segunda-feira, 11 de maio de 2015

A Coragem De Quem É De Ferro


Ontem, após o jogo contra o Gil Vicente, Julen Lopetegui apresentou-se na conferência de imprensa para falar do dito jogo. Foi bombardeado com perguntas sobre o benfas, se já tinha desistido, como é que o FC Porto se animava e o que achava sobre o que o chiclas tinha dito, ao afirmar que "já sabia que o FC Porto ia ganhar". Então, Lopetegui responde assim. Esta resposta, no meu entender, é de um homem de uma profunda coragem, de uma rectidão e honestidade a toda a prova e de alguém que tem os valores do FC Porto completamente enraizados dentro de si. Esta declarações são de um Homem Sem Medo, que não tem medo de chamar os bois pelos nomes nem de afrontar os interesses instalados e o pensamento dominante. Sem subterfúgios, mind games, nem qualquer outra indirecta. Um homem que já percebeu onde veio parar, o que tem pela frente.

E a seguir, Lopetegui responde assim à questão sobre Fabiano. Tenho pena que os videos não incluam as perguntas, de tão tendenciosas que são, quase sempre. Mas o que me impressionou muito positivamente nesta resposta foi o final. Lopetegui bate na mesa e diz, convictamente "Seguiremos. Seguiremos". E é muito importante o que ele diz e como o diz. Com força, convicção.

Aqui está um homem duro. De linhagem dura. Já o pai o era. As imagens deste post o demonstram. E está visto que não vai ceder a chantagens. A pressões psicológicas. Não vai pedir para sair quatro vezes. Nem vai virar a cara à luta. E isso é o que os assusta. E os faz responder de forma ridícula. Mas atenção: uma forma ridícula que foi incentivada por muitos paineleiros e adeptos Portistas, ao reconhecer que a inversão que fizeram à palavra "colinho" com aquela campanha, estava bem apanhada. Então toca a lateralizar, como as criancinhas.

O que Lopetegui diz do manto protector, é factual. Em primeiro lugar, chegado à Champions, foi o desastre que foi. E mais. A pequenez auto-imposta e auto-aceite era tal que ele nem sabia a quantas andava. E o número ridículo de expulsões em prova? E o facto dos jogadores que de lá saem andarem de cartão em cartão, de expulsão em expulsão? É tudo isso que Lopetegui diz, de uma forma frontal e corajosa.

E que dizer do desgosto que ainda consigo sentir por Rodolfo Reis. Depois de o ter elogiado, na hora da verdade, cai a máscara e fica pelo lado... do cheque. Eis a mística a fazer peça de reportagem. Não sabe o senhor o que queria o "Loptegue", como você diz, dizer com "manto protector"? Acha que é uma desculpa o #colinho agora, é? 

Sabe, Rodolfo, você é mais um dos que me desanima. Quando falam do seu tempo, salta-lhe a tampa, cai em cima deles. Agora, como é o espanhol, toca a marchar com a banda, não é verdade? Não se preocupe, o chequezinho não iria embora se você fosse um bocadinho mais do lado dos seus, sabe? Mas tudo bem, diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és.

E, já agora, quero dizer que me surpreende muito que alguns bloggers achem que Lopetegui parece "um tolinho" com estas declarações. Que "está a fazer um papel ridículo". Ele só está a defender a instituição que vocês dizem amar. 

Por fim, quero louvar mais uma tomada de posição pública dos nossos Super Dragões. Mas quero dizer que fico um pouco confuso. Esta tarja aqui em baixo é para quem? Para o treinador? Jogadores? Adeptos? SAD? É que se for dirigido ao "tolinho" do treinador, não concordo. Se for dirigido a alguns jogadores, também não. Se for dirigido a muitos adeptos, também não. Se for dirigido à SAD, subscrevo por inteiro. As cartas tem remetente e destinatário. Convinha sabermos quem. Mas a mensagem, eu subscrevo.


Nota: Lopetegui, no fundo, fez batota. Ele copiou descaradamente a atitude brilhante do meu caro Golden Dragon João. Posso pôr o video, João? Adorei!

ADENDA:  Olha a Mística a defender o Clube com unhas e dentes e Não há #colinho nenhum, é tudo invenção do "tolinhopegui"!

35 comentários:

  1. Grande post. Concordo com tudo. Desculpe o abuso mas copiei uma parte e postei no meu FB. Força Porto. Força Lopetegui.

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez estou de acordo com o post. Ainda bem que temos um treinador com eles no sitio, já se sabe que quando se luta contra o poder todos se mostram contra.

