terça-feira, 30 de agosto de 2016

O Barril De Pólvora [ACTUALIZADO]

Ontem aconteceu uma coisa extraordinária: por todo o lado, nos três canais onde a noite desportiva aconteceu - TVI24, SICN e Porto Canal - houve algo inédito: os três comentadores afectos ao FC Porto tiveram reacções de indignação pelo estado das coisas no FC Porto e/ou sobre o jogo.

Primeiro, claro, Bernardino Barros, a quem aplaudo de pé. Não só sobre o jogo, não só para fora como também para dentro, BB deu todos os recados e explicações que eram necessárias e foi um bom exemplo de como se sente o adepto Portista: farto de tão evidente desprezo e de tão clara inacção dos responsáveis. Foi especialmente relevante e comovente, para mim, a forma furiosa com que BB abordou esta última parte. Tem razão, Bernardino, estamos todos muito fartos desta forma de não-reacção às coisas que grassa pela nossa estrutura directiva! 

Compreendo que não o possa fazer totalmente na TVI24 - não teria espaço para isso e muitas das farpas foram para dentro (e bem metidas) - mas fica aqui o repto: tal como na Revista à Portuguesa no tempo do fascismo, se não o pode fazer directamente no discurso, mande umas indirectas nesses programas - para bom entendedor, meia palavra basta. Acredite: todos nós apreciamos a sua força e Portismo, se ele for o nosso novo doutor Pôncio Monteiro, ficar-lhe-emos para sempre gratos e de si orgulhosos. 

Mas atenção, também Manuel Serrão, habitualmente tão longe do sentir Portista, ontem tomou as nossas dores e indignação perante tão ridículo gozo e foi peremptório e  directo: reagiu como todo o Portista quis perante a dança de tentativa de spining de (um ébrio?) Pina. 

E mesmo José Guilherme Aguiar, habitualmente tão insonso como peixe cozido sem tempero, esteve ontem habilmente reactivo a Rogério Alves.

Se isto, só por si, não é demonstrativo de que estamos todos fartos de tão estranho silêncio directivo, não sei o que mais poderá ser. A forma como o discurso foi mudando nos últimos dias nas redes sociais não chega - como se viu, não teve qualquer impacto mediático e foi a toque da indignação generalizada e não atempadamente críticos. É necessário mais. E necessário mais nervo. 

Como dizem, e muito bem, os Guerreiros da Invicta aqui, "Sinceramente, há coisas difíceis de compreender, até porque todos, mas TODOS, estamos com a sensação de que algo está a manietar a livre atuação da nossa comunicação (FCP)."

Pinto da Costa já teve uma Assembleia Geral de aviso, mas parece não ter entendido. Mas está na hora de ser claro:

Ou o FC Porto deixa de ser de tentar ser consensual e de se achar acima disto - NÃO É E NÃO ESTÁ! - e compreende que seremos sempre INVEJADOS E ODIADOS, que seremos sempre vistos como FEIOS, PORCOS E MAUS, ou o caminho estará aberto para que OUTROS com mais SANGUE NA GUELRA e NERVO PORTISTA possam tomar o lugar.


O actual estado das coisas, a actual não-acção Portista não tem mais caminho. Por todo o lado os Portistas vão ficando fartos deste estranho silêncio que sugere comprometimento que a instituição FC Porto não pode ter! Cada vez mais Portistas se vão fartando de ver um Presidente que só fala nas vitórias e que vai sendo comido - negando os ensinamentos do seu Mestre - nas derrotas, e mesmo os poucos que ainda vão estando com ele, fazem-no pelo que ele já foi e por aquilo que já fez e jamais pelo que faz.

Está nas mãos da Direcção. Ou retorna ao que já foi e que sabe ser - vide a Taça da Liga de Braga - ou o barril de pólvora vai estourar!  

ADENDA: Slimani, Adrien, Coates e William. Todos - TODOS - eles fizeram o mesmo que Sergio Aguero. O resultado para Aguero é este. Reatroactivamente! Haja coragem para se fazer o mesmo em Portugal! Já. 

