domingo, 8 de fevereiro de 2015

Matchbox Football


Hoje jogamos ao fiquinha.  Tentar jogar futebol numa caixinha de fósforos é como sair do tanque de Houdini, só que com piranhas no meio da água.  Quantas vezes vimos Danilo,  Alex Sandro mas,  principalmente,  Tello a sentir que o campo acabava mais cedo do que devia. Se,  pelo meio,  juntarmos um Moreirense cujo interesse único era o ponto,  como o Mister Leal assumiu,  tem-se um jogo atabalhoado e confuso,  com demasiadas pessoas em pouquíssimo espaço,  entre cortes e recortes e bolas para o pinhal.  Vi um Óliver excelente  como sempre,  mas confuso sem saber por onde ir,  e ainda a levar com um muro de Xistra na frente. Vi ataques que tentavam ser rápidos mas que, entre escorregansos e fracas medições, se perdiam nas linhas laterais e frontais. Não valia a pena. Foram dois golos de pura insistência, de corte como faca de mato sobre um pântano fechado, um desespero.

Um total absurdo como,  em 2015,  se pode pedir para haver jogos em dimensões de campo diferentes.  Até  Jackson andava aos pulinhos como se estivesse a passar um campo minado.  Mas não nos enganamos,  o Moreirense fez o jogo que queria de uma forma competente.  Defesa sólida,  contra ataque incisivo.  Só que encontrou um FC Porto que se conhece bem e se relaciona com amizade. A defesa deixou de fazer asneiras parvas, os poucos passes perdidos tiveram um apoio imediato para o roubo de bola.

Muito bem! Ganhamos competentemente,  sem ser contundentemente,  no jogo que ninguém diria sequer que jogamos. O Mister diz que já ganhou o derby dele. Concordo. Amanhã... quero lá saber. Temos de fazer o nosso trabalho. O resto... Que Será Será.





GOLOS

Quaresma  -  O melhor jogo que me lembro de ver RQ7 jogar.  Hoje não houve triveladas,  mas houve solidariedade,  entrosamento,  direcção,  participação,  empatia com os outros.  Este Quaresma deixa-me orgulhoso que seja Portista. Um Quaresma que procura o companheiro do lado, que joga para a equipa, rende 90' muito bem e tem um lugar bem batidinho no onze. Um espetáculo.

Herrera - Um monster truck a abrir caminho onde ele não existe. Absolutamente sufocante no ataque, dele partiu muito do melhor jogo!

Defesa sólida - Maicon parece entender-se melhor com Marcano. Marcano parece ser mais inteligente e menos rufia que o seu alternativo Indi. Será certamente da idade. Gosto da serenidade de Marcano, da sua leitura de jogo e adorei a forma como os quatro defesas se ligaram, numa rede de malha fina, por onde passou muito pouco peixe.

Fabiano - Está visto que o Bom Gigante precisa de trabalhar para jogar bem. Em noites onde tem serviço que não é esporádico (não se pode dizer que o Moreirense não tem um contra ataque demolidor), Fabiano teve belíssimos apontamentos. A saída, a salvar um golo certo, aos 65', é um momento para pôr nos Highlights. Bra-vo!

Casemiro - Conseguiu jogar o jogo todo sem faltas grosseiras e com apoio e critério na saída a jogar. Um bom golo da tranquilidade inteiramente merecido!

Jackson - Jackson é um Capitão à séria. Cada vez mais forte e interventivo, dentro e fora da área, está em todo o lado, vem de todo o lado! Impressionante! Golo 5000 inteiramente merecido! Muito bem!


FALTAS 

A decisão final de Tello - Velocidade, entrosamento com as jogadas. Tremem como varetas quando te vêem a avançar para a baliza. Mas sem uma boa decisão final, tudo isso fica menos preponderante. Cabeça no sítio e olho nos colegas. Falhar golos por individualismo, é uma ofensa. A rever com o Mister - ontem.

Xistrema - Penalty sobre Maicon por assinalar, cartões em campo inclinado. Não vale a pena dizer mais. Já todos o conhecem.

