quarta-feira, 13 de maio de 2015

Desculpas e Atenuantes


São tempos estranhos estes, quando se aceita melhor uma verdade insofismável quando ela é dita pela boca de um inimigo. Por todo o mundo cibernético vejo falar que o #colinho é uma desculpa de mau perdedor, é uma maneira de fugir às responsabilidades, uma forma de escamotear erros.

A imagem é esclarecedora, ainda que incompleta. Faltam - bastantes - pontos não contabilizados com a forma alternativa de #colinho  da segunda volta - os guarda redes que mudam, os que falham defesas fáceis, os que colocam as bolas directamente no goleador, os jogadores que passam a bola a atacantes adversários, as equipas que abdicam de jogadores, as outras que abdicam de jogar.

Mas tudo bem, compreende-se o critério. Só o que é irrefutável. Aliás, ver o Rui Santos a analisar isto é de antologia. A sua tristeza e desolação por ter de dizer a verdade é hilariante. Mas vamos só ver o primeiro caso que ele apresenta. Guimarães. Quarta jornada. O FC Porto ganha as três anteriores. Leva uma embalagem tremenda. Superioriza-se ao benfas. Soa o alarme rubro. Roubo. Que sabe Brahimi disto? Nada. Que sabe Lopetegui disto? Nada. E assim começa uma coisa que, para o ano, não haverá. Um desconhecimento da realidade da liga. Culpa de Lopetegui? Não. Culpa da SAD, que parece que fez a Lopetegui o que ainda hoje faz com tudo o resto. Cala-se. E assim se quebra o momentum, e se perde a vantagem, quando na mesma jornada, Enzo e Samaris fazem entradas assassinas a jogadores do Moreirense, sem que nada lhes aconteça.

Esta é a liga #colinho. Esta é a verdade dos factos que, como O Jogo bem demonstra, faz com que Lopetegui, aos  82 pontos - seriam mais até! - tivesse tido uma primeira época de sonho, a ultrapassar Villas Boas, com uma boa Champions e um campeonato seu. 

Eu pergunto: Já imaginaram o que seria o FC Porto com estes sete pontos de avanço? Seria um FC Porto ainda mais confiante, teria gerido melhor outras competições e tenho a certeza absoluta que o benfas já teria entrado em órbita e os clássicos teriam sido bem diferentes.

É por isso que não são desculpas - são realidades. E, para o ano, um Futebol Clube do Porto preparado e atento vai ser ainda melhor para lidar com elas. E, estou certo, o campeonato será nosso.

Já agora, nada demonstra melhor a forma como a SAD está do que estas coisinhas que escrevem no Dragões Diário. Esta é a novel política comunicacional do grande Futebol Clube do Porto, outrora demolidor? Que tristeza!

ADENDA: Incúria! Infâmia! O Pinto da Costa é que domina a avaliação internacional!

45 comentários:

  1. A maior prova que temos treinador, para além de muitas outras evidências, é que ele incomoda e incomoda muito. incomoda sem ganhar nenhum título. e não ganha por um acaso. estou convicto que se o conseguirmos manter que vamos colher muitas alegrias no futuro.
    Em 10 campeonatos deste género ganharíamos 7 ou 8. a época foi bem planeada e trabalhada e conseguimos resultados bons na minha opinião. Em 50 jogos fizemos dois jogos maus, os dois na Madeira. o resto é futebol. O facto de a liga ser muito fraca este ano com equipas do pior que tenho visto como gil vicente, setubal, penafiel, boavista ajudam a que os adversários possam fazer muitos pontos e não ajudam a que haja uma discriminação entre quem joga melhor e quem não joga tão bem. é a mesma coisa que dar um exame muito fácil a um aluno médio e outro muito bom. ambos vão tirar boa nota e não vai ser valorizada a distância entre os dois. Este campeonato é um empate técnico, quando o que assistimos em mais de metade do campeonato foi o Porto a jogar muito mais à bola que o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente analogia, mas falta uma coisa. Esse aluno médio merecerá um 16, mas tem cábulas e tira um 19 por aldrabar. E esse é o problema.