23 comentários:

  1. Muito bem, Jorge Vassalo!... Estamos fartos!... Entretanto o nosso bem falante treinador vem com a treta [cito] de "A dor e a injustiça de ontem transformaremos em mais trabalho, mais força e mais união"... Se isto não cheira a Fado... Há que dar a volta a isto, caramba. Abraço

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente PC não existe e o diretor do futebol AH também não. Só servem para ganhar fortunas no final do mês e ainda têm a distinta alta de receber prémios pelo terceiro lugar. Com eles é esta política de não comunicação nunca mais ganhamos nada. O clube é dos sócios e o passado é museu. É preciso fazer uma revolução para ver se eles acordam da letargia. É vergonhoso o que não fazem e o seu silêncio é cúmplice dos roubos de que temos sido e continuaremos a ser alvos.

    ResponderEliminar
  3. O barril de pólvora vai estourar, e nas mãos deles Jorge. É pena as consequências desportivas para os adeptos e o clube/instituição se realmente chegarmos a esse ponto.

    ResponderEliminar
  4. Caro sr. Jorge Vassalo quando li o seu post fiquei de imediato arrependido de não ter tido pachorra para ver os programas desportivos de ontem porque sabia de antemão dos "tonhos" que temos como comentadores afectos ao nosso clube. Não merecem a perca do meu tempo. Mas por curiosidade abri os links que vem no post.. e não é que vi o BB a pregar para quem? No Porto canal? Quem vê o Porto Canal que lhe possa afectar o que lá foi dito. Gostava que essa intervenção fosse feita num dos canais aonde o BB tem assento como comentador portista que não o Porto Canal. Quanto ao Manuel Serrão está a provar o seu próprio veneno.. umas vezes alia-se ao comentador benfa, outras ao comentador calimero.. Não se pode jogar dessa forma, tem de se prescindir de apoios desses senhores que só cantam conforme a musica lhes dá jeito.. deste modo não valorizo a intervenção do Manuel Serrão..
    Quando ao Guilherme Aguiar desde á muito é um sarna para dizer qualquer coisa.
    Cumprimentos portistas
    A. Martins

    ResponderEliminar
  5. Para mim o "AZUL E BRANCO" devia ter um canal próprio, a "DRAGÃO TV" (canal de promoção e defesa da MARCA FCPORTO. Posteriormente, desse canal, sairiam alguns comentadores, que muito bem preparados, defenderiam o clube nos audiovisuais lixobetas. Mas isso a acontecer, só será daqui a 4 anos.
    Por agora devíamos através do provedor do adepto, sugerir jogadores úteis ao DRAGÃO. Para mim é preciso mais dois centrais Mangala, Boly (SC.Braga) ou José Manuel Velázquez (Arouca) e um avançado experiente, Hugo Vieira (Crvena Zvezda). Do alto da vossa sapiência sugiram estes ou outros nomes que considerem bons jogadores, por favor, ajudem o clube.
    E finalmente temos de ter confiança em NES e no seu trabalho.

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  6. Fire rising.
    Já todos nós sabemos de onde os problemas vêm.
    SAD e Pinto da Costa sabem (penso eu) o que se está a passar, e que se não reagem, é porque não se estão a preocupar-se de todo com o nosso regresso às conquistas e ao nosso reaparecimento no futebol.
    E o "... à Porto" não se fala, faz-se.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  7. Completamente de acordo Jorge, se não podem falar, substituam o Rui Cerqueira, pelo grande, Bernardino Barros, e deixem-no falar, porque assim como as coisas vão nos últimos 4 ou 5 anos, em termos de comunicação, vamos continuar morcões e mansos, como disse o, BB, e vamos continuar a ser roubados e os campeonatos a passarem-nos ao lado com os 2 clubes da capital a gozarem connosco. A paciência tem limite.

    ResponderEliminar
  8. Obviamente, discordo. Mas acho que é um belo mote para A Bola escrever: "Adeptos fartos de Pinto da Costa, ameaçam incendiar o Dragão." Já vi pior, por menos. Mas lá está, a cada um seu gostinho. Este não é o meu, só isso.
    Abração.