Campo - Uma vergonha . Dimensões diferentes entre os campos... um cancro de futebol.

12 comentários:

  1. “O FC Porto soube provocar os erros do adversário, teve paciência, soube ter o controlo de bola, soube circulá-la e dar muita largura ao jogo, num campo estreito e que, aocontrário do que se verifica nos outros estádios, estava em boas condições. As grandes ligas olham para essas questões, o terreno é um ponto fundamental do jogo"

    retirado do site oficial do clube.

    quanto à tua análise à partida, subscrevo.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As "boas condições" que Lopetegui se refere deviam ler-se como "não estava um lamaçal poçanhento". Ao que se chegou. Ou há condições ou não se joga.

      Abraçom

      Eliminar
  2. É curioso que ainda hoje de manhã, no meu futebol de praia, comentavamos entre nós, que as lesões dos 2 jogadores moreirenses, tinham a ver com o estado do relvado; muito fofo ou seja relva muita alta e seca. Contudo logo alguém também ressalvou que Lopetegui tinha elogiado o terreno!
    Mas que para mim o terreno estava "manhoso", estava!!!! Só que lhes saiu o tiro pela culatra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que o Lopetegui estava a querer dizer que pelo menos era verde.

      Abraço!

      Eliminar
  3. As declarações de Lopetegui só podem ser irónicas, aquele campo não estava em condições. Como diz o Felisberto, relva alta, demasiado fofa, qualquer mudança de velocidade, saía terrão, Danilo deu um valente bate cu, podia ter-se magoado. Aliás, tem sido uma constante, fora do Dragão os relvados nunca estão em condições e se algumas coisas se compreendem, mau tempo, falta de manutenção por falta de pasta, não cortar a relva é uma estratégia para condicionar o nosso jogo.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, de acordo, saiu-lhes no entanto o tiro pela culatra, quem ficou com dois lesionados mais não fomos nós. Jogar futebol em Portugal é um anti-jogo constante. Como a coisinha ridícula do chiclas esconder se o Gaitán vai jogar ou não! Manobras de gente triste. Depois queixam-se que os jogadores querem todos sair!

      Abraço

      Eliminar
  4. Vitória merecida embora eu não tenha gostado da exibição, mas como dizia o Artur Jorge:nestes jogos é que se ganham campeonatos, e eu estou de acordo. Além disso, mais uma vez tivemos que ganhar ao árbitro também, como é possível não marcar aquele penaltie? Viva o FCP e que logo os gajos da 2ª circular peguem todos à porrada e acabem com alguns no hospital.
    Abraço
    Manuel da Silva Moutinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Campo pequeno, relvado difícil, 11 gajos atrás do meio campo.. difícil, mas são estas furafulhices que dão campeonatos, sem dúvida!

      Abraço

      Eliminar
  5. Vitória merecida mas exibição fraca contra uma equipa que era mais um Moreirense B reforçado. E o Xistra podia ter expulso o Quaresma que teve uma entrada igual à do Maicon quando foi expulso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, claro. Infiltrados já a tremer e ainda falta uma hora. Sim, sim, já se sabe, jogamos sempre contra fraquinhos, vocês é que dão exibições de gala! Olha, tipo o Belenenses, o Guimarães e o Marítimo...

      Eliminar
    2. Há sapatos que começam a apertar... Já estivemos mais longe, já jogámos pior, já foi mais fácil fazerem a diferença "por outro lado"... Podemos perder, pois claro. Mas aposto já que há uma "vitória" que ninguém nos tira: o 5LB vai jogar em casa contra nós, da mesma maneira que jogou este Moreirense. Será uma vitoriazinha pifia, se no processo não aproveitarmos e lhes espetarmos os 5 que ficámos a dever no Dragão. Que raiva! :)

      Eliminar
    3. E tivemos uma sorte do c....... por o Xistrema não ter mostrado nenhum cartão ao Maicon quando ele tropeçou na linha da pequena área.

      Eliminar