      Abraço

      Eliminar
  2. Continuo na minha, o Dragões Diário foi das melhores coisas que fizeram nos últimos tempos, pondo constantemente (diariamente) o dedo na ferida. Não é a mesma coisa que um dirigente falar, ok, mas é melhor que nada (Muito melhor),

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é um passo em frente, mas muito pífio comparado com o que o FC Porto deva ser, com uma reacção adequada, no tempo certo, à hora certa.

      Abraço

      Eliminar
    2. Jorge,
      Permite-me a ousadia, e como é que o FCP devia ser? Ou seja, se não é Diário, quais teriam sido o tempo e hora certa? É que com tudo o que foi esta época, seria...diário?
      Abraço.

      Eliminar
    3. Não é o que deverá ser, é o que devia ter sido. Ao segundo atropelo... boca no trombone. Deixou-se passar quase o ano inteiro...

      Abraço

      Eliminar
  3. Sub-15, sub-17, sub-19, equipa B, equipa principal, não acha que são desculpas virtuais a mais? Não haverá mesmo um pouco... alguma.... muita.... incompetência? Serão os cólinhos, mantos, gajos testos, desbocados ou mansos, que nos darão títulos e nos trarão o respeito que outrora impúnhamos?
    Freire

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os sub 19 fizeram uma gigante recuperação e temos um bom futuro ali. A equipa B tem um péssimo treinador e muito talento. Abaixo disso... são miúdos. O respeito virá para o ano.

      Abraço

      Eliminar
  4. Já percebemos, pelo post que os grandes vencedores da época 2014/15 foram o F. C. do Porto e Lopetegui. Fica aqui bem demonstrado. Só vencedores.
    Valorizaram-se os jogadores, valorizou-se o treinador. Ganharam, ou vão ganhar os clubes que emprestaram aqueles jogadores, vão ganhar os fundos e os investidores, que são donos de partes de passes de outros.

    Ganha com a sua valorização, o empresário do treinador, que é Jorge Mendes.

    E tudo isto sem que o clube conquiste um único título.

    No entanto, os adeptos também ganham. Ou querem convencer-nos disso. Moralmente são vencedores, porque este foi um campeonato roubado pelos árbitros e pelo colinho. São vencedores porque estatisticamente, as coisas até não correram mal.

    Porque o percurso europeu foi bastante bom e foram ganhos muitos milhões, porque se recuperou prestígio (esta, não a compreendo muito bem, mas também entra no rol, porque já a vi escrita por aí!), porque a equipa melhorou em relação à temporada passada. Piorar, também, era difícil, mas enfim…

    Os outros, os que vão ganhar títulos, obviamente que também ficam contentes.

    Vão ser bicampeões, algo que já não atingiam há trinta anos e preparam-se para cantar d’alto. Vão alcançar mais um triplete inédito, juntando ao campeonato, a Supertaça e a Lucílio Baptista. É o investimento de Peter Lim e Jorge Mendes, outra vez, mas desta vez, do outro lado, a render.

    Até os que nem juízo ganham, este ano vão ter a possibilidade de molhar a sopa, se o Sérgio Conceição não lhes fizer a desfeita na Taça de Portugal.

    Ou seja, é win-win-win-win e mais win, all over. Parece um rescaldo eleitoral. Só vencedores.
    Alexandre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Alex F, vou partir do princípio que é você e não um triste sem opinião própria que faz copy paste de um post aqui ao lado,

      Ninguém aqui está contente. Não sou dos que acha que se deva correr com Lopetegui. Mas estarei na linha da frente para exigir que um treinador adaptado e entrosado, com uma equipa que será muito superior a qualquer outra, ganhe o próximo campeonato.

      Não são desculpas. São evidências que ferem a justiça deste campeonato de morte. Ditas por um anti-Portista primário, entende? Vou abordar as coisas em que Lopetegui falhou e que tem de melhorar.

      Ainda assim, foi infinitamente melhor que todos os outros, na minha opinião.

      Quanto ao dinheiro, que você menospreza, entenda: estou convicto que a missão prioritária que deram a Lopetegui foi a valorização de activos e estar na montra da Europa o máximo tempo possivel.

      O próximo R&C refecti-lo-á. Não dá títulos. Dá futuro.

      Abraço

      Eliminar
    2. O dinheiro ganho na Champions que foi imenso, se fizermos bem as contas verificamos que dá apenas para pouco mais do que para pagar a diferença entre os custos de pessoal da época anterior (2013/14) e a deste ano, 23M! Acham que valeu a pena quando muito desses custos de pessoal foram para pagar os salários de jogadores emprestados que agora se vão embora? Prestigio?
      João C.