    ResponderEliminar
  9. Caro amigo
    Incendiar é em sentido figurado. E nesta metáfora é melhor "incendiar" que ser comido em lume brando que é o nos está a acontecer. Também não sou adepto da peixeirada dos gabrieis e otários, mas há limites para tudo.
    Pode-se manifestar o nosso desagrado sem descer de nível e é isso que se pede e exige.
    Abraço
    Mmanuel Magalhães

    ResponderEliminar
  10. Concordo consigo, acho q usou a palavra certo, eu já estou farto...na minha modesta opinião nós parecemos agora o Sporting á uns anos atrás que não queria discutir arbitragem, só sabiam chorar que eram prejudicados, mas viravam a cara á luta, e por coincidências eles agora querem ser como fomos nós, guerrelheiros e sempre a dar a cara á luta. Se me é permitido aqui no blog, há uma coisa que discordo de si, eu acho que nao adianta pedir á direcção para mudar porque por ela não muda, infelizmente vai ter de aparecer outros Portistas com sangue na guelra para fazer isso mesmo, e eu temo o choque da realidade que o clube vai ter se isto que eu digo vier acontecer. Porque já perdemos o campeonato de 14/15 por causa da inacção da SAD, e só falo nesse. Insfelizmente esta direcção prova o ditado que é burrice (ou insanidade) continuar a fazer as coisas da mesma forma e esperar um resultado diferente.

    ResponderEliminar
  11. Volto a repetir o que escrevi ontem: ou a direção defende o clube destas poucas vergonhas ou faz o favor de abdicar. Primeiro que tudo está o FCP e a sua defesa perante os gatunos de LISBOA!!! Já chega de tanto roubo!!! Assim não vamos ganhar nada, eles não deixam!!! Aliás, vão fazer-nos desaparecer!!! Isto é uma guerra, é o nosso orgulho, a nossa raça, o ser portistas a serem vilipendiados... Eles fazem trimentiras e nós assistimos calados, eles deturpam a verdade e nós assistimos calados... Se a direção do clube não dá a cara, convoque-se uma assembleia geral para demissão da presente direção e eleição de uma nova. Já Chega!!! Ricardo Gomes

    ResponderEliminar
  12. Pois é, a paciência tem limites. Só Pinto da Costa parece achar que não. Se a amizade de quem o rodeia (refiro-me aos elememtos da SAD) se traduz nesta cumplicidade cega, bem pode ele conservar os inimigos.

    ResponderEliminar
  13. A Direcção tem de ser substituída. Não estão lá a fazer nada. Nem o Brahimi conseguem vender?? Nem o Herrera?? Nada... Conseguiram vender o Maicon e já foi uma sorte...
    Entradas é de bradar aos céus... O mais certo é amanhã termos ai outro Osvaldo. Não vale a pena...
    O acesso à Champions foi da responsabilidade dos jogadores e da equipa técnica.
    Embora não concorde com algumas opções de NES, não o irei criticar pois acho que já pagou o seu contrato e em condições dificílimas.

    O homem que nos defendeu e nos tornou grandes está a arrastar-nos para o fundo.
    Terá sempre um lugar especial no coração dos sócios e dos Portistas, mas tem de olhar para o clube e fazer o melhor que é abdicar.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brahimi e Herrera não os conseguem vender porque os adeptos dizem que são maus jogadores.
      No entanto a SAD preservou a vontade dos adeptos e recusou ofertas de 120 milhões por André André, 100 milhões por Ruben Neves e 302 milhões por Adrian. Inclusive a nova coqueluche dos adeptos, Oliver, ainda não tinha feito um treino e o Manchester já nos ofereceu 520 milhões para o contratar,com a exigência de levar no pacote NES, o que obviamente foi recusado porque o jogador vale mais que o Novo Banco e o treinador tem mais valor que o governador do Banco de Portugal.

      Eliminar
    2. Dizes tanta coisinha estúpida, mas esta eu tinha que partilhar.

      Vamos ver então a tua lógica da batata:

      Pinto da Costa é o maior do mundo, mas não tem nada a ver com as decisões da equipa, Antero já pode ser o lampião do ano que está tudo bem.

      O treinador é o melhor daquém e dalém mundo, (ou não, não percebi bem, mas sei que PdC não tem nada a ver com isto, o que faz ele, então, desconheço) já a equipa é toda uma merda. Toda, menos dois ou três. E mesmo que um desses esteja quase vendido e o outro tenha sido considerado essencial por 4(!) treinadores diferentes.

      Muito bem, vírus. Grande lógica.

      Vai dormir que o teu mal é sono.