    Espero que no próximo ano ele continue e não desista de lutar. Pelos vistos é o unico.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só se o Nosso Grande Presidente estivesse tolo, o que não consta!

      Abraço!

      Eliminar
  3. O blog SOU PORTISTA COM MUITO ORGULHO devia se chamar SOU ANTI LOPETTEGUI.

    TRISTEZA já não há pachorra!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Mais uma grande leitura, muito bom. Como comentei no seu post anterior, tivéssemos empatado os 2 jogos com os lampioes e agora estávamos em primeiro. O que demonstra quanto o trabalho feito pelo outro lado criou uma almofada pontual que nesta altura lhes vai garantir o título. Não fora isso e os coisinhos estavam a lutar pelo terceiro lugar. E mesmo assim há grandes referências do portismo que São incapazes de admitir a vergonha que foi este campeonato. tacho a quanto obrigas. Lopetegui deve continuar. Errou? Claro que sim, mas não fora o bolinho e há muito que o campeonato estava resolvido para o nosso lado. Apesar dos erros!

    Abraço

    P. Torres

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, erros esses de que falarei com certeza no final da temporada!

      Abraço!

      Eliminar
  5. Colinho e não bolinho ( maldita tablet).

    P. Torres

    ResponderEliminar
  6. Excelente post.
    Se eu mandasse alguma coisa no FC Porto emitia um comunicado em que dizia expressamente que o FC Porto não tem nenhum elemento mandatado para representar o clube ou os ideais deste em qualquer programa de paineleiros. Que as diarreias que eles vomitam são pessoais e transmissíveis em troca de € e que o amor ao clube não tem preço.

    De resto é mais do mesmo.
    Já sabíamos que o Lopetegui é a pessoa certa para o trabalho. Se cometeu erros, claro que cometeu. Só não comete erros quem não faz nada. Mas também me deu muitas alegrias. E estas declarações são de Homem!!!

    Nós temos um basco, eles têm um barrasco!!!

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Pyrokokus.

      Lopetegui cometeu erros, sim, mas poucos flagrantes. Mas sobre isso, falarei no final da época.

      It aint over till the fat lady sings! :)

      Abraço

      Eliminar
    2. Em primeiro lugar nem sequer sei porque esses programas da "paineleiragem" são vistos quanto mais analisados e criticados, ainda se fosse para ouvir umas bacoradas e depois rirmos às gargalhadas ainda vá que não vá.

      Se eu mandasse alguma coisa no FCPORTO, implementaria uma estratégia que fizesse com que os jogadores renunciassem às selecções e se concentrassem exclusivamente no FCPORTO.

      Eliminar
    3. Caro Jorge,

      Totalmente ao lado do nosso Treinador. Um homem de carácter que assumiu o FC Porto e andou toda Época a remar sózinho contra a maré do anti-Portismo. É, sem dúvida, credor da nossa admiração, solidariedade e confiança.

      Quanto ao António Sousa... simplesmente lamentáveis as suas declarações que me incomodam por virem de alguém que serviu o FC Porto e ganhou notariedade por isso mesmo. Enfim.

      Um grande abraço e...

      FC PORTO SEMPRE

      Eliminar
    4. Luis Miguel, são analisadas apenas e só por causa da percepção pública do FC Porto e como aqueles que se dizem "dos nossos" nos defendem ou não.

      Pessoalmente, deixei de ver estes programas. Mas vi o segmento de reportagem da SIC Noticias sobre o comentário acima criticado. Não podia ficar indiferente.

      Abraço.

      Eliminar
  7. Agora foi a vez de saberem a opinião ao Eduardo Luir. Porque é que não perguntam a opinião ao comum adepto que não tem nada a perder.

    Quanto aos programas peço desculpa mas não perco tempo a ver.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem eu, Miguel. O comentário que fiz foi acerca da peça da SIC Notícias.

      Abraço

      Eliminar
  8. Je suis Lopetegui
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
  9. Um comentário na caixa de comentários do Dragão Doente, deu o mote:
    acho que quem está ao lado do Lopetegui deveria ir à pagina dele do facebook https://www.facebook.com/pages/Julen-Lopetegui/1411338775810121?fref=ts
    e fazer um like! - não é necessário mais nada!

    neste momento acho que chegou a hora de distinguir os meninos dos homens (ou, as meninas das mulheres) e fazer-se ouvir!

    quanto a rudolfo, agora, só conheço a rena do pai natal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo o Vila Pouca, Lopetegui não tem Facebook. E faz sentido.