      Eliminar
  5. Lopetegui anda no futebol.
    As empregadas do Louvre também por lá andam todos os dias, mas não é por isso que percebem alguma coisa de arte.
    A. P. Vasconcelos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo o ilustre, Lopetegui está para o futebol como v. está para o cinema... Pelo menos Lopetegui não necessita de "cús e mamas de qualidade" (como diriam os Minda Gap) para que alguém veja o que ele faz...

      Abraço e bons voos ;)

      Eliminar
    2. A Lopetegui basta-lhe a língua.
      Abraço e que as musas do Cerco o inspirem.
      A. Aleixo

      Eliminar
  6. Laugh
    Out,
    Lopetegui


    http://imbictopoema.wordpress.com

    ResponderEliminar
  7. Já imaginaram o que seria o FC Porto com estes sete pontos de avanço?
    Caríssimo,já éramos campeões.(faltam duas jornadas)
    Je suis Lopetegui
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas mais que isso. Aquelas fantásticas goleadas... enfim.

      Abraço

      Eliminar
  8. Jorge que disses dar um apoio a lopetegui tipo no ultimo jogo os super dragões junto com os que acreditam no lopetegui e cantarem o nome dele pois a comunicação social iam ver que nós não comemos a palha que publicam todos os dias no jornal e os era um voto de confiança que lopetegui via e certamente se sentia com mais força para as batalhas seguintes mais esses comentadeiros que se dizem portistas iam pensar duas vezes antes de atacarem o treinador e a equipa..
    Se alguém conhecer o macaco dos super dragões digam para ele para ajudar todos juntos dávamos uma resposta a toda a gente.. e o nosso mister merece ja defendeu o nosso clube como poucos treinadores...

    É uma ideia

    Um abraçom poveiro
    Hucher

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente ideia!

      Vou fazê-lo.

      Abraço

      Eliminar
    2. Acho uma ideia fantástica... do melhor mesmo! Parabéns Hucher

      Eliminar
  9. Esta equipa avermelhada que certamente vai ganhar o bi-campeonato (como eu adorava me enganar!!!), cujo prazo de validade está nos limites, daí a sua miserável prestação na Champions, de certeza que não vai ter pernas para o próximo ano!!! Pode ser muito experiente derivado á elevada idade dos seus jogadores (parece uma equipa italiana), mas precisamente por isso é que é... finita! E talvez por ser finita é que este ano foi levada ao colinho, para não se fatigar muito.
    Por isso digo, mesmo parecendo uma empregada do Louvre, ou talvez parafraseando Mourinho quando cá chegou: para o ano seremos campeões!!!!
    Já com os jovens amadurecidos, com Lopetegui mais dentro da (triste) realidade do futebol português, mesmo saindo quem tiver que sair e entrando quem tiver que entrar, há que contar com as labaredas deste Dragão!

    P.S. Ainda bem que andamos desmoralizados, abatidos, tristes, ranhosos, mal encarados, mal dispostos e aziados por pressentirmos que alguém vai ser bi-campeã. É sinal que não estamos acomodados!!! E vai conseguir esse feito após 30 anos a ver-nos fazer bis, tris, tetras, pentas e hexas!!!! Como é bom andarmos tão mal!!!!

    BLUESKY

    ResponderEliminar
  10. Jorge, o culpado é o Lopetegui e nao se fala mais disso...este Rui Santos deve estar é a brincar com estas tabelas de verdades desportivas. O gajo só pode ser fã do Lopetegui.

    ResponderEliminar
  11. Até admito que Lopetegui ainda venha a ser treinador. Agora socorrer-se de Rui Santos para justificar a miserável época do F. C. Porto, é sinal que batemos ainda mais fundo que com Paulo Fonseca.
    Este Rui Santos a Paulo Fonseca também protegeu, justificando que a culpa era da estrutura e que ele foi imolado em lume brando. A este defende-o com unhas e dentes pois para o SEU interesse o importante era que Lopetegui ficasse muito tempo para nos transformarmos numa espécie de Belenenses.
    CieloAzul

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A partir do momento em que se compara Lopetegui a Fonseca...

      Está tudo dito.

