quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Precipitações Fóbicas


Quando Lopetegui chegou e trouxe consigo um grupo de jogadores falou-se em "armada espanhola". Aqui d' El Rei que ficamos descaracterizados, perdemos a Mística, nunca mais teremos referências, vontade e Portismo dentro da equipa do FC Porto. Deste grupo que trouxe Lopetegui, falou-se muito dos espanhóis. Sete meses volvidos, é do senso comum que Óliver faz parte dos desejos mais profundos de qualquer Portista e a sua permanência no onze inicial não é contestada por ninguém. Mas, lá está, Tello ainda padece desse mal e, durante muitos , muitos meses, de cada vez que Quaresma saía para dar lugar a Tello, por exemplo, lá se ouvia da bancada "Tens que dar lugar aos teus, seu espanhol de merda!". Certo era que, como tem sido apanágio do treinador, a leitura de Lopetegui era a correcta e o jogo beneficiava disso. Mesmo assim, claro que se falava que isto agora seria o Futebol Clube del Oporto, e outras hispanofobias quejandas. Curiosamente, aqui,  como na maioria da bluegosfera, foi relevado o facto de que Lopetegui viria para um contrato de 3 anos + 2 de opção e, já por mim dito antes, na minha perspectiva, os valores trazidos com Lopetegui não seriam mais do que as referências que JL conheceria, e que o ajudariam a cimentar o modelo.


O tempo tem-me (nos) dado razão, e a verdade é que Lopetegui lançou o jovem Rúben Neves, cada vez mais uma certeza na convocatória e nos jogos, desde a primeira hora, foi buscar Gonçalo Paciência aos Bs como alternativa futura a Aboubakar e terceiro ponta de lança no ranking, atrás do inquestionável Jackson Martinez e do referido Aboubakar, como muito naturalmente deve estar o jovem de 20 anos, assinou Sérgio Oliveira que foi buscar de novo ao Paços de Ferreira e agora Hernâni ao Guimarães. São espanhóis? Não. São portugueses. Sabem qual é a identidade Portista e os valores? Certamente!

Agora vem a público a não-notícia, para mim, da certeza da contratação de André André. Uma excelente notícia, claro, o bom filho a casa torna e a sua linhagem, tal como a de Gonçalo Paciência, faz parte dos anais da história Portista. Mas atenção, não é uma imposição do Nosso Grande Presidente! É um pedido expresso de Lopetegui. Julen Lopetegui tem-se mostrado um extraordinário treinador, potenciou todos os jogadores que normalmente convoca - sim, todos, eu ainda acho que Adrián vai crescer com Lopetegui -  e, além de claramente já ter assimilado o que é ser Portista, fê-lo da forma que mais nos orgulha : com a firmeza, a garra e a combatividade.


Aqueles que estavam ansiosos com a falta de Portismo, contemplem então agora um onze de futuro:

Fabiano, Ricardo, Maicon, Marcano, Ángel, [Ruben Neves/Sérgio Oliveira], André André, [Óliver/Brahimi/Evandro], [Quaresma/Hernani/Adrián/Tello], Gonçalo, [Quaresma/Tello/Hernâni]. 

Este onze parece-vos pouco português? Parece-vos desconhecer a realidade do futebol nacional? A mim só me parece uma coisa simples: aqueles que criticaram o NGP pelas contratações milionárias, por terem descaracterizado o FC Porto e tê-lo tornado apátrida e estrangeiro, serão os mesmos que acusarão o FC Porto de não ter competitividade europeia e nacional. Felizmente, estas transições não são feitas do pé para a mão e tudo será feito de tal maneira que todos se integrem e se potenciem ao máximo. Com tempo e com cabeça. Para o melhor do FC Porto. E muitos outros estão já a ser trabalhados na equipa B. E sobre esses falaremos mais tarde.

23 comentários:


  1. @ Jorge

    no jogo de hoje, vem uma notícia interessante que refere que Tello já tem nove assistências para golo, contra uma do 'mustang' - sendo que as do espanhol já renderam preciosos pontos e a do tuga aconteceu na goleada ao BATE e quando a partida já estava decidida.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. Também por isso escolhi o Tello como exemplo deste post!

      Abraçom

      Eliminar
    2. Peloque vejo é mais um que retira todo o mérito a um jogador que já venceu vários títulos, que é internacional português ( e este foi á seleção porque? se calhar para si foi porque alguém pagou ao selecionador para o convocar) e esteve em grandes clubes! Realmente deve haver muitos enganos e comissões e outros grandes jogadores no Porto para toda a gente ter andado tão enganada todos estes anos! O Quaresma é um fabuloso jogador não é este blog que lhe vai retirar isso, agora que toma decisões erradas e que podia evoluir na sentido coletivo lá isso podia, agora que vocês queiram fazer disso um argumento para torna-lo um jogador banal não é compreensível!