      Abraço

      Eliminar
  10. Lopetegui como espanhol que é, está bem habituado a estas touradas! Como bom espanhol que é, sabe bem ver quem são os touros que investem e os que se encostam ás tábuas...
    Afinal JJ, João Gabriel, Rui Gomes da Silva, Manuel José, Carlos Daniel, Fernando Guerra, Pedro Pinto, etc..., etc... não são pessoas vulgares, mas são demasiado vulgares como pessoas!!!!
    Tão vulgar como treinar no Seixal!!!

    Bluesky

    ResponderEliminar
  11. Caro Jorge,
    Grande Lopetegui, falta alguém da direção ajudar o mister, para que não seja sempre este a dar a cara e o corpo às balas. Já disse isto mais do que uma vez, mas nunca é demasiado repetir que o silencio da direção é algo que revolta um pouco. E revolta, porque custa-me que seja Lopetegui nas conferências de imprensa a responder, a defender-se e a defender o grupo dos ataques vindos de todo o lado; ou que sejam os adeptos a denunciar as grandes vergonhas, como a liga aliança – sim não me esqueço e continuo à espera de novidades… é, talvez seja melhor esperar sentada – ou o andor que segue a todo o gás desde o início da época. Falta alguém que apareça para denunciar as poucas vergonhas. Todos nós sabemos que a pessoa certa para o fazer seria o presidente Pinto da Costa, mas também todos nós sabemos que a idade não perdoa. Mas não haverá na direção alguém capaz de o fazer?

    ResponderEliminar
  12. O Sr. Julen eu trato-o assim porque é uma pessoa que admiro, isto porque?
    - Porque parece mais Portista que muitos portistas.Como por ex: Rui Madeira do Blog que acima referi entre outros que só criticam.
    PORTISTAS ainda não perceberam que esta contestação em redor de Lopetegui é o que os mouros e paineleiros
    querem????Eles querem a todo custo que ele ele se vá embora. Logicamente o nosso mister cometeu erros claro que cometeu mas se não houvesse #colinho# dava para ganhar o campeonato. Além disso pelo que já percebi ele é influente em Espanha quem dizia que o Tello, Oliver e outros vinham para o Porto??
    É disso que os mouros e seus paineleiros têm medo. Vamo-nos unir e não dividir....

    ResponderEliminar
  13. Completamente de acordo! Os responsáveis do Porto andam todos calados e so o treinador é que nos defende. Aqueles portistas que nos defendem nos programas tascas da Tv também deixam muito a desejar .Este campeonato é uma fraude e só não vê quem não quer!

    ResponderEliminar
  14. Caro Jorge,
    • A pouco esqueci-me…
    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar


  15. @ Jorge

    quem escreve assim, não é ga-gago :D

    ab@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  16. Isto é só um jogo, ou devia ser. Infelizmente, o campeonato mostra bem o que é o nosso país, por isso a coisa deixou de ser um simples jogo - como devia ser. A instituição slb representa e condensa bem tudo aquilo que existe de mais desprezível em Portugal - o chico espertismo, a arrogância, o labreguismo, a cultura da impunidade. Não se trata de fascismo, como dizem alguns portistas, até porque em Portugal nunca houve fascismo no verdadeiro sentido do termo e Salazar estava-se bem a c**** para o futebol. Trata-se, isso sim, da representação e assunção dos vícios do português, daquilo que há de pior em nós. O slb é um fiel depositário da inveja nacional, aquela palavra que encerra os Lusíadas. Um clube como o FC Porto devia ser reconhecido e elogiado pela projecção que dá ao país e pela excelência do trabalho que desenvolve na sua área, tal como são reconhecidas outras instituições, desde a Fundação Gulbenkian à Casa da Música. Mas não, o FC Porto é arrastado na lama por invejosos, incapazes, canalhas, gente que na sua vidinha de merda só consegue projectar ódio e vulgaridade. O que acontece todos os dias mostra bem a cultura da nacional-rafeirice. Mas o pior, precisamente, são os ditos portistas, os que comeram e agora cospem no prato. Ou os que se julgam donos do "portismo", seja lá isso o que for. Depois há aquela xenofobiazinha de trazer por casa no caso presente. Eu não sei se o papagaio Gabriel julgava atingir Lopetegui ao referir-se-lhe no Twitter como "basco". Talvez o papagaio pense que basco é um insulto e que espanhol é que é o termo correcto. Porém Lopetegui é basco com muito orgulho, e se o papagaio soubesse alguma coisa de história e cultura espanhola, saberia o que significa ser basco no contexto ibérico e europeu. Possivelmente não sabe, mas isso não é nada de novo, a ignorância arrogante e orgulhosa é fenómeno muito cultivado por aquelas bandas. Termino com um outro espanhol, Miguel d Unamuno, que também gostava muito de Portugal, de um certo Portugal. Dizia ele que, por cá, tudo o que é canalha triunfa e tudo o que é grande acaba por se suicidar. Passe o exagero, há alguma verdade nisto. Unamuno falava influenciado pelas mortes de Antero de Quental, Manuel Laranjeira, Camilo Castelo Branco e outros nomes grandes da nossa cultura, daí o exagero, mas captou o essencial da coisa. Aqui, a vulgaridade dá prémio e prestígio. Claro que não é só cá, mas com o mal dos outros posso eu bem. E termino com isto: neste momento, o FC Porto actual não merece o treinador que tem. Merece-o pela história, mas pelo que está a ser actualmente e pela forma como está a comportar-se não. Lopetegui é o nosso melhor treinador desde há muito, como já o disse aqui mais vezes. E a forma ignóbil como tem sido atacado por tantas ratazanas mostra-o bem. Saúde- João.