      Eliminar
    2. Olhe que Fonseca é melhor mas muito pouco-
      CieloAzul

      Eliminar
    3. Pela sua lógica, Lopetegui é o melhor treinador que alguma vez passou pelo FCP. É que nem ao Mourinho vi tanto lampião a bater... Argumento fraquinho para um Céu Azul, parece o Vasconcelos :)

      Eliminar
    4. Na minha opinião Fonseca é bastante melhor do que Lopetegui. Esta sempre foi a minha opinião. O meu problema é que aqueles que defendem Lopetegui hoje irão chegar a essa conclusão apenas para o ano.
      João C.

      Eliminar
    5. Raios... mas voçês são portistas ou Benfiquistas infiltrados? O Fonseca é melhor que o Lopetegui? Que idade é que voçês têm? das duas, três, ou são novinhos e não sabem ver futebol, ou então são benfiquistas. Desafio vossas Exlas a enumerar uma situação em que Paulo fonseca tenha sido melhor que Lopetegui. Notem bem... dados concretos... e não situações de "se" ou "eu acho".
      Sr. Jorge... deve ser difícil aturar estas coisas... mas força! Os Portistas já o têm como referência de leitura diária, continue o bom trabalho.

      Só um aparte, estava a ver o jogo com o Gil num café e um tipo Boifiquista sempre a mandar bocas mas não se denunciava como sendo do clube que é (por isso eu acho que eles andam infiltrados a tentar minar as coisas), dizia parvoíces do género "isto é algum treinador?" "Só faz posse não ataca" Não sei o que é que ele ensina aos jogadores"... e por aí fora... até que me enchi de o ouvir e disse-lhe... "ó amigo tire a máscara já vimos todos de que clube o Sr. é. e ele respode sou do Glori.. interrompi-o e disse ... gozo. Glorigozo... nota-se. Não tem vergonha de ganhar este campeonato da forma que vai ganhar? se não tem não se preocupe para o ano o Lopetegui vai-lhe mostrar o que é que anda a ensinar aos jogadores. Ele disse... não acredito que ele fique no Porto. resp. Eu sei que voçê já está a tremer com o que lhe vai acontecer na próxima época. Preocupe-se.. ele vai ficar para lhe mostrar. e saí do café... deixei-o a falar sozinho"

      Eliminar
    6. E o ano passado dizia isso de Fonseca? E se viesse outro treinador não diria que o Lopetegui era melhor? depois de sair do clube. é que há pessoas assim, infelizmente...

      Eliminar
    7. O comentário anterior era/é para o Joao C...

      Eliminar
  12. Não... Não dizia. Nem com Vitor Pereira, Não gostava de ver os jogos do nosso clube, só via porque amo demais o Porto. Mesmo com Vitor Pereira a ser campeão, não o considerava um grande treinador. Tinhamos medo de jogar, e já critiquei Lopetegui, podemos ver isso em alguns comentarios meus neste mesmo blog. Critiquei que ele deveria ter criado uma equipa base, criar rotinas de jogo e só depois fazer ratatividade. Acho que ele aprendeu, e vai certamente melhorar nesse aspecto no proximo ano. Mas voltando ao ponto... em que aspecto é que Fonseca é melhor que Lopetegui?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a minha opinião, não estou sozinho, considero Fonseca melhor do que Lopetegui. É a minha opinião e os resultados que Fonseca obteve no Paços prova-o. Lopetegui não sofreu aquilo que Fonseca sofreu no Porto, teve sempre os adeptos do seu lado e teve sempre boa imprensa. Para o ano falamos, Lopetegui não irá ter os jogadores que teve este ano.
      João C.

      Eliminar
    2. Epá João, desculpe lá.

      Quais resultados? Sabe qual é a posição do Paços? Sabe que já se falou que Paulo Fonseca nem lá ficará?

      Julen Lopetegui tem o apoio dos adeptos porque fez uma fantástica Champions League. Caiu com uma equipa que conseguiu recuperar 3 golos de desvantagem, tendo perdido com a outra por dois golos, sendo que uma tinha um orçamento de 565M e a outra de 487M! Mesmo assim com miseros 3 golos em average!