      Santos Leite

      Eliminar
    3. O Santos Leite não deve ler este blogue, de certeza. Vá ver as análises aos jogos e veja lá quem é que eu ponho mais vezes na coluna do "Golos"! Pois, esse mesmo, o Quaresma!

      O facto das pessoas serem xenófobas tem zero a ver com o Quaresma. E Quaresma, como todos os outros - não é mais nem menos que ninguém - tem melhorado em todos os seus handicaps, com Lopetegui! Constrói muito mais, é muito mais de equipa, defende muito melhor, progride para zonas interiores...

      Este blogue não é do FC Quaresma. Mas também não é anti-Quaresma! E não há aqui uma palavra contra Ricardo Quaresma!

      Eliminar
  2. Talvez não seja o caso e talvez até o seja. Este silêncio da SAD que nos enerva a todos, que nos faz tremer de raiva nem que tomemos um frasco de ansiólticos, só me faz pensar a mim (e nos momentos em que a raiva e o nervosismo vai longe) que Pinto da Costa sabe muito mas muito mais de olhos fechados que nós todos de olhos abertos!
    Afinal o presidente não anda calado. De vez em quando (e oportunamente, diga-se de passagem) manda a sua posta de pescada (perdão Miguel por esta frase ter dirietos de autor!) sobre as arbitragens e o famoso colinho que Jesus leva não da Virgem Maria mas dos homens do apito!
    Aquilo que me é dado a entender é que o FC PORTO prepara uma grande equipa - portuguesa de preferência - sem alaridos nem estampidos, e ao mesmo tempo vai mostrando aos jogadores aquilo com que eles tem que contar - por muito bons que sejam jamais o seu valor será reconhecido aqui dentro (palavras sábias de Costinha!). E ao mesmo tempo vai endurecendo a equipa técnica com Lopetegui á cabeça, a fazer aquilo que o mister Chiclas faz; reclamar, reclamar e reclamar!
    Ou seja, o FC PORTO agora sim, está em reconstrução!!!! Não estamos fechados para obras, mas desculpem o incómodo pela remodelação!!!!
    E civilizadamente see verificarmos nos outros campeonatos, os treinadores é que dão a cara para o bem e para o mal... o presidente gere, o treinador treina, berra, discute, afirma, põe e dispõe...
    Este é o meu entendimento (agora que reflito a frio) e tem toda a minha aprovação.
    Por isso é que a Champions é que me faz sofrer a bom sofrer (não que espere ser campeão europeu pois os tubarões estão lá todos), porque aí sim, sei qo valor que a equipa mostra sem constrangimentos nem impedimentos vindos de outros que se inclinam perante um novo pretenso papa, que nem sequer tem categoria para bispo!!!!
    Um abraço, Jorge!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maravilhosa perspectiva, que eu subscrevo inteiramente!

      Abraço

      Eliminar
  3. Às vezes não sei se não seria melhor sermos o Futebol Clube del Oporto podia ser que assim neste paìs centralista e invejoso o nosso valor fosse reconhecido.

    Saudações Portistas

    Paulo Almeida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais depressa ganhamos a Champions, como diz o Miguel Guedes.

      Abraço

      Eliminar
  4. Excelente perspectiva,concordo em absoluto.
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
  5. Faltou só o Aboubakar na frente de ataque.

    Lopetegui está a ser um grande treinador e a preparar a equipa para receber jogadores talentosos...

    Também está a olhar para o nosso campeonato e a ir buscar os talentos que por aqui proliferam.

    Não sei se o 11 será esse ou não mas que as contratações de André André, Hernâni e Sérgio Oliveira são boas notícias, lá isso são e não por serem portugueses mas sim por aquilo que representam enquanto atletas.

    É óbvio que os custos com o pessoal terão que ser reduzidos par ao ano que vem (idealmente na ordem dos 20M€, mas ficaria feliz se chegassemos aos 7M€) e para isso muito irá contar as saídas que teremos no Verão (Jackson certamente, Danilo provávelmente, Casimiro, Adrian entre outros) e a redução dos emprestados acima de 22 anos (com a capitalização de alguns no processo com Josué e Carlos Eduardo à cabeça dessa lista) mas contratar cá dentro é mais barato e pode-se oferecer menos dinheiro que lá fora.

