quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Empate Contra a Injustiça


O FC Porto hoje jogou à Porto. Contra tudo, contra todos e contra tolos. Mais uma vez, depois da Juventus, um roubo de catedral contra um Basileia a jogar à benfas. Fechado, fechadinho, trancado, trancadinho, manda uma bola para a frente e golo. Não acho que haja culpa de Fabiano, de Marcano ou Maicon. Muita da agressividade e assertividade do FC Porto perdeu-se ali. Evidentemente ansiosos, porque o golo veio no sentido inverso do jogo, o FC Porto perdeu um pouco do critério

Na segunda parte, depois de alguma ansiedade inicial e depois de um golo mal anulado (dizer que o Marcano obstruiu o guarda redes só pode ser piada), o FC Porto partiu para cima do Basileia e mostrou que só uma equipa quis jogar para ganhar - nós. Alguma justiça veio depois de uma clara grande penalidade, por mão na área, excepcionalmente convertida por Danilo. Mas merecíamos a vitória, embora a fraca presença na área tenha mostrado um FC Porto rápido e pressionante, mas não matador. A rever para a segunda parte.

GOLOS

Danilo - Forte, rápido, construtor, defesa. Para mim, o claro MVP. O golo é um prémio merecido para tudo o que fez, este que é, para mim, um dos melhores laterais direitos do mundo.

Alex Sandro - Exímio na recuperação de bola, forte no ataque, tentou sempre construir as jogadas. embora o seu companheiro de ala, Brahimi, não tenho estado à mesma altura.

Pressão e segurança - Com excepção de alguns períodos do jogo mais à nora, fomos sufocantes e, tratando do capítulo da finalização, mostraremos que somos muito mais fortes que este Basileia ultra defensivo e faltoso.

Tello - Passou por ele o melhor da primeira parte, a sua velocidade pode ser letal, chegou a marcar um golo (mal) anulado. Falta gente na área com quem possa tabelar, Danilo não pode fazer tudo.

Quaresma - Entrada forte, agressiva, com garra, a substituir um Brahimi claramente perdulário.

FALTAS

Brahimi -  Parece desajustado ao pendor do resto da equipa, individualista, a perder-se novamente em fintas, fintinhas e fintarolas. Não fez jogadas de ataque em condições, não soube passar a tempo. Um desespero.

Falta de presença na área - Há uma coisa que vou gostar mais com Aboubakar do que com Jackson - estou certo que compensará a falta de mobilidade e de jogo de costas para a baliza com uma presença mais sábia na área. Hoje viu-se que Jackson não esteve no jogo. Não esteve na posição dele. Certo que faz tabelas e compensações. Mas se não é ubíquo, deixa de estar lá para marcar o golo.

Árbitro -  O colo colo Europeu é de fazer parecer o nacional uma brincadeira de crianças. Não sei se é manipulação de apostas. Mas o campo esteve mesmo inclinado. Uma vergonha.

Basileia - Jogar na Champions League à defesa tem destas coisas. Terão a vida muito complicada no Dragão. Vamos para cima deles. Não haverá mais golos fortuitos. A vantagem é toda nossa.

Adenda Matinal: Não sou eu que digo, são eles! Ridícula a forma como falam os adeptos aziados com a própria equipa quando os adversários veem o FC Porto melhor que os próprios adeptos.

30 comentários:

  1. Ou nós somos uns azarentos tremendos, a vítima escolhida por Ele, os coitadinhos que todos querem destruir desde: a imprensa do regime, os árbitros nacionais e internacionais, os paineleiros afectos e não afectos ao FCP, ou então há que parar para reflectir e ver que em Guimarães, com o Boavista, com o Sporting, com o Benfica, com o Estoril, com o Maritimo, fomos vitimas sim, da teimosia, incompetência, perrice dum técnico que vê em qualquer Basileia uma grande equipa!!!! Meu Deus, eles fizeram um remate porque realmente não são capazes de mais. O treinador deles diz que fizeram o pior jogo que lhes viu fazer. Cuidado, se eles hoje foram uma vez à baliza, se cá forem duas ...estamos tramados! Não há quem lhe faça ver que com Tellos, Tellinhos e Adrians, atrasos e atrasinhos não metemos medo a ninguém?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta equipa pulverizou o ataque do Liverpool e do Real Madrid. Tenho pena que não saiba ver jogos. Incompetente? Quem é competente? O autocarro do Mourinho? Ou o chiclas?

      Eliminar
    2. Competente é pelos vistos o Paulo Sousa. Com centrais com 40 anos e miúdos que nem na B do Benfas jogavam, fez tremer o grande Lopetegui. Por não saber ver jogos é que venho cá para aprender. Eu realmente não entendo nada disto, porque acho que Quaresma foi mais perigoso nos 40 minutos que esteve a aquecer que Tello no jogo todo, mas como disse, não percebo nada desta coisa.

      Eliminar
    3. Nunca me ouviu dizer que Mourinho era um treinador Top. Mourinho para mim sempre foi como aquele "motivador" de Braga que Relvas contratou como empreendedor do regime para bater punho nos centros comerciais. Quando ganhamos a Liga Europa em Sevilha ainda jogavamos futebol, quando fomos campeões europeus o futebol não era o mais atractivo e vivíamos do génio de alguns jogadores. Também para mim Mourinho é treinador de autocarros, nisso estamos de acordo. O outro é o mesmo de Felgueiras, Belenenses, Amora e nunca mereceu grande atenção da minha parte. Da geração dele Manuel Machado, Vitor Oliveira, Henrique Calisto sempre me pareceram muito mais competentes.

      Eliminar
    4. Continuo a dizer que não percebo que jogo viu. Olhe, nem o Paulo Sousa viu esse jogo. Disse que o FC Porto foi "super, super, super superior". Também, não sei se reparou, Quaresma veio substituir Brahimi e não Tello. Mas tudo bem, percebo que é por ser espanhol. Antes era o Adrián, agora é o Tello. E para que conste nunca disse a ninguém que "não percebia nada disto", e não vou começar consigo.

      Eliminar
    5. ...estamos tramados!
      Tu não estás tramado coisa nenhuma.Não foi o benfas que jogou pois não?

      Eliminar
    6. É isso J.A.Ferreira, sou portista mas um bocadinho menos que Vª. Exª.
      Chiclas! Toma V

      Eliminar
  2. No meu blogue, não há faltas de respeito, insultos gratuitos nem erros no nome do treinador. Lopetegui L-O-P-E-T-E-G-U-I.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Jorge, deixe lá. Aposto consigo que eles acabam por aprender o nome direitinho...

      Eliminar
    2. IIrrita, Silva, parece que não conhecem este blogue!

      Eliminar
  3. Bom dia Jorge,

    Realmente foi um jogo complicado, enervante e doloroso, principalmente para as canelas dos nossos. No entanto, pela 1ª vez desde que sigo (com muito agrado) o seu (posso dizer nosso) blogue, discordo consigo no que diz respeito à arbitragem, e especialmente na anulação do nosso golo. Julgo que foi bem anulado. A única coisa que me deixou com pulga atrás da orelha foi o porquê de tanto tempo na decisão do árbitro? Se fosse cá em Portugal, diria sem qq dúvida que este tinha recebido um telefonema do nosso amigo Orelhas, dando ordens para nos enterrar. Assim, apenas foi episódio estranho, nunca visto a este nível. De resto, muita porrada, muita cotovelada, e pouco futebol por parte dos Suiços.
    Temos o pássaro na mão, basta não o deixar fugir! Cuidado, nada de encher demasiado o peito, pois para mim, o nosso maior problema há algum tempo a esta parte, tem que ver com o excesso de confiança que a maior parte dos nossos jogadores apresentam, levando-os a cometer erros que (porra) nos custam sempre caro!! Um remate=1 golo! Irra, é cada tiro cada melro!!
    Grande abraço!!

    ResponderEliminar
  4. Esqueci-me de dizer que foi arrepiante a forma como os nossos adeptos se fizeram ouvir durante o jogo! Pena é que estes adeptos não possam estar todos os fins de semana no nosso Dragão! Estes sim, fazem falta!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Marcano está à frente sim, não o obstrui de propósito, se fossemos anular golos por isto em lances de bola parada, estávamos tramados! E um minuto depois? Please!

      Abraço obrigado pelo comentário :)

      Eliminar
  5. Caro Jorge,

    Hoje, só hoje, não concordo com 3 pontos da tua análise:
    - no 1o golo o Alex tem culpa por ficar a nanar. E o Fabiano é muuuuuito mal batido.
    - o golo parece-me bem anulado. O marcano não toca no guarda redes, mas a verdade é que lhe dificulta uma possível defesa estando em posição fora-de-jogo. Boa decisão e estranha forma de a tomar ;) para quem gosta de ver rugby, como eu, foi como se se pedisse ao vídeo-ref. para ajudar a decidir.
    - no lance do Tello parece-me haver fora de jogo.
    De qq forma, a arbitragem foi miserável!

    Concordo contigo em quase tudo o resto. Não achei que o Alex tivesse feito exibição para um "golo", e penso que Tello pecou muito na recepção de bolas "fáceis". Uma clara "falta" foi a lesão de Oliver!

    Um jogo tenso, intenso, duro e difícil. E um resultado porreiro.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Z,

      - O Alex ficou meio dormente sim, mas não abafa o resto da exibição, no meu entender, bastante boa.
      - Vê a minha explicação do meu ponto de vista no meu comentário ao Badameco.
      - O fora de jogo, a existir, (ângulo da camara), é tangencial, e vi muitas outras jogadas em outros jogos da Champions a beneficiarem o atacante - a norma correcta.

      O Tello, uma vez mais, teve pouco apoio, acho que a grande lacuna da nossa equipa ainda é a fraquíssima presença na área. A lesão de Óliver é de lamentar, mas não parece tão grave como a primeira.

      Abraçom

      Eliminar
    2. Quanto ao Fabiano, se ele tivesse posto o braço 2 milímetros para baixo tinha batido na bola e teria sido a mancha do século. Mas sim, adiantado dá sempre merda. Não aprendeu no Estoril...

      Eliminar
  6. Miguel, defina lá este Basileia. É uma equipa forte, média ou fraca? Será um Belenenses, Arouca ou Gil Vicente ou um Nápoles, Everton ou Lille? A mim parece-me um Arouca, mas há quem veja marfim num qualquer pedaço de cal.

    ResponderEliminar
  7. E o Quaresma entrou exausto depois de 40 minutos de aquecimento, imagine se tivesse entrado fresquinho, o que não teria feito aos rins do ancião Samuel.
    Fabiano é do nível geral deste Basel.

    ResponderEliminar

  8. @ anónimo

    1)
    quer que defina «este Basileia» pelo que tem feito ao longo desta época ou pelo desempenho no jogo em apreço?

    se for pelo desempenho nesta época, trata-se de uma equipa de máedia dimensão, com um sistema de jogo sistematizado que aposta claramente no contra-ataque (vulgo transições rápidas), que ocupa muito bem os espaços, com as suas linhas defensivas a jogar muito juntinhas e a apostar claramente no erro do adversário - acho que consegui utilizar todos os chavões do futebolês.

    no jogo de ontem, o FC Porto conseguiu inverter a tendência que, até então, se tinha verificado em St. jacob's Park: a de assumir as "despesas" do jogo. esse é um mérito que cabe a "este" FC Porto, de Lopetegui.
    até poderá ter jogado contra um "autocarro", mas nunca desistiu de lutar. e esse também é um mérito que se deve realçar - onde a arbitragem escandalosa não passa em claro, o que engrandece ainda mais o feito. certamente que outros teriam atirado a toalha ao chão com o caricato do lance aos 48'...

    2)
    pretender tecer considerandos/'bitaites' sobre «este Basileia» comparando-o com outros clubes é tão ridículo como o árbitro em causa ter conseguido "manter" Walter Samuel em campo durante os noventa minutos (mais descontos). é que nem vale a pensa "discutir" - apesar de perceber onde quis chegar.

    3)
    «há quem veja marfim num qualquer pedaço de cal»

    ... tal como há muito anónimo que prefere criticar tudo por "dá cá aquela palha", "emprenhando pelos ouvidos" por tudo o que consume do jornalixo tuga. e que só prefira ver o "carvão" nos "diamantes" (por lapidar). são opiniões.

    eu, ao invés do bota-abaixo reinante nalguma bluegosfera e em alguns "comentadores" e em alguns "opinadores" (mormente anónimos...), prefiro enaltecer o bom que se tem visto ao longo desta temporada - que não se resume ao jogo de ontem. aliás, o meu comentário pretende ir além do jogo de ontem, como se depreende. e o que eu tenho visto é que a equipa está em crescendo. felizmente que não estou sozinho nesta visão, pelo que não sou o único "maluquinho" a vislumbrar «marfim num qualquer pedaço de cal»...

    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  9. Empate injusto por causa de alguma culpa própria ( falta-nos o tal instinto matador), mas de rectificação no Dragão.
    Conforme disse no blog do Vila Pouca, andamos nõs a efeverscer com a Comunicação Social centralista, quando temos dentro de portas, jihadistas!!!!
    Ou é o Lopetegui que não percebe um corno, ou é o Maicon, ou é o Quaresma, ou é o Fabiano... creio que não deve haver mais clube nenhum onde haja adeptos orgulhosamente fana´ticos do bota-abaixo...
    Se calhar devem pensar que jogamos sozinhos, o adversário não conta para nada e a Champions mais não é que provazita onde qualquer um ganha!!!!
    Se forem a analisar individualmente o FC PORTO e o Basieleia, a equipa suiça tem jogadores a anos luz com mais experiência internacional que quase a nossa equipa toda, carago!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. @ Felisberto

      «creio que não deve haver mais clube no Mundo onde haja adeptos orgulhosamente fanáticos do bota-abaixo»

      exactamente.
      e, em achega ao Jorge, o problema é quando se dá "voz" aos anónimos que «por não saber ver jogos é que venho cá para aprender».

      comigo, este tipo de sarcasmo era imediatamente remetido para o arquivo geral - e tu sabes disso, Jorge.
      é que, como são a(s)nónimos, qualquer um pode comentar - até lampiões encapotados, que existem, e que adoram lançar polémicas.

      tenho para mim que a vantagem de só se aceitar comentários de pessoal com perfil "registado" é que, desta forma, com maior ou menor erro, sabemos sempre com quem "falamos", pois que é difícil plagiar um registo - sobretudo se já existe há algum tempo.
      já os anónimos... são sempre "joões" (e sem desprimor e/ou ofensa avulsa para quem é João de baptismo).

      mas, esta é a minha opinião.
      certamente haverá outras, que respeito, mas discordo frontalmente.

      abr@ços a «ambos os dois» :D
      Miguel | Tomo II

      Eliminar
    2. Conviver num mundo que não está formatado à semelhança dos neurónios que possuímos, é lixado, mas enfim, é a diversidade universal. O inqualificável Wolfgang Schäuble, também acha que o povo grego tem de ser castigado por votar no Syriza. Dispara em todas as direcções e faz uso de todas as chantagens e ultimatos para que a voz grega não se ouça. Maria Luis Albuquerque abana a cabeça como boa aluna, mas não é ela que paga a loucura da visão limitada que têm e implementam no seu mundo. Esta doutrina está a ser transposta também para o futebol.

      Chiclas/ Toma V

      Eliminar

  10. ó anónimo, sai de casa, convive mais com os teus amiguinhos e respira bem fundo antes de escreveres parvoíces, pá.

    e «toma V» onde melhor te prouver...

    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. M.Lima: será no matáco?

      Eliminar
    2. A resposta adequada foi censurada pelo lápis azul.
      Mas mesmo assim não era tão suez como "e «toma V» onde melhor te prouver..."

      Aprouver talvez tenha sido o que quiz dizer, mas compreendo as limitações.

      Chiclas! Toma V

      Eliminar

    3. prouver

      eu também compreendo essas limitações a que se quis referir...

      Miguel | Tomo II

      Eliminar


  11. por último e assim concluo:

    «
    Honestamente eu não tinha visto uma equipe forte tão em Saint-Jacques nos últimos dois ou três anos. Nem mesmo o Real, a equipa do Bernabéu que nos deu 5-1. O Real é incrível individualmente, mas colectivamente o Porto é ainda mais impressionante.

    Frei (Basileia)
    »

    mas, pronto... o anónimo é que sabe tudo...
    como já o expressou anteriormente, pode ser que aprenda um pouco mais com quem efectivamente jogou a partida de ontem. ou então, não, e permanecerá no ridículo do seu negativismo e/ou bota-abaixismo, tão característico nos anónimos da bluegosfera...

    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  12. Vamos parar com isto. Próximos comentários deste teor não serão publicados :)

    ResponderEliminar