      E depois, para terminar? Quais jogadores está a falar exactamente? Tello, Casemiro, Óliver, Brahimi, todos eles sinalizados por Lopetegui, ex-scouter do Real Madrid. Nenhum deles tinha os minutos nem o destaque que tem esta época. Lopetegui pode ser posto em questão como treinador, como manager? Se algum sair será substituido por outro melhor. E não é líquido que vão ser!

      Tello ficará, o NGP está activamente a tentar ter Óliver mais um ano, e muitas outras surpresas vem por ai!

      Abraço

      Eliminar
    3. João C.
      Estamos entendidos, o Fonseca é melhor "NA SUA" opinião. Ou seja... argumentos: 0
      Sabe... Porque será que Fonseca não tinha os adeptos do lado dele?
      Sabe... Grande parte do mérito do plantel que temos este ano é de Lopetegui...
      Sabe... Temos muito mais pontos que Fonseca...
      Sabe... valorizamos muitos jogadores....
      Sabe... ganhamos uma pipa de massa na Champios... (O Fonseca fez a pior prestação de sempre do Porto nesta competição)...
      Sabe... há muitas mais coisas que podia argumentar... mas não vale a pena... eu acho que o Sr. já percebeu o meu ponto de vista, e eu já percebi o seu. Só espero que para o ano quando viermos aqui festejar o título o Sr. tenha a humildade, como eu terei também, de reconhecer o erro. Um abraço e PORTO SEMPRE!

      Eliminar
    4. "teve sempre boa imprensa"

      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAH..hahaha..haha..ha..
      Acho que não é preciso dizer mais nada...

      Eliminar
    5. Naturalmente agora vai dizer que a Juventus é uma grande equipa, jogadores estratosféricos, orçamento de milhões. No passado ano talvez tenha dito que era uma equipa da igualha do Nápoles, velha e em fim de ciclo que até perdeu com os Carnideiros (são os mesmos jogadores).
      A diferença é que eles foram para Madrid com 1 golo de vantagem, mas tiveram estratégia, plano de jogo, organização. Nós fomos para Munique, com 2 golos de vantagem, completamente atarantados, sem estratégia, plano ou o que quer que fosse.
      No passado Fonseca deixou a equipa em frangalhos, mas mesmo assim, fomos a Nápoles eliminá-los e ganhamos a Supertaça, este ano, nem a taça Lucílio Calabote Baptista.
      Miguel

      Eliminar
    6. Aspetos em que Fonseca é bastante melhor que Lopetegui;
      * A indicar bons restaurantes em Paços de Ferreira
      * A pedir autógrafos ao Lucho
      * A lavar a camisola ao Quaresma
      * A dizer que o Jergo Juses é o seu exemplo
      * A dar dicas sobre o melhor trajeto Barreiro-Pinhal Novo
      E isto assim de repente! Grande Fonseca. Tenham tino pa....

      Eliminar
    7. Silva... Excelente... eu não diria melhor!!!!

      Eliminar
  13. Acho que Fonseca apenas falhou no timing da sua entrada no FC PORTO. Agora dizer que Fonseca não presta, não é insultar o treinador (que sem hipocrisias sempre o preferi a... Marco Silva, na altura!), é passar um atestado de grandissima incompetência a... Pinto da Costa! Afinal foi ele que escolheu o homem e até quis renovar com ele!!!

    P.S. Ao cielo azul, apenas peço que arranjes outro nickname...

    BLUESKY

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bluesky... Não acho que Pinto da Costa fosse incompetente, ele teve a mesma opinião que o Sr.
      Ninguém acerta sempre... Eu sou sincera... gostava mais do Marco Silva... sempre me pareceu mais activo. Mas para o Porto naquela altura tinha preferido um homem da casa, tipo Domingos ou Sergio Conceição, porém o escolhido foi o Paulo Fonseca, há que aceitar. Quando comecei a ver que ele não aprendia com os erros, reunia com os médios para lhes pedir a opinião, quando li que ele idolatrava o Lucho e queria ser como o chiclas entre outras coisas pensei... estamos fud...
      Na época passada correu muita coisa mal, desde planeamento, estivemos muito tempo naquele impasse do treinador, enfim... muitas coisas. Este ano isso foi corrigido, o grande senão que tivemos foi que o mister não conhecia o campeonato Portugues e o que é o F.C.Porto, fora isso... houve melhorias em tudo. Para o ano estas pequenas lacunas já não vão acontecer e vamos certamente ganhar.

      Eliminar