    Anyway... Mourinho foi campeão na Europa, em dois anos consecutivos com o mercado interno, vamos ver o que Lopetegui consegue fazer e ainda tendo a vantagem de ter talentos a crescer na equipa B (que estão mais verdes do que esperava mas sobre isso falaremos no post que colocares sobre o assunto)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É UM exemplo de onze, não O onze que eu quero sequer :).

      Subscrevo o resto que diz :)

      E sim, a equipa B se fosse transplantada para a A, era uma hecatombe.

      Abraço

      Eliminar
  6. Jorginho, concordo em tudo menos no "onze" final. Quer Fabiano, quer Ricardo a defesa direito metem-me muito muito medo. Deus os leve para longe daqui, e que traga novas e melhores soluções!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  7. Antes de mais parabéns por este bluegue, apesar de ser a 1° vez que comento sou um leitor assiduo.

    Quanto ao post, e se for verdade, que a possivel contratação do André for a pedido do treinador, mais uma vez fico a achar que temos o treinador certo e só mostra que está atento ao nosso campeonato. No entanto, por mim deveriamos tentar a contrataçao do menino Óliver. Assim e no meu ver teriamos um excelente meio campo, alem de combate tem tecnica e classe.

    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Miguel, muito obrigado :)

      O Óliver é praticamente impossível de contratar... a cláusula está em 24M. Mas prolongar o empréstimo é possível. Vamos ver o que a SAD consegue. Tenho a certeza que já está em negociações!

      Um abraço

      Eliminar
  8. Tiago Martins, o arbitro que passou a internacional com muita pouca experiência de 1º Liga, que nunca apitou um qualquer clássico do futebol português (não se pode averiguar esta internacionalização esquisita?), o substituto natural e imediato de Bruno Paixão, expulsou hoje 3 (TRÊS!!!!) jogadores do FC PORTO B!!!!
    Palavras para quê?
    Eis o verdadeiro "sistema" no seu esplendor!!! Nem os putos escapam...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este foi o lindinho que nos arbitrou na Taça da Liga contra a Académica. Também foi jeitoso, roubando um penalty - o enésimo - ao Jackson! Escrevi na altura:

      Arbitragem - Tiago Martins já se alistou na Tropa do Colinho. Um desastre, que não tenho medo de dizer, foi propositado. A dualidade de critérios foi escabrosa, o espoliar do penalty e o amarelo a um dos jogadores mais correctos e nobres de todo o campeonato português é ridículo. Mas é assim que se reage: contrapondo com golos quem nos quer derrubar..

      Acho que está tudo dito.

      Abraço

      Eliminar
    2. Vítor Pereira, o presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, órgão responsável por nomear e classificar os árbitros, resolve aparecer no centro de estágio Caixa Futebol Campus, no Seixal, pertença do Benfica às 9:50 da manhã, para desempenhar o papel de observador do árbitro, para o qual foi nomeado pela UEFA, do jogo da Youth League entre o Benfica e o Liverpool, que decorreu às 3 da tarde. Ou seja, e assumindo que Vítor Pereira lá se deslocou apenas para essa missão, chegou com cinco horas e dez minutos de antecedência. Caso contrário, que raio terá ido o presidente da comissão de arbitragem fazer ao centro de estágios do Benfica? Ninguém sabe.

      O que se sabe é que Vítor Pereira resolveu meter mais lenha na fogueira, criar mais suspeições, numa altura em que era preferível estar quieto. Pressupondo que a visita foi inocente e bem intencionada, por exemplo, para explicar as regras do futebol aos atletas do Benfica que devem andar baralhados com tanta dualidade de critérios, e reconheça-se, torna-se complicado, nos dias que correm, acreditar nisso, não deveria Vítor Pereira ter-se resguardado e evitado mais diz-que-disse? Fica a questão.

      Eliminar
    3. Publiquei o seu comentário pela pertinência do mesmo, mas queira fazer o favor de o assinar.

      Obrigado.

      Eliminar
    4. http://holmesplace.pt/pt/contacts/tiago-martins-p214.html?position=27

      Tiago Martins - Internacional - O verdadeiro artista

      Eliminar
  9. Tiago Martim,tins...
    Vergonha total.
    Segue borrada a pintura no mural:

    https://imbictopoema.wordpress.com/2015/02/26/bes-bis/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benvindo! Adicionei o seu blogue ao "A Minha Bluegosfera"!

      Abraço

      Eliminar