    ResponderEliminar
  17. Jorge, mais um texto brilhante. Acertas na (dita) mouche em tudo. Os "homens da mistica" estão uns ressabiados de primeira. Os adeptos portistas que até chegam a dizer "não há manto nenhum" não podem ser Dragões. Não houve em toda a história da humanidade alguém tão protegido como JJ. Nem Hitler ou Kim Young Il tinham tão boa imprensa. Não ver isto é tapar os olhos. Tratá-lo constantemente por "o espanhol" ou "basco" é baixeza máxima do mais reles possível. Ando cansado desta gente toda! Adeptos (acéfalos) do meu clube e do nojo todo deste país, desta imprensa, desta forma de tratar as coisas tão execravelmente parcial.

    Nem Mourinho foi alvo de uma campanha contra si tão forte. Lopetegui estará diferente na próxima época...

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  18. Que belo texto, senhores! Bem pensado e melhor executado. E, para meu gáudio, não utilizou "A cor do horto gráfico". Bem haja, amigo anónimo! Não deixemos enxovalhar a nossa belíssima língua!

    ResponderEliminar
  19. O FC Porto anda a queimar pneu.
    No fim, fica rasto e desperdício;
    Em defesa daquilo que fez seu,
    Clama Julen, por piloto solícito.

    Místico,
    Dístico,
    Para prazer alfarrabístico,
    Sem supra reacção:
    Acção do agora característico...
    Assim se faz de obra, destruição.

    Abraço

    http://imbictopoema.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses são os idiotas que gostam de falar de bola mas não acertam uma. E criticam quem chama a atenção antes, julgando que se fez depois. O portismo e a bluegosfera tem tantos patetas quanto os outros campos.
      Zé Luis

      Eliminar
  20. Caro Jorge Vassalo,

    Concordo consigo. Lopetegui demonstra coragem e falou bem. É aliás praticamente a única voz do FCP hoje em dia, o que não deixa de ser estranho. É frontal. Não se acanha perante as evidências e apontou de forma clara aquilo que a comunicação social encarnada continua a querer branquear. É verdade que o campeonato é perdido em grande medida pelo "colinho" mas também é verdade que existem erros de Lopetegui e alguns deles por varias vezes repetidos. Confesso que isto me preocupa porque não basta ser serio, honesto, frontal, corajoso e conhecedor do jogo para ser um treinador vitorioso. Isto não belisca em nada a razão do nosso mister apenas o responsabiliza ainda mais, se é que o peso que sobre ele pende já não é em si um grande fardo, porque não tenhamos dúvidas: Lopetegui vai ter que provar que sabe como conquistar titulos, com manto ou sem manto.

    Raoc

    ResponderEliminar
  21. Obrigado Jorge por este post e obrigado anónimo das 10.41 pelo seu comentário. Faço minhas as vossas palavras.
    Abraço
    Manuel da Silva Moutinho

    ResponderEliminar
  22. Recorrer a estas “desculpas” e “atenuantes” é pouco para o que estamos habituados. Ganhar contra tudo e contra todos, lembram-se? O mínimo que tinha de exigir-se naquele jogo decisivo era o que sempre se exigiu ao FCPorto: meter mais o pé, querer mais. Nada disto aconteceu. Bater palmas àquilo envergonha-nos.
    Silva

    ResponderEliminar