      Eliminar
  14. Não consigo entender como a direção fica calada perante esta arbitragem vergonhosa, não é a meter umas bocas no facebook, ou no DD, que adianta de algo, o Presidente ou alguém da sad devia ter falado logo após o jogo na conferência de imprensa ou na zona mista, que se passa para haver este silêncio ensurdecedor?, estarão reféns de algo que os impede de falar? estarão a marimbar-se para o clube? desaprenderam como gerir o clube?
    Não sei qual destas hipóteses será ou se haverá outra que eu não sei, apenas sei que se continuarmos calados perante estas arbitragens, não adianta de nada melhorar o plantel, onde está a direção guerreira de Pinto da Costa, que mal havia algo contra nós ou a favor dos outros botava logo a boca no trombone, e também se faziam uns blackouts para ajudar a fechar o balneário e para mostrar á comunicação social que nos tinha de respeitar.
    È frustrante para mim ver este PORTO calado e manso como já alguém escreveu noutro blogue,os jogadores e treinador este ano parecem ter muita garra e união, mas com campos inclinados como no domingo, não há equipa que resista.
    João Moreira

    ResponderEliminar
  15. Já estou farto do meu Presidente. Assim não dá...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nao estou. Compreendo que nao tenha a energia para grandes ramboias. Mas Deveria rodear-se de quem tivesse essa energia e fizesse o banzé necessario. Tipo antero ou alguem que se importasse.

      Eliminar
  16. O Bernardino Barros na TVI baixou a bola.não temos direcção,o Tiago Martins já vai apitar um jogo,o Manuel Oliveira foi arrumado nesta jornada.estou tão farto disto,de ver o nosso clube manso.e vem o Boly.....
    Que mal fizemos nos ao nosso presidente.
    A.P.

    ResponderEliminar
  17. Boa noite,

    Concordo com tudo o que o Jorge escreveu e, na minha opinião, está mais que na altura de pedir ao nosso grande Presidente que se justifique perante os associados, porque tal é vital para esclarecer e fazer desaparecer rumores.
    Se quando defrontarmos o SLBostas e for mais um espetáculo deplorável como o de Alvalade foi... Então temo que o Dragão implodirá e isso será ainda mais prejudicial.

    Percebo que alguns peçam ao BB para falar assim onde tem mais exposição, na tvi24, mas como ele diz e bem, a maré está contra e é muito forte, aposto que 20s logo após começar a falar vão para interrvalo, metem peça, qualquer coisa mas que o calam calam...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  18. Caro Jorge Vassalo

    Mais excelente post a tocar no ponto certo. Li algures no universo portista de blogues algo com qual concordo totalmente: Pinto da Costa foi rápido a reagir a um imbecil dirigente dos vermelhos mas que não causou qualquer dano directo ao FCP. Já em relação a arbitragem de Domingo, essa sim um verdadeiro escândalo, nada. Ou seja os interesses do FCP e da sua massa adepta estão longe de ser defendidos pelo presidente. Nunca imaginei o tal.

    Raoc

    ResponderEliminar
  19. Excelente Post. Concordo em tudo. Somos prejudicados e a direção calada. Nem pia. MUDA! E já é assim há algum tempo, infelizmente. Louvo as suas palavras especialmente no que se refere ao Guilherme Aguiar. Este senhor já só está no programa pelo taxo. É como muito bem disse " insonso como peixe cozido sem tempero". Come e cala do RGS. Já era tempo de o chamarem à razão e introduzirem sangue novo no seu lugar mas com uma direção tão apática como a actual penso que isso tão cedo não vai acontecer.O Aguiar vai criar raizes no chão do estúdio da SIC.

    ResponderEliminar
  20. bom, quando pensamos que nao podiam gozar mais connosco, depois de termos visto um arbitro que fez uma arbitragem isenta frente aos lampioes ir parar a jarra, nao e' que o menino lagartinho tiago martins, depois de nos roubar (e ter feito uma pessima arbitragem) ter como premio ir a madeira arbitrar o nacional chaves!!!
    epah mas isto nao e' a gozar connosco????!!!?? nao havia mais nenhum outro arbitro??? tinha logo de ser este marmanjo??

    e' um sinal claro do CA e das apaf's desta vida que este ano ainda vai ser pior que os outros...

    nao acordes nao PORTO...por isso vale dum grosso quem vai ou quem vem, com os BASTIDORES, sim os bastidores! aqueles que nos NAO dominamos nada!, todos minados, nem o barcelona aqui tinha hipotese!!
    manu365

    ResponderEliminar