Uma teoria que me recuso a acreditar é de que este silencio se deve a um "pacto" para que o SLB venca campeonatos em repartição com o FCP e como tal os negócios prosperem e ninguém se chateie!
    Todos ganham e afinal de contas ninguém sai mal na fotografia, e pelos vistos o presidente do Sporting foi convidado a fazer parte deste "pacto" mas não quis recusou porque não ganharia tanto como achava que devia ganhar! Se isto é verdade, bem podre esta o futebol Portugues!
    Nao ficaria nada admirado se o fosse, com tanta escandaleira neste pais e tanto vigarista que por ai anda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste blogue a teoria de que um clube se deixa vilipendiar por um acordo sem necessidade soa completamente absurdo.

      Abraço

      Eliminar
  5. Sr. Jorge Vassalo, sei que o meu ponto de vista parece absurdo e soa a absurdo. Quero acreditar que estou a ter um delirio e que tudo não passa da minha imaginação, mas perante a inoperância dos nossos dirigentes que considero ainda mais absurda que o meu "delirio" achei por bem soltar este desabafo neste sitio onde tantas vezes venho procurar conforto para a minha revolta quase semanal com todas estas peripécias que vão surgindo. Não quis de modo algum nesta minha 1ª participação neste Blog vir com um discurso incendiário. Foi apenas um desabafo perante tantas dúvidas que vão pairando na minha e outras cabeças Portistas.
    Cumprimentos,
    Edgar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Edgar, nada disso, o seu desabafo é bem vindo e respeitado. Digo que não posso acreditar que seja verdade, porque não é necessário fazer um acordo com um clube perdedor e baixo em todos os aspectos. Qual seria a vantagem em ver passivamente o nosso nome arrastado na lama? É que sabe, depois os corruptos somos nós! Insisto, a mim soa-me absurda, não o seu comentário, mas a ideia.

      Um abraço e obrigado pelo seu comentário.

      Eliminar
  6. Sinceramente, sou portista desde puto, há quase quarenta anos, mas esta roubalheira seria relativa se não revelasse o que vai pelo país. No fim de contas, isto é apenas um jogo, certo, mas o que se passa aqui reflecte a pouca vergonha que vai pela sociedade fora, pelo país fora, com corrupção, compadrios, enriquecimentos ilícitos, cunhas, etc. É pena que a sad não reaja, não percebo porquê, mas enfim. Se os principais interessados não se preocupam, dizer o quê?- João.

    ResponderEliminar
  7. Depois disto tudo, ou vem aí um grande golpe de mestre do nosso clube ou estamos à beira do fim. Se perdermos este campeonato os únicos culpados são os dirigentes, todos eles. Apoio incondicionalmente a equipa, mas a estrutura está muito mal.
    E não entendo onde é que este silêncio nos pode beneficiar em termos financeiros. Mas isso são outros quinhentos.
    Todos nós chamam corruptos e ladrões, e agora que podemos limpar o nosso nome vamos ficar caladinhos? ?? Não entendo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu não sou grande jogador de xadrez, por isso não estou a ver o endgame.

      Ou é uma tirada de mestre e aí chapeau, ou é a demonstração cabal que estão lá com um fito diferente do dos adeptos...

      Esperemos que não, até porque a direcção já soube surpreender com Lopetegui e a mudança de paradigma, para mim uma aposta ganha.

      Abraço

      Eliminar
  8. Entendo - quero entender, tento entender, espero entender, esforço-me por entender - que o silêncio do FC PORTO mais não seja que um vulcão prestes a entrar em erupção e cuja lava vai levar tudo á frente...

    P.S. Além da SAD que está calada, o pasquim daqui, que era o uncio que eu lia até, faz silêncio de ouro sobre o assunto.
    Se fosse connosco, os pasquins lá do sul, já tinham entrevistado, filmado, gravado a ate´provado a conversa com o motorista, a empregada de limpeza e mais alguns abutres... mas o JOGO na sua tentativa provinciana de agradar a gregos e a troianos - veja-se o caso de ter uma capa a Norte e outra para os lá do sul - mete-me pena. Imensa pena...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Felisberto, subscrevo. Desde o ataque a Adrián que tem sido o que se vê. O jornal O Jogo faz capas consoante a zona e tudo o que não seja consensual passou a ser absolutamente inócuo. Para isso não precisamos de jornais.

      Abraço

      Eliminar

  9. Bernardino Barros, esta noite, no Porto Canal, esteve absolutamente irrepreensível. foi fantástico. pena que a Direcção continue calada, numa estratégia cujo fito ainda não descortinei.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar


  10. de leitura obrigatória (aqui)

    até quando perdurará este ensurdecedor silêncio do Clube perante a gravidade dos factos recentes?

    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar