segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Manita Trivelada


Mais uma noite boa. Vou confessar, estava preocupado. Vim uma hora mais cedo, ter com o caríssimo Vila Pouca, o senhor Fernando Pinto e o grande Z, para o nosso já habitual - e sortudo, não é João Santos? - pré-match. Estava a chover com alguma intensidade pelo caminho e pensei no jogo com o Boavista. Lembrei-me que agora o Dragão tem a Photosynthesis. Já não haverá mais bolas enlameadas. E quando cheguei ao Dragão a chuva foi lentamente parando. Boa. Não voltou a chover. Mas confessei-me também apreensivo. Afinal o Paços tinha ganho ao benfas, com uma exibição convincente, ao contrário da do FC Porto na Madeira. Mas não, estava errado. O nosso FC Porto entrou no campo para vencer. Para vencer, não! Para cilindrar! Pressão alta, intensa, sufocante, a um Paços que esperava muitas trocas de bola na zona defensiva e muita posse pela posse (Vade Retro!), mas ao fim do primeiro quarto de hora já a baliza do Paços tinha sido sobejamente ameaçada. 

Jackson, Tello e Quaresma a morder as canelas de tudo o que era amarelo e mexia, Herrera, Óliver e Casemiro a interromperem qualquer linha de transição do Paços e Alex Sandro a pegar na batuta desta vez e a conduzir o ataque fortíssimo. Justamente Alex Sandro cruza bem e Jackson marca... à Jackson. Estava aberto o marcador que parecia teimosamente fechado durante mais tempo que o habitual, a destoar do jogo em si, como uma criança birrenta que não queria abrir a mão. Mas o FC Porto não relaxou, continuou em cima do Paços Numa jogada rápida de Jackson, Hélder Nunes puxa-o fora da área, mas Jackson, inteligente, cai dentro da área. Marco Ferreira, em mais uma arbitragem... criativa... fica no meio da ponte e dá o penalty, mas não expulsa o jogador pacense. Quaresma, corajosamente, assume a marcação do penalty, que marca de forma primorosa, tenso encostado a primeiro poste, indefensável.

Mas o melhor estava para vir. O trademark Quaresma, do qual todo o Portista já tinha saudades. Finta, mede e.. trivela! E que bela trivela! Que golaço! Que hino! Dragão eu euforia, felicidade a jorrar pelos poros, alegria. Apoteose merecida para Ricardo Quaresma, pelo que lutou, pelo que fez. Nunca desistiu. Vai para o intervalo um FC Porto motivado, sereno, e fica-se com a sensação de que o jogo poderia ter acabado aqui. Nada de mais errado! Logo a abrir a segunda parte , Óliver rouba a bola, passa a Tello, este a Jackson que, inacreditavelmente finta 4 jogadores do Paços e cruza para um Herrera bem posicionado que empurra para o fundo da baliza. Depois, o FC Porto descomprime, o Paços cresce um pouco e é o tempo de Fabiano defender um punhado de boas bolas e o poste devolver um golo certo pacense. Natural, uma vez que com 4-0, o ritmo baixou um pouco. É bom ver que a tradição não se mantem e, desta vez, não houve 100% de eficácia adversária nem ofertas defensivas. Apesar de, aqui e ali, se ter notado uma certa ansiedade defensiva, o facto é que houve sempre apoio e critério nesse apoio, e tudo ficou bem. 

Aos 80', Romeu derruba Jackson à entrada da área, segundo amarelo e expulsão, Tello faz a marcação do livre ao primeiro poste - estilo Brahimi - e assim foi-lhe dado o prémio para uma boa exibição, e o golo que fez por merecer, desta vez. Foi uma noite boa, partilhada uma vez mais com o Casal Dragão de Ouro, Ana Neves e João Santos. Meus amigos, em equipa que ganha não se mexe. Farei depois um post a abordar o pós jogo e a excelente conferência de imprensa de Julen Lopetegui. Temos treinador! Temos FC Porto! Assim, sim!


GOLOS

Quaresma - Ricardo Quaresma mereceu o banho de glória que teve. Não só esteve bem a atacar - está quase sempre - como pressionou muito bem, foi solidário com os colegas, defendeu primorosamente. Saiu para dar lugar a Quintero aos 69' sobre uma verdadeira apoteose - inteiramente merecida! - e, embora não tivesse saido feliz - ainda bem! - não foi problemático. Quaresma no seu melhor! 

Jackson - Forte, possante, líder, o Cha Cha Cha é um perigo e um pesadelo para qualquer defesa. O controle de bola é magistral, a capacidade de se aguentar quando pressionado, puxado, quando sofre faltas é brutal e a leitura de jogo é a de um 8. Não me canso de dizer, vai deixar saudades.

Óliver - Mais na segunda parte do que na primeira, o pequeno maestro no seu melhor. A bola "cola"-lhe nos pés, as intersecções são do outro mundo e a distribuição do jogo primorosa. Já disse que o negócio da sua permanência tem de ser feito já?

Marcano - Jogo de cabeça, segurança, leitura, passes longos bem feitos e critério. Que pena não ser destro, carago!

Pressão sufocante - Durante 70% do jogo, o FC Porto teve uma pressão avassaladora sobre o Paços! Acho que desde os tempos de Villas-Boas que não via uma pressão defensiva tão bem executada. Jackson, Tello, Quaresma e Óliver não deram um segundo de sossego aos jogadores pacenses! É assim mesmo!

FALTAS

Marco Ferreira -  Não é novidade e a lenga-lenga já é sobejamente conhecida mas... dualidade de critérios, amarelos à segunda falta, etc etc etc... artistas portugueses!

Massa Assobiativa -  Assobiar o quê, exactamente? O Tello não conseguir fazer 3 piques consecutivos? O acerto não ser 100%?! Ter de haver tentativa e erro? Mas não houve intensidade? Golos? União? Não viram Lopetegui constantemente insatisfeito, até com 4-0? Exigência é saudável mas isto já é um absurdo! Ainda bem que por cada assobiativo havia logo alguém ao lado para lhes dizer onde podiam meter o assobio!

(Imagem trivela - Tomo II)

16 comentários:

  1. Bom dia Jorge, espero que tenhas uma melhor semana do que que tiveste na última. O nosso Porto já fez a parte que lhe competia. Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Bom jogo apesar do , normal, relaxamento após o 4 golo. Casimiro ainda não me convence a 6. Mas quero é realçar, mais que o jogo, a conferencia de imprensa do Lopetegui. Finalmente alguém no clube a mostrar atitude. Isto é Porto.

    Já tinha o meu apoio, agora fiquei fã do nosso treinador.

    Força Porto.

    Zé Carlos

    ResponderEliminar
  3. Caro Jorge,
    O FC Porto entrou em campo sabendo que não podia falhar, ou seja, a vitória era o único resultado possível. Não se esperava um jogo fácil, mas o FC Porto
    entrou decidido a desmontar a teia defensiva que o Paços montou em frente à sua baliza. E a bem dizer, no final do primeiro tempo já tinha resolvido a
    questão. Jackson, quem mais podia ser?; e Quaresma, por duas vezes, uma de grande penalidade e outra através de um grande golo; tornaram as dificuldades
    em facilidades. Para o segundo tempo sobrou a gestão e mais dois golos: Herrera e Tello.
    Gostei do jogo e, mais uma vez, gostei da atitude de procurar mais golos. O FC Porto dominou, controlou, apostou numa pressão intensa, marcou e no final
    somou mais uma vitória com todo o mérito.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Ambos (os dois) desatinamos literalmente com Lopetegui por não ter convocado Gonaçalo Paciência.
    Eis a (enorme) diferença entre ser treinador com frieza e raciocino, e adepto com paixão e coração ao pé da boca. O que não ivalida que não haja razão em ambas as partes!

    Talvez foi impressão minha ou neste jogo o FC PORTO teve a mesma posse de bola do costume, mas não foi tão enfandonho como costuma a ser; lateralizar, atrasar, lateralizar, atrasar. Acho que fomos mais concisos e objectivos em chegar mais depressa á baliza e em igual velocidade em recuperar a bola quando não a tinhamos.

    Grande boca do Julen... ao Jorjasus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande conferência de imprensa, sobre a qual vou escrever mais tarde.

      E uma enorme resposta sobre a questão do Gonçalo, que me deixou feliz nos dois aspectos.

      Abraço.

      Eliminar
    2. Concordo que a resposta sobre o Gonçalo é boa, mas eu valorizo mais as acções e como pensamos pela nossa cabeça, não sei se Lopetegui teve a melhor opção em deixá-lo fora dos convocados. Não é ironia, não consigo avaliar mesmo quem está certo. Só talvez lá para a frente é que poderemos avaliar qual era a opção mais adequada.
      Julgo saber que Lopetegui acompanha mesmo a formação e estranho este negócio do Hernani (não é o Bernard!!!). Não acredito que Ivo, Octávio e Sammi tenham sido cedidos....definitivamente?!?!

      Eliminar
    3. É um bom negócio, com bons termos, segundo apurei - nem perto dos valores veiculados nos media - e vai dar imenso jeito.

      Eliminar
  5. Jorge :

    Já vi que estavas bem acompanhado ... e saíram todos de barriga cheia !

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Lopetegui desta vez esteve quase tão bem no relvado como está sempre nas conferências de imprensa. A resposta ao encalhado egipcio do Madail foi quase tão boa como o golo fenomenal do Quaresma. Concentração, extremos como extremos, meio campo cada qual com o seu lugar definido e somos mesmo equipa de TOP europa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Convido-o a ouvir as indicações de Lopetegui no campo.

      Abraço

      Eliminar

  7. @ Jorge

    sabes que mais gostei da trivela do RQ7? do contentamento (efusivo) do Óliver. dá para perceber no GIF em causa

    (e, já agora, obrigado! pela referência :D)

    ps:
    sr Fernando Pinto, na próxima vinda à InBicta o cimbalino será por minha conta :D

    abr@ços
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, temos um jogador à Porto, que nem é do FC Porto. Mas acredito que va ficar mais tempo aqui.

      Abraçom

      Eliminar